Você é gamer ou "ista"? Um papo sobre nós jogadores…

É possível ser imparcial quando falamos sobre games?

 

xbox-ps4-wiiu

Apesar do título, já começo dizendo que essa é uma discussão em que não aponto dedo para ninguém de forma agressiva, mas admito que se trata de um post extremamente pessoal e pessoas podem vir a serem citadas conforme as ideias forem avançando… xD!

Texto completamente dentro da nossa filosofia Exp de compartilhar ideias e experiências. Vamos lá!!!

Depois do anúncio do XBox One, mais uma vez veio à tona uma discussão que começou com mais força lá na época do Super Nintendo e Mega Drive:

“Qual console é melhor? O meu ou o seu? A empresa X ou a empresa Y?”

A grande diferença é que naquela época dos 16 bits a internet não era tão forte como é hoje em dia e por isso essas discussões ficavam ali entre amigos e conhecidos.

No entanto, a partir dos lançamentos do XBox 360 e do Playstation 3, a internet já estava presente nos lares brasileiros e quando uma pessoa não tinha um computador em casa, as lan houses estavam ” logo ali na esquina”.

No início para metade dos anos 2000, os fóruns de discussão e o Orkut estavam em seu auge, além de estarem surgindo os primeiros blogs sobre games feitos inteiramente por fãs e não por jornalistas “imparciais”. Nessa época eu passava horas lendo comentários de  artigos em blogs e perdia muito mais tempo neles do que lendo o post principal.

E foi em um site/blog desses que conheci os famosos “Istas”.

Esse termo define um “defensor” fervoroso de algum console/empresa. Existem os Nintendistas, Sonystas, Caixistas, PCzistas, Seguistas (estes em extinção), etc.

Xbox360xPS3xWiixPC
Falem mal da minha mãe, mas se falar do meu console…

A verdade é que sempre me diverti muito com as discussões dos Istas. Meu próprio pai é um Nintendista fervoroso que teve todos consoles de mesa da empresa e não abre mão de jogar Mario e Zelda, independentemente do que veio a se tornar o Wii e o WiiU.

A grande questão é: até que ponto ser Ista pode estragar a experiência de um jogador em todos os sentidos?

Um blogueiro Ista está formando a opinião de muita gente, principalmente quando escreve para um blog médio/grande, será que ele está atrapalhando a experiência alheia ou cabe ao leitor ter discernimento do que consome? Neste ponto não faço crítica negativa a ninguém, pois como afirmei acima, considero muito divertido algumas discussões Istas, inclusive era interessante acompanhar no Orkut a galera discutindo qual comunidade tinha mais membros, a da Nintendo/Wii, da Sony/PS3 ou da Microsoft/X360

Na atual geração eu tive um Xbox 360, um Nintendo DS e jogo também vários lançamentos para PC.

Por mais que eu queira ser imparcial nas minhas opiniões será que eu conheço o Playstation 3 o suficiente para apontar seus defeitos e acertos? Claro que as informações estão ai para todos, mas a experiência de ter algo é bem diferente de ler opiniões ou saber questões técnicas. Obviamente, como gamer que sou, fiz questão de jogar por diversas vezes o PS3 e a primeira coisa que me incomodou foi o controle, o que também é uma eterna discussão entre os gamers.

O controle dos videogames da Sony sem dúvidas são mais clássicos, eu curti muito mais ter um PS2, do que um X360, até pelo momento da vida em que joguei cada um, mas depois que tive um controle de X360 em mãos, eu acho bizarro pegar no desconfortável controle do Playstation e ouvir alguém falando que ele é melhor.

Será que sou Ista por isso? Afinal estou defendendo meu console atual.

caixista-sonysta-nintendista

Um dos pontos interessantes nessa discussão são os exclusivos. Sempre quis muito jogar o God of War 3, mas só pude “brincar” com o game, nunca pude jogar de forma satisfatória por não ter o console da Sony, por outro lado a Microsoft tem seus exclusivos que merecem repeito como Halo, Forza e Gears.

Qual console tem os melhores exclusivos? Pra mim é a Sony, mas na época em que comprei o XBox 360 eu queria muito jogar Gears e não me arrependi, mas ainda fica aquela vontade de jogar Uncharted, God of War e alguns jogos de animes, exclusivos para o PS3.

Segundo a opinião da grande massa de gamers hardcore e da mídia especializada, o Wii era/é um console fraco. No entanto essa grande maioria que não tem como comprar todos os consoles ou não suporta jogos casuais, deixou de jogar, segundo a crítica e opinião de vários gamers, um dos melhores Zeldas de todos os tempos: The Legend of ZeldaSkyward Sword.

