Conversa de Mangá: Bleach 615 [Rei das Almas!]

All is Lost

Bleach615 - 001

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Bleach e que já tenha lido até o de número 615, ou para aqueles que não se importam com spoilers. |

Bleach não passa de 2015! Quer dizer, é o que dá para entender com os últimos capítulos publicados na Weekly Shonen Jump. Agora não tem mais o que fazer, pra onde correr ou o que enrolar. Tite Kubo finalmente meteu o pé na porta e iniciou o derradeiro clímax do mangá. Ao menos é essa a impressão que tenho.

É difícil neste momento tecer argumentos que sirvam como estímulo para todos aqueles que já largaram mão do mangá há tempos. Os momentos de tensão e adrenalina destes capítulos finais não apagam toda a estrada dolorida que foi Bleach, mas ao menos para quem está aguentando aos trancos e barrancos o final do mangá tais momentos são bem menos cansativos do que essa história já se provou ser.

O curioso de tudo isso é que imagino que dentro da cabeça do Kubo todo esse universo de Bleach deve realmente ser incrível. Oras bolas, é sim um universo incrível e apenas narrativamente é que ele se torna um problema. Há muitas histórias de situações e personagens que não foram contatas e explicadas com a dedicação que talvez merecessem. Existem muitas histórias nas entrelinhas, entre leitores que estudam atenciosamente todos os mínimos detalhes e prestam atenção em tudo. Pena que não seja fácil ao grande público essa percepção, o próprio autor não facilita mesmo tal tarefa.

É fato que para um mangá que existe há mais de uma década, certamente há muitos detalhes que esquecemos, e aqueles que nem sequer conseguimos prestar atenção. Tome por exemplo a naturalidade na qual o Rei das Almas foi finalmente revelado. Eu não sei se isso já havia sido mencionado e tal, mas eu achei chocante a forma como tudo ocorreu. Não é uma “pessoa”, mas quase uma “coisa”. Qual a história dele? Talvez o Kubo tenha pincelado outros detalhes a respeito disso no passado e eu sinceramente não me recordo. Mais uma vez, dentro da cabeça do Kubo, Bleach é um mundo fantástico, para o leitor casual, as vezes é bem mais confuso do que gostaria.

Claro que as vezes não se faz necessário entender tais indagações. Eu até tentei lembrar porque Aizen queria tanto subir ao Palácio do Rei das Almas. Faz tanto tempo já e nunca achei que o Kubo foi claro com as reais intenções de Aizen. Me lembro do sentimento de uma conversa dele com o Urahara sobre o quão injusto era o mundo da Soul Society em relação justamente ao Rei das Almas. Estaria ele falando da condição da pessoa em si preso ao tal cristal? Será que o Rei das Almas num passado distante foi uma pessoa (alma) parente do Aizen? Até porque achei o traço de ambos bem semelhante…

Bleach615 - 003

E agora, começou a destruição real da Soul Society, Mundo Real e Hueco Mundo. E parece ser sem volta, não tem o que fazer com o atual Rei das Almas, que já foi fatiado em dois. Fiquei com a ideia se o Urahara não vai tirar um coelho dessa cartola que é Bleach, criando um novo Rei das Almas, talvez usando até mesmo o Aizen, já que o próprio autor da série disse antes do arco final começar que ainda voltariamos a ver Aizen.

Enfim, estou me divertindo nesse clima de fim de mundo na qual a história se impôs. Me decepciono um pouco com o Ichigo, que no final das contas não fez muita coisa realmente significativa ainda. Ele vai ser o grande herói no fim? Bem, é isso que manda a cartilha, não? Não sei porque fico esperando algo novo ou incrível de situações assim, mas acho que é esse também outro mandamento da cartilha de um Shonen: “ter expectativas maiores do que muitas vezes se deva ter”.

Só torço para que ao final do mangá, Bleach possa também ser finalizado na TV. Já faz alguns anos que o animê acabou antes de se iniciar o último arco e quanto mais tempo leva, maiores são as chances das pessoas esquecerem que um dia existiu um animê (que não era de todo ruim). Há grandes momentos nesse arco final e acho que a série, por toda a sua história e méritos, merece ter seu último arco animado para a televisão.

E que tudo seja destruído para que algo novo possa surgir!

Bleach615 - 004

Isso também pode lhe interessar

12 Comentários

    1. Se você puder aceitar um conselho, acho que ainda não é um bom momento para voltar ler, pois sabe-se lá quando o mangá vai terminar. Além disso essa saga foi bem enrolada e no máximo uma das lutas foi algo próximo da palavra “interessante”. Quando o mangá estiver próximo do fim, tipo uns 5 capítulos de terminar, eu acho que seria uma boa hora para retornar, pois colocar Bleach em dia não uma tarefa árdua, no sentido que é um mangá de leitura rápida.

