Conteúdo gamer (demais) no YouTube?
Muito pra se ver, pouco pra se aproveitar…
A TV brasileira não possui muitos programas de qualidade. Essa afirmação é feita há muitos anos, sob a ótica de quem percebe o quanto os programas produzidos nas últimas décadas são vazios de conteúdo e extremamente apelativos em seus assuntos abordados. A minha televisão nos últimos anos possui a função quase que exclusiva de só mostrar filmes e games, com exceções para as corridas de F1 e jogos do Corinthians. Eu nem deixo o cabo de antena conectado mais. No lugar dele, reina o cabo de internet.
O motivo é o Youtube, proclamado aos quatro ventos como o substituto dos tradicionais canais de televisão. Há muito o que ser ver no YT, desde aqueles desenhos clássicos que não passam mais até produções recentes produzidas de maneira independente. E um dos conteúdos mais fartos no YT são aqueles voltados aos videogames. Atualmente temos um número gigantesco de canais no YT que tratam exclusivamente disso. Mas, na minha opinião, temos canais demais.
Com a chegada de canais agregadores de conteúdo como o Machinima, há uma explosão na oferta de canais com conteúdo que tratam de videogames. Até parece que todo mundo hoje em dia tem o seu canal…
E o resultado disso não é nada legal. Fora pouquíssimos canais, a maioria é totalmente dispensável. A maioria se resume a pegar trechos de gameplay com comentários feitos pelo dono do canal. É tanta mesmice que tem hora que dá raiva pesquisar no YT e só encontrar vídeos sem um bom conteúdo.
Não que eu seja contra uma pessoa querer ter um canal no YT. Eu incentivo até. O problema pra mim é encontrar conteúdo pobre. Muitas pessoas nem fazem vídeos por gostarem da coisa em si, muitos o fazem somente porque hoje em dia ter um canal grande garante uma certa renda, principalmente se o canal estiver ligado a uma network como o Machinima.
O que vemos é muita gente comentando sobre games sem ter um conhecimento nem ao menos razoável sobre esse assunto. Muitos dos chamados “youtubers” nem se dão ao trabalho de pesquisar sobre aquilo que falam nos seus vídeos. São verdadeiras metralhadoras de aleatoriedades e comentários vazios. E infelizmente, tem muita gente que os assiste! E sentem-se motivados a querer fazer igual!
Na minha loja já atendi várias vezes clientes que queriam uma placa de captura para gravação de gameplay. E conversando, percebo que muitas delas não tem a mínima condição de fazer um canal interessante. Essa é a realidade da maioria dos nosso canais que abordam videogames.
São dois problemas, e graves: o dono do canal não entende do assunto e sua motivação é ganhar uma grana com o seu canal. Essa combinação é muito ruim. Hoje em dia o que vemos é uma briga por joinhas que beira o ridículo. Não é raro entrar na internet e encontrar comentários como “esse trailer do Homem de Ferro 3 é legal. Por favor, entrem no meu canal, se inscrevam e me dá um jóinha ETC ETC ETC”
Enfim, não vejo com bons olhos essa explosão de conteúdo sem qualidade. Entendo que todos podem (e devem) ter a chance de produzirem conteúdo, mas com a qualidade tornando-se cada vez mais rara, aí é preocupante. Mesmo canais grandes não possuem muita qualidade atualmente, o que é uma pena…
Cabe a nós cada vez mais a hercúlea tarefa de separar o joio do trigo. Por isso, quem tiver indicações de bons canais, por favor, sinta-se a vontade para compartilhar aqui os seus preferidos! Eu vou indicar 3 canais dos quais gosto para começar:
Sidão do game, Zangado games o
http://www.youtube.com/user/VcseLembra é o meu favorito atual, ele faz videos de jogos nostálgicos como harvest moon, yu-gi-oh, etc. Ele também tem um canal principal onde faz videos de jogos mais atuais, mas esse eu não sou inscrito. Também sou inscrito em canais de pokemon competitivo.
Tá uma coisa e louco, esse negócio de canais de games no YouTube. E a grande maioria é puro LIXO!
Uma vez fui ver um gameplay de Aliens: Colonial Marines. O sujeito não possuia qualquer domínio sobre a franquia. E errava frequentemente o nome dos filmes e personagens.