Além disso muitos de nós que crescemos jogando Mario 1,, 2, 3, World e em menor escala o Mario 64 e Sunshine, acabamos deixando passar o Mario Galaxy 1, 2 e o New Super Mario (que acabei jogando apenas no DS). Quem joga Mario no Wii ou mesmo no DS e 3DS, sente um calor no coração diferente, uma nostalgia incrível e que faz bem pra alma. Mas também é certo que para grande maioria, trocar Kratos, Marcus Fenix, Master Chief e Nathan Drake pelo velho Mario e por gráficos ultrapassados é algo complicado.

Uma discussão Ista que sempre vem a tona em comentários de blogs e fóruns, além de ser alimentada pelos grandes sites (até pra mostrar evolução técnica e indicar a melhor versão para quem tem mais de um console) são as comparações no estilo:

Bayonetta PS3 X Bayonetta X360

Quem conhece o resultado dessa comparação, sabe o quão tendencioso eu fui xD!!! Faz parte da brincadeira do post…

Com o anúncio do PS4 e do XBOXONE, ressurgiu mais forte do que nunca as comparações e acredito que agora, com a internet consolidada e com as redes sociais mais poderosas do que nunca, teremos uma batalha Ista sem precedentes.

Obviamente as empresas tem que fazer seu marketing, mas com o sucesso das redes sociais, as próprias gigantes vem atacando uma a outra com memes e imagens provocativas, o que no meu ponto de vista acaba sendo bem interessante para acalorar as discussões.

O XBox One vem sendo motivo de piada pelo seu visual de videocassete e por ter mostrado várias funções extremamente inúteis para um gamer, apesar de bastante úteis como plataforma de entretenimento. No embalo os Sonystas criaram várias “zuações” atacando o videocassete/PC/console. Por outro lado os Caixistas usam o argumento que a Sony mostrou apenas o controle, anunciou as especificações técnicas de forma “porca” e não teve peito para mostrar o console. Enquanto isso os Nintendistas dizem que tem Mario e Zelda, xD.

O lado bom é que teremos a comunidade gamer extremamente animada nos próximos meses e a chegada de uma nova geração sempre é legal.

Qual é o lado negativo em ser Ista então?

Na minha opinião só existe um momento em que ser ista é ruim: quando começa a falta de respeito e comentários ofensivos que chegam ao ponto de prejudicar alguns sites e blogs. Já vi casos em que pessoas desistiram de um site/blog de tanto que estavam com o saco cheio de aguentar istas malucos e mal educados nos comentários.

Por algum motivo estranho, alguns sites atraem maus leitores por mais que esse site seja bom. Começa a virar uma disputa irracional igual no futebol e as sessões de palavrões em cometários começam a se tornar insuportáveis e cansativas, sendo que  no fim das contas as empresas é que estarão com os cofres cheios. Vejam esta notícia e me digam se a discussão Super Nintendo x Mega Drive, Mario x Sonic, algum dia fez sentido…

megadrive-x-supernintendo

Acho que a zuação, os memes, o bate papo Ista entre amigos é até divertido e saudável. Isso acontece entre irmãos, primos, amigos, colegas de blog xD e eu sou totalmente a favor, mas quando parte pro lado irracional, aí já dá um certo desânimo para quem cria o conteúdo do site.

No fim das contas este post era para bater um papo sobre a polêmica que rolou e ainda está rolando com o anúncio do Xbox One, no entanto achei mais interessante criar um post mais descontraído falando sobre essa relação de amor e ódio que temos com as empresas de games, assim como acontece os times de futebol e religião.

Inclusive é interessante notar que até “celebridades” da web e sites “imparciais” mostram nas entrelinhas suas escolhas e preferências.

Por isso proponho um desafio para os leitores: tentem apontar nos comentários as pessoas conhecidas da internet, os sites, os blogs e até mesmo os redatores do Portallos que vocês percebem que são Istas. Deixem aí videos e comentários Istas que estão rolando sobre o anúncio dos consoles de nova geração para que possamos nos divertir juntos.

Além disso não deixem de comentar sobre o assunto “ser Ista” e o que esperam da próxima geração de consoles e quais consoles pretendem comprar…

Vou começar a discussão aqui no post mesmo:

Vai dar Microsoft e eu pretendo ter um XBox One, um 3DS e um WiiU usado!!!

Um abraço aos Sonystas!!!

