Opinião | Posso defender um pouco Saint Seya Ômega?
O conceito da série é tão ruim assim? Ou nós que envelhecemos demais? Estão estragando a magia de infância que você tinha por Cavaleiros do Zodíaco?
Quarta-feira é sempre dia de puxar um assunto mais nipônico aqui no blog. Pensando nisso resolvi falar um pouco sobre um animê que me diverte (na medida do possível) sempre que resolvo ver alguns episódios: Saint Seya Ômega. O fato é que antes da estréia da série tinha bastante gente empolgada com ela, mas depois de alguns meses pós-lançamento parece que já caiu no esquecimento de grande parte dessa galera, isso quando não retorna em algum lugar pra tirarem sarro das bizarrices que eles inventam na história regularmente. Mas eu continuo assistindo.
Quer dizer, mais ou menos. Não assisto regularmente, toda semana. Estou sempre baixando os episódios, mas geralmente os deixo acumulando no PC e assisto (somente) quando dá vontade. E aí vejo de dois a três episódios seguidos. Dias atrás peguei para assistir os episódios 12 e 13, e eles foram o suficiente para me deixar animado a escrever sobre o assunto aqui no blog. Apesar do Portallos já ter feito um “primeira impressões”, não fui o autor da matéria na ocasião. Então este é meu primeiro texto no blog sobre o assunto.
Acho que vale a pena posicionar o meu conhecimento em torno da série Cavaleiros do Zodíaco pra quem está chegando agora. De fato não sou expert no assunto. Sou fã de Cavaleiros do Zodíaco do tempo da TV Manchete. Quando a série chegou ao seu auge na saga das 12 casas dos cavaleiros de ouro e ficou tempo demais naquele looping maldito de recomeçar do zero toda vez que o Seya chegava para enfrentar o Aiolia, o Cavaleiro de Leão. A luta começava, mas nunca terminava. Mas sobrevivi às reprises, terminei a saga das 12 casas. Cheguei a ir aos cinemas assistir aquele filme que nem me lembro mais o nome. Vi as armaduras serem reformuladas depois na saga de Poseidon e quando tudo começou a ficar parecido demais com a saga das 12 casas (Athena presa tipo aquelas situações de “Os Apuros de Penélope Charmosa” e os cavaleiros tendo que correr contra o tempo) eu parei de assistir a série porque minha paciência com reprises já tinha ido pro saco. E na época tinha coisas mais interessantes e diferentes pra acompanhar, como Yu Yu Hakusho. Na verdade acho que acabei crescendo mesmo. Era moleque quando comecei a assistir Cavaleiros e a série nunca terminava, acabei crescendo e perdendo o interesse. A gente chega à adolescência e conhece tanta coisa que aquilo que gostávamos quando moleques acaba sendo desprezada.
Mas pelo que pesquisei no Google cheguei a ir bem longe. Não vi o final da saga do Poseidon, que é quando a série original termina, não vi as OVAS posteriores e nem os spin-offs (que possuem histórias que se passam depois e antes da série original). Atualmente ando lendo o começo de tudo, graças ao relançamento do mangá pela JBC, mas ainda estou bem no início. Então agora, sendo macaco velho, e mais focado, devo chegar até o fim da série original, seguindo o mangá (o que é sempre recomendado, apesar dos péssimos desenhos do autor) e depois vou correr atrás outras séries derivadas (já lançadas por aqui). Eu chego lá. Um dia. Enquanto isso, fiquei sabendo da proposta de Saint Seya Ômega e me peguei interessado nessa idéia de uma nova série dos cavaleiros de Athena, voltada a uma nova geração de jovens, sem as amarras e bizarrices do material original, usando essa base apenas como influencia e inspiração pra uma coisa nova.
E verdade seja dita, tem muita coisa em Saint Seya Ômega que não convence logo de cara, como aquela escola de jovens cavaleiros, as armaduras se tornarem pingentes, os inimigos se chamarem “marcianos”, a existência de um cavaleiro-ninja (deve ter sido reprovado do elenco de Naruto) etc. Entretanto também tinha muita coisa em Cavaleiros do Zodíaco original que também era terrivelmente constrangedor e escrota, por exemplo, quem se lembra do Shun deitado no corpo do Hyoga para aquecê-lo e seus berros melosos pelo Ikki? A história original também tinha seus momentos onde tudo era mal fluida, fora o plot repetitivo, e percebo isso acompanhando o mangá hoje em dia. Tem hora que o roteiro não ajuda em nada, os personagens não convencem e as ameaças são mal trabalhadas. Porém são fatores que acaba sendo relevados, seja porque há que se entender que é um mangá antigo, e até pelo status que Cavaleiros do Zodíaco conseguiu a nível mundial. Saint Seya Ômega também tem suas falhas, mas são falhas comuns das produções atuais, enquanto Cavaleiros tem falhas que remetem ao seu próprio tempo.
O começo de Ômega é bem arrastado, confuso e acaba com a impressão de que a mitologia da série original foi completamente desconstruída, mas não é bem assim. Esse episódio 12, onde o Shun aparece é muito legal porque faz a ponte entre a versão original e os novos tempos. Explicando, por exemplo, porque as armaduras se tornaram pingentes e de onde veio a idéia de que delas adquirirem poderes elementais, o que é sim uma boa sacada. Se os cavaleiros podem sentir o “cosmos” do universo, por assim dizer, por que elementos da natureza não podem ser usados para elevar a “força”? Tem sentido (ou não). Não estão desconstruindo o que era no passado, mas adaptando as coisas. E fica claro que essa idéia de elementos como trevas e luz vem justamente para dar aquela pasteurizada que todo animê tem hoje em dia.