  1. Para variar esse capítulo foi mais de Bleach: Enrolação. Ele facilmente poderia ser comprimido em meio capítulo, especialmente porque o anterior também foi muito enrolado. Porém tenho de admitir que gosto dos seus textos Thiago, mesmo não concordando você “vende seu peixe” muito bem.

  2. Nossa já até esqueci em que parte dropei Bleach, mas vendo essas imagens vejo um monte de personagem que eu achei que poderia morrer na história e estão aí vivos.
    Acho que não tenho animo de voltar a ler.

  3. Eu andava meio desapontado com Bleach, sobretudo por causa do Esquadrão Zero e da reafirmação vergonhosa e desnecessária do protagonismo que o Ichigo tem, mas esses últimos capítulos renovaram o meu ânimo. Já falei em outro Conversa de Mangá que Bleach é uma história que só deve acabar quando houver alguma mudança significativa no status quo. Felizmente o Kubo vem dando corda pra minha interpretação, então vou jogar aí alguns complementos, algumas teorias, etc:

    O Rei das Almas é bem menos do que esperávamos dele. Tá mais pra alguma existência que, pelo simples fato de existir, mantém o “equilíbrio” dos mundos, sem qualquer tipo de autonomia. E sendo ele uma criação da Soul Society (E não o contrário, como eu imaginava), dá pra entender porque o Aizen o desprezava tanto. Ele representa o que há de pior nesse sistema, que certamente favorece os shinigamis, criando assim… um desequilíbrio. Imagino que o Yhwach pretenda reiniciar tudo matando o Rei, mas dessa vez dando início a um sistema que favorece os Quincys. E aí o desequilíbrio permanece, só muda o lado que estará sendo beneficiado.

    Mas o Kubo precisa amarrar muita coisa nisso ainda. É aí que entram os personagens misteriosos, como o Urahara, que aparentemente gosta de copiar as invenções de outras pessoas. A bola de canhão de Kukaku Shiba, as fontes termais do Kirinji, as almas artificiais da Hikifune. Se o Rei das Almas foi uma invenção também, será que o Urahara tentou fazer algo parecido também? Imagino que sim. E este algo tem nome: hougyoku. Pelo que me lembro, não ficou muito claro que propósito o Urahara tinha ao criar aquilo. É curioso também que tal artefato seja de grande importância para a realização dos planos do Aizen, um sujeito que pretendia ocupar o vazio do trono dos céus. É pouco provável, eu sei, mas acho que o hougyoku pode muito bem cumprir a função atual do Rei das Almas, com a diferença que ele permite que alguém com vontade própria atue verdadeiramente como um rei. Acho que o Kyouraku já previa os acontecimentos atuais e foi até a Central 46 para negociar a libertação do Aizen e quem sabe impedir esse apocalipse aí. É a deixa perfeita para sabermos as motivações dele também, obscuras desde sempre.

    Mas enfim, ainda acho que tem muito chão pela frente. Deve rolar um arco flashback aí, estilo Turn Back the Pendulum, tem uma pá de personagens que ainda devem ter papel ativo na trama (Grimmjow, fullbringers, Isshin, Ishida), etc.

    1. Acho excelentes seus comentários sobre Bleach, eles sempre me lembram que ainda existe uma trama interessante em no mangá, embora elas sejam extremamente mal desenvolvidas. Pena que o Kubo não é tão sensato como você e essa semana já inventou um deus ex machina.

      1. Rapaz, por um momento achei que o negócio ia desandar de vez com esse lance do Ukitake aí. Repentino demais, jogado demais. Muita gente por aí até especulava que as famílias mais nobres da Soul Society teriam algum tipo de envolvimento com o Rei das Almas, mas nunca imaginei algo tão conveniente assim. Bem, pelo menos o finalzinho do capítulo me dá esperanças de que o Kubo colha o que plantou. (E ainda mantém minha teoria viva haha)

        E valeu pelo elogio, cara. o

  4. Excelente post. Para aqueles que realmente deixaram de ler o mangá, com esse post você provavelmente deu animo para voltarem a ler pois o mangá está voltando a ficar épico. Uma coisa que deveriam fazer nesse site é abrir vagas para pessoas que queiram comentar CDM não só de One Piece e Bleach mas de outros mangás ou animes, pois eu percebo que os membros deste site possuem responsabilidades e coisas para fazer na vida real e têm pouco tempo para postar. Logo seria bom se você e sua equipe pensassem nisso, pois assim todas as semanas este site teria CDM´s e vocês não precisariam gastar seu tempo, bastava fazer o texto da semana, mandar para o seu mail e você postava no site. O que acha?

  5. A cada capitulo do mangá eu fico + desanimado com um possivel final cru e ruim(como aconteceu com no Naruto). A sensacao é que estao encurtando manga e tornando-o muito chato e a historia de alguns personagens estao ficando cada vez + longe de ser inlustradas. Eu acompanho o mangá por uma razao mais pessoal, entretanto nao espero um resultado muito positivo, algo que me surpreenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.