Em virtude da Gamescom 2019, que está rolando esta semana na Alemanha, os desenvolvedores de The Surge 2, a Deck 13, juntamente com a publisher Focus Home Interactive, lançaram um novo vídeo (assista logo abaixo) com mais de 4 minutos apresentando diversos aspectos das mecânicas que estarão presentes na sequência dessa série que chamou a atenção de muitos quando o primeiro título foi lançado em 2017.
The Surge 2 é um jogo que tem forte inspiração em jogos como Dark Souls, em que o combate pode ser cruel aos jogadores mais impulsivos. Batalhas nesse estilo de jogo requer estudar seu adversário, saber quando se defender, quando atacar e recuar após uma investida bem sucedida para que sua defesa não fique aberta e seu inimigo também lhe cause dano. É aquele estilo de jogo que as batalhas normalmente precisam ocorrer um contra um, e a morte vem de forma cruel, fazendo o jogador voltar ao último ponto de save.
The Surge 2 chega repaginado. O protagonista do jogo anterior ficou no passado. Aqui você irá customizar seu próprio protagonista. A missão envolve um acidente em que o jogador ficará preso nessa cidade chamada Jerico. Seu objetivo é encontrar uma forma de sair da cidade, onde uma grande quantidade de pessoas e criaturas estão atrás de caras como você, um alvo fácil.
O que retorna, porém aprimorado, é o sistema de partes mecânicas que o jogador pode retirar de qualquer inimigo e acoplar em si mesmo. Há mais opções e variedade. Serão nove classes de armas e mais de 80 peças para se acoplar. Claro que seu núcleo de energia terá limitação, então o jogador terá que equilibrar entre quais peças usar e quais descartar. O sistema de combate também conta com técnicas para vários níveis de jogadores, dos mais novatos aos mais experientes, que vão de técnicas do simples rolar, ao parry para contra ataques e as defesas precisas que também abrem brecha para ataques e finalizações.
A impressão que tenho, por meio das imagens e vídeos divulgados ao longo dos últimos meses, é que os desenvolvedores olharam o primeiro game e entenderam alguns aspectos que não eram atraentes no mesmo. O protagonista fixo, por exemplo, era algo que não criava uma boa conexão com o jogador. Aqui as ameaças também escalaram. Há inimigos muito maiores e mais ameaçadores nesse universo meio apocalíptico ainda futurista meio cyberpunk.
Potencialmente The Surge 2 soa como um prato cheio aos fãs do estilo Souls. A temática é diferente, mas as mecânicas estão ali. Pontos de save ficam a uma distância um do outro, morrer significa perder tudo que estiver carregando, o mundo é interconectado e atalhos para essa travessia devem ser encontrados. Os inimigos são perigos e qualquer erro é fatal. Não é um estilo que agrade a todos, mas tem uma boa comunidade que aprecia o segmento. O suficiente para justificar o qual popular é este gênero.
The Surge 2 chega em 24 de setembro, para PlayStation 4, Xbox One e PC. Mais vídeos, imagens e notícias podem ser encontrado em seu site oficial.