A pasteurização da violência não é novidade alguma. Os animês antigamente eram mais hardcore. Eu vejo Naruto hoje em dia e fico pensando o quanto ele era mais sangrento quando começou. Talvez no mangá não pareça, mas essa suavização é óbvia na versão animada. Até me assustei estes dias assistindo Hunter X Hunter #44 com a luta de personagens que não decorei o nome, com sangue, tiros na cabeça e pescoços quebrados. Ficou impressionante, mas ainda assim me pareceu errado, algo que não é típico de um animê moderno (baseado num mangá já meio antigo) que também poderia ser visto por crianças até um arco antes do atual. Mas eu, um adulto hoje, vibrei de não terem pasteurizado de forma boboca esse momento da história de HxH. Mas é uma situação que traz muito problema na área de mercado global, na hora de vender a produção pro resto do mundo.
Ômega parece, até onde vi, se preocupar com isso. Ser uma série que respeita a base na qual serviu de inspiração, porém sem a necessidade de se tornar um problema de censura na hora de exportar o produto para fora do Japão. E acho que está correto existir essa preocupação, em tornar o produto mais acessível a mais pessoas e não apenas ao mercado de nicho japonês. Por isso batalhas com golpes elementais, com menos orelhas decepadas, e menos sangue espirrando na cara do telespectador. Não que toda produção animada tem que ser politicamente correta, mas em minha opinião, essas produções precisam ser honestas e dizerem a que tipo de público elas se objetivam. Um bom exemplo é a produção americana Family Guy, que é um desenho de adultos, pensado nesse tipo de público e não recomendando para crianças. E é sempre bom lembra que “não recomendando” não é igual a “proibido”. E acredito que Saint Seya Ômega não é um animê de adultos. É uma animação infanto-juvenil. É realmente pensando numa galerinha mais nova, que não teve contato com a obra original, enquanto também não tira o divertimento do mais velhinhos, que cresceu assistindo Cavaleiros do Zodíaco. Mas tem que ser assistido com essa visão, de um mundo de produções pasteurizadas.
Não que eu seja contra o sangue e a violência em animações. Não sou até certo ponto. Eu sou a favor de boas histórias. Tem animações que as pessoas só elogiam e gostam pela sanguinolência gratuita. Se dentro de um contexto, precisa rolar uma esguichada de sangue, e se dá pra fazer isso sem exagerar (o que não é uma característica do modo de animação japonesa), tudo bem. Mas tem maneiras de fazer isso de forma sutil, sem criar aquele efeito apelativo. Há momentos e momentos, situações e situações.
Outra reclamação constante que vejo por aí é quanto ao traço do animê. Sinceramente acho bobeira essa discussão. São estilos diferentes. Tem uma pegada mais estilizada, normal nos tempos atuais. Não é isso que vai me incomodar numa animação. Pra dizer a verdade a única coisa que me incomoda numa animação japonesa é quando os japoneses misturam animação tradicional com animação por computação gráfica, como rolou com Letter Bee, que tinha uma belíssima animação tradicional e estragava toda a imersão quando surgiam os monstros em CG. Aí é um problema de imersão. E não tenho esse problema de imersão com a animação de Ômega.
No geral venho curtindo o plot da série. Achei meio xarope à passagem pela academia de cavaleiros, mas ela durou poucos episódios. Ainda bem, pois era Harry Potter demais o conceito de uma escola de cavaleiros, com regras de não confronto e aulinhas de “aprenda a usar seu cosmos”. Gostei do filho do Shiryu, o tal Ryuho. O cara é fraquinho, tem lá suas deficiências, assim como o Shiryu também se acabou ao longo da série original. O Souma que vem como uma versão jovem do Aioros também é uma boa adição, melhor do que o Shun ou o antipático do Hyoga. E a mocinha, Yuna, já que estamos em tempos modernos e Cavaleiros do Zodíaco não tem que ser algo só pra meninos é uma boa saída ter uma personagem feminina. Acho bacana se preocupar também com o público feminino e tornar a série bacana para todo mundo. A coisa só vira trollagem mesmo quando entra o tal Haruto, o cavaleiro-ninja. É um personagem que parece deslocado. O que vem depois? O cavaleiro-pirata, da constelação do Barba Negra? E achei aquele tal Eden meio babaquinha, uma versão do Ikki inspirada em Draco Malfoy de Harry Potter. Complicado viver num mundo onde nada surge do zero, né? Faz parte.
E gostei da aparição do Shun no episódio 12. Não cometeu nenhuma gafe e não choramingou desnecessariamente. Não pode mais vestir sua armadura rosa (sorte a dele), é médico de uma vila ali no deserto, ajudando as pessoas como pode, e ainda chutou a bunda de um cavaleiro de prata que estava pentelhando o novo grupinho de jovens cavaleiros, que já estavam meio surrados por confrontos anteriores. Por sinal, não mencionei o Kouga. Acho que de todo o elenco da série, ele é o mais piegas. Odiei a voz que deram pro personagem, que dublador japonês irritante. O personagem em si também não se ajuda muito,é quase tão irritante quanto o Seya. E a história está só no começo, todo mundo ali é fraco, estão aprendendo a lutar e é melhor da forma como está sendo feito do que um arco de treinamento (como Bleach fazia demasiadamente). Tem hora que me lembra Guerreiras Mágicas de Rayearth, se é que dá pra se considerar isso como elogio.
