Desenvolvido pela Plausible Concept, um pequeno estúdio independente de três pessoas na Suécia, Bad North está em contagem regressiva para que suas hordas invadam o PlayStation 4 e Xbox One na próxima semana, mais precisamente no dia 28 de agosto. No mares do Nintendo Switch essa invasão aconteceu alguns dias antes, e o game foi lançado agora no último dia 20. O título é distribuído globalmente pela sempre competente Raw Fury, que é responsável por cuidar da distribuição de diversos títulos de sucesso nesta geração (eis o catálogo).
E esta não é a primeira vez que menciono Bad North aqui no site. Já havia comentando um pouco a seu respeito em março desse ano, na ocasião de seu anúncio. Admito que fiquei surpreso de vê-lo sendo lançado assim, de supetão, sem uma grande janela entre a revelação da data oficial e sua chegada aos consoles. Já era um título que estava em meu radar.
Bad North é um jogo de batalhas táticas em tempo real, onde pequenos soldados precisam defender suas pequenas ilhas da invasão de hordas e mais hordas de sanguinários vinkings. Tudo em um escolha de direção de arte focada no estilo minimalista, o que certamente dá um charme todo pessoal e próprio ao jogo. As ilhas são pequenas, mas tridimensionais, no sentido de que há verticalidade que é preciso ponderar para a estratégia de defesas e os inimigos surgem dentro de um raio de 360 graus ao redor da ilha, e não apenas de um único ponto. Há um novo trailer mostrando um pouco mais de seu gameplay e mecânicas:
O game possui elementos roguelite nas situações de batalhas e também na criação das ilhas. Significa que há uma criação procedural dos ambientes e no desenrolar das batalhas. Isso é bom porque impede o jogador de decorar o cenário ou a forma como as batalhas se desenrolam. É preciso realmente conseguir lidar em tempo real com os elementos a qual o jogo lhe apresenta. Para um game tático isso é uma forma inteligente de adaptar os elementos do gênero roguelite.
Cabe ao jogador controlar uma equipe de soldados, saber gerenciar a crise e lidar com uma invasão imprevisível de inimigos. Não é um game sobre vencer uma guerra, mas sobre defender seu lar. Sobre sobreviver a um cenário de pressão. É bem interessante. Tem um quê de sobrevivência e defesa de território. Claro que conforme o game avançar o jogador terá melhorias desbloqueáveis para tornar seus soldados mais fortes e experientes.
Bad North também está anunciado para PC (via Steam) e também deve ser lançado via mobile, para Android e iOS. Porém as datas para tais plataformas ainda não foram reveladas. No PC o game deve chegar ainda esse ano, enquanto a versão mobile ainda não tem tal confirmação e será a última plataforma a receber o título.