Impressões de 20th Century Boys da Panini
“Amizade”, assassinatos e mistério no século 20!
Demorei, mas finalmente terminei de ler o primeiro volume de 20th Century Boys lançado pela Panini. Será que vale a pena continuar colecionando esse conceituado mangá se formos considerar apenas esse volume inicial? Continue Lendo para descobrir!
Citarei discretamente trechos do enredo, mas evitarei spoilers!
20th Century Boys em seu primeiro volume não era bem o que eu esperava. Não estou querendo criar polêmica, até porque gostei muito do mangá, apenas estou deixando uma impressão. Como fã de Berserk, sempre que frequentei sites e fóruns desse mangá, os fãs da obra de Kentaro Miura sempre me recomendavam a ler 20thCB, sendo assim, desde então passei a evitar spoilers sobre esse mangá, pois tinha certeza que um dia iria ler essa obra de Naoki Urasawa.
Quando fiquei sabendo que a Panini lançaria o mangá, criei um enorme hype para comprar o mesmo.
Valeu a pena! Mas em seu primeiro volume o mangá não mostra muita coisa, apenas constrói um clima de mistério sobre os personagens principais, assassinatos e o misterioso “Amigo”.
Só para não deixar passar batido, na parte técnica, a Panini fez novamente um ótimo trabalho em relação a tradução, qualidade do papel, capa e contracapa. Inclusive fez também um bom papel ao inserir no fim do volume uma espécie de glossário sobre várias referências culturais.
Por desconhecer totalmente o enredo, eu acreditava que a história era mais movimentada e com alguma ação, mas na verdade o primeiro volume é um mangá totalmente de mistério e suspense. E isso é muito bom, pois dá uma opção para aqueles que estão cansados de ler apenas os shounens que infestam as bancas do país (não que isso seja algo ruim).
20thCB conta a história de um grupo de amigos de infância que levam a vida normalmente, mas que em um determinado momento tem suas vidas abaladas por um acontecimento muito ruim com um desses amigos, além de estranhos assassinatos que vem acontecendo na cidade e um surgimento de uma estranha “seita” liderada por um cara um tanto quanto bizarro (em sua mentalidade) conhecido como “Amigo” e que utiliza uma desenho, na verdade um símbolo, muito familiar a esse grupo de amigos.
No primeiro volume a história fica passeando entre o presente e o passado desses amigos o tempo todo, em uma provável tentativa de ir ligando os fatos, a medida que a história vai avançando vamos conhecendo um pouco sobre cada um dos personagens, entre eles o personagem principal Kenji, um cara com mais ou menos 30 anos, que é dono de uma loja de conveniência (ou de bebidas como os personagens gostam de dizer) e que é um dos poucos caras solteiros dessa idade na região, além disso ele cuida da sua sobrinha Kanna, supostamente abandonada pela mãe (irmã de Kenji) e vive também com a sua mãe.
Poderia citar vários outros personagens apresentados nesse primeiro volume, mas quem quiser conhecê-los, é melhor comprar o 1º volume, pois segundo amigos que já leram a obra por outros meios, a história fica cada vez melhor a cada volume.
Apesar de ainda não saber exatamente o que me espera nos próximos capítulos da história, estou extremamente ansioso pelo próximo volume e será uma tortura acompanhar uma série tão boa e cheia de mistério de forma bimestral.
E vocês leitores, o que acharam do primeiro volume de 20th Century Boys?
Foi a mesma coisa que eu senti quando li a primeira edição.
Eu também evitava spoilers porque sabia que algum dia eu leria, e olha que o primeiro livro é muito bom, mas bem diferente do que eu imaginava.
Até porque, antes de 20th Century Boys eu já tinha lido Monster, também do Urasawa, e a primeira edição é bem movimentada, já que uma trama bem estabelecida.
Já o primeiro volume de 20thCB é bem diferente… O autor conseguiu alternar entre a nostalgia, o drama e o suspense, tudo na mesma edição. Mas acredito que vá melhorar, sim, pois a primeira edição foi mais introdutória. Agora que o Kenji começará a investigar mais, podemos esperar algo mais dinâmico.
Conselho: não olhe a wikipedia de 20thCB, senão vai pegar vários malditos spoilers, hehehe…
Pra quem leu, ou esta lendo, Monster e gostou, esse mangá é ótimo, ja que é do mesmo autor. Não sabia que seria Bimestral… provavelmente irei comprar alguns volumes e lerei juntos, pra historia ficar mais corrida na minha mente, dois meses é muito tempo e tenho varios outro mangas no meio…
20thCB eu vou comprar sempre que sair um volume, já Monster eu estou esperando acumular pelo menos uns 5 volumes, já que apesar de ter conhecimento que é muito bom, eu não tinha um hype tão grande…
Como já tinha lido Monster já sabia o que esperar, realmente ele deve ser “degustado” de uma forma bem diferente the maioria dos mangás.
Em compensação achei a ideia principal fantástica, criei mil e uma teorias sobre o rumo que a história ia tomar e teve algo que achei digno de destaque: pela história se passar em um mundo bem real e crível, até que ponto podemos considerar “magia” na hora de pensar sobre o mangá? Isso me deiou uma enorme dúvida, de modo que me empolgei bastante com a forma que o mangá te conduz sempre de um lado a outro desse limite, te deixando perdido e curioso.
Continuarei comprando os mangás the Panini, mas como me parece o tipo de mangá que gosto de ler de uma vez, acredito que acabarei lendo também por meios alternativos.
Ainda não li Monster, mas pretendo começar a comprar quando já tiver uns 5 volumes. Parece ser um excelente mangá…
Eu comprei o vol. 1 e achei demais, nunca li 20th, e também não sei nada sobre o futuro the série, mas como todos dizem que melhora e muito, então vou acompanhar.
Te dou o mesmo conselho que dei pro Rafael Mattos: jamais abra a wikipedia de 20thCB ou vai desvendar muita coisa do enredo sem querer… mas pelos boatos que eu ouvi e os poucos spoilers que acabei vendo na wikipedia (sai correndo quando vi que tinha muitos spoilers), a história fica sensacional mais pra frente…
É o que todo mundo fala *–* Ansioso pelo vol. 2. Terminarie sem receber nenhum spoiler (assim como Steins; Gate e Gintama)
Que Kami-Sama te ouça!!!
Cara, começa lento e depois vai aos poucos e depois bomba!
Tanto que vc não consegue parar de ler!
Apesar de já ter lido, comprei o vol. 01 para reler e apreciar esta história fantástica e assustadora!
E dou uma dica: o primeiro capítulo tem a resposta de quase tudo!
Eu indico D++++!
Vou reler o primeiro capítulo e ver se pesco algo, obrigado pela dica!!!
20th Century Boys tem “problemas” no começo e no fim. Eu acredito que a obra podia ter uns 3-4 volumes a menos e ficaria do tamanho ideal. Lendo junto com Monster fica mesmo a impressão que essa outra obra é melhor, pois tem um ritmo mais fluido, mas a questão é que 20th Century fica tão, mas TÃO foda no meio que faz com que a obra acabe sendo mais aclamada. Particularmente, das obras do Urasawa eu gosto bem mais de Pluto, mas tem alguns volumes do 20th century que são matadores.
Vou pesquisar mais sobre Pluto e ver se me agrada…