Saint Seya Ômega no final das contas é um reflexo do que é a atual geração de animações. Sofre dos males de um mundo globalizado, onde as coisas precisam ser pasteurizadas, de roteiros que precisam se inspirar em obras já existentes, já que criar do zero é tarefa quase impossível. Mas ainda assim consegue ser divertido. Ficaria curioso por saber a opinião de um jovem que nunca assistiu a série original. Que a desconheça por completo. O que será que essa pessoa acharia da série?
Minha única crítica com Saint Seya Ômega é que ela acaba sendo politicamente correta demais. Sem ousadia, sem um diferencial do que existe atualmente. Asérie clássica tinha sua originalidade, assim como diferencial e ousadia. Apenas se inspirar no clássico Saint Seya é suficiente para chamar atenção? Mas aí você não está visando um público errado? Enfim, eu só vi 13 episódios. Atualmente está no 21º. Se agora ela é ao menos bacaninha, talvez melhore com o tempo. E parece ser um animê que não teria problemas em ser exibido na TV aberta aqui no Brasil. E sempre torço pela inclusão de animês na TV aberta. Os tempos são outros,o que requer produções diferentes daquelas na qual assistiamos na saudosa TV Manchete. Não acha?
Obs: antes que alguém venha me puxar a orelha, eu sei que Saint Seya Ômega não tem dedo algum do autor original de Cavaleiros do Zodíaco, o Masami Kurumada.
Obs 2: a ilustração galhofa do Keep Calm encontrei neste link no DeviantArt. Alias, esse dizeres estampado numa camisa ia ficar massa demais. XD
Concordo em vários pontos (apesar de eu ter dropado a série) Cavaleiros Ômega foi criado pensando em outro público, um público infanto-juvenil.
Mas também sei o argumento que a maioria vai dar: Lost Canvas.
Lost Canvas é tão superior a série clássica e a Ômega que não faz sentido eles descerem o nível de qualidade ao invés de continuarem elevando. Sem falar que cancelaram a terceira temporada de Lost Canvas, o que deixou muitos fãs revoltados.
Não tenho nada contra Ômega, nem sou fã xiita the série, mas acho que se os japas exibissem Ômega para o público jovem e Lost Canvas para os mais velhos em simultâneo, o resultado e as reclamações seriam bem menores…
Corrigindo: os resultados seriam melhores e as reclamações menores…
Corrigindo: os resultados seriam melhores e as reclamações menores…
Eu não assisti Lost Canvas justamente porque nunca terminei a série clássica (e mesmo que digam que não precisa, eu sou xarope e só vou ver quando terminar a primeira).
É preciso ver porque Lost Canvas foi cancelado (segundo o que vc diz, eu nem sabia, achei que tinha simplesmente encerrado). Se droparam é porque não supria as expectativas. Será que é porque ela não atraia um novo público, tornando-a dependente demais dos velhotes de cavaleiros? É complicado ter uma série que vem como base uma coisa antigona que a juventude de hoje não tem qualquer contato. Não é a toa que o Japão está remasterizando os primeiros episódios de One Piece, porque obviamente tem jovens lá que nunca viram o começo.
Omega já tem uma pegada diferente… ele realmente tem como proposta direta atrair o pessoal mais novo., Fazer eles se interessarem pela franquia. Monetariamente faz e muito sentido. Se vai vingar é cedo pra dizer, mas não me surpreenderia se Omega fosse muito mais lucrativo do que Lost Canvas.
Não é uma questão de qualidade nesse ponto, mas de bom senso. Os fãs de cavaleiros estão velhos, é preciso renovar a franquia e ao que me parece Lost Canvas não conseguiu, independente da sua qualidade. Omega veio como uma ideia que pode mudar esse cenário.
E se os jovens se interessarem pelo Omega, certamente vão correr atras do classico e dos spins-offs, aí quem sabe não seria o momento pra estas historias paralelas na TV japonesa…
Mas isso de ficar resentido porque Omega surgiu e dropou Lost Canvas é mimimi do mais alto grau. Se um morreu é porque não estava fazendo sucesso, e por sucesso vc entenda como enchendo os cofres dos responsáveis pela produção e exibição.
Qualidade aí não foi um fator, apesar de que não vi Lost Canvas, eu teria que ver pra poder dizer se era uma série que está adequada ao tempo em que vivemos ou se parece um estranho fora do ninho nos dias atuais. O exemplo que usei do episódio de Hunter x Hunter 44 reflete em cima dessa ponderação…
O cancelamento de Lost Canvas não tem nada a ver com o Saint Seiya Omega, da Toei.
The Lost Canvas é um mangá alternativo não canônico de outra editora e anime de outra produtora (TMS). Não foi exatamente cancelado, foi planejado para ter 2 temporadas de OVAs e ver o que saía a partir daí, mas aparentemente não fez sucesso o suficiente para render uma terceira (a Bandai também só lançou 2 bonecos e eles venderam mal) e por enquanto não há previsão de que o anime se complete.
Thiago, como você anda meio por fora, é bom que você saiba: existe uma grande briga dentro do próprio grupo de fãs de CDZ sobre Lost Canvas. Daquelas bem “meu anime é muito melhor que o seu porque minha opinião é a certa e a sua é errada”. Tome cuidado.
Daqui a pouco quando o post tiver mais comentários, choverão elogios a Lost Canvas, tenho quase certeza. Você tocou no ponto comercial e de fato Cavaleiros é uma mina de ouro para vender bonecos para crianças, inclusive o anime e mangá foram criados para isso.
