Reflexão | Será que jogamos Pokémon do jeito certo?
A compulsão pela perfeição não tira a graça da coisa? Fora o tempo perdido…
No final de semana que passou finalmente terminei a minha jornada pokémon pela região de Kalos. Venci todos os ginásios, derrotei a Team Flare, capturei o pokémon lendário da minha versão, chutei a bunda da Elite 4 e do atual campeão da região. Enfim, terminei a campanha principal de Pokémon X. E agora, o que fazer depois disso? Há realmente algo para ser feito após terminar o game?
Se você procurar pela internet respostas a essa pergunta encontrará algumas direções. Algumas fazem sentido, como completar a pokédex (estou focado nisso no momento) ou alguns missões extras que o game só habilita depois que você termina a campanha. O próprio Friend Safari, que é um espaço onde vocês podem visitar alguns “jardins” de amigos adicionados no 3DS e capturar pokémons que não existem em lugar algum do game e com habilidades especiais, só é destravado depois de terminar a campanha.
Até aí tudo bem. O jogador agora possui pequenas metas. Encontrar pokémons que ainda não viu, evoluir aqueles que precisam evoluir para serem registrados na pokédex ou até mesmo elevar aqueles pokémons prediletos para ver quais os golpes eles ainda vão aprender e até onde realmente ficarão fortes para batalhas online. Há pequenas outras coisas que acabam sobrando, como caçar os TMs que ficou faltando no game, ou as pedras da Mega Evolução de alguns pokémons. Ainda há algumas coisas a serem exploradas certamente. O jogo até mesmo ainda oferece algumas batalhas bacanas, como o seu rival que lhe desafia diariamente (mas apenas uma vez por dia), criando uma batalha que dá muitos pontos de experiência e uma boa quantidade de grana para continuar gastando no game.
Agora na minha opinião, os problemas sobre o que fazer depois de terminar o game, começam quando vejo que muita gente começa a recomendar a criação dos pokémons perfeitos. O game oferece sim esse sistema que não é tão simples, mas que já foi muito mais complexo em versões anteriores, onde você cria o pokémon com IVs (valores individuais) que beiram a supremacia das batalhas, com habilidades especiais e naturezas mais fortes. Em palavras simples: o Pokémon mais fodão possível. Para saber mais sobre essa técnica, veja este artigo no N-Blast.
Criar o pokémon mais overpower possível não é tarefa fácil. Veja comentários de alguns jogadores dizendo que cruzaram e fizeram centenas de ovos de pokémons até finalmente nascer aquele pokémon impecável. Depois disso você desova as sobras por aí. Isso pra um pokémon apenas. Numa batalha você utiliza seis pokémons, ou seja, o jogador ainda vai fazer esse mesmo processo para mais 5 pokémons no mínimo (já que todo mundo acaba tendo entre 2 a 3 times de pokémons para serem usados em batalhas). Um processo que é burocrático e que pode levar horas, dias e até semanas até você conseguir o(s) pokémons com IVs perfeitos. Haja paciência e tudo isso apenas por uma leve vantagem na hora de batalhar com um amigo ou desconhecido online?
Não sei. Pra mim Pokémon começa a ficar chato quando começo a pensar em como tem tanta gente nessa compulsão em criar pokémons super poderosos e apelões. Cadê a diversão das batalhas por tipos e golpes estratégicos que Pokémon sempre teve? Não é a pra menos que o diretor de arte de Pokémon X e Y disse que gostaria de ver a série dar um passo para trás e tornar algumas coisas mais simples nesse universo de games (leia aqui). E essa é uma discussão que veja algumas pessoas fazerem por aí. Será que precisa mesmo de tanta complicação nas batalhas de Pokémon?
As batalhas deveriam ser divertidas e niveladas pelos golpes e estratégias individuais de cada um. E dá para treinar e deixar o pokémon relativamente habilidoso sem precisar de 300 ovos para achar o pokémon supremo. Golpes que o adversário não espera ou estratégias que tiram vantagem sobre o tipo de cada monstrinho. Não é o suficiente? Talvez seja picuinha da minha parte, que não tenho saco para fazer isso que vejo que muitos estão fazendo.
