Conspiratório, o remake de XIII é lançado para uma nova geração de jogadores
Clássico de 2003 está de volta totalmente repaginado, sob nova direção
XIII é um clássico game de 2003, lançado na geração PlayStation 2, GameCube e Xbox, que na época talvez não tenha feito grande sucesso, mas me recordo de ter chamado bastante atenção por sua apresentação visual toda em gráficos cel-shaded, que também emulava muito da sensação de uma aventura em quadrinhos. O que faz jus a obra original, uma graphic novel belga de 1984 bem famosa, já tendo ganhado adaptações em outras mídias, incluindo filme para TV e seriados.
De lá para cá, XIII nunca ganhou um relançamento, sendo um título que inclusive tinha o envolvimento da Ubisoft na licença de 2003. E a Ubi tem uma certa fama de perder a licenças de alguns clássicos menores com o passar dos anos. A se citar o beat-em-up do Scott Pilgrim (que também faz seu retorno no final deste ano) e o remake de Turtles in Time (que também não fez o sucesso esperado, mas que aprecio bastante).
Para este retorno, o remake de XIII foi desenvolvido pelo estúdio PlayMagic, enquanto a Microids ficou como distribuidora global do jogo em todas as plataformas em que ele está chegando. Então vamos as datas: o título chega hoje, dia 10 de novembro, no PlayStation 4, Xbox One e PC. O Nintendo Switch também receberá o jogo, mas sua data está agendada para algum momento de 2021.
XIII (2020) é um jogo de ação em primeira pessoa, a qual você controla um homem que acorda sem qualquer lembrança de quem é, apenas com uma estranha tatuagem do número romano 13. Na busca por respostas, o jogador irá se envolver em meio a uma das maiores conspirações norte americana, envolvendo e até mesmo sendo acusado de ter assassinado o próprio presidente, com direito ao FBI em seu encalço. A trama é baseada nos cinco primeiros volumes do quadrinho original.
O título segue todo esse charme cell-shading, agora com seus visuais refeitos sob o poderio dos atuais consoles, mas seguindo todas as áreas e níveis do jogo original. XIII é um FPS dos tempos em que 007 Goldeneye ainda era uma das referências no gênero. Inclusive o título oferecia, e agora também, um multiplayer local com tela dividida para até quatro jogadores na clássica modalidade versus, todos contra todos.
É um lançamento que talvez fique ofuscado esta semana, devido a chegada da nova geração de consoles, encabeçado pelos Xbox Series X|S. Apesar de que o título também tem suporte ao novo console, funcionando em ambas as plataformas. Mas dá para imaginar que em meio a uma semana com um novo Call of Duty, um novo Yakuza, um novo Assassin’s Creed… dá para sentir uma certa pressão dos gigantes do mercado. Por isso, achei interessante fazer a menção de seu lançamento. É um lançamento que vale se conferir. E para se saber um pouco mais de XIII (2020), não deixa o link do site oficial fugir de suas memórias.