Série | Vikings e uma aulinha de história
Machado, Escudo, Barba e Navio Dragão = Vikings
Não é de hoje que tenho interesse em séries que relatam a história da humanidade, exemplo disso são as séries que venho comentando aqui no blog ou na página do Portallos no Facebook, como The Borgias, Hatfields & McCoys, Hell on Wheels e outras.
Hoje trago uma produção do canal History, que muitos devem conhecer pelas séries infindáveis sobre Aliens, mas que desta vez parece ter acertado na escolha do período histórico e trouxe um pouco da história escandinava, contando alguns trechos da expansão viking pelos locais europeus.
A série histórica desta vez chama-se Vikings.
Conta a história de um guerreiro viking que desafia seu mestre, decide explorar novas formas de se conseguir recursos, consegue aliados e acaba descobrindo ao norte, a Inglaterra. Entretanto, ao retornar terá que prestar contas a seu mestre e na guerra de poder veremos qual escudo suporta mais golpes ou qual machado penetra mais fundo.
A série esta no começo, mas não é de se esperar que dure por muito tempo, pois o canal History tem uma sequencia de produções curtas. O intuito é contar a história sem apelas para o entretenimento que os outros canais necessitam. E esse é um ponto muito importante para a produção.
Em vários momentos temos saltos enormes no tempo, e que não fazem falta nenhuma no contexto histórico, se algo fosse colocado ali seria apenas para criar suspense e manter o espectador por mais tempo, o que poderia prejudicar a qualidade, aumentaria os custos de produção e desviaria do foco. Os episódios tem entre 40 e 50 minutos, o que já é bastante.
Para localizar a série na História:
Os Vikings foram exploradores, comerciantes e/ou guerreiros que por muito tempo exploraram por mar, utilizando seus navios com formas de dragões escupidas. E durante as navegações encontraram o continente europeu. Eles então foram parte importante na exploração e colonização de toda Europa, através de suas invasões. Tivemos durante esse tempo a mistura de religiões, crenças, costumes e aprendizados. Os Vikings tinham seus deuses (Loki, Thor e Odin), enquanto os europeus cristãos tinham um único Deus, assim como os Vikings tinham um mestre e os Ingleses tinham quatro reis.
Vou parar a aulinha de História por aqui, pois o que vem a seguir já aconteceu, mas ainda assim é spoiller na série.
Na série temos figuras bem marcantes na trama como:
Ragnar (Travis Fimmel), Earl Haraldson (Gabriel Byrne), Lagertha (Katheryn Winnick), Rollo (Clive Standen), Floki (Gustav Skarsgard), Athelstan (George Blagden), Bjorn (Nathan O’Toole) e mais alguns que vão aparecendo no desenvolver da série.
- Ragnar é o Viking que resolve explorar novos mares e encontrar novas terras, desafiando o comando de seu Mestre, mas contando com o consentimento dos deuses e a confiança dos companheiros.
- Earl é o Mestre dos Vikings, que tentará manter-se no comando de sua colônia.
- Lagertha é a mulher de Ragnar que mostra sua força defendendo o lar e navegando como uma Guerreira Viking.
- Rollo é o irmão de Ragnar e que nem sempre demonstra muita devoção ao irmão e ao que parece logo se tornará um obstáculo a mais.
- Floki é meu personagem preferido até agora, o construtor dos barcos e principal explorador.
Vou guardar os outros personagens para que vocês descubram assistindo.
Como bônus vou deixar aqui um infográfico extremamente básico dos ambientes, deuses e lendas que envolvem os Vikings (em inglês):
Hoje o post é curto graças à Odin.
Eu gosto dessas séries históricas do History, quando eu puder, darei uma olhada nos Vikings. É um assunto interessante.
Essas que o History esta trazendo são boas por serem curtas e objetivas, mas não só esse canal tem coisas boas com o tema histórico.
A AMC por exemplo tem Hell on Whells, Showtime tem The Borgias e The Tudors e outros canais e muitas outras séries que vale uma olhadinha.
Curtam a Fan page da série no facebook
http://www.facebook.com/vikingsbrasil
Pessoal do Vikings Brasil, vocês sabem dizer se o Athelstan tem alguma relação com o ateísmo? Foi uma coisa que veio a mente assim que vi o nome e também porque ele parece começar a encontrar uma encruzilhada entre o deus cristão e os deuses vikings, mas já vemos pontas de incerteza na existência desses deuses na conversa entre o Earl e o seu conselheiro. Então seria bem plausível que essas incertezas resvalassem no monge né?
Fiquei durante um tempo aguardando uma batalha, mesmo que pequena, e então temos a cena da parede de escudos *-* ótima cena.
Agora que o Ragnar esta se preparando no isolamento, espero ver uma ótima batalha.
Adoro essa parte da história, pra quem gosta eu recomendo as Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell, que inclusive tem como um dos principais personagens um viking chamado Ragnar, também. Fiquei interessado na série, com certeza vou dar um conferida.
Outra coisa, se eu não me engano a palavra “Earl” se referia a uma posição hierárquica/de liderança na sociedade viking, não é o nome do personagem.
Philipe obrigado pela indicação do livro, só é uma pena que eu ja tenha tanta coisa pra ler e por esse motivo vou ter que deixar pra muito depois esse.
Gosto muito dessa parte da história, não é minha preferido, mas é uma das melhores. E a série esta fazendo um certo sucesso ja, mais do que as outras do History, seria bom que você pegasse pra assistir agora, enquanto ainda esta no inicio.
Sobre o Earl, na história deve pode ser mesmo uma espécie de posição hierárquica, assim como é a posição Khalesy da Daenerys no Game of Thrones. Entretanto, na série é realmente o nome que deram ao personagem, Earl Haraldson.
Fui conferir aqui: http://www.history.com/shows/vikings/cast/earl-haraldson
Ragnar Lothbrok ~ Ragnarok = Vai dar merda. 😀
Chama o Hellboy /o/ Rasputin ta nos Vikings