Analisando sob essa ótica não tenho dúvidas que Ômega é mais lucrativo, Lost Canvas é muito sombrio, não deve vender brinquedos e certamente é para os fãs da velha guarda, mas meu comentário foi baseado todo no quesito qualidade e mesmo tendo assistido a apenas 5 episódios de Ômega, não tem comparação… Se não me engano cada temporada de Lost Canvas tem 13 episódios e TODOS são épicos! Os episódios tem uma qualidade visual que esculacha ômega e a história é muito bem trabalhada e atualizada… Repito, nem sou tão fã assim de Cavaleiros, mas como também não sou a empresa que detém os direitos da franquia, considero Ômega um retrocesso na qualidade da franquia. Entendo os motivos, mas não gostei do resultado, mesmo voltado para crianças, poderia ser bem melhor.
PS: Também curto mais Yu Yu Hakusho do que Cavaleiros, em breve meu post de recrutamento vai mostrar isso de forma bem clara, espero que o pessoal curta! hehehee…
Ômega não tem nada a ver com o cancelamento de Lost Canvas, disso eu tenho certeza, mas quando se tem uma franquia, na minha opinião, tem que se saber trabalhar com ela, como o Thiago postou sobre o Mega Man e sem dúvidas pensar apenas na venda de bonecos ao invés de pensar em construir fãs por várias gerações como os antigos Cavaleiros fizeram, deveria valer muito mais a pena. Na minha opinião Ômega venderá bonecos e será esquecido rapidamente, até pelas crianças que compram esses bonecos…
Alias é uma boa a ponderação do Carlos Rod. Lost Canvas então é uma OVA. OVAs são produções feitas em geral pensando o mercado Home Video, não? Assim como é aqui no ocidente com as animações da DC que saem somente em DVD.
São produções diferentes, publicos distintos e até faz sentido que a OVA seja melhor trabalhado, não tenha muita censura e tenha uma qualidade acima de um produto feito diretamente para a TV. Alias o público da TV também é muito maior do que o do Home Video, é aquela coisa de “massa”, então faz sentido que Omega tenha uma pegada mais “povão” e Lost Canvas seja algo mais “hardcore”.
Cavaleiros do Zodíaco é uma coisa que está CRAVADA na história the TV brasileira. Logo, é comum ter pessoas falando sobre ele mesmo que entendam pouco ou nada do assunto, e é comum que se revoltem com uma nova série com novo estilo. O público brasileiro ainda não entende bem esse lance japonês de lançar séries derivadas de uma franquia. Aliás, não só japonês, é só ver quantas versões animadas do Batman tem por aí, de tudo quanto é jeito. É uma frescura esse drama de “Oh meu Deus, estão fazendo um anime para crianças do anime que eu vi quando era criança!”
Estou acompanhando Ômega desde o início, e desde seu anúncio venho com um pensamento positivo para que a série seja um sucesso e isso alavanque mais material para todo tipo de fã de Saint Seiya.E é como você disse, Thiago, tá longe de ser um anime imperdível, mas não é ruim, é um shounen heróico que entrete e leva a história dos Cavaleiros pra frente depois de tanto anos estagnados. É uma renovação válida que a série estava mesmo precisando.
Eu continuo acompanhando Ômega regularmente, em dia com o Japão… não é nada sublime, mas me diverte muito, sem contar a extrema nostalgia que sinto ao ouvir a abertura de “Pegasus Fantasy”, é como voltar a 13 ~ 15 anos atrás em um piscar de olhos.
É um ótimo tira gosto para se apreciar Uchuu Kyoudai logo em seguida.
N tenho acompanhado muitos animes na temporada, mas Uchuu Kyoudai eu acompanho e votaria como melhor do ano FÁCIL. Nunca chorei com obra artística alguma, mas UK quase sempre me enche os olhos. Provavelmente por ser história de irmãos. =)
Só tenho essas perguntas: “cavaleiros de Marte”? O cara vem do Espaço? Gente virando luz?
Sabe, se o objetivo era mirar nos nostálgicos e no público ocidental ERROU FEIO.
CDZ é inspirado no que tem de melhor the mitologia, essa “desconstrução” proporcionada pelo Ômega, só corrobora o momento atual onde os animes japoneses estão, estagnados sem emplacar sucessos no ocidente. DBZ terá um filme em 2013 pq? Saindo jogo novo de Digimon pq? Sailor Moon tendo novo anime pq?
Outra coisa que não engulo é essa história de “público-infantil”, pra mim não cola, um novo pokémon e até o atual Beyblade capturam muito mais as crianças do que o Omega, que te muitas referencias a série clássica que somente quem já assistiu iria compreender.
Quer discutir números? mostra aí o top semanal no JP e vejamos em que posição o Omega ficou. É deu pra perceber que não curti o Enredo de jeito nenhum, e nem se eu tivesse 10 anos também não curtiria.
“Sabe, se o objetivo era mirar nos nostálgicos e no público ocidental ERROU FEIO. ”
– eu acho que SSOmega mirava exatamente o contrário… nem nostalgicos e nem publico ocidental que conheça a franquia… a meu ver o objetivo sempre foi um publico alvo novo, enquanto os nostalgicos ganham migalhas em homenagens e menções e personagens do passado aqui e ali.
Respeito a sua opinião, mas ainda reafirmo a minha opinião quanto ao formato para “infanto-juvenil”. E digo mais, tem muita gente que confunde “infanto-juvenil” com “infanto-senil”, que é aquele publico velho que ainda acha que tudo que é velho é melhor. Que não consegue entender a pasteurização de tudo que é feito na TV aberta, e não estou falando só de animês, mas desenhos, séries e afins.
