A distorção de realidades entre Mario e Luigi…
Houve um tempo em que não fazia diferença se você era RED ou GREEN
Ter todas as glórias ou ser o cara verde, eis a questão?
Tive a idéia para este texto quando encontrei essa ilustração que abre a postagem no site Brawl in the Family. De certa forma acho inspirador como a Nintendo vem criando um universo próprio para o Luigi, assim como uma personalidade própria e original, em que nada lembre o Mario. E pensar que um dia, num distante passado, Luigi era apelidado por muitos jogadores como “Mario Verde”. Hoje em dia não dá mais para chamá-lo assim. Ou dá?
Para quem não entendeu a imagem, ela faz referência aos próximos games dos irmãos encanadores para o Nintendo 3DS. Mario como destaque em New Super Mario Bros. 2 coletando milhares de moedas, com até mesmo power-ups que aumentam a quantidade de moedas nas fases. Um game de fazer inveja ao Tio Patinhas com certeza. Enquanto isso Luigi retorna em Luigi’s Mansion: Dark Moon, onde o pobre coitado precisa investigar não uma, mas várias mansões mal assombradas. Assim enquanto Mario se torna milionário em seu próximo game, Luigi será repetidamente atormentado por assombrações em seu jogo solo.
Essa bipolaridade entre os irmãos vem se tornando cada vez mais comum. Mario sempre se destacou como o herói infalível, o desbravador, e também aquele que tem o coração da princesa Peach. Já o Luigi não tem toda essa pinta de herói. Ele é mesmo meio medroso, mas nunca sem fugir deixando alguém em apuros. Ele treme, mas enfrenta! Não tem diretamente uma pretendente amorosa, ainda que a Daisy faça um par bonitinho com ele em minha opinião. E apesar de ser mais alto que Mario, ele ainda é o irmão mais novo.
Precisaria pesquisar com maior afinco quando é que Luigi deixou de ser um mero “Mario Verde” para se tornar um personagem original. Alguns games antigos já davam essa tendência. O Super Mario Bros. 2 (versão USA) já tinha o Luigi como o irmão mais alto, que pulava em maiores distâncias do que o Mario, considerado nesse game como o personagem que deixava o game um pouco mais fácil para os inexperientes, enquanto os mais corajosos jogavam com o Mario mesmo. Mas pra mim, Luigi só se tornou algo realmente original quando a Nintendo resolveu produzir Luigi’s Mansion para Gamecube.
Alias é curioso que nessa época os irmãos também apresentaram games com universos bem distintos e com aparatos que auxiliaram suas jornadas. Mario protagonizou Super Mario Sunshine (2002), onde ele se aventurou com o F.L.U.D.D., que era uma máquina que armazenava e criava grandes jatos d’água. Já Luigi protagonizou o Luigi’s Mansion (2001), onde o aparato foi o Poltergust 3000, que lembra um aspirador de pó, porém serve para caçar fantasmas. Alias uma curiosidade é que ambos os acessórios usados nestes dois games são invenções de um mesmo personagem: o Professor E. Gadd. E assim enquanto Mario estava numa ilha tropical limpando vilões sujos de tinta, Luigi estava trancando numa mansão, no escuro, sendo atormentado por fantasmas.
Eu acho bacana a idéia de que os irmãos possam protagonizar suas próprias realidades e que elas sejam tão diferentes uma da outra. Pra ser sincero estava aqui viajando, fazendo um exercício criativo, pensando em como fazer a postagem e fiquei pensando como seria legal ver um game side-scrolling com o Luigi nesse universo assombrado do personagem. Um joguinho 2D onde Luigi percorresse apenas mundos amedrontadores, não necessariamente mansões e inimigos como Boos. Poderia ir muito mais além. Mundos de pântanos escuros, castelos abandonados, distorções da realidade, navios amaldiçoados, mundos clássicos do universo Mario com a perspectiva que fossem todas as fases à noite (como desertos e florestas) etc. Com inimigos da flora e fauna noturna do Reino dos Cogumelos, usando até mesmo variações de inimigos clássicos da versão Mario.
(Pow! Possível futura estampa do site de camisas TeeFury, mostrada hoje no Facebook – link)
Não que eu tenha alguma coisa contra o visual colorido do Mario. É verdade que ele também possui suas fases mais sombrias, com castelos, torres, mansões, navios etc. Mas o Luigi parece ser um personagem que poderia ser tão explorado quanto o Mario é em suas dezenas de franquias. Enquanto temos Mario 2D e vários tipos de Mario 3D (modelo de Mario 64, Sunshine e até mesmo Galaxy) o Luigi até o momento está preso na franquia Mansion. Eu gostaria muito de ver a Nintendo explorar mais esse lado sombrio do universo do Reino dos Cogumelos através do olhar do Luigi.
