O mundo como o conhecemos chegou ao fim, a humanidade foi quase toda extinta e as máquinas agora dominam tudo, graças a uma inteligência artificial maligna chamada Lemonkus. Porém nem tudo está perdido, Tabby, um tablet, desperta dentro de si uma antiga alma de um guerreiro e parte para combater a injustiça desse estranho mundo. Esta é a premissa de KUNAI, um jogo independente desenvolvido pelo estúdio holandês TurtleBlaze, distribuído globalmente em parceria pela The Arcade Crew.
Então é exatamente isso, Tabby é um tablet que se torna um ninja, repleto de habilidades para se movimentar e atacar horas e mais horas de robôs malignos. KUNAI é um jogo de ação em plataforma no estilo metroidvania, seu mundo é conectado e novas habilidades devem ser encontradas para progressão para novas localidades.
O combate é repleto de ação e estilo, Tabby se movimenta velozmente, pulando e usando um gancho para se pendurar pelo teto e parede. Conforme o jogo progride diversos tipos de armas serão encontradas, desde aquelas para ataque a distância, como kunais, a uma mortal katana para se aproximar mortalmente perto de robôs nada preparados para a letalidade de Tabby.
Outro aspecto que desperta atenção do título é sua paleta de cores e sua bela pixel art. Cada área tem uma paleta diferente de cor, reforçando a singularidade de cada área e seus desafios. O tom pastel combina muito com sua arte. Sua trilha sonora tem referência 16 bits, emulando tempos nostálgicos dos videogames. Certamente há um charme somado a um estilo próprio.
KUNAI já se encontra disponível para Nintendo Switch e PC, e fico na expectativa para que futuramente também apareça nas demais plataformas da geração. Mais detalhes sobre o jogo podem ser encontradas acessando seu site oficial e no perfil do estúdio no Twitter. Para quem procura um jogo com coração, com uma pegada retrô, mais ainda sem perder modernidade, KUNAI parece ser uma boa recomendação.