Ficha Indie | Dandara, dos desenvolvedores Long Hat House (BR)
Se não houvesse uma sigla “BR” entre parênteses no título desta postagem talvez fosse um pouco difícil de identificar que o Ficha Indie da vez é sobre um indie game que está sendo desenvolvido por um estúdio aqui do Brasil, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. As vezes é fácil confundir as origens dos estúdio, sendo que boa parte deles possuem nome com esse apelo ao mercado norte americano. E faz sentido, isso não é uma crítica não.
Mas a confusão com nomes não para por aí não. Dandara significa alguma coisa para você? Talvez devesse. Dandara é o nome de uma personagem da história do Brasil, foi esposa do Zumbi de Palmares (esse você já deve ter ouvido falar). Não se sinta mal de não souber disso, pois admito que se eu aprendi sobre isso na escola (lá em meados da década de 90) já havia me esquecido completamente. Há até mesmo uma página sobre a personagem na Wikipédia – ainda que não haja muita informação a seu respeito, parece que historicamente pouco se sabe sobre Dandara.
Então veja só, um estúdio brasileiro fazendo um indie game com elementos da história e cultura do Brasil. Normalmente não é uma decisão fácil, ainda que – e já abordarei mais a respeito disso – Dandara não nada como um game educativo ou baseado fielmente na história. Na verdade parece só uma roupagem para uma abordagem para um game que parece muito bom por suas mecânicas e propostas. É aquela ideia inteligente de referenciar, mas não fazer o jogo ser literalmente sobre isso. Além disso o jogo terá outras referências que o público brasileiro certamente irá reconhecer e que certamente irá passar batido ao público lá de fora.
Dandara é um game metroidvania, ou seja, segue aquele estilo de mundo interconectado, na qual o jogador avança por salas, descobre meios e habilidades de chegar a locais que anteriormente não conseguia e assim ir avançado até alcançar seu objetivo final. O jogo se passa em um mundo fictício, chamado Salt, onde a protagonista desperta e se vê em um lugar onde as pessoas são oprimidas e possuindo um poder para ajudar, Dandara irá de libertar a todos. Percebeu o que eu disse sobre referências e não sobre ser literal? Bacana, né?
Em termos de mecânicas eis que talvez seja este um dos grandes diferenciais do jogo, e que talvez seja necessário ver o trailer abaixo pois não é muito fácil de explicar: o jogador controla Dandara com saltos. Exatamente, a personagem não parece poder andar, então resta saltar de parede e parece, grudando no chão, teto, paredes, onde for possível, e assim ir avançando em grandes saltos, sendo que o game é projetado para este ser um dos desafios. Plataformas móveis, inimigos pensados em pegar o jogador no pulo do gato e desafios onde precisão é essencial para ir exatamente no local pretendido. Parece bem interessante a jogabilidade.
Ficou interessado? O indie game será lançado agora em fevereiro para diversas plataformas. Está confirmado que o game sairá para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e também em plataformas mobile (Android e iOS). O dia do lançamento no próximo mês será dia 6, exceto para Xbox One e PS4, que pode (ou não) atrasar alguns dias, mas deve chegar ainda em fevereiro.
Links.
Para saber mais de Dandara não deixe de saltar até este site oficial ou talvez este site oficial. Sim, meio que há dois sites oficiais do jogo, um dentro do site da Long Hat Studios e outro dentro da Raw Fury, que ficou encarregada de distribuir o game globalmente e em todas estas opções de plataformas. Para seguir a Long Hat House e seus projetos nas redes sociais, eis o link do estúdio no Twitter e no Facebook. O mesmo vale para a Raw Fury, que tem outros indies de peso em seu catálogo que podem ser encontrados seguindo a empresa no Twitter, Facebook e You Tube. Por fim, quem quiser já deixar o game na lista de desejos no Steam a página de Dandara já está no ar. O preço do game lá fora irá custar 14 dólares (a pré-venda no mobile e Nintendo Switch estão com descontos de 20%) e por enquanto ainda não há preço em reais (deve surgir em breve).