The Walking Dead – Midseason Finale, terceira temporada
+ um papo sobre essa excelente terceira temporada!
Olá pessoal!
Depois de acompanharmos semanalmente a incrível primeira metade da terceira temporada de The Walking Dead, chegou a hora de batermos um papo e fazermos uma avaliação de como a trama se desenrolou nesses 8 primeiros episódios e discutirmos o que foi maneiro e o que foi sem graça/nada a ver!
Spoilers da terceira temporada abaixo:
Confesso que mesmo com seus altos e baixos, eu estava super empolgado para essa terceira temporada, como vocês puderam ler em um post que fiz sobre a série um pouco antes da estréia da temporada, e para nossa felicidade, ou pelo menos para a felicidade da maioria, a temporada foi espetacular.
Começando pelo primeiro episódio, finalmente podemos ter uma idéia mais real de como um grupo lutando pela sobrevivência deve se portar diante das necessidades. Rick finalmente se tornou um líder, mas não perdeu sua humanidade, e o grupo entendeu que é necessário união caso realmente quisessem sobreviver. Além disso no primeiro episódio já notamos que os produtores pretendiam inserir mais momentos de ação na trama, algo que perdurou por toda a primeira parte da temporada e fez toda a diferença.
Não sei ao certo, mas a impressão que tenho é que a morte de Shane fez muito bem a história, pois permitiu ao grupo finalmente agir com união (parecendo uma matilha de lobos selvagens com seu líder, Rick), apesar de Shane ter sido meu personagem preferido durante as duas primeiras temporadas, pois até a sua morte ele era o verdadeiro líder, mas com atitudes altamente contestáveis em alguns momentos. No entanto, parece que Rick aprendeu que em determinados momentos, realmente é necessário atitudes drásticas em prol da segurança do grupo e sua cena onde crava um facão na cabeça daquele presidiário maluco que queria prejudicá-lo foi antológica e mostrou um novo Rick que provavelmente conquistou o público, já que até essa terceira temporada eu notava que o público o considerava fraco e um cara que só tomava decisões equivocadas, além de corno.
E o que foi aquela cena do zumbi se fingindo de morto atacando a perna de Hershel? Essa cena foi incrível e nos mostrou que The Walking Dead não iria enrolar e nem poupar ninguém nessa temporada. Foi uma cena tensa e esteticamente linda, daquelas para convencer seus amigos a assistir a série, pois ali não tem frescura (eu mostrei essa cena para amigos que não assistem a série, xD).
Não sei nem o que dizer sobre Michonne e o Governador… Começando pela primeira, no início ela apareceu um pouco apagada: muito poser (impressionava apenas pela espada maravilhosa que ela carrega), sem diálogos, mas parece que os produtores estavam guardando a personagem para o maravilhoso midseason finale: Made to Suffer. Falarei melhor sobre ele mais a frente!
O Governador, ao contrário de Michonne, já convenceu logo de cara. David Morrissey deu um banho de atuação e carisma com o seu personagem e a partir do terceiro episódio ele rouba a cena. Nem parece que tivemos uma participação do personagem por apenas 4 a 5 episódios. Ele já demonstra ser um cara frio e calculista desde o começo, mas não demonstrava ser o monstro que os spoilers dos quadrinhos teimavam e nos mostrar. Até que… Falaremos disso a seguir também.
Não vou comentar toda a temporada pois senão o post poderia ficar enorme, então vamos a um episódio chave: Killer Within!
O quarto episódio dessa temporada foi extremamente controverso, houve quem amasse, mas também quem o odiasse. O que ninguém pode negar é que ele abalou as estruturas da série, a vida dos personagens e ainda por cima incentivou a discussão entre os fãs.
A morte de T-Dog foi subestimada por muitos, inclusive eu, mas ao sabermos mais a frente que ele só morreu porque tentou fechar os portões e Glenn afirmar que ele era um herói e o salvou diversas vezes, acredito que todos sentiram pelo menos uma pontinha de saudades do personagem.
Lori… bom, quase ninguém curtia a Lori, mas é inegável que sua morte foi emocionante e ver a ação de Carl e Maggie nessa cena foi de cortar o coração. Rick indo atrás do zumbi que provavelmente almoçou a sua esposa foi de dar muita dó e me coloquei no lugar dele vivendo aquele apocalipse zumbi e passando por uma situação tensa daquelas. Me convenceu!!! E uma série fazer você se colocar no lugar de um personagem significa que está te tocando de alguma forma.