Prefiro continuar minha jornada usando meus monstrinhos capturados mesmo. Eu já criei vínculo com eles. Os vi evoluir, aprender novos golpes, eles passaram por perrengues e salvaram a minha pele em várias situações criticas da minha jornada. Eles possuem IVs imperfeitos ou naturezas ruins? Talvez alguns tenham mesmo, mas foram o suficiente para completar o game. Por que não poderiam ser fortes o bastante para batalharmos online? As batalhas pokémon não deveriam ser niveladas apenas pela força… ou deveriam?
Enfim, minhas batalhas são para me divertir. Quando coloco meu Pancham2 (o primeiro teve que ser sacrificado no meio da jornada por uma HMs malvada), que na verdade é um Pangoro, para lutar contra um tipo que ele obviamente tem uma desvantagem, ainda assim tento fazer com que ele supere isso usando golpes que também sejam eficazes contra esses tipos. É pelo calor da batalha, pela estratégia, em não saber o que o oponente sabe fazer ou que golpe ele tem escondido na manga. Não tem nada mais chato (pra mim) que batalhas como essa abaixo, onde fica uma troca-troca frenético de pokémons pelos jogadores, onde ninguém acaba batalhando até que o outro pare com algum pokémon que seja desvantagem ao outro.
Enfim, realmente não entendo porque os jogadores acabam se tornando tão compulsivos criando pokémons geneticamente mais poderosos e absurdamente fortes. O tempo que se gasta com isso, com o número de monstrinhos que acabam sendo desovados, com o desbalanceamento que isso acaba ocorrendo em partidas (ou como isso obriga todo mundo a ficar criando pokémons overpowers), acaba que tirando um pouco a graça e diversão do game.
Porém deixo esse espaço para que você deixe a sua opinião aqui nos comentários. Será que só eu penso assim? Você também não tem saco para ficar gerando dezenas (as vezes centenas) de ovos de pokémon? Ou está tudo errado mesmo e precisa sim dessas técnicas para conseguir vencer o mundo das batalhas Pokémon? Diga aí.
Obs: o autor da montagem que abre a postagem é o usuário Jonathanjo do DeviantArt.
Essa é uma parte chata mesmo, tenho um amigo que é "líder de ginásio", terminou o game agora vai começar a criar esses pokemons OP's, não tem graça lutar contra ele, a luta fica naquele troca-troca como você mencionou no texto, além de se tu quiser ir de igual para igual contra um cara desse vai ter que gastar um bom tempo para criar pokémons OP.
Terminei o jogo esse fim de semana também, agora meu objetivo é : Completar a pokedex.
Passo o meu FC depois.
Não acho que essas diferenças de complexidade entre o jogo ingame para o jogo competitivo sejam ruins! Pokémon é um jogo cheio de muitas possibilidades! É possível zerar toda a campanha com um time que não tem o mínimo de planejamento, levando em conta apenas isso que você citou, o apego que você tem por determinados Pokémon! Agora, querer que o jogo seja apenas vantagens e desvantagens de tipo é retirar uma das possibilidades do jogo, que é poder planejar um time realmente eficiente. Não é questão de opinião, de eu preferir que o jogo competitivo exija realmente um esforço do treinador, pelo contrário, acho óbvio que isso não precisa mudar, visto que ninguém é obrigado a ficar tentando desesperadamente breedar pokémon perfeitos, quem não quiser passar por isso, tem mais de 50 horas de campanha pra se divertir à vontade! Agora, quem já explorou tudo o que tem pra explorar em Kalos, só pode, ou começar tudo de novo, ou ingressar no modo competitivo do jogo. Eu preferi a segunda opção.
"Agora, quem já explorou tudo o que tem pra explorar em Kalos, só pode, ou começar tudo de novo, ou ingressar no modo competitivo do jogo. Eu preferi a segunda opção."
– não condeno todo mundo que faz esse processo de criar o pokémon perfeito e nem acho que precisa ser retirado do game. o que estou dizendo é que há muitos que exageram. tipo, vcs fecha a campanha em 20 horas e passa 100 horas breedando pokemons. Precisa?
