Na onda retrô, METAGAL chega aos atuais consoles
Inspirado na fórmula dos clássicos Mega Man
Lançado em 2016 no Steam, METAGAL chegou esta semana ao PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. O título é um projeto desenvolvido pelo estúdio RetroRevolution, localizado na Tailândia, e que chega agora em novas plataformas devido a parceria de publicação com a Ratalaika Games, uma publicadora de jogos indies que tem estado muito ativa nestes meses mais recentes, trazendo vários títulos do PC aos consoles da geração.
METAGAL tem, claramente, inspiração nos antigos jogos de Mega Man, emulando o estilo 16 bits, com muitos desafios de plataforma e tiro, enquanto os jogadores precisam vencer oito chefes, a qual suas armas vão ser assimiladas pelo personagem principal, e assim avançado até o final do game. Para quem já conhece a fórmula não há muitas surpresas.
O título tem aproximadamente 30 tipos diferentes de inimigos, um segundo personagem é liberado quando se termina o jogo com o personagem principal, há oito estágios com seu próprio chefe, assim como um sistema mais suave de penalidade, sem que o título seja tão frustrante e hardcore quanto são os mais clássicos Mega Man.
E veja só, apesar de não aparentar reinventar nada, ainda é um jogo que tem um apelo pra mim. Talvez pra qualquer um que seja fã de Mega Man. Há um certo brilho, uma certa vontade, desse grupo, de ver jogos assim. O que pequenos desenvolvedores conseguem fazer com essa fórmula, como podem nos cativar. Qualquer tipo de jogo inspirado em Mega Man é algo que me dá vontade de testar e conferir. METAGAL não foge dessa regra. Fora que é um jogo independente baratinho, na faixa dos 15 reais. Maravilha!
Também é um lançamento que vem em boa hora, pois a RetroRevolution está para lançar essa semana um novo jogo no Steam, chamado Metaloid: Origin, que tem a mesma vibe, porém com mais ideias e demonstrando uma evolução do estúdio com essa fórmula clássica. Um outro jogo que também espero que eventualmente chegue aos consoles.