Nostalgia: o que fazíamos depois da escola?
Uma dose de nostalgia sobre a infância e adolescência da geração anos 80, 90 e 2000!
Estava eu um dia no serviço, pensando em como era bom o tempo em que ficava a tarde depois da escola fazendo um monte de coisas divertidas e resolvi externar esse meu pensamento no Twitter, foi então que nesse momento dando uma “twittada” pensei: por que não fazer um post no Portallos e convidar os leitores a participarem e compartilharem essas EXPeriências? No início da internet, os blogs eram justamente para os autores escreverem sobre o dia a dia e compartilharem suas experiências e ideias.
E esse é o tema desse post na véspera de Natal: compartilhar experiências que vivemos em nossas infâncias e adolescência. Relembraremos aqueles tempos felizes onde a vida era mais inocente e mais simples.
Nesse post focarei exclusivamente em relatar o que eu fazia nos momentos de lazer depois da escola relacionados ao entretenimento, deixando de lado detalhes pessoais como eventuais cursos que eu tenha feito e dias chatos.
Com a chegada das redes sociais mais populares como o Twitter e o Facebook ficou na moda compartilharmos experiências em uma linha do tempo ou timeline, portanto será assim que dividirei cada época da vida. Lembrando que nasci em 1987 e por isso essa linha do tempo combina com as pessoas que viveram a infância nos anos 90. Posso errar a época em que passavam alguns desenhos, jogávamos certas coisas e acontecia certas manias e modas, pois estou escrevendo conforme as minhas lembranças e não segundo pesquisas.
Se você não é dessa época, compartilhe as experiências da sua geração nos comentários. Gostaria muito de ler sobre como foi a infância e adolescência da galera dos anos 60, 70, 80 e 2000.
Linha do tempo
4 – 8 anos (1991 a 1995) – Eu estudava a tarde, então de manhã eu assistia TV Colosso e ficava maluco com aqueles bonecos e pessoas vestidas de cachorro. Lembro de ter ganhado a fita com as músicas da TV Colosso e ouvia aquilo até encher o saco dos meus pais. Meu personagem preferido era o Gilmar e a senha para saber que estava na hora de ir tomar banho para ir para a escola era o fim do programa quando chefe de cozinha da TV Colosso anunciava o almoço: “Tá na mesa pessoal”…
Não me lembro com precisão dos desenhos que passavam na TV Colosso, se não me engano meus preferidos eram Spiff e Hércules e me corrijam se eu estiver errado, mas acho que passava também He-Man e Caverna do Dragão.
Da TV Colosso eu lembro mais do show em si do que dos desenhos, pois meus desenhos preferidos passavam em outros dois programas: Sábado Animado do SBT, onde passava Dragon Ball (essa primeira fase de DB é meu anime favorito ever), Mega Man, Fly e Guerreiras Mágicas de Rayearth.
Mas como o post é para falar sobre o que fazíamos depois da escola, nessa época eu vivi a famosa época de ouro dos animes no Brasil que se resumia a duas palavras: TV Manchete.
Chegava da aula e ficava maluco assistindo Cavaleiros dos Zodíacos que foi meu terceiro anime favorito na época, perdendo apenas para Dragon Ball e Yu Yu Hakusho, também exibido na Manchete. Passavam também na Manchete em horário nobre: Black Kamen Rider (Tokusatsu favorito), Shurato (um dos meus favoritos na época), Samurai Warriors, Sailor Moon, Ultra Man, Super Campeões, Cybercops, Jaspion, Jiraya entre dezenas de outros animes e tokusatsus.
Nessa época o videogame da moda entre meus colegas e acredito que a maioria das crianças brasileiras era o Master System, mas o meu primeiro console foi um Atari e nessa “época do Master” eu tinha o Nintendinho e jogava Zelda 2, Mario 1 e 3, Kirby, Adventure Island 3 (jogaço pra época), Battletoads, (nunca passava da quarta fase) entre outros. Dificilmente jogava videogame dias de semana, jogava apenas finais de semana, pois nos dias úteis eu preferia ver tv.