Outra chatice é aquela galera “youtuber” que diz o que o pessoal deve ou não deve jogar. Poxa, nenhum crítico de cinema sério diz para os leitores que “não vejam filme tal” – ele diz sua opinião, com base em argumentos. Pronto. Quem decide se vai ou não é o leitor. Mas essa turminha do YT acha que pode dizer o que a galera deve jogar e o que ignorar. O resultado disso são milhares de gamers sem opinião própria que dizem “ah jogo tal é muito ruim” sem nunca terem jogado!
Sem contar aquela galera que colocar um gameplay aleatório pra rodar (de Black Ops, na maioria das vezes) e começa a falar sobre assuntos completamente nada a ver com o vídeo! Vi um certa onde o cara colocou um gameplay e o vídeo INTEIRO era ele falando do que tinha acontecido no seu colégio.
Por conta disso, não acompanho nenhum canal de games brasileiro. Vez ou outra assisto algum vídeo quando aparece no YoTube, mas só.
Fica a recomendação: o canal Classic Game Room, cheio de reviews de gente que entende e gosta de verdade da parada. A turma lá é bem antiga e passa longe dessa turminha oportunista que vemos hoje.
Outro problema que me irrita bastante é canal de meninas, sério nada contra, tem umas que são boas e tudo mais. Mas a maioria só ganha inscritos porque é bonita ou gostosa
Esses dias vi um canal de uma menina e ela tinha no maximo 3 video de BF3.
Um deles era um pouco mais de 1 min e na gameplay ela ando com o jipe e bateu em uma parede, coloco uma musica de fundo e tinha mais de 500 visualizações e mais de 200 gostei. Sem conta os inscritos e não tinha nem 2 dias de video no ar.
Sem fazer “nada”, ela conseguia mais que a galera que se mata pra fazer um video com qualidade.
Os canais de meninas infelizmente não estão entre os melhores, mas até que algumas se esforçam bastante. Mas assim como aqueles apresentados por meninos, são carentes de conteúdo de qualidade, mas entendemos que essas pessoas realmente não possuem conhecimento na área de games e cultura em geral. Espero que depois dessa bolha de canais estourar, os que sobrarem sejam melhores.
Mauri, concordo com muita coisa que você disse.
Mas também discordo de muitas.
Como por exemplo você disse “A maioria se resume a pegar trechos de gameplay com comentários feitos pelo dono do canal.”
Isso é um Playthrough, não tem muito o que fazer. Isso é o que o BRksEdu faz até hoje.
Eu gostava bastante dos vídeo dele mas depois de um tempo, ele não termina mais os jogos e fica um monte de jogos aleatórios, a diferença é que ele fala bem.
Eu acho que deve dar chance para os novatos, porque disputa com esses youtuber “top” é muito difícil. Porque os cara tem os lançamentos no dia, tem microfone de 300 reais, headset de 500, tem as melhores placa de vídeo, tem todos consoles.
Se você ver um canal que você acha “ruim” ou não bom, diga no comentário.
Assim se o cara realmente quer melhorar, ele vai te melhor no que você achou ruim.
Eu tenho um canal e não fiz o canal pra ganhar dinheiro, faço porque gosto, estou la jogando e comentando sobre o mesmo. Sempre no final do vídeo eu falo que pra quem assistiu se gosta do vídeo da um “gostei” se não gosto clica em “não gostei” e comente o que achou do vídeo.
Acredito que o problema é de pessoas que não faz porque gosta e sim por algum retorno.
Um canal bom é o do NerdPlayer do Jovem Nerd.
Nem vejo problema em querer ter um canal e ganhar dinheiro com isso, o lance é mais sobre a qualidade. Outra coisa que me irrita é esse terrorismo com joinhas e curtir, como se eu fosse obrigado a comentar e avaliar cada vídeo que assisto. Eu só faço isso de livre e espontânea vontade. Não considero um vídeo bom pela quantidade de joinhas, e sim pelo vídeo em si. O feedback é importante, mas se o produtor de conteúdo não conseguir se virar sem esse feedback, é melhor ele repensar o que está fazendo. Essa é a minha opinião ácida e particular, mas movida pelo que vejo e escuto por aí. Acho válido fazer vídeos, eu mesmo gostaria de fazer, mas eu não faria do jeito que a gurizada faz hoje em dia, quando vemos youtubers com equipamento de gravação de ponta e conteúdo sem inspiração, sem profundidade.