Obs: Este post é uma grande brincadeira em algumas partes, não se esqueçam do que eu disse no meio do post sobre respeito!!!

Obs2: Discuta com conhecimento, leia estes links para ter um embasamento melhor sobre o novo Xbox:

Até a próxima gamers!!!

Isso também pode lhe interessar

27 Comentários

  1. Sou "ista' quando me convêm.
    Por exemplo, nessa geração piratiei o 360 e jogo exclusivos e online no play 3. Assim consigo me manter atualizado. Para falar a verdade, gosto de jogos e nenhuma das três grandes me mostrou algum que me fará comprar uma das três plataformas. Me diga, algum gameplay? Algum título grandioso? Nada.
    Quanto às apresentações das duas, não esperava nada diferente daquilo. Vamos ver na E3.
    Para falar a verdade, foda-se interatividade, kinect, move, controlinho vibrador e o caramba. Esportes na tv??? Ah cara, se eu comprei um videogame eu quero jogar.
    Nem a Nintendo me mostrou, depois de 01 ano, que seu wii U vale a pena. Jogos, pessoal,queremos jogos.

    1. É o que sempre digo, quem esperava vários jogos e gameplay na apresentação dos consoles, criou uma expectativa errada e acabou se decepcionando, sendo que as empresas claramente disseram que iriam apresentar o console.

      Agora se na E3, as empresas não mostrarem jogos, com certeza darei razão à galera do "mimimi"…

      Na minha opinião essa geração de redes sociais está mal acostumada a reclamar de tudo, se vivessem na geração onde a informação que tínhamos viessem de revistas (muitas vezes mal informadas) estariam maravilhadas com as possibilidades que o PS4 e Xbox One irão nos proporcionar daqui uns meses.

      Mas enfim, concordo com você que a prioridade dos consoles devem ser os jogos, só discordo do pessoal que acha que por ter apresentado outras funções do console, a Microsoft esqueceu dos games. Certamente teremos dezenas, quem sabe centenas de jogos excelentes na nova geração.

      1. Exatamente, no final, queremos jogos. Ainda não vi nada que justifique a compra de um novo console. Quantos jogos ainda sairão para esta geração? Dezenas.
        Não acho que a Microsoft tenha esquecido dos games, mas em questão de exclusivos, prefiro a Sony.

  2. Eu tenho problema na Real com o "padrão console", não é questão de ser M$ ou Sony ou Nintendo, sou contra a filosofia tecnologia travada no tempo dos consoles, Octa Core e 8 GB de ram é o atual em termos de tecnologia, e a evolução não para, ano que vem eles já começam a ficar defasados, e cada vez fica pior… E isso se estende por 10 ANOS!

    Não sou um PCzista posso dizer pq apoio completamente o mundo Mobile, que está em constante evolução, esse ano os aparelhos já trazem 2GB de memória, ano que vem já vai ser 4GB e assim por diante, a coisa evolui sem parar e não fica travado, o PC sofre muito por causa dos consoles, que em um momento a tecnologia trava por causa deles, é por isso que não gosto dos mesmos.

    1. Concordo em partes, pois além de capacidade gráfica e poderio de hardware, vale muito a experiência de jogo e pelo menos pra mim, um jogo mobile nunca vai substituir a experiência de jogar em uma tv de 40 polegadas no conforto do sofá de casa, além da jogatina online nessas mesmas condições.

      Sem dúvida o mercado mobile cresce de forma assustadora, inclusive recomendo o link no final do post do Arena IG onde eles fazem um paralelo sobre o que possivelmente a MS pode vir a fazer com o XBox One e comparando com o Steam e mercado mobile.

      No entanto essa evolução rápida nos PCs pode vir a encurtar a duração de uma geração de consoles, mas na minha opinião os consoles não trava em nada a evolução tecnológica, muito pelo contrário…

      Outro detalhe é que meu atual notebook custou 2 mil reais e roda os jogos da atual geração chorando, tipo no médio e dependendo do game aguenta um High com limitações, já um PS3 e um X360 custam no máximo uns 1000 reais.

    2. Amigo gamer, não sei se você detém conhecimentos sobre como ocorre a produção de jogos mas uma coisa eu posso te garantir: consoles não necessitam do mesmo poder de processamento de um PC para rodar o mesmo jogo, o que é um erro comum de se ver o pessoal comentando. Existe uma série de fatores que influenciam isso mas de cara posso te apontar, por exemplo, o sistema operacional (Windows) que consome muitos recursos da máquina. E isso não é algo que começou agora, vem desde o nascimento dos consoles.

