O que é ser nerd? (Reflexão)
Você já se fez essa pergunta?
(Por Miguel Silva)
O que é ser nerd? Assim como se percebe pelo título, esse texto é uma reflexão, que pode se tornar depois uma discussão, sobre o significado do verbete NERD,que é tão usado e que ao mesmo tempo possui uma variedade tão grande de significados.
OK eu vou escrever um texto sobre o que é ser nerd, para isso vamos ao conceito mais básico da palavra. Para a Wikipedia!
O primeiro parágrafo da Wikipédia é isso:
“Nerd (para a língua portuguesa do inglês estadunidense nerd, pronuncia-se AFI: [ˈnɝːd], “nâa(r)dz”) é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.”
Originalmente esse era o sentido da palavra, em anos longínquos onde ser um nerd era um motivo completo de chacota. E continuou assim por muito tempo, mas com o passar do tempo foi se tornando algo maior e cada vez mais diferenciado, criando até uma espécie de “tribo global”. O advento da internet foi algo que tornou tudo mais complexo, pois juntou essas pessoas que gostavam de coisas semelhantes (Video-games, Star Wars, Comics) e gerou o que conhecemos como cultura nerd.
Hoje em dia ser um nerd, geralmente, não é mais considerado um problema, por que existem muitas campanhas contra bullying e coisas do tipo, e no cinema caras como Stark e Scott Pilgrim tentam mostrar para o resto do mundo que ser nerd é maneiro, mas no fundo acabam criando um monte de posers. E era aqui que eu queria chegar.
Cultura nerd é algo muito abrangente, pode ser relacionado a video-games, séries, filmes, animes, comics, desenhos: coisas que atingem a todos.
Eu não entendo mais o que é ser nerd. Só gostar de cultura nerd te torna um nerd? Existe um certo preconceito entre os nerds e os “não nerds”. Têm gente que joga só CoD e diz que é nerd. Têm gente que é chamada de nerd pelos “não nerds”, mas não é considerada nerd pelos nerds (?). Ainda faz sentido essa alcunha de nerd (ou de geek, gamer, otaku, ou o que quer que seja)?
Seja o causador Scott Pilgrim, o Facebook ou sei lá o que, mas de uns tempos pra cá eu vejo uma quantidade de gente dizendo que é nerd, e esse povo nunca jogou Zelda ou viu Senhor dos Anéis (isso é só um exemplo, não que seja algo necessário para você se chamar de nerd). No fundo todos tem um pouco de cultura nerd dentro de nós mesmos!
Eu nunca joguei Final Fantasy 7, eu nunca vi todos os episódios de CdZ, nunca joguei nenhum MMORPG, isso faria com que muitas pessoas dissessem que eu não sou nerd.
De vez em quando eu leio revistinhas de super-heróis na escola ou ando com o meu DS na rua, o que faria muita gente dizer que eu sou nerd. Olhando para si mesmos, ainda faz sentido chamar de nerd ou poser ou sei lá o que?
Não que seja algo pessoal, é só uma idéia de discussão que eu queria propor. Meu texto é meio pequeno, por que eu acho que se um texto vai para um blog a parte legal acontece nos comentários. Bom acabou! (ALERT! Bad joke incoming!) Se você gostou da jóinha e subscribe!
Na real acredito que ser nerd tem mais a ver com a personalidade the pessoa. Nerd para mim é aquela pessoa que é aberta a qualquer tipo de assunto, que conhece um pouco de tudo, que consegue manter uma lógica racional em suas colocações.
Uma pessoa não é nerd pq joga video games… se ela joga video games, ela é gamer. Quem só gosta de animes/mangás, não é nerd, é otaku (considerando a conotação the palavra). Quem vê filmes dos mais variados tipo, lê livros, assiste séries e etc não é nerd.
O conceito de nerd (para mim) está acima de todas estas classificações, ninguem é classificado como nerd. Nerd’s são as pessoas que não se prendem a um único caminho e estilo de vida, são aqueles que não ficam parados esperando a vida passar, mas que também não seguem suas vidas segundo a filosofia de terceiros.
bem legal o post ^^.
hj realmente é dificil descrever um nerd, pois agora tantas coisas fazem vc ser um. pra mim, o “real nerd” continua sendo akele cara estudioso q gosta d star wars (bem como os caras do big bang, so q menos estranhos XD).
ñ sei se posso ser considerada nerd, leio meus mangas, ñ vejo comics mas conheço muitos personagens e assisto os filmes (so vejo comic qnd meu namorado me mostra), adoro qq jogo online (sou viciada em jogos, mas nunca tive a oportunidade de jogar zelda, mario, FF)…ñ sei se isso, hj em dia, eh o suficiente pra ser nerd, eu ñ me considero nada, so sou alguem q curte essas coisas sem ligar para oq vão achar.
se sou poser n sei, mas to de boas sendo ou não =P.
acho q fikar chamando os outros d poser, q ñ é nerd, acho q ñ tem nada a ve. é um modo d preconceito dentro dos nerds isso oO – sei la.