E fala aí do seu canal!
Esse lance de joinhas e curtir ta parecendo o facebook (que por sua vez ta parecendo o orkut) todo mundo posta coisas no facebook esperando por um curtir ou compartilhar. E é esse tipo de pessoa que faz esse “terrorismo”.
O que vc acha do twitch ?
Vc acha que os Live Streaming são o futuro ?
Acredito que o streaming se tornará padrão, porém espero que nós jogadores possamos compreender melhor como usá-lo. É que nem o Miiverse, a comunidade precisa entender seu papel e tornar o ambiente o mais agradável possível. Fazer streaming só por fazer acho que não é legal não.
Eu nem vejo… ainda mais os vídeos desses “criticos” que pegam textos prontos do Google e comentam sobre; Já em outros casos, há os gameplay de lazer… aquele que pega e grava a jogatina com o bro. Acho esse mais digno, pelo menos não tenta passar para os demais um conhecimento que não tem.
gosto muito dos vídeos do Zangado, guilherme gamer e nem tanto assim do The Game Station Brasil. Além de acompanhar o NerdPlayer.
Desses, gosto do Zangado e do NerdPlayer o/
Olha, até concordaria com o seu post, mas depois daquele post raso sobre o novo Tomb Raider, convenhamos que você tem que suar muito ainda para criticar qualquer canal “Gamer” no youtube.
Mesmo sabendo que você não é especialista ou “Crítico”.
Oi tr00lzinho n00b. Infelizmente sua opinião não teve relevância alguma, como sempre. Espero que um dia você consiga escrever algo que seja colaborativo e possa agregar algum valor.
Criticar os outros que fazem videos tão rasos quanto à suas críticas é realmente fácil mesmo.
Se coloque na situação de alguém que procura algo sobre Tomb raider e encontra o seu post. Vai acontecer o que você mesmo disse: “Cabe a nós cada vez mais a hercúlea tarefa de separar o joio do trigo”.
Meu caro joio, não entendeu a proposta, mas continuo aguardando um comentário que seja inteligente. Vamos lá, não deve ser tão difícil pra você. O que acha dessa saturação de canais gamers?
Um comentário inteligente para você então é um comentário que se adeque somente ao seu imutável ponto de vista? Não, me desculpe. E outra, em momento algum te chamei de nomes (trolzinho, noob e joio). Fiz um crítica espinhosa sim ao seu post. Releia o seu post sobre Tomb Raider e esse post sobre canais e veja o que estou tentando argumentar. Você mete o pau nos outros mas esquece do seu próprio rabo. Assim fica fácil heim????
É. Não consegue.
Um bom canal que sugiro é o do Eng Leo, ele sabe falar muito bem dos jogos e possui uma boa narrativa, além de que é costume falar uma curiosidade sobre o jogo, às vezes de cunho científico/político. Além do mais, é constante vídeos em que ele trata questões político-sociais.
O canal mais inteligente de jogos que já vi no YouTube! Recomendadísso: https://www.youtube.com/user/consolesejogosbrasil
Gosto muito mesmo do canal do Léo e também recomendo, ainda que muitas vezes discorde de algumas de suas opiniões. Ele ao contrário de muitos pelo menos procura saber sobre o assunto do qual está falando, é muito interessante ver os vídeos dele.
É canal demais, e no geral não compensa acompanhar todos. Eu mesmo sou inscrito em apenas dois: no canal do Zangado que realmente pesquisa sobre o assunto e fala com naturalidade, e assisto aos videos do Eng Leo (sim, pq ele tem canal pra caramba, até me perco).
Um outro canal que apesar de não ser exclusivamente de games, mas que tem gameplays que me fazem rir demais é o canal do Jovem Nerd.
Também acho que muita coisa se repete. Há tempos que queria fazer um canal, mas demorei para achar uma iéia que me agregasse valor.