Conversa de Mangá: Naruto 688

… of the Sharingan!!

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 688, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Quando li este capítulo do mangá de Naruto há duas semanas atrás não sei exatamente o que senti. A princípio achei tudo meio exagerado e desnecessário. Do tipo “caramba, vai Obito, que saco agora toda semana ter que me despedir de você e tu não morre e desaparece de vez! Desapega porra!”. E realmente está chato esse desfecho do personagem onde há toda essa dualidade de emoções que ele causa já discutidas por aqui, já se redimiu mais do que gostaríamos provavelmente e o Kishimoto não larga o personagem pra fazer a maldita/bendita história andar.

Mas essa foi a minha primeira impressão, aquela de fã já desgostoso com o mangá, que não vê a hora da coisa ganhar um desfecho. Aí, depois que escrevi o CDM de Bleach na quinta-feira desse semana que se encerrou, comecei a repensar e ver se valia ou não escrever sobre este último capítulo do Naruto 688, mas esquecendo um pouco o Obito e focando mais a perspectiva do Kakashi. Talvez eu esteja um pouco lento, ou talvez o Kishimoto não tenha levado direito a narrativa para deixar as coisas mais claras, o caso é que agora, repensando um pouco os acontecimentos, a história está tentando resolver o lado do Kakashi nisso tudo, só que o Obito ficou tão chato nesse ponto que meio que mascarou isso pra mim.

E olha que pra mim o Kakashi já foi um personagem muito mais legal no universo de Naruto, correndo o risco de dizer que houve momentos que talvez ele realmente tenha sido o personagem mais legal. É que depois vieram outros personagens maneiros mesmo, como o Jiraya e até mesmo o Guy fodão. O Kakashi era um personagem legal lá no começo, quando copiava os inimigos e surpreendia todos usando uma variedade interessante de jutsus simples. Mas depois que o Orochimaru surgiu e as coisas começaram a ficar mais malucas e estranhas no mundo dos ninjas, o Kakashi perdeu um pouco esse vislumbre de ninja que pode “quase tudo”, o do ninja imbatível. Apesar de que o respeitei um pouco mais novamente no futuro, quando ele resolveu treinar o Naruto com seus clones, com o treinamento da folha e tal.

Enfim, parece que agora o Kishimoto que fechar esse ciclo do Kakashi ninja copiador. E já chega dando-lhe o poder de fazer um Susanoo, da mesma forma e facilidade que fazia dragões de água lá no começo de tudo, ao menos é o que parece. Então ele apenas precisava de um outro sharingan pra imitar tranquilamente tudo que o Ichiha pode fazer? Interessante, claro que tem ter um pouco daquela descrença com detalhes, porque o mangá já não é de hoje que dá umas piradas fodas.

Tipo até hoje não entendo como é essa coisa de transplante de olhos “barra” sharingan. O que se transfere? Literalmente o globo ocular? Ou seria um chakra especial embutido ou sei lá. Porque convenhamos que é meio bizarro o Obito se desintegrar, ir para o além vida, falar com a Rin e de repente decide voltar por meio do jutsu de atravessar dimensões (o além vida é isso? uma reles dimensão paralela?) e entrar dentro do Kakashi como se fosse um chakra espiritual, assim como é a Kyuubi dentro do Naruto. Aí de repente o outro olho do Kakashi desperta como um sharingan! Tá certo isso produção? Pode mesmo? Pega lá o livro de regras pra ver aonde que isso faz sentido. É como disse, tem que rolar um pouco de descrença e deixar a diversão rolar. Aparentemente só o Sasuke que precisa de cirurgia ocular, ficar com aqueles rolos de gases de primeiros socorros e tal e em repouso e só depois disso é que tá liberado a usar os olhos do Itachi. Madara, Obito e agora o Kakashi, essa turma todo troca de olhos como quem troca de cueca no final do dia. Essa pra mim é uma das coisas mais bizarras em todo o universo do mangá. O Rinnegan do Nagato nessa história toda tá rodado pra caramba, todo vilão tá liberado pra usar como se fosse sabonete coletivo.

Enfim, tudo isso porque, como disse, é a vez do Kakashi receber uma turbinada de poder, porque só assim para os personagens clássicos aguentarem os atuais vilões do mangá. Do ponto de vista do fanservice é o máximo isso. Próximo game do Naruto com Kakashi com opção de se jogar com um ou dois sharingans. Faz sentido. E não que não seja legal ver o Naruto citando ninja copiador e esperar que ele realmente faça um pouco mais disso no momento, afinal é um mangá shonen aqui, correto?

No mais, Kaguya ficou boladona com os chakras dos bijuus fundidos nos diversos Rasengas. Isso também explica um pouco porque o autor meio que segurou o poder dos bijuus até agora. Se tivesse usado isso antes, teria soado problemático só agora ter causado esse efeito na vilã. Agora é ver que bicho vai dar. Podia dizer que é meio conveniente isso ter surgido nesse momento onde os recursos de batalha estavam se esgotando, mas na verdade essa é o formato de batalha destes últimos vilões de Naruto, que são invencíveis contra quase tudo, mas sempre tem uma única kriptonita que zoa tudo. E pensando na ideia de que tudo surgiu de uma única origem e se desmembrou pra uma porrada de coisa, nisso eu acabo vendo sentido que vai ter sempre uma energia que acaba desequilibrando outra, o universo é feito de regras assim. Cabe ao mocinho encontrar o ponto fraco do vilão. Isso tá certo produção. Segue em frente!

Sair da versão mobile