Um dos textos que eu mais gostei.
Acho que precisamos fazer o que gostamos, sem a preocupação ou vontade de nos enquadramos em certo padrão.
Uma vez escrevi sobre isso no meu blog: http://www.shumi.com.br/blog/?p=1401.
Retirando um pequeno trecho: Para mim ser nerd é ter um conhecimento profundo sobre um tópico. Temos assim nerds por videogames e tecnologia (agora chamados de geeks), por animes, mangás, esportes, livros, filmes, etc. O que nos torna tão interessantes é a fonte de informação que possuímos, que possibilitam conversas interessantes, ainda que eventualmente a gente discuta questões sem importância ou discutimos nos exaltando. Porém o que nos define é fato de nos importamos, sermos apaixonados por aquele assunto. Não dá para fingir ser nerd, ou você é ou não.
“Têm gente que é chamada de nerd pelos “não nerds”, mas não é considerada nerd pelos nerds (?).”
Resumisse minha vida em apenas uma frase. Muito bom =D.
Sobre esse conceito de nerd, acho parecido com o conceito “ser alternativo”. Lembro que eu tinha essa amiga que me dizia, pra ser alternativo, você tem que usar camisas de bandas, assistir alguns animês, usar All Star e calças coladas. Aí, eu disse a ela: “Mas se minha mãe usar tudo isso, mas em vez de ser camisa de banda, seria de novela, minha mãe poderia ser tão alternativa quanto você.” E ser, alternativo, deve ser muito mais do que apenas roupas e gostar de determinada coisa.
O mesmo me ocorrer em ser nerd. Sou chamado de nerd só por usar óculos e porque eu tirava notas boas no colégio. Porque eu compro mangás e vejo seriados (Sendo que nenhum deles é The Big Bang Theory ou The Walking Dead, por exemplo), leio livros e porque faço alguns desenhos, já sou chamado de nerd… No final das contas, eu prefiro me definir como “o cara que curte certas coisas the cultura pop” do que um nerd , seja lá que conceito for.
BIGODEX! Belo texto! É o seguinte, eu escrevi um texto gigantesco e apaguei sem querer…então resumo you shall read. Nerd = massas de comunicação = alienação = some people just want to watch the world burn.Saco? Não se preocupe com o conceito que os outros te dão, procure ficar de pé mr.wayne. Na minha opnião, faça o que goste, estude, leia quadrinhos, jogue videogame, sem se preocupar com o título que a grande massa irá te dar, procure ser você mesmo, sem se encaixar em um padrão, é até legal ser chamado de nerd, mas não precisamos nos preocupar em encaixar nos padrões de um. Eu to muito filosófico, culpa do batman! That’s all folks.
Ps: nem prestei atenção pra saber se ta coerente, mas queria comentar no texto do bigodex XD.
HEYA! eu nem pensei que fosse ser publicado… pensei que o meu texto tinha ficado uma bosta…
LOL! Ah eu sou o Eu do antigo sistema de comentários (que era bem melhor, eu tinha 40 pontos já).
É legal ver gente comentando sobre um texto meu, cool!
Ótimo post!
Acho que a idéia do “ser nerd” atualmente ficou uma coisa muito banalizada sabe… Ser nerd hoje é quase uma modinha… Vejo gente que a única coisa que faz é estar sempre com a última tecnologia na mão ou curtir o Batman do Nolan e já se autodenomina nerd…
A bem the verdade nunca me preocupei muito com esses conceitos dados pelos outros… Eu mesma já me considerava nerd sem precisar de nenhum playboy, ou patricinha, alternativo, ou qualquer outro ente conceitual me chamar de tal… O que mais me enlouquece é ver esses mesmos seres que me taxavam de nerd pejorativamente (coisas do tipo: Olha a “Sakura” ou “Garota Pokémon”) no passado, se autodenominando nerd agora, pq curte filme do Batman e dos Vingadores…
Assisto animes incansavelmente (fato que já assisti bem mais, mas enfim), leio comics e mangás, jogo video games (seja pokémon, zelda, mario, GoW, Sonic, Okami, etc etc) e rpg (de mesa ou mmo), gosto de tirar notas altas mesmo (Yukino Miyazawa total XD Hahahaha), sou book-a-holic assumidíssima, gosto de rock, metal, animes ost e música clássica msmo… Eu sou feliz assim cara! Faço minhas as palavras do resto the galera que comentou aqui: vc tem que fazer o que vc gosta sabe e fod#@$% o que os outros acham disso…
Show. Mais ou menos no mesmo raciocínio que digo que não gosto de animais. Não tenho que fazer nada só pq as outras pessoas acham correto. (Y)
Virou modinha mesmo. -.-