Ufa, que trabalheira é atualizar o site sempre que sai um novo update para o atual template que o mesmo utiliza. É backup aqui e ali, medidas de seguranças para não perder nada, atualizar plugins e até mesmo o próprio WordPress e, depois de tudo isso, obviamente há os bugs e problemas de todas as atualizações que foram realizadas.
Hoje, 23 de fevereiro, a grande parte da manutenção realizada – que achei que iria durar apenas no sábado, que ingenuidade a minha – acabou. Algumas pequenas novidades de layout foram acrescentadas, alguns bugs surgiram mas estão aos poucos sendo consertados e outros vão ficar para o próximo update do tema do WordPress utilizado.
O caso é que desde a semana passada o servidor do Portallos vem dando sinais de estresse, deixando o site lento e sangrando. Ocasionalmente o site cai escadas abaixo, mas levanta após alguns minutos. Já peço desculpa por essa instabilidade e lentidão que está ocorrendo.
Já entrei em contato com a DreamHost, já rodei todos os diagnósticos e ferramentas de performances, tal como otimizei e desliguei alguns interruptores de energia aqui e ali. Tudo para descobrir o que está acontecendo e ver se o site para de se comportar como se tivesse 250 quilos e precisasse correr por 60 minutos em uma esteira de academia. Espero que ao longo dos próximos dias tudo volta a se estabilizar com todas estas medidas tomadas.
Se houver algo impactante que eu tenha que reportar aos leitores não se preocupem que farei em uma nova postagem. Se acontecer do site – bate na madeira três vezes – cair e não voltar rapidamente pode ficar tranquilo que estarei nos bastidores tentando descobrir em qual tomada eu tropecei. E é sempre bom lembrar que o Portallos tem seu Facebook e Twitter justamente para informar qualquer problema emergencial que me impeça de vir aqui avisar. Então sempre siga as páginas das redes sociais do site.
Por fim, tudo atualizado e rodando (ainda que com lentidão). Dentre as novidades estão:
— Nova Homepage! Sim, novamente modifiquei a página inicial do site. Atendendo a sugestões e outras estatísticas levantadas. A Home agora está um pouco mais simplista, porém ficou mais funcional. Destaques especiais no topo, nada de divisão por categorias, 25 posts recentes mostrados na ordem em que foram publicados e o retorno do menu lateral, mostrando comentários recentes e um monte de outras coisas legais e úteis ao leitor.
— O menu principal do site (esse com a barra preta) também mudou, ganhando uma nova organização de links e com novas opções de conteúdo para que o leitor possa ir para onde quiser de forma mais rápida e prática, independente se procura uma categoria em si ou uma coluna ou tag especial do site. Mais opções devem ser acrescentados nesse menu nos próximos dias.
— Comentários via Facebook! Já tinha inserido a box do Facebook há algumas semanas atrás em caráter experimental para ver se os leitores usariam a mesma sem que eu anunciasse a novidade. Bem, como aconteceu de alguns leitores estarem usando ela ao invés do Disqus, fica então ambas as opções inseridas no site. Mas agora a box de comentários do Facebook está está funcional de verdade (antes estava com um bug que não me deixava monitorar os comentários).
— Menu lateral dentro das postagens também sofreu algumas atualizações e correções de bugs que a versão anterior do tema do site estava causando.
— Contagem regressiva para a retirada de alguns Ads (Hotwords) do site! Lá para o começo de agosto do ano passado, o Portallos passou a ser parceiro da Hotwords, em caráter experimental, tentando ganhar algumas moedinhas a mais no cofrinho magrelo do site. Mas hoje, quase 7 meses após a inclusão da plataforma no site sabe o quanto o site acumulou na plataforma da Hotwords? 42 reais. Quer horror, não? Há dias que ele rende 0,05 centavos. O dia todo!! É de chorar…
Não estou dizendo que a Hotwords é ruim de uma forma geral. Só que para o Portallos não deu certo. Os anúncios e campanhas que o sistema gera ou entrega ao site são fracas e inexpressivas, especialmente se comparar com o Google Adsense (este sim tem uma rendimento aceitável). Não deu certo para o Portallos e não adianta ficar discutindo lá como as estatísticas deles são bizarras ou as campanhas ineficientes. O jeito é desistir da plataforma.
Porém para tal o site ainda precisa gerar mais 8 reais. Pois a plataforma só paga ao site quando atingir 50 reais. Não é justo desativar uma plataforma que ficou 7 meses no ar e não receber pelo tempo e espaço cedido. Então, só mais 8 reais e o site terá menos adsenses intrusivos. Prometo! (e é por isso que tem esse pop up de 15 segundos enquanto a página carrega aparecendo, para acelerar esse ganho e poder parar de vez com a plataforma).
E é isso! Tudo atualizado e nova Home no ar, lentidão no site notada e análises sendo realizadas para solução e pequenas novidades realizadas aqui e ali. E em breve tem mais coisas vindo por aí, incluindo uma reforma no sistema de apoio do site.
Agora de volta as postagens!
Obs: as duas ilustrações que abrem a postagem são estampas de camisas de lojas internacionais, uma da TeePublic e uma da Shirtigo (porém nunca comprei em nenhuma destas lojas, então não posso dizer se dá para importar ou qualidade da camisa ou se chega tudo certinho aqui no Brasil).