Sei lá…. se vc já vez tudo no game (sempre há o que fazer), não seria mais divertido jogar um outro game, fazer outra coisa, do que ficar apenas rodando em circulos esperando ovos chocarem? não estou dizendo que tu faz isso, mas eu já vi mais de uma imagem na web nestas ultimas semanas de pessoas que quebraram o analógico do 3ds de tanto que usaram o treco pra rodar para chocar ovos pokemons.. saca? é esse exagero que acho desnecessário.
e tem gente que não se contenta com 1 pokemon com ivs perfeitos… tem que fazer todos do time principal.. todos do time secundário e por aí vai…
Cara, qualquer forma de jogar Pokémon é válida, se o jogador estiver se divertindo. Você pergunta se "precisa" passar 100 horas breedando pokémon, não, óbvio que não precisa, por que, afinal, não precisa nem jogar Pokémon.
A maioria das pessoas que joga Pokémon não conhece a variedade de eventos online e presenciais que acontecem em todo o mundo onde jogadores competem até mesmo por premiações. Assim como no xadrez, no futebol ou em qualquer outro jogo, as pessoas tendem a querer ser o melhor possível quando estão competindo. Perguntar por que alguns treinadores fazem questão de ter todos os seus pokémon perfeitos é como perguntar por que um treinador de futebol quer que todos os seus jogadores sejam impecáveis.
Se pra você parece chato uma batalha onde os treinadores ficam trocando de pokémon o tempo todo, pro cara que vence a batalha usando essa estratégia não faz diferença nenhuma o que o outro jogador está achando, afinal é uma competição, e tudo o que não é proibido pode ser uma estratégia. Eu mesmo não gosto quando os jogadores trocam de Pokémon, por isso treinei um Gengar que mega-evolui e ganha a habilidade Shadow Tag, onde o adversário não pode trocar.
Em Pokémon existem incontáveis maneiras de se competir, pra cada estratégia existe uma contra-estratégia, essa é a parte divertida de jogar Pokémon competitivo.
O cara, pacientemente, elabora uma estratégia própria onde tal pokémon precisa ter tais características pra que a estratégia funcione e treina esse pokémon até que ele fique perfeito! Aí vem um cara, que teve preguiça de fazer o mesmo ou simplesmente não se interessou, e diz que o outro está jogando de maneira errada, como se existisse uma maneira correta.
Olha, eu não sou especialista em pokemon competitivo (até porque eu não jogo, só leio sobre), mas até onde eu sei:
1- As pessoas que procuram o "pokemon perfeito" dificilmente cruzam centenas de ovos até conseguir os stats ideias. O que elas normalmente fazem é baixar um simulador de batalhas online pra PC, que permite que elas criem seus pokemons de uma vez e ponham eles pra batalhar online, ou então usam algum Action Replay/Gameshark da vida no DS (que é trapaça, mas não tem problema se os seus adversários também usarem). A ideia é não perder tempo com a parte de treinamento do jogo, mas sim montar o seu time ideal e colocar ele em campeonatos contra outros times ideais.
2- O fato de você ter 6 pokemons "perfeitos" não torna o jogo menos estratégico. Pelo contrário, porque quando todo mundo tem acesso a levels e IVs máximos, essas coisas deixam de importar, e o que passa a contar é quem monstou o melhor time, com a melhor estratégia. Pokemon tem uma das cenas competitivas mais interessantes e complexas que eu já vi. Você pode ler mais sobre ela aqui: http://www.smogon.com/
3- Se eu fosse você, já que você parece estar procurando algo pra fazer depois de zerar, tentava agora um Nuzlocke. É um jeito de deixar o jogo bem mais divertido (e difícil). Eu não jogo mais pokemon sem ser Nuzlocke hoje em dia. http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Nuzlocke_C…
Ah, e agora que eu vi o vídeo, e achei muito foda. Dá vontade de comprar meu 3DS logo só pra jogar partidas assim. Os caras conhecem os pokemons adversários, conhecem os possíveis ataques que eles podem usar, e com isso ficam prevendo cada passo do adversário e tentando ganhar vantagens. Eles montam times pensando em cada ameaça que pode aparecer; Deixa de ser um jogo de sorte e se torna um jogo psicológico, e de táticas e estratégias, como um xadrez. Eu acho isso bem interessante, não é qualquer jogo que consegue ser assim.
