TCC sobre jogos: é possível fazer?
Milhões de pessoas no Brasil são viciados em jogos e adorariam trabalhar na indústria dos games, mas o mercado pequeno no país e a dificuldade de conseguir empregos em outros centros com mais oportunidades afastam os apaixonados deste sonho. Mas isso não significa que é o fim da linha!
Estudantes universitários em fim de curso precisam produzir o TCC (trabalho de conclusão de curso), um projeto grande e que deixa o aluno o desenvolver em um tema que goste. E nada melhor do que ter aquele TCC pronto nas regras da ABNT (PDF) falando sobre games, não é mesmo? Quer saber como é possível fazer isso com a temática de jogos? Então confira nossas dicas a seguir!
Produza um jogo
Não é preciso ser programador para desenvolver jogos no âmbito acadêmico. Afinal, nem todo jogo é eletrônico. Hoje em dia, é muito comum que trabalhos na universidade consistam em produzir games (ou pelo menos seu conceito) voltados à acessibilidade. E isso em áreas diferentes, tanto em exatas quanto em humanas.
Se você sempre sonhou em criar um jogo do zero e não tem recursos para isso, o TCC é um ótimo momento. Além de contar com a estrutura da faculdade, você pode desenvolver o seu conceito ou pelo menos parte dele durante os meses do trabalho de conclusão de curso.
Explore jogos através de sua área de atuação
Jogos imitam a vida real em muitos aspectos. Principalmente em games com história, como os RPGs, questões políticas, sociais, ambientais, filosóficas, econômicas e muito mais são abordadas na narrativa ao longo da jornada e podem ter paralelos muito legais com a realidade que vivemos. Por que não explorar isso através do seu TCC?
Além de ter a liberdade de escolher um título, série ou franquia que goste, poderá trabalhar conceitos dos games que são importantes e que refletem na vida real.
Dá até para fazer conexões sobre o contexto social em que o jogo foi desenvolvido e como isso reflete no jogo, quais foram as suas inspirações e muito mais.
Análise personagens históricos nos games
As franquias God of War e Assassin’s Creed são, talvez, as duas maiores a trazerem personagens históricos para dentro de suas narrativas. Na primeira, Deuses do Olimpo e criaturas da mitologia são espancadas por Kratos e na segunda pessoas importantes de diferentes épocas participam da jornada do herói de cada jogo.
Como eles são representados e como eles eram na vida real? Isso é apenas um aspecto que pode ser base de seu TCC misturando games e figuras históricas. Não é interessante?
Análise cases de sucesso
Desenvolvedoras, produtoras e distribuidoras possuem cases de sucesso no mundo dos games. Seja um título lançado, uma feature nova adicionada à uma franquia ou uma mudança drástica que agradou os fãs, são várias as histórias que marcaram a indústria de jogos para sempre.
No seu TCC dá para analisar um ou vários desses momentos de forma profunda e sob diferentes óticas, permitindo que essa ideia seja usada em diferentes cursos. Em uma área econômica, dá para ver o quanto a empresa cresceu no mercado e seu impacto.
Em áreas de humanas, pensar nas transformações, problemas e soluções que um caso trouxe para o mundo dos games também é uma ótima forma de trabalhar seu TCC falando sobre um tema que você ama.
Escolha um jogo e destrinche uma área
Jogos têm história, música, arte, qualidade gráfica, jogabilidade, recursos e muitas outras áreas que completam o todo. Seja lá qual for a sua formação, dá para escolher uma delas e analisar de cabo a rabo a parte técnica que você consegue avaliar com o que aprendeu ao longo do curso.