No último final de semana aconteceu a PlayStation Experience 2016. Evento que já se tornou anual e que caracteriza aquele momento na qual a Sony apresenta diversos títulos que estão em desenvolvimento e devem ser lançados no próximo ano fiscal (alguns ainda podem levar um pouquinho mais de tempo).
Não sou um grande entusiasta da plataforma PlayStation, mas estou sempre acompanhando suas novidades e anúncios é claro. Dito isso, para quem não assistiu a conferência ou viu somente alguns anúncios picados aqui e ali pelas redes sociais, resolvi fazer aquele resumão com tudo que foi mostrado.
Resumidamente, muita coisa legal para os fãs da plataforma foi revelado. Um novo spin-off para Uncharted, a tão esperada (e inesperada) sequência de The Last of Us, teve também o anúncio de Marvel vs Capcom Infinite (que também deve sair para PC e Xbox One), a primeira chance de ver que lindo está ficando a remasterização de Crash Bandicoot e também muitos trailers de produções japonesas, de indie games e alguns títulos de VR.
Vamos então para os trailers, na ordem na qual foram mostrados no evento. Quando houver a necessidade de comentar alguma coisa, farei logo após o vídeo, porém nem tudo terei o que comentar (nesse momento).
- Uncharted: The Lost Legacy
- Marvel vs. Capcom: Infinite
Provavelmente o anúncio que mais fiquei animado, por razões óbvias e não ser um exclusivo da plataforma. É sempre interessante como a Capcom faz questão de destacar o Mega Man nessa série, mesmo sabendo que o personagem não consegue sair de sua aposentadoria dentro do estúdio. Mesmo assim é um belíssimo teaser. Ainda que haja uma sensação de deja vu no que diz a respeito como são sempre os mesmos personagens chaves apresentados a cada novo título da série. Novas adições de lutadores virão, mas boa parte já sabemos quais serão e até mesmo seus movimentos. Será que isso não torna a franquia um pouco maçante? Enfim, bom saber que ao menos o game chega em 2017!
Dito isso, após a conferência, a Capcom liberou um segundo trailer mostrando um teaser do gameplay do game. Vale a pena já mostrá-lo aqui, não?
- Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (port para nova geração)
Lançamento digital já disponível para o PlayStation 4. Para as demais plataformas (PC e XO) a disponibilização do título virá somente em março de 2017. Lembrando que esse é um título que a Capcom não disponibilizou na retrocompatibilidade do Xbox One até o momento (ou seja, para ter o game no XO, os jogadores terão que comprá-lo novamente caso já o tenham digitalmente no Xbox 360 – ao menos por enquanto).
- WipEout Omega Collection – contém WipEout HD, WipEout HD Fury and WipEout 2048
- Destiny: Rise of Iron – The Dawning (A Alvorada em português) – Evento, não é DLC!
Apenas um adendo, mas esse evento não é exclusivo da plataforma do PlayStation 4. A Alvorada será disponibilizada também para a plataforma do Xbox One. E é um evento que só vai funcionar para aqueles que possuirem a versão mais nova do game, Rise of Iron (Ascensão do Ferro). Está chegando a hora de retornar para mais um pouco de Destiny!
- Crash Bandicoot N. Sane Trilogy – Remaster dos três games originais do PSOne!
Está lindão essa remasterização de Crash Bandicoot, não? Me trouxe boas recordações da época de PSOne (sim, eu tive um). Gostava dos Crash originais. Espero que a remaster faça sucesso e isso convença os responsáveis pela marca (hoje nas mãos da Activision) a fazer um novo game nos moldes dessa trilogia clássica.
- Resident Evil 7 – Novo trailer!
Na boa? Eu acho que não quero mais ver novos trailers de Resident Evil 7. A Capcom já me convenceu. Eu quero jogar o game e conferir essa nova proposta e experiência da franquia. Não preciso ver mais trailers! E janeiro já está aí… se piscar demais, já foi!
- Ace Combate 7
Eu não faço a menor ideia qual foi a última vez que joguei Ace Combat, ou qual games da série joguei. Só sei que estou curioso por esse novo título.
- Akuma chegando em Street Fighter V
Não sei a quantas anda Street Fighter V, sigo achando uma pena o título se manter exclusivo do PlayStation 4, mas entendo as razões pela qual ele vai continuar assim por tempo indefinido. Em todo caso, não sei se me empolgaria com o Akuma. Aí está um personagem que nunca liguei muito…
- The Last Guardian
- PaRappa The Rapper Remastered – 20th Anniversary – (+ Patapon +LocoRoco)
O melhor desse anúncio com certeza é saber que Patapon e LocoRoco também estão nessa vibe de serem resgatados. Dois dos títulos que mais curtia no meu já aposentado PSP. Nunca entendi porque a Sony abandonou a franquia no PS Vita.
- Knack 2
- Gravity Rush 2 – DLC Gratuito – The Ark of Time – Raven’s Choice
- Gran Turismo Sport
- Ni no Kuni II: Revenat Kingdom
- Yakuza Kiwami & Yakuza 6
- Danganronpa V3: Killing Harmony
- NieR: Automata
- Ys Origin
- Dreadnought
- Pyre – Indie game da Supergiant Games (Bastion, Transistor)!
- Vane
Parece bem interessante, não? Por enquanto foi anunciado apenas para PlayStation 4, mas já torço para depois chegar a demais plataformas.
- Absolver – Online Melee Action
- What Remains Edith Finch
Outro título que parece bacana dessa leva de indie games. No momento anunciado para PlayStation 4 e Steam!
- Nex Machina
- Compiladão de indie games que estão em desenvolvimento para PS4!
- Let It Die – Free to Play
- Lara Croft GO
- Windjammers
- StarBlood Arena – PSVR!
- Compiladão de games de realidade virtual que estão em desenvolvimento para o PlayStation VR!
- Nioh
- MLB The Show 17
- Horizon Zero Dawn – Novo Trailer!
Cá entre nós? Esse é o game que me faria comprar um PlayStation 4 em 2017 se houvesse orçamento para tal (e não acho que haverá, infelizmente).
- The Last of Us – Part II
Então né, sabe aquele game que vende consoles? Aí está uma das maiores marcas do PlayStation. Todo mundo pirou, vai alavancar assustadoramente as vendas do PS4 a partir de agora e a concorrência vai ter que suar sangue para conseguir criar algo no nível de hype que The Last of Us possui hoje em dia.
2017 pode vir a ser um excelente ano para se pensar em ter um PlayStation 4. Com certeza. Ao menos com estes títulos anunciados, mais aqueles que apareceram na E3 deste ano. Só resta saber se a Sony vai mesmo lançar tudo isso (ou quase tudo) em 2017 ou se vai enrolar sua fanbase até 2018. É para se acompanhar de perto, enquanto se espera o preço do PS4 cair um pouquinho mais aqui no Brasil…