Empresas brasileiras fecham US$ 18 milhões em negócios internacionais no BIG Festival
// Comunicado enviado via assessoria de imprensa da BIG Festival //
A 5ª edição do BIG Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina, gerou US$ 19.819.000 em negócios esse ano, sendo que US$ 719.000 foram finalizados durante o evento, e os outros US$ 17.3 milhões serão concretizados ao longo dos próximos 12 meses. No total foram contabilizadas 1681 reuniões, realizadas entre 273 empresas e 3200 profissionais participantes nas rodadas de negócios.
O Festival é uma das ações do Brazilian Games Developers (BGD), projeto setorial que tem como parceiros a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) e que busca fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais. A programação do Business Forum, que inclui palestras, keynotes e workshops com foco em negócios, reuniu 12.400 pessoas, número quase quatro vezes maior que em 2016.
Aconteceram mais de 129 atividades – incluindo palestras e apresentações – e 3200 profissionais da indústria de games estiveram nos workshops, nas reuniões e nas rodadas de negócio. No total, foram 240 palestrantes, sendo 79 internacionais, que trabalham em 70 grandes empresas globais, entre elas Sony, Microsoft, Electronic Arts, Square Enix, Bandai Namco, Cartoon Network, Discovery, Riot Games e HTC VIVE. Eles vieram ao BIG com o intuito de conhecer a produção nacional.
Além da parte de negócios, o BIG Festival tem uma exposição aberta ao público, que pode jogar os games e votar no seu preferido. Este ano o público foi recorde: 20.000 visitantes.
A escolha desses jogos é feita através de uma seleção por um júri especializado em games. Neste ano, foram inscritos 768 projetos, de 54 países diferentes, sendo 617 jogos inscritos na competição principal e 151 no BIG Starter, que é dedicado a jogos ainda em desenvolvimento.
Após a seleção final, foram expostos 8 games finalistas do BIG Starter e 45 pela categoria principal, sendo 13 deles brasileiros, e 4 jogos em realidade virtual, que foi uma das novidades do evento. Além desses, o público pôde experimentar outros 20 jogos brasileiros selecionados pelo júri para compor o BIG Booth, mostra que não faz parte da competição.
GRANDES NOVIDADES DO BIG
A edição deste ano do BIG Festival teve várias novidades, que garantiram a maior e mais completa programação de toda a história do festival. O BIG Animation e BIG Anima Meetings, resultados de uma parceria com o Anima Mundi, dedicado a negócios envolvendo games e animação; o BIG Technology, com workshops, palestras e mesas redondas com os principais desenvolvedores de tecnologia na área de games; o BIG Success Cases, para mostrar os resultados de cinco empresas que se destacaram na produção de games, tecnologias e serviços; o BIG Robotics, que sediou etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica, e apresentou shows, workshops e aulas.
E também: BIG Audio, com aulas e workshops para profissionais, e shows de Gerard Marino, compositor da trilha de God of War, e Shota Nakama, compositor que assina trilhas de Final Fantasy; o BIG Ideas for Cities, para discutir a questão dos refugiados na cidade de São Paulo, com palestras e discussões com especialistas; o BIG Careers, uma das novas verticais que mais atraiu público do BIG Business Fórum, que apresentou quatro palestras com diferentes possibilidades de carreira nos games; e o BIG Ventures, dedicado ao empreendedorismo, que aproxima investidores públicos e privados com a indústria criativa.
Parte oficial do calendário de eventos da cidade de São Paulo, o BIG Festival acontece anualmente entre junho e julho, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, com entrada franca.
Sobre o BIG Festival – O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e se estabelece como hub de negócios na América Latina para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. Ao todo, na soma de ambas as premiações, o BIG Festival recebeu inscrições de 768 jogos, de 54 países diferentes. A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público, que incluem o BIG Business Forum, o fórum de negócios do festival.
O BIG 2017 teve patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, ProacSP – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Desenvolve SP, FINEP, Oi, Dow. Parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers. Realização: SPCine, Prefeitura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Secretaria do Audiovisual, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Economia da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Ministério da Cultura do Governo Federal.