Os ladrões mais queridos dos 16 bits!
Houve uma época em que, para fazer sucesso, os consoles precisavam de mascotes. De preferência, que fossem fofinhos, de boa índole que sempre vencessem o mal no fim. Quem começou isso foi a Nintendo com seu icônico Super Mario, que foi seguido pelo Sonic da Sega e por outros mais obscuros, como o Bonk do TurboGrafx-16. Mas nem todos lembram que, antes mesmo do primeiro game do ouriço, a empresa de visão reduzida lançou Bonanza Bros. nos arcades, um jogo que contém invasões, tiroteios, e roubos, mas sem deixar de lado a pegada descontraída que conquistou muitas crianças e que continua prazeroso de jogar mesmo após 23 anos.
Dois irmãos, Robo (alto, vermelho) e Mobo (baixinho, azul), que vivem de invadir residências e roubar pertences a favor do enriquecimento próprio. É quase uma tiração de onda com os “certinhos” irmãos Mario! Mas as semelhanças param por aí: Bonanza Bros. tem um estilo de jogo bastante singular, talvez singular até demais – apesar de ter recebido vários ports, a Sega nunca mexeu um dedo para produzir uma continuação.
A mecânica do jogo é bastante simples: os irmãos precisam entrar num local (museu, mansão, cassino, etc), pegar todos os itens requeridos e dar o fora pelo telhado, pegando carona num dirigível. No caminho, eles enfrentam tiras, guardas com escudo, cachorros e até brutamontes que lançam bombas. Em nome das criancinhas, nunca é possível matá-los – as balas apenas fazem com que eles fiquem atordoados no chão por alguns momentos, mas logo voltam para te atormentar. Ou seja, o perigo é constante e o jogador tem que ficar ligado o tempo todo.
O game também tem algumas aplicações bem primitivas de interação com o cenário, o que ajuda na descontração e, dependendo de como você jogar, até mesmo possibilita novas estratégias de roubo. Em um dos estágios há uma pequena há uma pequena área de jardim, e bem no meio dele tem um daqueles garfos de campinagem – passe por cima dele e leve uma porrada na cabeça, te atrasando e aproximando os policiais. Mas o mesmo pode ser feito nos policiais, te dando vantagem. Tirolesas, molas, latinhas e placas de concreto estão entre as opções de interação disponíveis.
Bonanza Bros. pode muito bem ser jogado em sigle-player, mas seu brilho mesmo está no clássico modo “de dois”. A tela é dividida horizontalmente e aí os jogadores podiam estabelecer estratégias para terminar os estágios com mais agilidade. Logo após a primeira porta ser cruzada, os dois players logo decidiam que subia a escada e quem seguia em frente, e era bem comum ouvir “cara, me ajuda aqui, levei um tiro!”, de um jogador menos afortunado. E claro que nos momentos de maior tensão, sempre os dois se uniam pra derrotar uma inimigo mais forte.
É mesmo uma pena que a Sega não tenha voltado a mexer com essa dupla que deixou lembranças boas em muita gente. Mas tem um jeito de ver os velhos Mobo e Robo nas plataformas atuais: os dois estão presentes em Sonic and Sega All Stars Racing, lançado para PS3, Wii, X360 e Nintendo DS. Se liga no vídeo!