9 – 12 anos (1996 a 1999) – Aqui ainda tivemos a continuação das exibições da TV Manchete (já em sua reta final) e do Sábado Animado, mas não havia mais a TV Colosso. Acredito que tenha sido nessa época que migrei da Manchete (exibindo apenas reprises intermináveis e outros programas de qualidade duvidosa), para o SBT, onde começou a exibição da TV CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra Jovem) um programa de criança….ops…. Criança não! Somos Ultra-Jovens e merecemos respeito! Foi talvez meu segundo “show” preferido de personagens humanos atuando, perdendo apenas para a TV Colosso.
Nessa época eu gostava muito de Doug Funny, Timão e Pumba, Marsupilami, Turma do Pateta, Super Patos entre outros.
Nessa época também foi lançado um dos maiores fenômenos da televisão brasileira para crianças: Pokémon. O desenho passava na Record e eu era completamente fanático por ele. Não perdia um episódio e colecionava a revista Pokémon Club fielmente.
A batalha final de Pokémon aconteceu na Liga Johto, Ash vs Gary e ninguém tira isso da minha cabeça, foi épico e foda, Charizard vs Blastoise, me dei por satisfeito ali. Até tentei assistir mais episódios do anime, mas em respeito a minha infância, a batalha final foi aquela na Liga Johto mesmo! Só para não desmerecer o Pikachu que não participou dessa batalha, ele teve seu momento na Liga Laranja quando derrotou o Dragonite do personagem Drake. Abaixo segue um AMV com um resumo da “batalha final” de Pokémon.
Foi nessa época também que estourou a mania dos Tazos!!! Tanto na escola quanto depois dela, eu e todos os garotos da idade nos empanzinávamos de chips ou até mesmo jogávamos os chips fora apenas para pegar o Tazo que acompanhava a guloseima. O pessoal jogava tanto da maneira “correta” que era atirar os Tazos encima do outro para virá-lo, quanto jogando “tapão” ou “bafo” que consistia em dar um tapa no Tazo ou em uma superfície qualquer utilizando o vento para virá-lo. Muitos garotos devem estar tentando se recuperar da obesidade até hoje, causada pelo excesso de chips.
Naquela época o Tazo era do Looney Tunes e era muito bonito visualmente. Em seguida veio os Tazos do Animaniacs que eram bem maneiros também, mas não tanto quanto os primeiros.
Acredito que o auge da época das Locadoras de games tenha sido nesse período. Vários garotos saiam da escola e iam para as Locadoras jogar o máximo que seu dinheiro permitia. A galera era viciada em Winning Eleven e na franquia Final Fantasy no Playstation e GoldenEye 007 e Zelda: Ocarina of Time no Nintendo 64, só para citar alguns dos mais jogados. Nessa época eu joguei muuuuuuuuito Pokémon Stadium e Star Fox 64, além de clássicos esquecido (na minha opinião) como Banjo e Kazooie e Diddy Kong Racing! No Play 1 joguei o já citado Winning Eleven (quando o narrador gritava RoooooonaldoooÔ era gol certo)
13 – 16 anos (2000 a 2003) – Nessa época aconteceu o buuum de Dragon Ball Z na Band e mais tarde na Globo, o que viria a ser o grande responsável pela volta dos animes no Brasil de forma massiva. No Band Kids, além de Dragon Ball Z, passavam Tenchi Muyo (joguei muito o game de SNES em um emulador), Buck (muito bom e engraçado), El Hazard (méhhh), entre outros que não me lembro.
Um dos maiores fenômenos dessa época foi a galera jogando as cartinhas do Yu-Gi-Oh, enquanto isso algumas religiões consideravam o anime e o jogo de cartas algo satânico. Sem dúvidas os animes que mais sofreram com essa perseguição foram Pokémon e Yu-Gi-Oh!
O mais engraçado é que não notei uma repercussão tão grande, quando o Mr.Satan de Dragon Ball pede ajuda aos habitantes da Terra para derrotar Majin Buu e todos começam a gritar Satan.
Eu confesso que saia da escola e jogava muito Yu-Gi-Oh com os amigos e eu já não era tão novo assim. Tinha aproximadamente uns 15 anos.
Uma coisa que muitos faziam depois da escola nessa época era ir para as Lan Houses jogar CS (Counter-Strike). Eu nunca curti muito jogos de PC, mas cheguei a jogar várias vezes, tamanha foi a febre desse jogo, que sobrevive até hoje., logicamente não na mesma intensidade que há 10 anos atrás.