usando o exemplo do xadrez… é pra ser divertido ou pra ser reflexivo? o xadrez é um jogo de refletir… pensar. pokemon pode ser isso também, como vc bem esclareceu a situação do vídeo. mas será que fica tão divertido como se vc tivesse que se virar com o pokemon que escolheu, sem trocar?
eu ainda acho que deveria haver regras para troca de pokemons em batalhas. tipo trocar 3 vezes apenas e tal. no animê por exemplo, os lideres de ginásio não podem trocar de pokemons (eles se viram com o que escolhem) – não prestei atenção se no jogo é assim também, mas é uma boa regra.
no futebol vc não troca infinitamente os jogadores do time… eu realmente acho o troca-troca sem limites um saco. XD
Excelente post Boss!!! Concordo com tudo isso ai que você falou, inclusive não gostei nem mesmo da adição do item que compartilha EXP e facilita muito o treinamento. Acho que a graça está no desafio e apesar de não ter comprado meu 3DS ainda, um amigo de facu sempre joga perto de mim e vejo como tudo ficou muito apelão e facilitado no game.
Acho que para contornar essa situação de IVs o negócio é jogar mais com os amigos que não ligam muito pra isso e criar algumas pequenas regrinhas de trocas de Pokémons na batalha e quais Pokémons são permitidos em determinados estilos de luta, senão todo mundo vai ficar usando Mewtwo, Blaziken, etc.
Enfim, acho difícil a Nintendo tirar isso dos futuros games pois gera alguns malucos viciados que acabam fazendo girar a fama do game, então a solução é você jogar com quem pensa como você.
Eu penso exatamente como vc, venci a liga estes dias, agora estou explorando as cidades, achando itens que deixei passar, evoluindo alguns, capturando outros que acabaram por escapar durante a jornada, indo nos safari e bredando para conseguir pré-revoluções e etc já que alguns no sáfaro eu acho somente em estagio finais, já evoluído. Se o meu time é perfeito ? obviamente que não, mas tb criei um vínculos com a minha equipe e no mínimo vou leva-los ao famoso lv 100 e alterar por meio de move remember e tms alguns golpes ainda.
Eu já curti o item que compartilha o EXP pra evoiluir os mais fracos sem ter que usa-los em batalhas é uma mao na roda. Mas não cuido de IVs netao se vc tb não liga me add 3368-0863-3004 e me avise hehehe
paulo ,ai amigo te add, me add ai tb
FC- 2079-5877-1268
Lembrando ao Boos que HMs podem ser apagados já a algum tempo. Nenhum PK esta perdido se aprendeu algum HM pois com o Move Remember td pode ser resolvido
sim, mas o move deleter só aparece depois do quarto ou quinto ginásio no game… eu tava bem no começo e estava um saco usar o pancham1 com cut + false swipe e ter 2 slots para o que ele queria aprender. aí tive que mandar ele pelo wonder trade e começar um pancham novo (que uso até hoje). e o cut passou para um pokemon ferramenta, assim como as outras hms posteriores. XD
Não vejo nada demais em gastar tempo montando times bons pra competir, eu nunca tive paciencia mas tem muita gente q tem. Eh o msm q ficar montando esquemas taticos no futebol, treinando percursos no mario kart, se tu quer jogar akilo de forma competitiva em alto nivel e akilo te diverte as horas de jogatinas nao sao em vao. Eu fui um jogador muito bom de Mario Kart DS, jogava nestes eventos de anime e lá o nivel era outro, tive q treinar cada pista, cada trajeto, tecnicas de usar os turbos etc pra poder competir e eu me divertia com isso. Eu axo muito interessante o metagame de pokemon mas como nao tenho saco pra faze-lo eu me divirto salvando o jogo, completando a dex etc. Todo jogo competitivo possui uma grande diferença entre o jogador casual e o hardcore só que em pokemon isso é mais evidente pq requer mais tempo de treino e dedicação
Os IV's realmente não tem tanta importância (dificilmente você vai ter o azar de pegar um com 0-10 IV's). Mas por que não ter um pokémon perfeito se você pode? Sinceramente, se estiver acostumado com breed, em dois dias você consegue terminar um (ou mais) time perfeito tranquilamente.