  3. O único "console" q eu tenho é um PC fraquinho [mas como não tenho muito tempo pra jogar, então os poucos jogos q tenho me satisfazem] mas tb jogo nos consoles de vez em quando, seja em casa de amigos ou locadoras e, sinceramente, não tenho nenhum preconceito, jogo no 360, PS3 e Wii. Mas mesmo não possuindo nenhum deles, eu gosto desse hobby e de ler sites/blogs de games e comentar de vez em quando. Apesar de nunca me considerar um ista, antigamente eu costuma ser como um ista do PS3 simplesmente pq achava legal zoar o 360 [q era maioria][na real, tb defendia o xbox frente ao ps2 pelo mesm motivo :p] mas depois de ler um blog onde o autor escrevia sobre jogos de maneira bem crítica e [quase] imparcial, aprendi q ser ista é besteira e devemos sempre ter opiniões própias e a respeitar a opinião dos outros.

    PS: o blog de q falei é o re:games e o post q li foi esse: http://regames.wordpress.com/2010/11/01/manual-do

    PS2: só pra demonstrar minha linha de pensamento:
    1- pra mim, controle bom = controle leve. Logo os melhores controle são:
    PS3 > 360 p/ windows > Wii > 360 sem fio.
    [não ligo pra "ergonomia" e outras frescuras]
    2- Nunca xinguei o Wii, justamente pq sei q tem muitíssimos exclusivos bons. Sério, se alguém fosse me der um vg de presente e eu tivesse q escolher só entre 360 e Wii, iria de Wii.
    3- Como disse, apesar de gostar mais do Wii, não odeio o 360, gosto dele tb. Agora quanto aos exclusivos eu simplesmente não vejo muito apelo pra mim. Halo é um FPS q apesar de ser meio diferente do padrão não se "encaixa" no meu gosto. Já Gears eu realmente só vejo um TPS genérico de matar monstros [mas de novo, apesar de não entender, respeito quem gosta]. E Forza é o único q não testei mas nos vídeos ele não parece diferente dos inúmeros simuladores q tem por aí [PS3 tem GT e PC tem alguns cujo nomes não tô lembrado], mas é uma exceção tb pq Horizon realmente me encantou [mesmo q só por vídeos], acho q se me perguntassem qual o melhor do 360 eu responderia Horizon [só pela ousadia mesmo, em tentar mudar a fórmula].

  4. Sou nintendista de carteirinha, mas tenho que admitir que o melhor console é o PC. Por quê? Simples. Mesmo que um bom PC saia mais caro que um console, vale muito mais a pena, pois o poder de processamento e os gráficos dos jogos na grande maioria das vezes conseguem ser superiores, nessa plataforma. Sem contar que o preço dos jogos costumam ser bem mais acessíveis. Outra coisa que deixa o PC à frente dos consoles em geral é que você pode jogar jogos de quase todas as outras plataformas nele. Certo que existem alguns casos de pirataria, mas é possível jogar jogos originais do Nintendo Wii através do emulador Dolphin, por exemplo.

    No caso de quem não quer ou não pode adquirir todos os consoles (como eu), o ideal é você manter como plataforma de jogos um PC e um outro console de sua preferência, seja ele portátil ou não.

    1. Discordo um pouco de você cara com relação ao custo benefício do PC. É claro que hoje os PC's conseguem jogos por preços mais acessíveis mas com relação a qualidade ai é outra história. Montar um PC que rode numa qualidade mais alta requer placas de vídeo caríssimas e que, dependendo do preço, já pagam um console mesmo em início de geração. Além do mais geralmente em consoles você tem uma estabilidade mais legal que em um PC, fora inúmeros exclusivos e lançamentos prioritários. Mas para quem gosta (leia-se tem dinheiro) até que vale a pena.

  5. A única certeza dessa geração pra mim é o 3DS, porque geração pra mim não é completa sem pokémon. De mesa vou esperar a E3, acho que vou acabar com o PS4 mesmo.