Essa pausterização que você menciona até existe, mas isso está realmente limitando a criatividade dos japas? Será mesmo, veja O Korra, nova liga de justiça e vingadores. São simples (apenas esses dois últimos), mas funcionam muito bem.
Para mim a dicotomia é a mesma do mundo dos games, centrar-se em atender a demanda interna e depois querer vender as produções para fora, mas perceber que não dá por ser “japonês” demais.
Quanto ao público alvo, como expliquei acima, não concordo pois há referências demais a série clássica. Coisa que a criançada que acompanha vai passar todo o anime sem entender. Imagina assistir naruto shippuden sem assistir o clássico, não dá. No Omega a sensação é a mesma.
Essa pausterização que você menciona até existe, mas isso está realmente limitando a criatividade dos japas? Será mesmo, veja O Korra, nova liga de justiça e vingadores. São simples (apenas esses dois últimos), mas funcionam muito bem.
Para mim a dicotomia é a mesma do mundo dos games, centrar-se em atender a demanda interna e depois querer vender as produções para fora, mas perceber que não dá por ser “japonês” demais.
Quanto ao público alvo, como expliquei acima, não concordo pois há referências demais a série clássica. Coisa que a criançada que acompanha vai passar todo o anime sem entender. Imagina assistir naruto shippuden sem assistir o clássico, não dá. No Omega a sensação é a mesma.
Quanto aos adultos que não entendem a “pasteurização” recomendo sair do circuito COMERCIAL e começar a assistir animações japonesas mais artísticas.
Curto CDZ Omega e não vejo problema com as novas armaduras (as primeiras no mangá era horríveis e nem por isso o manga deixou de fazer sucesso), mas o anime que começou muito bem desceu o nivel com aquela “feriaszinhas” na escola de cavaleiros e a destruição dos templos está bem abaixo do que poderia ser.
Mas tenho a esperança que após a destruição dos templos o anime deve ficar bom, inclusive com lutas contra os cavaleiros de ouro (que alguns ja apareceram e ainda introduziram o novo cavaleiro de ouro de libra poucos epis e me pareceu bem badass diferente dos velhotes que tinham mostrado antes).
kkk, ri demais the Obs 1.
Se tivesse dedo do Kurumada é bom possível que saía pior ainda..rs.
Mesmo que o roteiro original tenha saído the mente dele, ninguém tira esse mérito. DUVIDO que CDZ tivesse feito o sucesso que fez sem o Anime. A série clássica é muito bem roteirizada, o design (final) dos personagens são muito bonitos. O traço do Shingo Araki, cativa desde a primeira cena. (Nem me venha falar que o Kurumada sabe desenhar). Até os fillers são sensacionais.
Os momentos melodramáticos e diálogos tocantes, embalados pela Trilha Sonora e pelas EXTRAORDINÁRIAS DUBLAGENS Brasileira e Espanhola fizeram de CDZ o sucesso que marcou a América Latina.
depois de 20 edições kurumada sabe desenhar…. O mangá era bem feio no inicio mas no final fica belíssimo
Já viu algum personagem com o rosto de frente? Ou sem as pernas abertas…rs
abraços…
Já viu algum personagem com o rosto de frente? Ou sem as pernas abertas…rs
abraços…
A nova geração não sabe mais desenhar corpo humano? Não sabe mais desenhar estruturas geométricas para criar armaduras mais TRABALHADAS? Eu olha pro traço deste cavaleiros e só me vem uma palavra em mente..”quem são essas bixas?”
Mew…se você quer inventar uma parada nova com Cavaleiros…ou melhor, você quer reinventar Cavaleiros, não é isso? Faz o seguinte: troca o título do anime. Ok? Põe, Guerreiros do Zodíaco. Bailarinas do Zodiaco. Melhor! Sailors of Zodiac! Olha que bonitu!
Cavaleiros do Zodíaco é uma lenda! Deu um tapa na cara de quem achava que conhecia desenho animado..mostrou o que é uma animação dramática, alucinante..criou um conceito! Se você assistir Cavaleiros do Zodiaco antigo hoje, você não vai achar ruim! È tão legal quanto foi antigamente! Criou uma merda de um conceito! Entenderam? Não se reinventa conceitos! Não se ajusta ele pras criancinhas acostumadas a rostinhos de menina e roupinhas coladinhas com voz de menina.
Os animes em geral, perderam o elemento “X”. Quem admira animes de verdade esta careca de saber.
E este cavaleiros, esta longe de se enquadrar no PADRÃO de SHONEM instituido por DRAGON BALL Z, NARUTO, YU YU HAKUSHO, STREET FIGHTER, BACKY, CAVALEIROS DO ZODIACO.
Pra mim, o ômega é simplesmente chato. Muito arrastado, coisas bem desnecessárias e irritantes ou pro vezes forçadas. As lutas não são muito empolgantes mesmo sendo bem mais dinâmicas que na série original (onde os personagens só ficavam parados pra apanhar e bater). Porém o episódio 20 mostrou que a série pode ir além se quizer. Muito bem contruído.
Depois de assistir Omega, o clássico e Lost Canvas, devo dizer: LOST CANVAS CHUTA BUNDAS!
O Omega foi feito para a nova geração. Coisas mais compactas e dinâmicas. Lutas de 5min e não 5 episódios. Não estranharia um iPod aparecendo no anime. E o Omega NÃO É CANÔNICO. A continuação de CDZ é o NEXT DIMENSION.
Disseram aí e eu não concordo/não sei se está correto:
Lost Canvas é canônico sim, em minha opinião. Como não li nada a respeito, é isso que acho. Ele ocorre antes e pronto. Só isso.