Claro que treinar EV's, conseguir bons IV's, etc, etc, não é necessário pra jogar casualmente. Mas se for jogar competitivo, é bom ter, pra se igualar aos outros.
Acho que tudo se resume ao gosto da pessoa, eu pessoalmente gosto de breedar, fico ansioso esperando o pokémon que quero vir do jeito que quero. E é divertido trocar os que sobrarem por outros pokémon bem feitos. Além disso, acho que batalhas competitivas são interessantes justamente pelo jogo entre os trainers de "qual pokémon ele vai usar agora?", "qual o moveset dele?", "qual a nature e a ability?". É bem divertido quando se joga, e recomendo tentar simuladores online onde o breed não é necessário.
Olá, se puder me adicionar, o meu friend code é: 0662-3861-4437.
Adriano ai amigo te add, me add ai tb
FC- 2079-5877-1268
Acho que isso que torna o jogo tão divertido e justifica a venda de 4 milhões de unidades no primeiro fim de semana. Pode-se jogar pokemon do jeito que achar melhor, sendo conseguindo todas insignias, capturando todos pokemons, evoluindo todos até o lvl 100, treinando para competições….
ps: Adicione o meu friend code : 3840-6538-0156
Fabio ai amigo te add, me add ai tb
FC- 2079-5877-1268
Sobre gasto de tempo. Há um tempo fãs de Call of Duty criaram um gráfico com várias estatísticas, e uma delas dizia que as horas jogadas de todos os jogadores somadas era algo como o mesmo tempo que a humanidade existe. Lembrei do criador do Captcha, que com poucos segundos consegue com que o mundo todo ajude a digitalizar livros, e fiquei pensando sobre o que poderia ser feito coletivamente com bilhões de horas. Hmm..
Ai tiago eu acho q a diferença em batalhas on line tem um diferença mto grande qdo o poke e treinado com IV e com boa nature eu treino eles dessa maneira ,(tem gente q ainda faz mais e pega 3 EV 31) eu nao tenho tanta paciencia ,mas fazem mta diferença num batalha ate mesmo nas super batles do jogo Batle mansion faz diferença
ai gelera meu FC ta ai quem quiser adiciona ai e me fala pra mim add devolta ai FC- 2079-5877-1268
Ai tiago eu acho q a diferença em batalhas on line tem um diferença mto grande qdo o poke e treinado com IV e com boa nature eu treino eles dessa maneira ,(tem gente q ainda faz mais e pega 3 EV 31) eu nao tenho tanta paciencia ,mas fazem mta diferença num batalha ate mesmo nas super batles do jogo Batle mansion faz diferença
Te adicionei João! Me add tb, meu FC é o 0301-9903-7111.
Eu sempre gostei de pokemon, sei desses IV's desde a 2ª geração, mas nunca tive vontade de ter pokemons perfeitos, o máximo que eu faço é cruzar pra aprender os golpes exclusivos por cruzamento – nessa parte já achei um saco ter que chocar quase uns 10 ovos pra conseguir um elekid fêmea e poder cruzar com um outro pokemon pra aprender o golpe que eu queria.
Oi pessoal, adicionei todo mundo que comentou aqui. Me add tb. Meu FC é o 0301-9903-7111
amigo adicionado ai
ai galera ja adicionei todo mundo ai so o julio q me adiciona de volta adiciona ai Por favor o FC- 2079-5877-1268 vlw ai
deem uma olhada muito util http://www.connect.nparty.com.br/Widgets/PokemonF…
Acho que pokemon tem três partes (dependendo da pessoas, ela muda a ordem XD), a primeira claro é terminar o jogo, a segunda é completar a pokedex, e a terceira é criar pokemon fortes para a batalha. Meu último pokemon foi fire red, pulei direto para o pokemon y, mas sabia tantos dos ivs como dos evs e natures por causa dos amigos viciados, mas uma coisa eu falo, para o pessoal que se dedica a pokemons perfeitos, muitos estão reclamando demais, a gamefreaks facilitou e muito o treino de um pokemon, colocar nature evs e ivs, o que nego gastava 10 horas(ou mais dependendo do modo) antes, hoje em dia, se o cara souber usar os métodos direitinho, ele não demora 2-3 horas pra criar um pokemon top (sem trapaça), vai da pessoa.
