Sinto cheiro de bomba!
Assim como Peter Pan, Tarzan é daquelas história que caíram no gosto do povo. São histórias que sempre serão re-interpretadas de tempos em tempos. De acordo com o IMDB, há mais de 30 longa-metragens sobre o homem-macaco criado por Edgar Rice Burroughs. Mas assim como Peter Pan (de novo), a maioria de nós deve se lembrar do personagem pelo filme da Disney de 1999.
Nesses últimos 14 anos não vimos mais nada de novo baseado no personagem, com exceção de algumas produções pra TV e home video da Disney. Pois bem, agora uma produção francesa/americana/alemã que vai levar Tarzan para a terceira dimensão, com algumas mudanças radicais nas origens do personagem. Confira o trailer:
Foi-se embora a ambientação de época: Tarzan 3D agora se passa nos tempos atuais. Na história, ele e sua família sofrem um acidente de helicóptero do qual só ele sai vivo, e tem que aprender a viver sozinho numa ilha sem seres humanos. Adotado por macacos, acaba se tornando um deles. Aí tem aquelas coisas de sempre – ele se apaixona por Jane, a garota da cidade, e um carinha malvado que se aproveitar dos recursos naturais da ilha, não importa quem esteja no seu caminho.
Sem falar que a ambientação nos dias atuais abre a possibilidade de piadas clichês envolvendo a inadequação de Tarzan às tecnologias que usamos. Será que veremos Tarzan jogando videogame? Ou Jane avaliando o herói no Lulu? Pelos deuses, espero que não!
E ainda tem o meteoro. Pra quê o meteoro?! Parece mais uma tentativa desesperada de criar adicionar algum frescor à uma história mundialmente conhecida. Por mais que a atitude seja válida, a forma como está sendo feita beira ao ridículo. A história de Tarzan não precisa de muitas alterações para conquistar o público, e muito menos de alterações tão toscas.
Pra não dizer que só falei mal, admito que curti o trabalho realizado na captura de movimentos. Tarzan, interpretado por Kellan Lutz, tem movimentos bastante realistas e naturais enquanto balança por aí nos cipós da selva.
De qualquer forma, todos poderemos conferir Tarzan 3D – A Evolução da Lenda (nem vou falar do título nacional) nos cinemas brasileiros no dia 17 de janeiro.