Minipost | Fique no escuro em Little Nightmares
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— Introdução
Hoje é o dia do lançamento de um indie game que vem chamando atenção nos últimos meses: Little Nightmares, desenvolvido pelo pessoal da Tarsier Studios (lá da Suécia) e distribuído globalmente pela Bandai Namco.
No game você controla esse pequenino de capa amarela (nas sinopses oficiais se diz que é uma garota chamada Six, mas ao iniciar o game nada disso é mencionado, há esse ar de suspense em torno de quem você é, onde está e o que diabos está acontecendo).
O objetivo do jogo é não ser encontrado, não ser pego, ficar nas sombras e fugir dos perigos que irão surgir nessa jornada, enquanto o game conta mais ao jogador sobre o universo que está sendo apresentado.
É inevitável pensar que Little Nightmares tem uma certa inspiração de games como Inside; avance resolvendo pequenos puzzles, tome cuidado com as armadilhas espalhadas para todos os cantos, escale e pule e interaja com objetos do game; tudo isso enquanto vai aprendendo mais sobre os seres e regras desse mundo bizarro, assustador e estranho.
— Escondidos
O game é bem escuro e sombrio. A trilha de fundo serve justamente ao propósito de deixar o jogador tenso e atento a qualquer coisa que possa acontecer.
Dentro das mecânicas de game, é possível acender esse pequeno isqueiro que oferece luz ao ambiente, tornado-o visível a qualquer perigo que estiver rondando a sala. É possível também pegar pequenos objetos e arremessá-los, além de conseguir escalar em locais onde dá altura para isso.
Não há um botão de ataque. Little Nightmares não é esse estilo de jogo. Dentro os recursos de movimentação, é possível agachar, pular e correr.
No vídeo aqui, após escapar de um estranho olho que está vigiando a sala, eis que entro em um duto que me leva a uma sala sem saída. O jogo tem estes outros pequenos seres que estão sempre escondidos, e que devem funcionar como uma espécie de colecionável do game (ainda que haja também bonecas que devem ser quebradas). Há estas lanternas à gás que podem (e devem) ser acessas, normalmente elas oferecem um respiro dentro da fase, salvando o game e servindo de checkpoint.
E fique atento a estes pequeninos. Eles correm e nem sempre é uma boa ideia correr atrás deles de forma imprudente. Não diga que não avisei…
— Não respire…
E aqui a primeira parte de Little Nightmares que me deixou genuinamente tenso. Prendi a respiração esperando o pior, que esse sei lá o que fosse me encontrar!
Shh… não faça barulho, apague o isqueiro e fique quietinho!
Quem são? O que querem? Não sei, mas a graça do game é continuar a aventura para descobrir, então não é algo que eu contaria aqui mesmo se soubesse.
E estas… crianças deitadas nas camas? Pois é… assustador, não?
Little Nightmares conseguiu me pegar. Já adorei o game e espero ir até seu fim. Pode esperar por mais vídeos curtos, novos comentários e em breve uma análise mais completinha direto no site!