Crítica | Oblivion (Tom Cruise) – Eu fui!
Mas nem devia ter ido!
Oblivion foi um dos poucos filmes que me chamaram atenção recentemente, com uma proposta de ser um filme de ficção científica com uma temática que dizia que “nada era o que parecia ser”, prometia trazer algo novo para o gênero, nesse aspecto o filme cumpriu o que prometeu, pois realmente parecia seria bom, mas não foi (pelo menos na minha opinião).
Pode ler sem medo de Spoiler.
Aproveitando a promoção de Quarta-feira no cinema da minha cidade (Tatuí), onde o preço da entrada é R$ 7,00, minha esposa e eu fomos conferir esse filme de orçamento de U$ 120 milhões, que tem Tom Cruise como personagem principal contracenando com as belas Olga Kurylenko e Andrea Riseborough, além de Morgan Freeman no elenco, tudo indicava que eu tinha feito um bom negócio, ledo engano.
Não que o filme seja ruim, o problema é ele não empolga, é previsível, sem cenas marcantes, deixa você com aquela sensação de que falta algo.
O roteiro é bem complexo, mas não excita, talvez a direção não tenha conseguido transmitir a complexidade do roteiro e a edição parece que fez questão de deixar o filme longo, cansativo e com poucas cenas de ação, minha esposa dormiu e acordou umas 3 vezes durante o filme e nada de acabar.
Existe um episódio de South Park em que o Stan diz pro Tom Cruise que ele é um bom ator, mas não tão bom quanto o Leonardo DiCaprio (concordo), e nesse filme essa característica dele fica evidente, pois a atuação de Tom Cruise não ajudou em nada para tornar o filme mais interessante. Quando o Morgan Freeman apareceu achei que ainda havia esperança, mas dessa vez, nem ele conseguiu salvar o dia (ou o filme). Meu destaque mesmo é para atuação das atrizes Olga Kurylenko e Andrea Riseborough que fizeram o filme fluir através das personagens representadas por elas.
Uma coisa legal pra quem (assim como eu) curte os jogos da série Fallout, é que a ambientação é bem parecida com o jogo, desde a sensação de solidão, o clima desértico e apocalíptico até os Drones que vagam pelo planeta. No geral, a temática visual do filme é bem legal, com alguns veículos inovadores e muito bem desenvolvidos para o gênero, eis aí um ponto forte do filme, não diria que é o único, mas é o mais relevante. A fotografia também é legal, nada inesquecível, mas muito bonita.
No geral Oblivion é um filme que possui uma temática legal, mas essa temática não foi muito bem aproveitada, tornando-o cansativo e pouco empolgante, apesar de uma proposta visual muito bonita, ele deixa a desejar no quesito “entretenimento”.
Não deixe que esse trailer te engane.
Não vou falar mal, afinal a opinião é sua. Mas observando que a sua crítica bate em oposição à minha. Vamos lá:
Um dia de domingo, eu e minha namorada saímos de casa justamente para assistir esse filme, que nos tinha chamado a atenção pelo trailer e por boca-a-boca do pessoal. Quando chegamos, nos maravilhamos com a temática, o mundo pós apocalíptico e principalmente a soundtrack do filme, que me fez tremer (adoro quando algo assim me faz se sentir assim, recentemente foi esse filme e o Fire Emblem Awakening do 3DS). Então… a minha crítica ao filme seria de bom à ótimo.
Agora, vai a minha crítica ao seu modo de pensar (não leve pro pessoal, é só meu ponto de vista ok?) Não sei como funciona, mas já observou que, quando nos tornamos muito “especialistas” em algo, perdemos o que podemos dizer de foco principal de um tema, por exemplo esse filme. Eu não sei nada de atores, nada de elenco, participação e essas coisas, só gosto de uma boa história com um bom ambiente. Eu ouço músicas, qualquer música (menos as que criam pudores e coisas do gênero) sem saber quem é o compositor e essas coisas, ouço por gostar da melodia.
É isso, hehe. Bom, é meu pensamento sobre o filme, que adorei, e minha namorada também! :3
É verdade, eu adorei de paixão esse filme ♥, tanto que quando cheguei em casa passei boas horas atrás do concept art do Kasinski que deu origem ao filme X3
Às vezes você começa a ficar especialista em fazer review de filmes, games, livros, etc, e acaba esquecendo que o motivo pra que essas coisas existem é pra entreter o pessoal. E o problema da crítica é que é uma opnião tão subjetiva, que às vezes nem é o que a maioria das pessoas pensa do tema. E, unindo as duas coisas, críticas sobre coisas às vezes se tornam míopes para o que importa de verdade.
Claro que tudo nunca vai agradar todo mundo, assim como esse filme nos agradou mas a vocês não. Mas acontece com tudo que existe no mundo né, não importa o que seja :3 é como dizem, não dá pra agradar gregos e troianos.
E cumpre lembrar que não estou criticando seu trabalho também, lógico, você tem toda a liberdade de achar o que quiser das coisas. 😉
Ola Larissa e Paulo, obrigado pelos comentários!! Uma coisa que temos que concordar é que esse filme não é um filme que passa “despercebido”, ao contrário, é um filme que gera muito comentário, debate, discussões, etc, é um filme que vai ficar na cabeça do povo durante um bom tempo!!
Obllivion é um daqueles filmes “ame ou odeie”, no próprio forum do blog já havíamos identificado isso, pois eu e um dos colegas manifestamos nossa opinião negativa sobre o filme, enquanto um outro colega manifestou uma opinião bem parecida com a de vocês.
Creio que não adianta tentar discutir quem está certo e quem está errado, pois todos já passamos por situações assim em que alguém fala muito bem (ou mal) de um filme e quando vamos assistir temos uma conclusão bem diferente da opinião de quem falado sobre o filme.
O que podemos concluir nisso é que não devemos nos influenciar por críticas tanto positivas quanto negativas sobre qualquer tipo de obra (filmes, jogos, livros, peças de teatro, musicas, bandas, séries, etc), devemos primeiro ter nossa própria experiência para podermos concluir por nós mesmos, pois cada ser humano é único e dono de seu próprio universo.
Abraços!!
eu gostei bastante do filme
Esse filme é FODONICO!
Filme FODÔNICO mesmo.