  6. Posso dizer q sou nintendista afinal tenho Wii, DS e SNES mas pela primeira vez na minha vida to em duvida sobre pegar o console de mesa da Nintendo, do Nintendinho ao Wii eu devo dizer q gostei de todos de uma forma ou de outra mas o Wii U simplesmente nao me conquistou ainda e por isso quero ver o q sai pelas concorrentes. Axo q foram muito apressados em lançar um console novo e deixaram toda a vantagem da geraçao pra concorrencia apesar q o Wii jah era fraco em relaçao aos seus adversarios porem esta foi a estrategia inicial e o Wii deu muito certo e tem jogos maravilhosos. Eu sou apaixonado pelos exclusivos da Big N e nao soh Mario ou Zelda, temos Metroid, Donkey Kong, F Zero, Star Fox, Kirby, Pokemon, Pikmin, Smash Bros etc e a nintendo sabe reinventar suas franquias (um puta diferencial frente as sequencias identicas da concorrencia) mas eu gostaria de poder jogar mais q estas franquias e em relação a thirds com o Wii U parece q vai ser o msm q foi com Wii

  7. Sou Nintendista nesta vida, mas a principio não comprei tão bem o lance dos controles de movimento depois do Cubo que tanto amei, e como os demais não me interessavam fiquei de fora dessa geração até esse finzinho. Dai cansei de jogar no computador, ou pelo menos não ter um bom e aconchegante console, tive tantos, começou a fazer falta jogar videogame de verdade-sorryPCs!…

    Depois de muita, muita pesquisa -agora que todos estavam bem delineados- o que pesou na decisão por PS3/360/Wii, foram os exclusivos. Poutz!

    –> Super Mario Galaxy 1 & 2, New Super Mario Bros. Wii, Donkey Kong Country Returns, Tatsunoko vs. Capcom, RE4"SP", Animal Crossing, Skyward Sword, Twilight Princess, Mario Kart Wii, Metroid Prime Trilogy, Xenoblade, Sin & Punishment, Muramasa, Super Paper Mario…dai tinha o VC com os maravilhosos clássicos da casa, FFIII, Chrono Trigger, Breath of Fire II, Megaman X, Super Mario World, Super Metroid, entre outros de Neo Geo, Mega Drive e WiiWare…e claro, a vontade de aceitar o convite pra algo diferente. Não me arrependo em nada e visto o cenário até aqui, continuarei em casa com o WiiU.

  8. Eu escolho o console pelos jogos, não ligo muito pra gráficos ou jogabilidade online, o que importa é que eu goste da história do jogo. Então, geralmente eu não compro um console logo que ele sai… espero ter um catálogo razoável, para ver o que me agrada e escolher qual vai ser (já que a pobreza não me permite ter os 3). Mas no final pode-se dizer que sou nintendista, já que acho indispensável ter um portátil da Big N para matar o tempo.

  9. Ah esse assunto não faz mais parte da minha realidade, ficou lá na época que frequentava vários sites e dava bola pras discussões que lotam e hoje em dia fazem perder vontade de participar em qualquer lugar. Joguei PS3, Wii, PC, 360, e não vejo porque tomar lados, a não ser pelo lado da brincadeira ou numa comparação prática, não simplesmente pra balançar uma bandeira dizendo quem é o melhor, considero coisa infantil mesmo. Viva games bons.

  10. Eu nunca me considerei um "ista" embora sempre tivesse uma tendência para a nintendo por conta de suas franquias. Sempre enxerguei todos os consoles como plataformas com benefícios e malefícios. O "melhor" console sempre vai variar pelas escolhas que cada gamer tem. Nesta geração por exemplo: Temos o Xbox 360 que no início da geração foi o queridinho de todos por possuir mais jogos e uma ótima experiência online, apesar de paga, e melhor desempenho nos jogos. Mas com o passar da geração o PS3 melhorou seu cenário e de certa forma roubou muito do espaço do Xbox. O Nintendo Wii foi um estrondo no início pela sua proposta inovadora além de chamar a atenção da indústria para o potencial de um público ainda não explorado. Mas com o passar do tempo o mesmo foi ficando com uma biblioteca escassa sobrevivendo praticamente de jogos feitos pela própria nintendo e só se manteve no "topo" pela imensa base criada anteriormente. O PS3 a princípio era uma plataforma muito robusta mas cara e complexa de se trabalhar. Isso resultou em baixas vendas no início além de poucos jogos e ports com desempenho inferior ao do Xbox. Com o passar do tempo os desenvolvedores aprenderam a utilizar melhor a plataforma, a Sony criou novas franquias e um bom serviço online focado na venda de jogos. Isso fez com que o console crescesse a ponto de ficar próximo das vendas do Xbox. Em resumo é possível enxergar no meu exemplo que nenhum dos três é "melhor" porque além de não serem perfeitos, o que importa no final são os jogos que nós jogamos e as experiências que eles nos proporcionam independente do console.

