Those that remain and those that pass on
| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 686, ou para aqueles que não se importam com spoilers |
Tentei semana passada escrever um CDM com o capítulo da semana de Naruto, mas achei o capítulo 685 tão simples, sem basicamente nenhum conteúdo chocante ou interessante (pra mim) a ponto de merecer algum comentário ou um simples pensamento. Quer dizer, o capítulo meio que se resumiu a explicar basicamente aquilo que grande parte presumiu no capítulo anterior, com o time Obito indo para a tal dimensão que conecta todas as outras dimensões e o verdadeiro Naruto não conseguindo chegar na passagem em tempo hábil.
Aí corta, esse mesmo capítulo, corta para um momento tão estranho, com Obito abrindo pequenas janelas entre algumas dimensões bizarras até achar o Sasuke e pronto. Fim de capítulo. Com uma ceninha meio sem graça com o Sasuke abraçando a Sakura que ficou meio machucada depois do mar de ácido respingar nela. Não foi um bom capítulo a meu ver.
E depois fiquei pensando, se a Kaguya pode jogar todos seus inimigos numa dimensão em que existe um mar de ácido, porque diabos arremessar todo mundo num mundo de neve? Pow!
Mas enfim, corta para o capítulo 686 que aí sim o ritmo da história volta a ficar agradável. Ainda arrastado, mas muito mais divertido. O grande barato desse capítulo é a reflexão proposta por Kakashi. Ele realmente não serve para mais nenhum propósito? Discordo quando ele fica pensando que não foi um bom professor (sensei) ao time 7. Não é bem assim. Sasuke aprendeu o elemento do raio com o próprio Kakashi, e o Naruto também passou por um importante treinamento com ele que deu importância ao jutsu dos clones do Naruto. Ambos refletiram muito na força que seus pupilos possuem hoje em dia.
Talvez se você pensar num nível mais de ensinar caráter, talvez nesse ponto Kakashi realmente tenha fracassado, mas atrelo isso ao fato de que ele mesmo já era meio perturbado pelo seu passado desde o início do mangá. O ponto em questão aqui é que o Kakashi nunca se abriu com seus alunos, nunca contou suas origens e por isso dá essa sensação de que o personagem não é aquilo que sempre aparentou ser. Tanto que só agora, quando ele descobriu que Obito era o Tobi/falso Madara é que senti um Kakashi mais humano, mais suscetível ao trauma que sempre carregou.
Dito isso, qual o papel de Kakashi nesse ponto da trama? Será que ele realmente merece morrer e cumprir o ciclo ninja que parece que já cumpriu? Guy chegou a esse ponto capítulos atrás quando estava pronto para abrir mão de sua vida e o Naruto impediu que isso acontecesse. Naruto, como um mangá, tem essa pegada de sacrifício da geração mais velha em pró da nova geração, então não ficaria surpreso se até o final de tudo, um personagem grande como Kakashi também morresse. E tudo bem ele morrer! A história dele se fechou, e o que vier daqui pra frente é lucro. Eu não vejo o Kakashi casando, tendo um filho e deixando seu legado no universo de Naruto desta forma. Alguém vê?
Agora passando rapidamente alguns outros pontos do capítulo da semana. Achei que a luta do Naruto contra a Kaguya ficou de repente mais sério do que o necessário. Mas que bom que essa falha dos clones em não conter a gudoudama pode ser resolvida simplesmente colocando elas em clones e não fixando-a apenas no verdadeiro Naruto. Fiquei com um medo do Kishimoto estragar o jutsu clássico da história e do Naruto como um personagem.
Além de tudo isso, adeus ao Obito, né? Agora o personagem realmente se foi ou assim espero. Eu já tinha me despedido dele em algum momento passado, e nem me lembro mais qual. Acho que o personagem cumpriu a sua função e não deveria realmente ficar vivo depois de tudo que fez. Ainda durou mais do que deveria, dando sua chance de redenção, fazendo um importante papel como mocinho no final e novamente salvando o Kakashi da morte. Fico pensando se os fãs e leitores do mangá perdoaram totalmente o Obito por tudo que ele fez. E será que ele merece esse perdão total?Eu me sinto dividido. Ele foi enganado sim, mas causou muito mal em consequência de sua própria ingenuidade. É foda. A gente erra muito na vida, mas até que ponto dá para consertar todo o mal causado?
No mais é isso, a batalha continua, Kakashi ainda vai ter outra chance de um sacrifício maior e mais importante a trama e tem todo um problema gravitacional para se lidar agora. Quero só ver!