Sobre a batalha citada, realmente é entediante assistir o cara narrando, mas se o cara realmente gosta de treinar os pokemons, e passa por uma batalha dessas, garanto que se ganhar ele vai sentir como se tivesse ganhado um troféu por isso XD
thiago!
vou add seu friend code!!
add o meu ae tbm, plz!!
^^
Gabz
1993-7371-3991
vlw!!
abrass
Olá, me add ai, meu friend code é 3625-8567-3060
ola me add ai, nick é: Mufa
meu Friend code é: 0533 4449 0307.
4wsd-d5br-tv5b-7qhj add aew
obrigado
ola meu nick é Mecin
meu friend code é: 4656-7360-6193
me adc
gostaria de Friends =) quem quiser me adc nick : Mecin Friendcode: 4656 – 7360 – 6193
pode me mandar um E-mail para yurideboni@live.com com o Friendcode q eu adiciono de volta 🙂
Olá, Nome "Christiano Barbosa" e o meu FC: 5086-2707-1865
Cara, me add ai, meu friend code é: 2595-1792-0795, o nome do meu Mii é Bruno, e não esquece de colocar letra maiúscula no B de Bruno.
mi add ae meu FC é 4527-8324-9424
hi thiagoM my friend code is 0834-2178-2014 and my Mii name is dani70brun.
Seria bom terminar a jornada e com os pokemons usados nela poder ter sucesso nas batalhas com as estratégias usadas no modo historia do game, mas convenhamos que as batalhas do game são muito mais bobinhas perto das batalhas on-line, nao dá para esperar ir bem nas batalhas online contando com a experiencia do jogo… Alem disso poder criar pokemons bons é legal tb, vc conhece o outro lado do treinador pokemon.
4871-4526-8743
Concordo plenamente com seu artigo, essa coisa de IV’s perfeitos é uma bobagem em minha opinião parece racismo com pokemon’s. Eu e meu Almenique(Chesnaught) Vencemos muitas batalhas mas também perdemos miseravelmente muitas também kkk, Mas foi muito divertido e emocionante e ele esta longe de ser perfeito.
Essas pessoas que ficam PARANOICAS com isso, perdem a graça do jogo em minha opinião. Agora estou focado em completar a pokedex de kalos e pegar meu pássaro lendario(no meu caso o Articuno).
Se alguém que procura IV’s perfeitos e está lendo meu comentário… Só vou dar uma dica pare com essa obsessão! PEGUE o seu pokemon preferido, aquele que te acompanhou em toda sua jornada e batalhe com ele as vezes VENÇA e PERCA com ele muitas vezes e seja feliz.
Isso é um passo essencial para ser um MESTRE POKEMON.
Mas se você que esta lendo este comentário acha que isso é divertido faça oque você quiser. Mas eu acho que isso é paranoia.
3652-1164-4638
Eu entendo ke se crie um vinculo com os pokemons ke vamos “adotando” durante o jogo. Sou do tempo do missigno sei o ke è isso. Mas ao longo do tempo tem sufido a fasquia da dificuldade do jogo. Pokemon agora nao è so “super efective” como era antigamente, em ke pegava um blastoise punha o ice punch e zerava a liga so com ele (e outros so pra dar revive nele). Agora nao da. Eu fiu obrigado pela primeira vez a ter mais de tres pokemons na minha time. O super training ke te faz evoluir um pokemon no seu maximo è estrategia. Um pokemon tar no seu maximo è estrategia. Nao vejo mal nesse aperfeiçoamento e achei legal isso de campeonato. Na verdade kem se lembra dakele treinador chato no gold and silver ke ligava a toda a hora dizendo ke encontrou o ratata perfeito? È competiçao. Devia sim ter historia maior depois da liga, ter todos os mapas ou fazerem download de mapas novos. E nesse video, o espeon ta a fazer um optimo trabalho te tediar, irritar o adversario! 😉