Minipost | Mudanças climáticas em DiRT 4
— Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações é nosso Instagram.
— Ensolarado
Chegou o momento de mostrar um pouco de DiRT 4 por aqui. Para tal escolhi três momentos que se passam em uma mesma localidade, mas com efeitos climáticos em cada um.
A começar por um belo dia ensolarado em uma trilha de terra, com poeira levantando da pista, empoeirando todo o carro. Bacana.
DiRT 4 lembra bastante seu antecessor, DiRT Rally, com a diferença que está bem mais amigável nos controles. O jogador pode escolher a jogabilidade, entre simulação e arcade, tornando o game acessível para diversos tipo de jogadores.
Como não sou nenhum profissional do gênero, me divirto muito mais com o estilo arcade, sem me preocupar demais com suspensão, motores ou toda aquela customização mecânica que o modo com simulação acaba possuindo. Apenas me deixe correr pelas pistas do game, me divirto mais assim.
— Serenando
Em uma outra corrida, pela mesma região do clip anterior, agora está serenando. Gotas de chuva batem na tela do game, enquanto o carro levanta menos poeira e se suja menos. Detalhes que fazem a diferença na hora da imersão.
Durante o vídeo acima quase que um desastre ocorre, quando entro errado em uma curva e meu carro basicamente faz uma pirueta no ar. Gelei nessa hora. Olha aí a importância do cinto de segurança, especialmente quando bato em uma árvore para recuperar o controle do carro.
Outro detalhe ocorre no final do vídeo: não é possível atropelar pessoas no game. Sem querer acabei indo para cima do público que fica na beira da estrada torcendo pelos competidores, o game corta a cena do atropelamento e sofro uma punição de tempo por isso. Nada de condutas imprudentes para DiRT 4. Está certo.
— Neblina
Por último desta rodada, agora uma forte neblina deixa a trilha realmente difícil de se percorrer. As instruções do copiloto são mais importantes ainda aqui.
Isso aumenta um pouco o desafio, mesmo conhecendo um pouco parte do trajeto por ter jogado o mesmo nos outros climas mostrados nos vídeos anteriores.
Voltarei mais algumas vezes para mostrar outros elementos de DiRT 4 em vídeo. No geral tenho curtido o que vi. Está mais acessível do que DiRT Rally, com sistema de carreira, campeonatos, treinamento de manobras e afins bem legais.
Apenas fiquei chateado pelo fato de que desta vez a Deep Silver e a Codemasters resolveram não localizar o título para o Brasil. O game está totalmente em inglês. Nem mesmo legendas em português colocaram, o que é muito estranho, especialmente depois de um DiRT Rally que veio com uma incrível dublagem em português. Que pena.