Nessa época eu jogava freneticamente Final Fantasy X, God of War, X-Men Legends (meu recorde de horas seguidas jogando, foi nesse game).
Não podemos também esquecer da sequência clássica que o SBT lançou por algum tempo: Chaves, Simpsons e Um Maluco no Pedaço no início da tarde, um programa seguido do outro! Depois ainda tinha o Cinema em Casa passando vários clássicos trash, sendo meu preferido O Ataque dos Vermes Malditos.
Conclusão
A título de curiosidade, a onda dos animes na internet começou quando eu já era um adulto, portanto não foi citada na linha do tempo da infância e adolescência vivida nos anos 90, mas vale citar que fiz várias maratonas de Naruto, o primeiro anime que assisti depois de adulto, depois veio Bleach, o que mais me empolgou no começo e por último, as maratonas de One Piece (meu preferido entre os três) na madrugada, só para citar o trio de ferro da Jump.
Ainda citando o início da fase adulta, joguei Final Fantasy XII nas madrugadas (tive que citar, pois foi marcante explorar aquele mundo às 3 ou 4 da manhã), além de incontáveis outros jogos como God of War II, Call of Dutys da vida e blá blá blá.
Esse post whatever foi apenas para relembrarmos e ajudarmos as pessoas a se lembrarem de momentos felizes da vida, onde todos éramos desocupados e felizes.
Não esqueçam de contar um pouco sobre suas experiências na infância e adolescência relacionados ao entretenimento nos comentários e tenho uma curiosidade especial em ouvir histórias da galera dos anos 2000. Não tenham vergonha em contar detalhes, afinal confesso: assisti Chiquititas, A Usurpadora e Maria do Bairro depois da escola! xD…
Um feliz natal e como só apareço no novo cronograma do Portallos daqui a duas semanas, Feliz ano novo a todos!
Créditos da imagem que abre o post para o usuário Anezumi do Deviantart!
Só lembro que fazia do fim dos anos 90 a 2005 +-….Foi muito CS, DotA, DBZ e punheta ;D.
Parece que fui EU quem escreveu esse post… VIVI tudo isso aí… exatamente igual! Vc so esqueceu de mencionar a febre dos “geloucos” the coca cola! aposto que vc brincava com eles na escola tb! hahaha
Não me lembro dos geloucos, depois vou pesquisar sobre eles, mas a verdade é que deixei bem mais coisas de fora, pois o post poderia ficar maior ainda… quem sabe não role uma parte 2 dele, xD….
Sou um pouco mais velho que você… via Xou the Xuxa com o Praga e o Dengue. Via Flashman, Changeman, etc.. e jogava MUITO bafo na escola. Além de Cadillac & Dinossaurs por sei lá quantos cruzeiros na esquina (depois ficou 25 centavos! ahahaha). Ah! Tinha a febre dos Io-ios the coca cola!
Muito bem lembrado a febre dos Io-Ios… curtia muito na época…
Cadillac era um clássico mesmo, vendo os comentários percebo que pra um post desses ficar completo teria que ter umas 10 mil palavras…
Minhas memórias podem estar confusas, e se me permitem, posso fungir um pouco do post?
É engraçado, não sei se meus pais eram despreocupados quanto a violência telivisiva, mas enquanto a maioria das crianças the decada de noventa lembram d’Os Goonies, Aproveitando a Vida Adoidado, Karate Kid, De Volta Para o Futuro… Eu lembro the Sessão Kickboxer / Sessão Faixa Preta / Poltrona R, dos maravilhosos filmes como O Rei dos Kickboxers , O Grande(?)Dragão Branco, Rajada de Fogo, Fong Sai Yuk, Era Uma Vez na China, Bala Na Cabeça, Nascido Para Vencer, Espadas Selvagens, Meu Pai Herói, Batalha de Honra… E claro, do mestre Bruce Lee! Minha mãe disse que com um ano eu já assistia filmes inteiros de arte-marciais! rs É dificil ver o pessoal “otaku/nerd” comentar sobre esses filmes, até me sinto solitário por conta disso! hahaha
Ps: Cara, como eu gostava de tv colosso, só de ler “tv colosso” me sinto teletransportado para minha infância, consigo me ver sentando a mesa e almoçando pra ir a escola. Lembro também que ia a escola sozinho, como aquele tempo as coisas eram calmas. O mais maneiro disso tudo é que esses entrerterimentos são como bandeiras que servem de direção para memória. Ótimo post!