A série clássica é MUITO datada. Nós ainda assistimos por nostalgia. Meu irmão mais novo tentou e não conseguiu. Um amigo que viu na época não teve coragem de continuar e estragar sua memória.
Eu assisti na época e depois e preciso dizer: CDZ É RUIM. Não é pouco não. É RUIM MESMO!
E nem é culpa do zeitgeist não. The mesma época temos YuYu, DBZ e muitos outros animes MUITO melhores em questões técnicas e todo o resto. Mas marcou época. O primeiro anime de muita gente. E mesmo sendo RUIM, eu gosto mesmo assim.
Já o Lost Canvas… PUTA QUE PARIU! Eu aceitaria fácil um remake the série clássica com o estilo e direção do Lost Canvas (ou dos 13 primeiros episódios de Hades). O anime é muito bem feito. Dá uma banho de qualidade em todos os outros CDZs (só empatando, talvez, com os 13 primeiros the saga de Hades).
Para mim, é a melhor coisa sobre CDZ que já surgiu.
PS: Naruto não instituiu padrão Shonen porra nenhuma aos que disseram aí. Ele seguiu a fórmula e só. FMA foi o último grande agente modificador dos Shonen clássicos, em MINHA opinião.
Lost Canvas não é canônico porque o Next Dimension, que é continuação oficial e direta do mangá clássico feito pelo Kurumada, já mandou os Cavaleiros para o passado e já mostrou personagens e acontecimentos bem diferentes. O Tenma de Pégaso tem outro mestre, a Sasha não existe, os Cavaleiros de Ouro são outros, etc.
Omega é no futuro, quando os Cavaleiros de Bronze clássicos já são mais velhos. Pro universo animado da Toei, ele é canônico sim. É como o Dragon Ball GT. Até agora não há nada que possa contradizer isso o “futuro oficial” dessas séries.
Mas brigar pelo que é canônico ou não em séries de ficção é uma bobeira. O importante é se entreter com o que você gosta independente se aconteceu “de verdade” ou não. Muita gente não aceita a nova trilogia de Star Wars, mas ela não deixa de ser oficial por causa disso.
Legal. Informações! =D
E agora gosto menos ainda de Omega e mais de Lost Canvas.
Leite com pêra que nem carrega a armadura nas costas… =P
CDZ ND manda os cavaleiros para o passado, e por isso que talvez seja diferente oq rola la para o CDZ LC em que não houve modificação graças ao Chronos
Acho que tudo que vier dos Cavaleiros do Zodiaco, pra quem é fã de verdade, é bom. Gostei muito do Lost in Canvas e achei uma grande sacanegem não continuarem a série só pelo motivo de não ter atingido o sucesso onde eles queriam. Aqui na América do Sul foi onde o anime fez mais sucesso…acho que eles podiam bolar uma estratégia para conseguir um melhor lucro onde o anime se mostrou mais rentável.
Quanto a Ômega, como disse no começo, como sou fã de CDZ, tudo que vier de novo, assistirei. Assim como a série original, Ômega tem alguns defeitos. Um exemplo bem básico, fora a sardinha que era puxada pro lado do Seya, era o fato de ter muita conversa e todos os golpes se resumirem em um único super-golpe no nível de “sétimo sentido”, isso no CDZ clássico. No Ômega já não existe esse “único golpe”. As lutas estão mais boladas, só que no quesito de “luta”, prefiro mil vezes as lutas do Lost in Canvas, onde há realmente combates mais empolgantes. Tudo bem, há quem vá dizer que no Lost in Canvas é apenas os Cavaleiros de Ouro que lutam, mas quanto o Tenma luta, é bem diferente do CDZ de antigamente e do CDZ Ômega. O que mais me preocupa em Ômega, é como vão explicar a história.
Sim, pq boa parte já foi explicada pelo Shun. Mas como surgiram os Cavaleiros de Ouro em tão pouco? Como explicar a origem de Cavaleiros tão fortes? Acho que nesse ponto, não haverá muita explicação, até pq na versão clássica não foi explicada o surgimento dos Cav de Ouro. Mesmo assim, acho que merece sim uma explicação.
No mais, estou gostando the série. O traço do desenho é bom, não me preocupo com esses detalhes. Achei o novo formato das armaduras bem legais, onde realmente, essas novas, protegem mais o corpo, o que dá mais sentido ao conceito de armadura. Agradar ao público de hoje, acho mais dificil, mas a impressão qu tive foi a mesma do post: uma modificada para atrair novos fãs e se basear no antigo para chamar a atenção the galera mais antiga, que assim como eu, já devem estar casado e com filhos.
E é isso: mesmo que eu tenho ficado adulto, casado e com filha, ainda continuarei a assistir CDZ toda vez que reiventarem a obra.
Só mais uma coisa Thiago Machuca, o nome do Cavaleiro de Ouro de Leão é Aiolia e não Aioros.
Abraços!
Opa, pequena gafe minha… troquei o nome do cavaleiro de sagitário com o de leão. consertado no post. Thanks! 😉
Opa, pequena gafe minha… troquei o nome do cavaleiro de sagitário com o de leão. consertado no post. Thanks! 😉
Ata então se fizerem um porno gay de CDZ so pq uma pessoa viu o anime ou leu o manga vai ter q obrigatoriamente gostar disso?
Não assisto Omega e nem curto mais CDZ…Acho algo the infância e que ficou na minha infância. Algum tempo atrás tentei rever e não consegui, achei tudo chato, entediante demais…Pode ser isso que vc citou de envelhecer como uma “ajuda” de se ganhar experiência assistindo outras coisas e acabando por comparar inconscientemente.