  11. Meu caso é assim> Eu compro uma plataforma principal,que tenha mais exclusivos que me atraiam,e lá pra metade/final da gen,se alguns dos concorrentes tiver juntado de 6a 12 jogos esclusivos do meu interesse,eu pego ele tb,que inclusive vai estar mais barato,revisado e tal.

    No caso dessa gen atual o PS3 teve mais jogos do meu gosto,o X360 até conseguiu se tornar interessante pra mim com o passar do tempo,mas eu "sem querer querendo" acabei zerando na casa de amigos os jogos,daí nem pegarei ele,mas o Wii tb tem uns exclusivos interessantes,vou pegar ele em breve.

    Na geração que vem,acho que a Sony vai vir novamente com bons jogos,devo ir de PS4 e o Wiiu apesar do seu fracasso comercial já cemoçou lotado de exclusivos que quero jogar,muito mais interessante que o Wii

    O X-one não ta me interessando por enquanto,tem que ter muita IP nova pra eu querer…

    Pareci um fanático por exlusivos no meu post,mas é que os multis eu prefiro jogar no PC

  12. Sem querer parecer um "striker" aqui,mas andei lendo os posts aqui e tinha esquecido como o @T_Thiago é um fã ferveroso do Xbox,o que irrita o pessoal é essa super-adaptação dos fãs da Xbox…é incrivel como muitos dos meus amigos que possuem Xbox tem o mesmo papo de que a experiencia do console offline não é mesma e quando chego lá,única coisa que muda é uma dashboard mais bonitona e com algumas propagandas,essa parada do DRM 24hrs do Xbox,capaz do povo gostar e defender igual Live Gold (que passou a fazer menos sentido ainda depois que a PSN Plus acordou pra vida)

    Fora o eterno exagero na "horribilidade" do DualShock,nossa,eu nem sinto diferença usando eles,alias,sinto sim,no comecinho da jogatina no 360 me lembro como aquele controle é pesado (COM PILHAS,bateria nem sei) mas admito que alguem com mãos grandes possa ter problema com o DS
    Fora umas paradas que normalmente eu aceito,mas são dificeis de engolir…tu não sabe a dor que me deu no coração nesses meses ao ver tanta gente que acha Uncharted o jogo mais imundo que existe idolatrar Tomb Raider…não que Uncharted seja melhor,masTR chupinhou coisa pra krl dele.
    Seilá,gosto do Xbox360,mas os fãs deles acho que são os hipocritas da geração,todas os burocraciaseles se adaptam facilmente,e todos os jogos da concorrencia nunca fazem falta…

    1. "Seilá,gosto do Xbox360,mas os fãs deles acho que são os hipocritas da geração,todas os burocraciaseles se adaptam facilmente,e todos os jogos da concorrencia nunca fazem falta… "

      A grama no lado xbox da força é realmente mais verde do que nos vizinhos ao lado. Eu já acho otimo isso, ver uma plataforma que deixa seus donos totalmente satisfeitos com aquilo que tem e que não deixam a gente passar vontade de ter aquilo que não temos. Hipócritas? Não sei, mas se isso dá a satisfação de ter um sistema completo e competente… ok então!

      Dito isso, sim a Live é melhor que a PSN, a experiência online é melhor, o controle é infinitamente mais robustos (e não é dessa geração que o dualshock é criticado, isso vem desde o N64 então não é culpa do Xbox). Os exclusivos da Sony são em grande parte inexpressivos mesmo, mais do mesmo e sem qualquer carisma. Falar que Tomb Raider chupou de Uncharted… oras mas e tudo que Uncharted chupou para conseguir ser o que é? Disso a galera esquece.

      Não acho que sou ista… sou gamer (precia ser um ou outro? Um ista também é gamer!). Mas não sou vendido. Eu adorava a Nintendo, mas pelo chute no saco que ela me deu na geração Wii eu tambem liguei o foda-se pra ela. Não tenho qualquer problema em migrar para o sistema que melhor atenda as minhas necessidades. O ista de verdade morre com sua empresa, independente do quão ruim ela se torne.

      O que rola é uma invejinha generalizada da turma fora do xbox que o vê como um intruso num universo que antes era compartilhado apenas por dois sistemas, sega e nintendo e posteriormente sony e nintendo. aí a microsoft veio e quebrou essa dinamica, provando que pode ser melhor em varios aspectos tanto de elementos da nintendo, quanto da sony. fora esse sentimento das pessoas que acham que a microsoft está matando o mundinho gamer da forma como ele era, tornando algo mais dinamico.

