Nada de jogo pra celular… a Fan Studios já sai produzindo pra Xbox 360!
Mas comecemos do início. Talvez vocês se perguntem como é que ouvi falar desse jogo, certo? Ou talvez não, mas acho interessante compartilhar assim mesmo. Recebemos um e-mail da Larissa Barros, da Fan Studios, perguntando se poderiam nos enviar o pre-release de um jogo deles. Não havia menção do tipo de jogo ou das plataformas, era só assim o e-mail, mas muito educado, etc. Bom, como a gente recusaria? Esse mini blog recebendo release de games? Peguei pra mim a tarefa de seguir contato e falei com ela dizendo que, claro, era só mandar que eu daria uma olhada e, gostando do jogo (porque, sendo sincera, não postaria se achasse ruim, e havia essa possibilidade afinal), certamente postaria no Portallos. Ficamos meio nos rasgando seda na edução enquanto nos falamos, meio engraçado até, mas enfim, ela me mandou o material e tã-dã! Fiquei surpresa pacas com o jogo, inicialmente por pensar “cara, o jogo é legal!” e depois por ver que ele foi muito inteligente em design, com essas inovações que citei. Então, né, agora compartilho-o com vocês!
A demo pode (e deve) ser baixada pelo site oficial, que vocês conferem aqui. Mesmo se assistirem ao teaser, seja no site ou mais abaixo, e acharem meh, baixem e deem uma chance, sério mesmo. A demo permite jogarmos em Quickplay e no início da campanha, que é o que recomendo que façam, nem que seja pra ver o tutorial. Quanto ao jogo… peças giráveis de vários formatos formadas por quadradinhos de cores diferentes caindo do céu. Organize-as de forma a alinhar (também na diagonal) três quadrados iguais e elimine-os! … Soa familiar? Pois é, mas a diferença aqui é que o nome do jogo não é por acaso. O jogador é contratado de uma fábrica em que opera a Magnum Triator +9000 (lê-se “over nine thousand” e sim, é sério) extraindo materiais (dos quadradinhos que caem do céu) para montar as encomendas de itens. Assim, na campanha, em uma única fase, temos duas ou três encomendas. Podemos trocar entre uma e outra com a barra de espaço, nem que seja só pra ver quanto de cada material elas precisam, e quando atingimos o número necessário de cada, apertamos enter para fabricá-la. O que isso gera em termos de mindset é que valorizamos o empilhamento dos quadrados w e x, deixando y e z caírem de qualquer jeito, já que o tempo que temos em cada fase é bem apertado. Mostrado como o nível de “bateria” da máquina, ele desce rápido demais pro meu gosto, e tive que dar retry em algumas fases mais de uma vez. Quando o número de encomendas começa a aumentar então…
E essas duas coisas, tempo curto e sistema que nos faz classificar os blocos como “PRECISO ENCAIXAR ISSO PQP” e “pff, cai logo pra vir o próximo!!”, fazem uma diferença tremenda. O jogo é difícil. Não DIFÍCIL como vemos alguns jogos de PSN/XBLA serem, mas difícil. Difícil como os jogos que te derrotam e que você quer tentar de novo, porque sabe que o erro foi seu. O que significa que o jogo deu certo, e congratulo a Fan Studios por isso! Lamento apenas que não saia pra PS3… compraria certamente, ainda mais sendo brasileiro.
Bom, aos detalhes técnicos. O site oficial da desenvolvedora vocês podem visitar aqui (e recomendo, porque é muito bonito o design), e lá, se se interessarem, deem uma olhada nos outros projetos do pessoal. Já acho agora que o que quer que venha depois, será bom! Também tem as páginas no Facebook da empresa e do jogo, que vocês podem curtir, e mais abaixo coloco o teaser do game. O lançamento tá previsto pra esse mês, mas não sei de datas específicas. Sério, gente, deem uma conferida! E se é por preguiça de catar o link da demo no meio do post, coloco-o aqui de novo. Baixem!