Achei a tentativa the Toei de criar Ômega válida pra ver se dá um up na franquia… Mas entre mahou shoujos creio que Omega nunca baterá a preferência dos japoneses por Pretty Cure.XD.
Para mim, quem reclama de SSO é mimimi de fã chato. Não me entenda errado, sou fã demais the série, tenho todos os mangás, lançados ainda pela Conrad, mas vejo que SSO é feito para uma nova geração e para novos tempos.
Continuo achando que é uma adaptação. Todos os elementos estão lá, o conceito de proteger algo que os cavaleiros têm, o “Seiya” que apanha apanha mas resolve as coisas, os esteriótipos de personagens que são claramente baseados na série antiga (O Haruto é um lobo solitário parecido com Ikki, o Ryuho é uma mistura de Hyoga com Shun). O que falta ao pessoal é um desapego maior e um grau de compreensão de que se trata de uma coisa diferente apenas com referências, para um público mais amplo, tanto os novos como os velhos, pois crescemos assistindo SS, é so ver as referências inúmeras à série clássica. E… Não estou dando spoilers, mas o rumo que a história está tomando remete muito à uma nova Saga das Doze Casas.
O conselho que fica, tentem assistir SSO mais descompromissados, desligar o senso crítico um pouquinho, voltar a infância. Nenhuma obra precisa de sangue para ser boa hoje em dia… E se alguém ainda reclama de que as lutas duram pouco… Pera aí né? São cavaleiros de prata, deixa aparecer a luta contra os de ouro para dizer alguma coisa primeiro…
EU gosto de Omega, espero acumular episódios também ^^ Mas esse negócio de elementos no cosmo ficou meio estranho, e olha que sou fã de carteirinha (apesar de não ter uma) de CDZ.
Eu sei que CDZ é uma merda, se você for analizar irá ver que é uma obra fraca, mas eu gosto dessa joça mesmo assim, assito desde the manchete, e sou maluco pela franquia, mesmo sabendo que é uma merda, para falar a verdade muitos fãs de CDZ sabem disso, o que é realmente bem estranho…hahahaha.
Eu estou me amarrando no Omega, que na minha opinião só tem dois defeitos, o traço e o vilão, o resto eu acho muito bom. O último episódio quando apareceu o Shiryu (Meu eterno favorito), eu pirei, até na parição do Shun eu fiquei numa empolgação danada. Os personagens são muito bons também, eu gosto mais desse Pegasus do que o Seiya…kkkkk.
Uma coisa que eu acho que a série vem faznedo muito bem é o climax e a empolgação de cada episódio, eu tenho aquela sensação de ficar ancioso em saber como as coisas vão se desenrolar, quero ver o Ikki e o Yoga, os cavaleiros de ouro, e quero ver os cavaleiros de bronze ficando mais fortes. É uma série que realmente empolga…No entanto sempre quando aparece o Marte eu fico deceocionado, pois ele é sem graça em todos os aspectos, mas pelo menos tem os cavaleiros de ouro, bem, pelo menos os de capricornio e leão são massa.
rsrsrsrs… Assistia Cavaleiros quando mais nova… Hoje, admito que não teria paciência para tanto melodrama… Porém, quando ouvi sobre o ômega resolvi assistir. É uma série que me diverte. Tem elementos que lembram um pouco o passado tentando mesclar uma nova direção. Estou gostando do aparecimento de personagens antigos na série, dá aquela ideia de passagem de tempo. Agora, é um roteiro fraco e não me parece ó que grande história. Também estou achando esses personagens mais fracos que o grupo antigo; mas nada que desmereça.
Se eu desse nota seria 6,0. Acho um anime que dá para passar o tempo.
rsrsrsrs… Assistia Cavaleiros quando mais nova… Hoje, admito que não teria paciência para tanto melodrama… Porém, quando ouvi sobre o ômega resolvi assistir. É uma série que me diverte. Tem elementos que lembram um pouco o passado tentando mesclar uma nova direção. Estou gostando do aparecimento de personagens antigos na série, dá aquela ideia de passagem de tempo. Agora, é um roteiro fraco e não me parece ó que grande história. Também estou achando esses personagens mais fracos que o grupo antigo; mas nada que desmereça.
Se eu desse nota seria 6,0. Acho um anime que dá para passar o tempo.
pelo que li num relatório vazado ideia do omega era crianças de 6 a 13 ou 14 anos + pais e um publico em torno de 30 anos eu acho ideia do Omega valida , sim tem la suas bizarrices: Cavaleiro-ninja um amigo meu gostou eu odiei mais nada que estrague o conceito falado “O omega e um lixo e mimim” que esse tipo de anime e tipo exportação sou seja pode passar tanto aqui no Brasil na Itália na França que sera bem aceito só agora no episodio 20 e 21 que deu uma engatilhada pro conceito mais “retro dos cavaleiros” sou seja bem sua base que e “a pessoa x em perigo temos que salvar nem que isso custe nossa vida”, mais Omega so vai ficar legal quando o grupo subir a torre de babel que sera as noves 12 casa e neste arco que cavaleiros antigos se consolidou acredito que sera omega mostrara a verdadeira face(nossa que melodramático eu fui) ai vamos realmente ver se vai ser ma droga ou uma obra digna pra levar o nome universo de cavaleiros.