Com uns 5 anos eu também já ia para escola sozinho, eram outros tempos… hoje isso é impensável… Dos filmes que você citou, O Grande Dragão Branco era o meu favorito… Meus pais também nunca ligaram para essa coisa de algo ser violento demais e hoje eu não sou nem um pouco agressivo… Acho que as crianças de hoje são super protegidas em excesso…
A minha infância foi praticamente isso aí (a partir dos anos 90 rs, nasci em 95, mas assistir TV Colosso e tals, menos a Manchete). Praticamente tudo que vc fez eu fiz tb XD.
Bons tempos… mas se você perdeu a Manchete, perdeu uma parte importante daquela época, não apenas pela qualidade dos desenhos, mas sim pelo momento histórico que foi aquele período…
Sempre acompanho o site e esse post resumiu a minha infância!
Espero que tenha curtido mesmo, faltou algumas coisas, mas em geral foi o que rolou entre o fim dos anos 80 até o início dos anos 2000… Uma época de ouro…
Espero não estar atrasado… Mas vejo um certo apelo para um comentário como o meu pelo texto. É, eu sou uma criança dos anos 2000!(YAY) Eu nasci no final dos anos 90 então eu vivi a maior parte the minha infância no século XXI.
Eu me lembro que, quando eu era menor, eu estudava a tarde, então passava a manhã assistindo desenhos na Globo e no SBT (por que quando eu nasci já não existia mais TV Manchete e eu não tinha TV a cabo), eu me lembro de assistir desenhos the Hanna Barbera (como Flintstones, Scooby-Doo, Capitão Caverna e Pepe Legal) alguns desenhos que passavam no Cartoon Network e na Nickelodeon e que vinham parar na TV aberta muuuuito tempo depois (As meninas superpoderosas, O laboratório de Dexter, Bob Esponja, Ei Arnold) e alguns animes (Medabots, Beyblade, Yugi-Oh!, Digimon 1, 2, 3…). Mesmo com uma quantidade incalculável de reprises de episódios eu assistia. Mas o melhor é quando eu ia pra casa de algum tio ou parente que tinha TV à cabo, eu não saia the frente the TV, Cartoon Network e Boomerangue eram o suficiente: só desenhos, desenhos que não passavam de manhã e episódios não reprisados! Tinha alguns desenhos que minha mãe não gostava que eu assistisse, como Dragonball, Pica-pau (qualé vai dizer que o Pica pau não é mau em vários episódios?), mas a medida que o tempo foi passando eu fui sendo liberado, e olhando bem, me deixavam assistir filmes como Indiana Jones ou Star Wars, que olhando hoje eu considero bem mais violentos.
Me lembro também de passar horas na frente the TV assistindo VHSs de longas the Disney e the Pixar (Toy Story, Rei Leão, Tarzan, Pinóquio e praticamente todos de princesas) , e com uns curtas the Harveytoons, acho,(os caras que faziam desenhos do Gasparzinho, de um gato e rato bem genérico e de um pato gordo e estranho).
Ainda nessa época eu assistia meus primos mais velhos jogando videogame e ficava impressionado (precisamente Mario 64, Mario Kart e um jogo do Tarzan pro 64), eu me lembro também de ir algumas vezes até a Blockbuster para alugar Pokemon Stadium e jogar os minigames com meus primos. Eu ganhei um 64 quando eu tinha por volta de seis anos e pra mim aquele era o presente do século (isso foi por volta de 2003, vendo hoje, o Gamecube e o Playstation 2 já tinham saído a 2 anos XP). Como eu não sabia ler em inglês, as vezes meu pai jogava comigo, e eu lembro de zerar Banjo e Tooie, Mystical Ninja e Majoras Mask com ele.
A medida que o tempo foi passando, meus gostos foram mudando e as coisas que iam passando na TV também. Eu gostaria de continuar escrevendo, mas acho que para um comentário já está bem grande, e eu acho que ninguém vai ler tudo isso mesmo -_-‘.