A idéia de ter Luigi como um personagem que, mesmo medroso, vive aventuras mais sombrias é genial. Permite fazer coisas com a franquia Super Mario que talvez jamais funcionassem com o próprio Mario. Acho que dá para atormentar o Mario Verde por mais vezes e diferentes jeitos, não acha?
(Dê play e faça um comentário enquanto entra no clima sombrio das aventuras do Luigi!)
O Luigi só sofre, sempre preferir ele o.
Como já dizia o Super Smash Bros, para Nintendo 64, o Luigi será o eterno compreendido.
Não seria “incompreendido”? Em todo caso, falando em Smash Bros eu SEMPRE preferi jogar com o Luigi do que com o Mario nessa série de porradaria. Sei lá… todo mundo joga com o Mario, aí eu sempre curti mais o Luigi, apesar deles serem meio parecidos.
Acho que mais em Brawl, onde cada personagem ganhou um especial é que o Luigi ganhou um jeitão mais próprio de combate.
somos dois thiago tambem prefiro muito mais jogar com o luigi e no caso de mark d sousa o especial de luigi pode nao tirar muito dano mas enquanto o adversario estiver no circulo é basicamente um golpe forte=k.o
Quanto ao incompreendido, talvez eu tenha me enganadoi, mesmo. xD
Já no Brawl, só não sou de acordo com o especial do Luigi, que é o pior de todos, na minha opinião. Nunca consegui tirar mais que 40% de dano com aquilo ( se bem que não costumava jogar com ele, mas enfim ). Agora com o Mario, se você tiver sorte, você derrota o cara com apenas um “kamehameha”. Mas você está certo quanto ao estilo próprio de combate do encanador verde, que às vezes chega a ser melhor do que o do irmão. E também, se o Luigi foi selecionado três vezes para Smash Bros é porque ele tem identidade própria e uma boa quantidade de fãs que jogam com ele.
no smash de 64 o luigi era superior, eles tinham os mesmo golpes, só que o do mario era mais “dano” pequenos, enquanto o luigi causava um dano forte mas de poucos acertos, e o luigi ainda tinha a chance de dar “crit” e ai que tava o forte dele.
já nos brawl, ainda não jogei com ele, mas jogei com o mario e achei aquela pistolinha d’agua uma merda (ou não entendi pra que serve aquela coisa,assim como o jato de agua do squirtle).
A pistolinha d’água é o Fludd de Mario Sunshine. Acho que só que jogou Sunshine e gostou entende como ela é o maior barato. Talvez usada fora de contexto em Brawl, mas ainda assim eu gosto do conceito do Fludd.
tiraram o ataque giratório do mario que era mó bom pra por ela =P
no smash do n64 tinha essa do crit…tipo o rest do jugglypuff…mas era um sacio de pega…tipo o rest do jugglypuff…
Mas vale destacar que apesar de não ser o seu game, Luigi é um personagem jogável no New Super Mario PAtinhas 2.
Ah sim… mas o Luigi tá sempre fazendo pontas e coadjuvação nos games do irmão. XD
OMG! O_O
Olhem só o que a Teefury acabou de mostrar no Facebook e que pode virar estampa de uma camisa na loja deles:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/418419_10150958916435855_1068857559_n.jpg
WOW!
Uma “série” que ajudou bem a “construir” a personalidade do Luigi foi o “Mario & Luigi”… o primeirão, no caso o Superstar Saga, foi fantástico!
Rá! Uma Golden Star pra ti André! Estava mesmo esperando algum leitor lembrar de Mario & Luigi. Eu pensei nisso mas decidi deixar pra alguém cantar esse fato nos comentários!
Eu infelizmente não pude jogar totalmente o Superstar Saga do GBA, mas sei bem que lá o luigi é muito zuado pelos personagens, que sacaneam ele como um personagem que vive a sombra do Maria. Eu joguei o Mario & Luigi do DS, o Partners in Time e tem isso lá também, um pouco menor, devido a historia do primeiro de GBA, mas tá lá.
Falando nisso, o 3DS podia fazer um Luigi & Mario 3 (percebe a inversão nos nomes? Dar um plot twist seria show!) Trazer o Luigi para frente, um inimigo e colocar o Mario como um escudeiro… seria demais!
Pode crer! Ia ser bem divertido mesmo, e só pelo nome trocado já chamaria MUITA atenção. Ate hoje me amarro nos jogos da série, tenho o Partners in Time, mas acabei parando no meio sei lá pq… lembro que não curti muito a parte “bebê” deles. Achava engraçadao as “falas”, ou então as expressões exageradas 😀 O 3 nem cheguei a jogar.
Nada contra a (sub)”série” Paper, mas por mim poderiam pegaro M&L e levar direto para os consoles de mesa… acho que teria um apelo MUITO maior.