      O dia que a plataforma X ficar ruim, eu mudo pra outra, mas atualmente, ela é o que melhor oferece aquilo que gosto no mundo gamer. Isso é ser ista? então eu sou ista.

    2. Apenas complementando o comentário anterior:

      Quanto ao xbox one… chorões vão chorões, paciencia. eu sou um gamer que se adapta, que não vive estagnado no tempo, defendendo o mundo offline ou dizendo que novidades não são bem vindas. o PS4 não vai ser o mar de rosas que andam pintando, aposto. o xix-one talvez tenha seus problemas, mas no fim o que vai decidir se continuo na plataforma ou não, são os games, os exclusivos e principalmente a plataforma online e o controle, coisas que acho essencial para o console atual.

      o choro é por conta de cada um… fique no canto chorando como uma criança mimada ou veja e se adapte a novas regras e novos conceitos. é bem simples até. chorar porque as coisas não são do jeito que está acostumado? oras, eu choro todo dia com o fato de ter que viver num sociedade onde sou obrigado a trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana. paciencia, é assim que as coisas são.

      1. Acho que faltou eu comentar isso no post:

        Se adaptar ao que tem de melhor no mercado talvez seja a melhor opção, ficar preso a uma empresa para sempre como acontece muito com os Sonystas e jogadores de PES não faz muito sentido.

        Não que o PS3 seja pior, o considero no mesmo nível do X360, cada um com suas particularidades, eu digo isso por que muita gente se apegou aquela época de ouro do "Preysteichion" e e não abre o campo de visão por nada no mundo.

        Nunca joguei o primeiro Xbox, sou fanzasso do PS2, mas nada me impediu de experimentar o Xbox 360, além disso tem gente que não se toca que os games de futebol evoluíram e continuam achando até hoje que PES é melhor que Fifa, quando no máximo que pode-se dizer é que se trata de gosto pessoal. (Pra mim FIFA é infinitamente melhor).

        Falta esse fator de adaptação nas pessoas, muitos tem medo de mudanças…

      2. Entendo,a questão é eu não estou acostumado com um gosto tão peculiar mesmo como o seu (é um choque quando eu lembro que vc ignorou o PS2 e ficou só no Cube haha,um crime hediondo na minha visão) .

        Eu não entendo esta implicancia com os exclusivos da Sony,toda essa propriedade em afirmar a falta de carisma deles,sei lá,isso é não deveria ser pessoal? Lembro que vc disse em outro post:

        "Não que alguem ligue pra Killzone"

        Nesse caso especifico (KZ3) até penso que seja bom senso da fanbase do PS viu,muita gente DENTRO da comunidade não liga mesmo,e eu acho que a concorrencia devia fazer o mesmo com Halo,puta jogo hypado (o Reach e ODST então,sonolentos),só consigo zera-lo em em coop e assim mesmo pra rir dos inimigos falando em PT hehe. Mas acabo zerando ambos por causa dos cenários bonitos (em ambos)
        Mas não sou estupido de dizer que Resistance ou Little Big Planet tem algum carisma.

        E tipo,acho que podias escolher melhor as palavras ao se referir aos exlusivos da Sony (que tem alguns defeitos e overhypes mesmo).
        "mais do mesmo"
        ???

        Qual outra empresa me oferece jogos estilo Heavy Rain
        Beyond
        Last of Us (é inacreditavel como o Survival não recebia um tratamento adequado ha tanto tempo)
        Last Guardian (i bilivi)
        Ni no Kuni

        E seu post me fez sacar um padrão,pq todo fã de Xbox cobra "expressão" nos exclusivos do PS? Tem muito jogo de nicho ali,e jogo de nicho é assim mesmo,a nota tá lá: 9.9/10,mas ninguem nunca ouviu falar.

        Sobre a PSNxLive,sepa até concordo quea Live seja supeior,a PSN demorar a responder e tal,mas aí a coisa muda de figura quano falamos de Live Gold e PSN Plus né? PSN+ deu uns 20 jogos retail em 1 anos,e uns 35 "de PSN",fora as paradas de PS1 e Vita.

        Finalizando (desculpe o post longo)

        Cara essa eu diria foi a unica parte que vc viajou legal,inveja do Xbox cara? Ainda por cima em 2013?
        Claro que pra muitos player deve haver uma desconfiança e tal mas…
        O que teve esse ano no Xbox pro pessoal invejar? O pessoal da Nintendo é um publico diferente,nem vai invejar nada
        Do PS,bem,tiveram aquela falha monumental que é Gears Judgment (vamos lá Thiago,esse game não parece um "MODO" de um Gears of War de verdade mesmo?)
        Ano Passado teve Halo que é exatamente a mesma coisa de sempre(como vc se referiu aos exclusivos da Sony né),um pouco mais bonito e com umas mudancinhas basicas.