“Tem anime demais, cacete!” pode ser uma boa razão para eu não ver ômega, mas a série mesmo não me empolgou. Nem mesmo antes do lançamento, no anúncio do anime, eu criei hype ou alguma expectativa. :/
Beeeeeeeeeeeemmm na “medida do possivel”, mas por hora tambem acompanho…
Acredito que Lost canvas esteja anos luz de omega no quesito qualidade para fã de longa data. Mas Tambem concordo com o Thiago, Omega e sim mais voltado para o publico infantil, qualquer fã de longa data que o tenha visto, a probabilidade de não gostar e grande. Uma pena não terminarem o Lost Canvas, porem a seria original levou trocentos anos pra se finalizar com a saga de Hades, ainda acredito na sua conclusão num futuro. Bom e não depender só de CDZ pra se ter amor por animes!
Confesso que falta conteúdo, falta trabalhar mais os personagens, é como se tivessem pressa em terminar o anime! Mas o episódio 21 mostrou a que veio, Yoga tava foda demais, e Kouga amadureceu!
Ola adoro a serie CDZ , respeito muito a opnião de cada um e assisto qualque ANIME , esse novo , vi só alguns episódios e parei. Tenho acompanhado agora os ultimos , pois dispertou um pouco novamente cuiosidade.
O fato é que diferente , de um ANIME que acaba me empolgando , dificilmente eu deixo de ver.Ja esse , muitas falhas acabaram me decepcionando muito. Vejo mais por ver e ainda sim , por querer analisar o desenho em si.Mas se me pergunta-se no começo , se a nova saga é boa , eu diria na hora : UM LIXO! Agora ja digo não é boa e nem ruim , é simplesmente um anime que nao ira me empolgar , por mais que seja so pra novo publico ( eu analiso imparcial , analiso olhando o anime em si , como se eu fosse ver como criança )e considero mesmo assim , muitas falhas grotescas , pior q ja era algumas na classica.
A falha PRINCIPAL E PRINCIPAL MOTIVO DE DEIXAR DE GOSTAR DESSA SAGA FOI : MITOLOGIA.
era o que mais adorava nesse anime , para mim era a principal coisa que me atraia. Agora os caras simplimente conseguiram arruinar um dos melhores ANIME LIGADA A UMA HISTORIA.
É UMA PENA MESMO. uma salada mista de mitologia e invenções. Para mim CONTINUA LOSTA CANVAS QUE FOI MIL VEZES MELHOR , ALIAS A MELHOR SAGA QUE ACHEI.
Chato, sem conteúdo, contraditório, Marte?
é no fundo agente que envelheceu cara….
Sabe como posso chamar perante isso tudo: Falta de Costume perante coisas novas. As pessoas, particularmente os fãs de CDZ, eram acostumados em ver e assistir de uma forma que quando veio a “nova geração” dos cavaleiros do zodíaco ficaram perplexos. Não estou criticando quem é fã (até pq eu sempre amei os CDZ), mas acho que os mesmos deveriam ter uma mente mais “aberta” em relação a esse novo amine, pois o contexto é o mesmo, só mudou os personagens e algumas coisas. As coisas com o decorrer dos tempos passam a ter mudanças, as coias mudam, as pessoas mudam. E os animes também, estão mais modernos, com novos traços etc. Enfim, quando se é tratado de anime sempre devemos estar preparados com novas mudanças, já que os antigos animes n iram voltar.
Ou seja, quem é mesmo FÃ n vai por estas questões em tanta evidencia, pois, na minha singela opinião, tudo que vier de CDZ é bem vindo! *-*
Abraços…
Lost Canvas é dez, só digo isto.
Sou super fã de CDZ desde pequeno (tinha os clássicos bonecos caríssimos, camiseta, boné, vi os filmes no cinema, etc) e digo que o Kurumada estragou um mangá que poderia ser clássico! Apesar de considerar a Saga de Hades ótima…foi meio forçada, enfim (mas o Ikki salva kkkkkkk).
Quanto a este novo…meu irmão simplesmente adora (ele reassistiu comigo todo CDZ clássico e viu Canvas) mas eu detestei com todas as minhas forças! Mudou tudo TUDO, vilão principal cartunesco d+, somente o Seiya se tornou Gold e……Atena? Where is?
Enfim, termino aqui minha indignação…e Next Dimension (até Berserk sai mais regularmente) é decepcionante…como de costume, Lost Canvas supera.
Acho que toda essa confusão acontece porquê os fãs esperavam outro desenrolar na história de cavaleiros eu como fã the serie penso que não so eu como resto dos fãs esperava saga contra outros deuses pra mim o fim the serie eu sempre pensei que seria contra o deus zeus por ser deus dos deuses e por ser muito poderoso, mais a toei veio com uma nova prosposta de trazer novos fãs criando novos cavaleiros a principio eu não me amarra-va muito em omega mais mesmo assim continuei acompanlhando um episodio que me me alegrou muito como fã foi rever o seiya aparecendo pra proteger kouga de marte, e quando shun apareceu também foi legal hyoga foi muito bom espero o ikki aparecer, omega e preciso melhora, r é isso é verdade, teve alguns episodios bom sim, mas eu acredito que a serie vai crescer, eu assisto porque quero ver o quê acontecerá com seiya, ikki, shiryu, hyoga e shun, mais cada um com sua opinião não cansei de assistir cavaleiros e agredito que nunca vou deixar de assitir pois esse anime me ensinou muita coisa mesmo…….
Eu não gostei do design doanime …
achei parecido com o do Ben10
Qual o problema do shun esquentar o yoga e usar armadura rosa? A armadura e os poderes eram tao fortes como de qualquer outro. Eu acompanhei tudo, e posso dizer que suas opinioes sao muito amadoras.