OBS: Quando eu dou like nos comments aqui, vai para o facebook inteiro!? Eu não entendo muito dessas mídias sociais, e evito ficar postando muitas coisas por lá.
lembrando de paper mario, foi uma serie que gostei um pouco de como colocaram o luigi (mesmo nem aparecendo direito, uma pena) aquele negocio do diario secreto dele, em que ele mostrava um grande respeito e confiança pelo mario, foi um toque bem legal.
e tinha ele como o Mr. L, ou algo assim. seria legal sair um jogo dele, dentro do universo paper e tal, ficaria bem legal.
Luigi é legal pra caramba, deviam mesmo explorar ele. Alias, pq não um Luigi Galaxy Versão DARK shusuhsuhsuhsuhshu brinks, nada ver…
O conceito desse post é ser um exercício de criatividade. Poder viajar mesmo nas ideias, tanto que criei a tag “Exercício Criativo”, planejo fazer outros posts assim (e ir aperfeiçoando a brincadeira, que ainda ficou meio rala).
Mas acho totalmente válido a ideia de um Luigi Galaxy com uma pegada mais no clima do universo do Luigi. Acho mais fácil primeira construir um universo side-scroll, onde saia para mundos ao inves de ficar apenas em mansões, mas eu consigo pensar em alguns conceitos para um Luigi Galaxy. 😛
Com imaginação nada é impossível. Achei legal você ter entrado na brincadeira e ter pensando em algo. 😉
acho que o luigi não precisa ficar preso somente nesse mundo “sombrio” ele é legal, e combina com o luigi, mas ele pode muito bem ganhar uma serie maior, sem ser isso, ao estilo mario mesmo, mas com coisas a partir do ponto dele.
por exemplo, poderiam colocar um clima mais misterio/aventura, e criar um Luigi mysteries Hunter, onde ele exploraria cavernas/tumbas/monumentos, ala indiana jones, e coisas assim, ou algo bem mas estilo mario, mas mais sobrio, só que sem a necessidade de Mario estar sumido (os dois jogos do luigi é só por que o mario foi capturado, e isso é um pouco chato). pois o universo mario tem muitos vilões que dariam para utilizar,e que são deixados muito de lado,e criar um mundo mais para o proprio lugi, já que o Koppa é mais um vilão “iconico” para o mario, Axem Rangers,as 4 Koopa do paper mario, entre outros, menos o Waluigi (ainda me pergundo por que não colocaram Tuigi, já que o L de ponta cabeça parece um T quebrado) que pra mim não precisava existir, ele mal aparece nos proprios jogos do Wario.
Eu sou do contra, concordo com isso que ele precisa de um mundo só dele, mas não precisa ser tipo Indiana… o proprio jogo do Wario no game boy já é meio assim. Ele precisa de um mundo sim, acho que poderia colocar a Dayse mundo bem nessa historia e um inimigo diferente, ter suas próprias técnicas. Pq Mario pode que Luigi não? E o Waluigi poderia sim ser mais explorado, eu pelo menos acho um personagem engraçado e um bom vilão em contra partida. Luigi é personagem muito carismatico que dificilmente você vê alguem que não goste… “Sempre prefiri jogar com Luigi”²
vale destavar que o luigi ficou ricaso com o Luigis mansion, herdou uma mansão grande, e ainda tirou uma grande grana por caçar os fantasma pro doutor, e teve as barras de ouro/diamente/ruby e afins que encontrou pela mansão.
não saiu nem um pouquinho pobre dali não.
Será? Ganhou uma mansão toda caindo aos pedaços, cheio de fantasmas… deve ser dificil vender ou alugar uma mansão assim. XD Sem mencionar que todo o tesouro que ele acha por lá, deve ter gastado pra tentar restaurar e os fantasmas ficarem bagunçando tudo. XD
ainda não terminei o jogo.
mas caindo ao pedaços? a mansão tava bonita a besa, para uma antiga mansão, e depois que livrar ela deles, é um grande lucro, ou quando terminamos o jogo ainda sobra fantasma lá?
e 15 milhoes(o que tenho até agora)deve ser o suficiente para restaurar a mansão, e ficar um pouquinho rico, claro não tanto quanto o mario, mas rico sim.
Eu acho que deveria ter um jogo do Luigi em que ele está meio preso na mente dele em confronto com o anti-ego dele, o Mr. L Sempre achei o Mr. L muito badass.
Quando eu jogava Super Mario World sozinho, colocava no modo 2 jogadores, passava as vidas do Mario para o Luigi, morria com o Mario (ele ficava com a auréola na cabeça, rs) e continuava o game com o Luigi. 🙂
Eu jogava com o time contra no Fifa só pra fazer gol contra e depois ficar com o saldo alto he he he
Quando eu jogava Super Mario World sozinho, colocava no modo 2 jogadores, passava as vidas do Mario para o Luigi, morria com o Mario (ele ficava com a auréola na cabeça, rs) e continuava o game com o Luigi. 🙂
Eu jogava com o time contra no Fifa só pra fazer gol contra e depois ficar com o saldo alto he he he
Eu sempre gostei mais do Luigi e acharia incrível se a Nintendo explorasse ele ainda mais! o/