Reflexão: O que você quer ver ao visitar um blog?

É preciso dar o que o leitor quer ou o que ele ainda não sabe que quer?

Já parou para pensar em quantos sites você visita diariamente? A internet hoje é como um grande cardápio com uma infinidade de assuntos, porém nem tudo é original e criativo. Assim como acontece na TV as reprises e conteúdo semelhante ou idêntico estão espalhados por todo o canto, cabe a cada um separar aquilo que lhe é mais proveitoso.

Claro que esse ritmo vai mudar de pessoa a pessoa, e das circunstâncias individuais e pessoas de cada internauta. Você entra apenas algumas horas diárias na internet? Ou fica constantemente online todos os dias, seja em casa ou no trabalho ou até mesmo em qualquer lugar por meios que permitam a entrada do mundo virtual (como os smartphones)? Você segue uma rotina virtual? Dá para notar que existem vários perfis de internauta, mas aqui, vou refletir num quadro geral, onde a internet é uma constante, onde as pessoas passam tempo o suficiente para serem seletas naquilo que querem encontrar e ver. Sendo assim, quando você entra num blog, como o Portallos, o que espera encontrar?

Primeiro preciso definir que tipo de blog o Portallos é. Nós somos um blog que atualmente foge um pouco da curva do que diz que um blog precisa ser para ser bem sucedido. O modelo hoje de internet pede por espaços de nichos especializados, ou seja, onde o foco seja mais direcionado a um universo mais próprio e específico, como, por exemplo, apenas cinema, apenas séries, apenas mangás e animês, apenas games etc. A salada de frutas que o Portallos insiste em ser é um gênero complicado de se lidar, em parte porque os internautas não possuem tanta paciência para um espaço abrangente que aborde muita coisa que não seja de seu interesse ou ele em si esteja buscando apenas algo bem específico. O Portallos então pensa fora da curva e por isso possui metas e números como de visitas, acessos, fidelidades que mais parecem uma montanha russa, com vários altos e baixos de tempos em tempos, tornando as vezes as coisas bem imprevisíveis, sem saber se estamos crescendo ou murchando.

Mas essas incertezas não são necessariamente algo ruim, pois permite que o espaço aqui seja um verdadeiro laboratório de experiências em vários sentidos, como a de criar praticamente qualquer tipo de conteúdo, além de outros elementos mais técnicos como estilos de layout e formatos de texto e imagens para propor a exposição do material criado, o livre-arbítrio de quebrar a quarta parede e poder conversar livremente com os leitores (como esse texto está fazendo) sem a necessidade de manter qualquer neutralidade em qualquer assunto debatido, indo até mesmo as experiências relacionadas a com formas de monetizar conteúdo sem a perda de qualidade de conteúdo, valendo até mesmo posts patrocinados por sites de anúncios gratuitos, postagens colaborativas, banners nas laterais que nos alertam de conteúdos relevantes ou até mesmo links comissionados. Há muito coisa que se aprende com um blog elástico e flexível como o Portallos.

Outro ponto sempre de muito discussão é sobre quantidade de conteúdo diário. Nestes últimos três meses rolou uma experiência nesse sentido por aqui, onde em julho dobramos nosso conteúdo (69 posts), em agosto voltamos ao normal (30 posts) e em setembro cortamos do normal para a metade das atualizações (13 posts). A princípio pensei que essa variação na quantidade de postagens iria impactar alguma coisa, positivamente ou negativamente, mas para minha surpresa nada mudou (seja em visitas, cliques e pages views analisados pelo Google). Tudo se manteve na média. Nem mesmo participações e comentários dos leitores sofreram alterações. O que prova que o leitor fiel entende um pouco o blog, sabe que muitas vezes a qualidade supera quantidade em certos momentos. A linguagem e o formato como as coisas são construidas aqui causam essa sensação de que uma boa matéria vale mais do que um monte de postagens medianas que você pode encontrar por aí.

Claro que isso não quer dizer que o leitor também não busca coisas mais simples, como notícias ou vídeos, onde ele quer apenas ficar por dentro do que está rolando de novidade no universo em que ele acompanha. Ou até mesmo coisas gratuitas, como dicas para promoções ou wallpapers prontos para serem descarregados para seu PC, ou até mesmo coisas mais indiretas, como pedidos de links nos comentários para descobrir onde baixar um mangá ou série que uma postagem esteja abordando. É preciso equilibrar esses dois mundos então, do conteúdo original e do vapt-vupt diário de assuntos cotidianos e dicas em que o leitor possa tirar algum proveito.

Vale dizer que estou dando a minha visão, como editor, do que acontece com o blog. Sei também que há vários problemas na estrutura do mesmo que não estão ao gosto de muitos leitores, como o tempo de carregamento do site, a extinção de colunas que foram importantes para criar o prazer habitual de nos visitar, a lacuna de oportunidade para falar de certos assuntos que casariam com a abordagem do blog etc. E é até por isso que estou abrindo esse espaço, dando essa oportunidade para você opinar e dizer o que quer ver ao nos visitar.

O Portallos sofrerá uma reforma num futuro, que ainda está um pouco distante, mas isso não significa que não irei continuar mexendo e testando coisas no modelo atual dele. Internamente estamos sempre pensando em dar aquilo que o leitor ainda nem sabe que quer, mas as vezes também não faz mal perguntar ao mesmo: O que você quer ao visitar nosso blog? Há algo que lhe incomoda? Sente falta de alguma coisa? Diga aí e participe a construir um espaço mais divertido para você mesmo! 😉

 

 

Sair da versão mobile