Falando no Carl, ainda não o considero um grande personagem, mas certamente não é mais o garotinho antipático das primeiras temporadas, certamente ele cresceu e ficou mais interessante nessa temporada.
Sobre Carol e a outra filha do Hershel não tenho muito o que falar, pra mim estão fazendo hora extra na série até que se prove o contrário.
Glenn andou meio sumido durante a temporada, mas acho que sua participação no penúltimo e antepenúltimo episódio dessa primeira metade da temporada fizeram ele continuar com a cotação de um bom personagem, mas mesmo assim não tenho muito o que falar sobre ele. O mesmo vale para a Maggie, tirando o fator que ela ainda não mostrou muita coisa (sem trocadilhos) na série.
Agora vamos falar de um dos melhores personagens dessa temporada, principalmente por dar um tom mais cômico e anos 80 a série: Merle. Ao mesmo tempo que eu o considero um personagem clichê, também o considero um dos melhores personagens da temporada e acho muito foda a atuação de Michael Rooker. Se o governador foi o principal vilão pelo fator psicológico, Merle foi o principal vilão no fator físico, além de lembrar vilões clichês de quadrinhos. Muito Bom! Aplausos pro Merle, tomara que ele não morra agora!
E antes de falar sobre o midseason finale em si e sobre o que esperar para o futuro, abro um parênteses para falar da Andrea: quem me conhece sabe que não curto a personagem e já escrevi isso no outro post que fiz sobre a série aqui no Portallos. E essa condição se mantém, a personagem desde o início da série só toma decisões duvidosas e não gosto da atuação da atriz, a considero caricata demais e el nunca assume um papel de vez na trama. Esperava que finalmente ela fosse se tornar a personagem feminina durona e atiradora do grupo, mas me enganei. Ainda tenho fé que ela possa vir a se tornar uma boa personagem no futuro, mas até agora nada. Seus diálogos com o governador, na minha opinião, ajudaram a desenvolver e conhecermos melhor o personagem do governador, mas não desenvolveu da própria Andrea.
Pra finalizar vamos falar da midseason finale Made to Suffer!
Esse episódio nos introduz logo de cara novos personagens, incluindo Tyreese, personagem que tenho leves spoilers de sua importância na trama dos quadrinhos, o que também ajudou a deixar muita gente preocupada com nosso sempre foda Daryl naquela cena final do episódio. O Governador parecia muito disposto a não deixar que o acontecimento com a sua pequena filha zumbi Penny não passasse batido! Falando nisso, Michonne e o Governador travaram uma bela luta, após nossa espadachim preferida ter “matado” sem piedade a filha do governante de Woodbury!
Nesse episódio, Michonne foi elevada ao status de uma das personagens mais legais da série pra mim. O Governador da estava nesse patamar e parece que vai subir mais ainda por não ter mais nada a perder e estar enfurecido. Suas primeiras vitimas mais prováveis são Merle e Daryl. Certamente só três coisas podem acontecer no próximo episódio:
1 -Merle e Daryl morrem.
2 – Apenas um dos dois morre! Se isso acontecer aposto em Merle.
3 – Daryl e Merle fogemem uma cena super foda e Merle sai como fodão em uma jornada solitária (viajei).
Em todas essas hipóteses, aposto em uma forte influência de Andrea na cena, pois ela não está ali por acaso.
Para o futuro espero um combate feroz entre o grupo de Rick contra o Governador, além da provável interação do novo grupo que surgiu na prisão com o nosso velho e querido grupo. Será que mais alguém do grupo principal irá morrer? O que será da bebê Judith (a ignorei completamente no post)?
Espero uma excelente continuação da temporada e vai ser complicado aguentar a ansiedade de esperar até fevereiro.
Ah é! E os zumbis? Com esse combate animal que vai rolar entre Team Rick e Team Governador, acabaram ficando em segundo plano, mas depois de um almoço de T-Dog e um jantar de Lori acho que dá para eles ficarem satisfeitos por um tempo!
Vida longa a The Walking Dead e deixem suas previsões e opiniões nos comentários!
Até a próxima!
Ainda não assisti o oitavo episódio, mas acho que essa temporada ficou realmente muito melhor do que a chatíssima segunda temporada com o grupo na fazendo. Ainda encontro certos problemas de narrativa nessa temporada, como a falta de desenvolvimento mais aprimorada the personagem Michonne, e do vácuo temporal dela com a Andrea, antes de chegarem a cidade do Governador.
