Lançando em novembro de 2014, Never Alone chamou a atenção de muita gente, mesmo para um Indie Game. O jogo tem todo um charme próprio, pois foi desenvolvido por um pequeno estúdio com base nos hábitos, lendas e costumes locais, lá na região do Alasca.
O jogo tem todo uma temática baseada em documentários, pois clipes são abertos ao longo do gameplay, permitindo o jogador assistir a depoimentos reais do povo Iñupiaq, nativos do Alaska, na qual eles contam lendas, tradições e explicando coisas que estão ali, na experiência do gameplay e da história. É muito interativo e integrado. O jogador que pula estes vídeos perde praticamente metade da essência do jogo. Sério!
Há uma atmosfera única em Never Alone, ainda que o gameplay não reinvente nada. É um jogo de avanço lateral (side-scrolling) de plataforma, com puzzles a serem resolvidos para se avançar fase após fase. Tem todo um lado artístico, mesclado aos gráficos simples, mas suficientes para te deixar imersivo na história da pequena garota e sua raposa que por uma sina do destino acabam perdidos na imensidão branca do Alaska. O jogador controla ambos os personagens, alternadamente, onde cada um tem habilidades únicas, sendo que a raposa pode interagir com os espírito da cultura local.
Tenho Never Alone no Xbox One, mas ele também saiu para PlayStation 4, PC e em junho desse ano para Nintendo Wii U. Na loja do Xbox ele está saindo por 29 reais. Eu o peguei numa promoção no começo do ano. Vale a pena! E agora no dia 28 de julho o game irá receber sua primeira expansão, via DLC, com mais um conto do folclore local, novos níveis e novas habilidade para a dupla de protagonistas! Infelizmente não foi divulgado o preço do DLC, mas considerando que o game em si não é caro, não acredito que o DLC vai ser algo absurdo. Para quem já terminou e quer revisitar esse clima único, certamente vai valer a pena! Porém no comunicado oficial do estúdio, a Upper One Games, menciona o DLC apenas para PS, PS4 e One, deixando de lado a versão de Wii U. Talvez saia depois, já que o game chegou a plataforma mês passado. E corre notícias por alguns portais dizendo que uma versão de PS3 e Vita deve ser disponibilizado em breve.
E é isso! Quem não jogou… procure jogar!