Portatil faz um ano de glória em meio a batalhas arduas.
E o 3DS fez um aninho de vida, é apenas uma criança ainda mas já fez muito barulho por onde passou, se tornou um sucesso maior que o DS no Japão, e se reergueu com orgulho de um amargo início conturbado com o preço extremamente alto praticado então, mas numa manobra muito criticado a Nintendo soube jogar certo e fazer com que o portátil seja um sucesso.
Eu comprei o portátil no início de vida dele, primeiramente para minha esposa e somente cerca de dois meses depois é que adquiri o meu próprio, desde então são quase 10 meses de jogatina 3D que tenho vivenciado.
Nesse meio tempo, o portátil evoluiu de uma forma impressionante, de um portátil ainda incompleto até o verdadeiro 3DS que vemos hoje, no entanto o sentimento de lançamento feito às pressas não deixa de vir a mente, e parece que fomos cobaias por comprar o console antecipadamente.
Para comemorar a data, no Japão e Europa, Satoru Iwata visitou todos os usuários do console no Street Pass com direito a várias peças novas para o “Troca Puzzle”, enquanto nos EUA, Regie fez a presença da vez.
Sim, é apenas um ano de vida do portátil, e não há maneira melhor de comemorar, relembrando o porque ter um 3DS é tão cool.
Vídeos 3D
Essa é uma das coisas que tornam o 3DS único, embora até agora não tenhamos visto filmes realmente longos, e os pequenos vídeos não passam de 7 minutos, se não me engano. Há essencialmente dois lugares para ver videos 3D no portátil:
O primeiro deles é o Nintendo Video, canal adicionado somente cerca de três meses após o nascimento do console, que trouxe há pouco tempo por exemplo o anime de Kid Icarus, uma animação de Kirby em 3D, e diversas vezes somos agraciados também com trailers de filmes 3D, dentre os quais já vimos, Star Wars Episodio I, Happy Feet.
Ainda também o canal foi responsável por conteúdos únicos e coisas bem engraçadas, como o Dinosaur Office, que é hilário, ou os trailers com a orquestra sinfônica tocando Zelda e um video de Monstros Vs Aiens e Shrek.
O único inconveniente é que você pode ter apenas os quatro último videos, e não há como rever um video de meses atrás.
eShop
O segundo lugar para ver os vídeos 3D é o eShop, que poddui os trailers de jogos, alguns deles em 3D, quando são de jogos do 3DS, e outros do DSiWare. Mas o conteúdo que mais me diverte no canal é o Nintendo Show 3D, programa que reúne os destaques da semana, bem similar ao Nintendo Video do Wii, cujo nome não me lembro, mas bem mais adulto e divertido. No eShop também é possível comprar ou baixar alguns videos promocionais, como o do Monstros VS Aliens que mencionei anteriormente.
E sim, comprar jogos digitais é legal, além do fato deles serem mais baratos, temos jogos sem a demora para chegar, mas a diversidade de conteúdo hoje existente no serviço é que faz dele mais soberbo e para mim o que mais se destaca é o Virtual console, que traz bons jogos de consoles renomados, e mais recentemente incluiu os jogos de Game Gear.
Street Pass
Está aqui uma das coisas mais inúteis do 3DS mas que me divertem e muito, fico sempre feliz em ver que encontrei alguém com o 3DS, e que poderei coletar novas peças do quebra-cabeça 3D, e ainda poderei desbravar as terras do Find Mii e encontrar novos chapéus.
Essa feature é tão simples, mas trás uma interação bem divertida, e você até cria amigos novos assim ao perceber que passa muitas vezes por uma mesma pessoa, e ainda fazer os encontros com os amigos para trocar peças, se não tem amigos, porque não fazer alguns indo a algum dos eventos organizados. E depois dizem que gamers são anti-sociais, com o 3DS isso muda e muito.
Jogos
No lançamento a oferta não era tão agradável, mas hoje temos tantos jogos interessantes e a promessa de novos jogos é vasta, dentre os disponíveis em destaque temos:
- Kid Icarus Uprising
- The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time 3D
- Star Fox 64 3D
- Resident Evil Revelations
- Shinobi
- Crush3D
- Metal Gear Solid Rising
- Mario 3D Land
- Mario Kart 7
Não me arrependo da compra do meu 3DS, ele é um portátil perfeito, me acompanha ao salão de cabeleireiro e ao dentista para me entreter, e também por ter comprado antecipadamente adquiri os jogos dos embaixadores, o que dá um sabor especial.
Não enxergo num futuro tão grande o lançamento do 3DS Lite, acho que ele existirá sim, mas a Nintendo ainda está tentando colher os frutos do portátil básico, até porque foi uma batalha difícil, vencida com maestria. Os istas podem falar o que quiser, mas por mais difícil que possa ter parecido, deu certo, e hoje temos 4.5 milhões de 3DS nos EUA e cerca de 5 milhões no Japão, ultrapassando neste país a marca de seu predecessor. Ele não imprime dinheiro como o DS pelo fato da empresa possivelmente estar perdendo dinheiro com ele, mas a companhia está feliz, e se havia dúvidas se num mundo que estava sendo dominado pelo mercado de jogos em smartphone tirar o brilho dos consoles de videogame portátil, podemos ver claramente hoje em dia que isso não passou de uma besteira, e que os portáteis podem sim viver, pois são sim as verdadeiras máquinas de jogo, e não brinquedos multi-tarefas e sem botões.
E é isso aí, parabéns 3DS por um ano de vida e que venha mais anos longos cheio de games 3D.