        É quase contraditório vc dizer que JOGO é o que te faz escolher console.

      3. Sobre a questão de se adaptar,bem cara,cara eu até sei que existem pessoas aí que defendem o mundo offline e tal,mas eu comprei meu PS3 em 2009 e,decidido a sair da pirataria e me tornar um "online player",saí da pirataria,mas só entro online pra atualizar um jogo bugado ou quando sei que tem atualziação pro PS3 (descobri que não sou um apreciador de pvp online haha)

        Mas eu fico curiosíssimo de saber que coisas são essas que tem na Live,que ao estar conectado muda TANTO a experiencia assim,e consigo imaginar MENOS ainda,como estar conectado à Live muda tanto a experiencia ENQUANTO se joga a campanha de um jogo…vc consegue me explicar?

      4. Sei lá cara, eu não gosto da ideia de ser forçado a me adaptar a algo que não é bom pra mim e só é bom pra Microsoft. O dinheiro é meu, portanto eles é que têm que se adaptar a mim. Se não conseguirem, eu compro o produto de um concorrente. E se esses também não conseguirem, paciência, eu fico uma ou mais gerações sem comprar videogames, e passo meu tempo jogando só no PC (emuladores ou jogos de PC), ou fazendo outra coisa. O que não falta são jogos bons de consoles antigos que eu ainda não joguei.

        Lembra que no fim a grana é sua. Você não é obrigado a comprar um videogame só porque a empresa "quer que você se adapte".

        1. Mesmo porque, uma coisa é existirem consoles que permitem conectar online a hora que você quiser. Outra coisa são consoles que não deixam você ficar offline, não deixam você jogar sem o Kinect desligado (transmitindo sabe-se lá quais informações pra sabe-se lá quem), não deixam emprestar o jogo pra amigos, vendê-los ou alugá-los, e aparentemente são mais focados em TV do que em jogos. Eu não quero isso, e até mês passado o mundo dos videogames existia muito bem sem isso, então não sei porque agora não pode mais.

  13. Não sei se chego a ser Nintendista, mas eu prefiro a Nintendo dentre as três.
    Sinceramente gráficos não importam pra mim, na verdade eu até mesmo acho os gráficos de Zelda I mais bonitos que os de God of War, você pode até achar isso ridículo mas eu curto demais gráficos antigos. Pra mim jogo não tem que ter gráficos "bons", tem que me envolver com a jogabilidade e/ou com a estória. Por isso nem falo de especificações técnicas (além do fato da minha total ignorância aos termos).
    Pra mim o que decide o console que vou comprar no final são os exclusivos, essa geração eu peguei um X360, não vou vende-lo pra pegar um Wii U (apesar de querer) mas vou comprar um 3DS, é inegável que a minha favorita está se dando muito melhor no portátil do que no de mesa.

  14. Meu primeiro vídeo game foi um nintendinho, amo a nintendo de paixão, acho os seus exclusivos fantásticos,e mega divertidos, porem tive um game boy color, o incrível 64 e p play 2 e agora um 360.
    MINHA OPINIÃO, é que os exclusivos em questão de história, gráfico e excelência, são dos playstantion 3. Realmente a sony, sabe fazer exclusivos de outro nivel. Já o xbox360 é o vídeo game do povão, não apenas pela pirataria, mas pelo preço. Confesso que tenho um 360 e não gosto de NENHUM exclusivo da microft, acho ridículo comparado aos da sony e nintendo. E nintendo é aquela que sempre tem um cantinho no coração de metade dos gamers. Seja pela nostalgia , pelos clássicos, ou or ser simplesmente a big N. Nunca fui fanboy, sempre achei qualidades em todos,e respeito todos.

  15. Eu quero ter um 3DS. Nunca tive um portátil da Nintendo e gostaria que esse fosse o primeiro.

    Quanto aos consoles, eu pulei a última geração por falta de grana. Gostaria muito de ter um Wii (sim, sou nintendista até os ossos), e ainda estou em dúvida se vale à pena comprar esse console ou o WiiU (que é mais novo, mas não me atrai muito). Quanto ao PS4 sou neutro (até porque nem foi anunciado direito ainda), mas tenho certeza que jamais vou comprar um XB One. Esse console é simplesmente um insulto aos gamers na minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.