Shane não faz nenhuma falta para a série, ainda bem, até porque esse universo tem uma facilidade de transformar personagens e convenhamos que essa coisa de triangulo amoroso já tinha dado no saco. A volta do Merlee foi uma sacada genial, assim como o amadurecimento do Gleen num dos últimos episódios dessa midseason.
Só não vi ainda aonde entre os wepisodes do irmão do Rick, que foram exibidos antes the temporada começar, com ele num shopping, pegando um psicopata e salvando uma mocinha. Alias plot totalmente Dead Rising 2 (o game).
The Walking Dead melhorou muito, mas ainda gosto muito the primeira temporada, quando tudo era novidade. Não vejo a série com aquele fanatismo que vejo muitos pessoas por aí assistindo, malucas pra ver na mesma hora. Não tem a mesma vibe de um Lost em seus primeiros anos. Vejo porque acho bacana esse universo e seus personagens, mas não preciso ver na afobação do lançamento. Tanto que o oitavo episódio tá aqui, guardado pra quando tiver um tempinho de relax em frente a TV. 😛
Na verdade o que eu queria ver em Walking Dead é a galera voltando pra uma cidade grande, com hordas inimaginárias de zumbis e mais mistérios em cima dos motivos que ocasionaram toda essa merda. Sei que é excelente o desenvolvimento e aprofundamento das personas de cada personagem the série, mas eu queria uma visão mais ampla de tudo também. Que o universo the série ficasse mais complexo, mais mistérioso. Gostaria de um clima do tipo “Eu Sou a Lenda”. Tem hora que você até esquece que o mundo foi pro brejo e tem zumbi pra todo lado lá fora…
Não posso falar muito sobre essa comparação entre Lost e TWD, porque não assisti a primeira citada, mas acredito que TWD é a série que mais está fazendo barulho desde o fim de Lost.
Também sinto falta da trama se passar em cidades grandes como aconteceu na primeira temporada, mas faz todo sentido o grupo evitar as mesmas após o que ocorreu em Atlanta na primeira temporada.
Pra mim a Michone já passou Beatrix Kiddo (Kill Bill) como minha espadachim preferida, a cena dela com o Governador (e filha) foi fantástica.
Sobre The Walking dead no geral, mesmo contendo algumas falhas e tals (como a fuga do grupo de Rick the cidade), é o seriado mais abrangente the atualidade, pois, a grande maioria de pessoas que eu conheço e gostam de seriados, consideram-o o agradável de se assistir.
Sobre os dois irmãos, creio que o governador (maldito) sei lá, os faça lutar até a morte ou coisa assim, não sei se a luta ocorrerá ou não, mas creio que a Andrea terá alguma participação mesmo, só não sei se positiva ou vai continuar sendo uma topeira como sempre foi até agora! Triste imaginar a possibilidade do Daryl morrer, pois ele é o fodão! mas como não li a HQ ainda, prefiro ficar só nas possibilidades até Fevereiro.
Acredito que o Daryl e o Merle não lutariam, pois o Daryl não aceitaria, mas pode acontecer, é mais uma possibilidade…
A temporada foi muito boa e o Governador e Michone se revelaram grandes aquisições para a série. Só espero que o Daryl não morra, ele é um dos poucos personagens cujas mortes me deixariam triste de verdade. :/
Baseado nos sneak peeks do próximo ep.
Acredito que o Merle e o Daryl voltam pra prisão com o Rick, talvez o grupo do primeiro ataque volte pro resgate. Mas concordo com o Tiago the Rocha, pode muito bem ser armação pro Merle ficar de espião, o plano já foi cogitado.
Agora andei percebendo uma coisa em TWD, que é a evolução “repentina” do vilão. O Shane vira o revoltado careca depois de balear o gordinho. O Governador (agora de tapa-olho) se revolta após a morte the filha. Sempre existe um marco que trás à tona o vilão ainda maior (tipo vilões de Power Rangers rs).
O Shane sempre foi um personagem mais caricato, um típico bad boy (mas mesmo assim eu era fã dele), já o Governador, até o momento é um personagem que se pode levar mais a sério, tenho muita curiosidade para saber até onde vai essa mudança em sua personalidade após a “morte” de sua filha.
O crescimento the série e dos personagens foi incrível desde seu começo até aqui, o governador e essa reviravolta na série só me deixa mais ancioso para a segunda metade.E Rafael gostaria de saber se voçe postaria um ‘resumo’ de the American Horror Story, série que tambem curto muito XD.