Lançado originalmente em 2012 para Xbox 360 e PC, Mark of the Ninja é um marco importante dos jogos independentes, pois foi aquele momento da geração passada em que estes jogos menores começavam a ganhar destaque em consoles domésticos, sendo lançados apenas digitalmente e a um custo bem menor do que os grandes jogos de grandes estúdios. No auge da boa fase da saudosa Live Arcade. Foi um momento em que conheci a canadense Klei Entertainment e algum de seus títulos, como Shank e Eets.
Curiosamente, nesta geração de consoles, a Klei tem estado mais contida na plataforma do PC, trabalhando em diversos games que ainda estão exclusivos nessa plataforma, como Oxygen Not Included e Hot Lava, ou com títulos ainda em desenvolvimentos como Griftlands e a nova expansão Don’t Starve Hamlet que deve sair no final do ano. Aliás, Don’t Starve é uma das exceções, pois suas diversas versões tem sido lançados no Switch, PS4 e Xbox One, apenas um pouco de atraso em relação ao PC.
E tal como o título da postagem já diz, o ótimo Mark of the Ninja, é agora mais um do catálogo do estúdio que está chegando aos atuais consoles, sob o título de Mark of the Ninja: Remastered. O lançamento já data: 9 de outubro. Estará disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e Steam. O preço está agendado para 19 dólares e ainda não temos os valores da conversão maluca que rola aqui no Brasil quando as lojas digitais o converte em reais (cada uma tem um padrão).
Mark of the Ninja: Remastered, já qual o subtítulo já diz, não será apenas um port do game original de 2012, e sim uma versão remasterizada, como gráficos atualizados, incluindo aí os personagens quanto toda a atmosfera e cenários ao fundo. Tudo em maior resolução para os atuais monitores, suportando até mesmo o glorioso 4K que nem todos possuem. Inclusive as cenas animadas (cinematics) foram restauradas para suportar o 4K. O som agora também é 5.1 surrond. Ou seja, tudo como manda a regra da remasterização: deixar tudo bonito e com cara de um game moderno e atual. Ah, e a atual versão também inclui o DLC especial que foi lançado na época, com a possibilidade de jogar com o protagonista ainda jovem em novos estágios e com uma função extra que adiciona comentários dos desenvolvedores em todas as fases do jogo original.
Cabe aqui então explicar algo bacana para quem adquiriu o jogo originalmente no Xbox 360 ou Steam. Para este pessoal, e que ainda utilizem suas contas originais da época em que o game foi comprado, haverá uma espécie de upgrade para a nova versão. Quem tem o jogo original e o DLC, a versão Remastered será dada de graça. Agora tem quem apenas o jogo original e não chegou a comprar o DLC, a Klei irá comprar o preço de U$ 5 dólares na versão Remastered para aqueles que estiverem interessado. Certamente é um ótima oferta e um gesto bacana do estúdio para agradecer todo o legado que apoio o game na geração passada.
Para quem nunca jogou, ou sequer sabia da existência de Mark of the Ninja, vale dizer que o game merece sua atenção. Eu tenho o game original no meu Xbox 360 (apenas não cheguei a comprar o DLC). É um game que não soa envelhecido, mesmo após alguns anos de seu lançamento. É um jogo bem divertido de aprender a observar o ambiente, não ser detectado e enfrentar os inimigos sem que eles lhe detectem. Hoje em dia tem vários jogos assim, inclusive de grandes estúdios, porém à época em que Mark of the Ninja saiu essas mecânicas tinham um lado bem original e impressionante, especialmente como o game trabalha com sombras e várias técnicas ninjas do protagonista. Ainda soa tão divertido quanto já era em 2012. É uma ótima iniciativa da Klei fazer esse resgate.
E por falar em resgate, é de torcer para que a iniciativa dê certo e quem sabe o estúdio não faz a mesma coisa com os dois jogos de Shank, que são sensacionais e ficaram esquecidos no limbo da transição entre os atuais consoles. Uma versão remasterizada de ambos os jogos seriam mais do que bem vindos.