Listando treze jogos indies que estão se aglomerando neste fim mês

Essa aglomeração pode, mas haja tempo para jogar todos

Setembro tem se provado um mês intenso para lançamentos de bons jogos. Tanto os blockbusters habituais, que normalmente estão em sua melhor janela do ano, quando do jogos independentes, que precisam brigar e chamar a atenção por um destaque em meio ao período repleto de novidades.

Sempre me esforço para tentar falar sobre jogos em posts individuais, contudo quando a coisa se aperta – e está apertada com tantas análises em produção nos bastidores – o melhor a fazer é criar esse modelo de postagem em lista e passar rapidamente por indie games que estão sendo chegando e talvez você não esteja sabendo.

Hoje a lista tem 13 jogos que você precisa ter conhecimento de sua existência!

Xuan Yuan Sword 7 foi lançado em outubro do ano passado no PC, contudo está chegando agora em 30 de setembro em novas plataformas, mais precisamente no Xbox One e PlayStation 4, com retrocompatibilidade nos consoles mais novos (Series X|S e PS5). Trata-se de um Action RPG com um belo visual, com uma ambientação envolvendo história e mitologia chinesa. O trailer é bem animador, parece um ótimo game. Não me parece um título que terá localização em nosso idioma, mas tem a opção do inglês, o que é um quebra galho em relação ao idioma original (em chinês).  Site oficial. Desenvolvedores: Softstar Entertainment & Domo Studio. Publisher: Eastasiasoft Limited.

I Am Fish, indie game dos criadores de I Am Bread, foi lançado no último dia 16 de setembro, estando disponível apenas para PC, Xbox One e Xbox Series X|S, enquanto também faz parte do serviço Xbox Game Pass desde seu lançamento. A brincadeira aqui é controlar peixes fujões em uma ambiente… hum… seco… por superfícies improváveis, enquanto aqueles controles que brincam com a física irão dificultar tudo. Diferente tipos de peixes, com habilidades distintas, em diversos cenários, seja no chão, ou até mesmo em grande alturas. Soa verdadeiramente divertido. Site oficial. Desenvolvedor: Bossa Studios. Publisher: Curve Digital.

Eastward talvez seja um dos jogos independentes de maior destaque este mês, foi lançado em 16 de setembro, apenas no PC e no Nintendo Switch. O maior destaque fica por uma maravilhosa direção de arte, com gráficos em pixel art de encher os olhos. Muitos elogios também foram feitos a sua narrativa e construção de mundo, que aposta uma humanidade em declínio, quando uma presença tóxica começa a contaminar o solo, infectando e destruindo tudo ao seu redor. O jogo segue um estilo bem aventura RPG, com viagens a diversos lugares, muitos NPCs para conversar e, claro, batalhas em tempo real. Não parece reinventar o gênero, mas parece fazer com excelência tudo a qua se propõe. Um indie cheio de charme, sem dúvida alguma. Site oficial. Desenvolvedor: Pixpil. Publisher: Chucklefish.

Nexomon não é exatamente um título novo. Foi lançado originalmente ano passado, porém apenas no PC. Inclusive é um jogo que já conta com uma sequência (Nexomon Extinction), já disponível no PC e consoles. Contudo o primeiro Nexomon até então nunca tinha aparecido nos consoles, algo que foi reparado agora, em 17 de setembro, com a chegado do título aos consoles Xbox, PlayStation e Nintendo Switch. O jogo tem forte influência a fórmula dos jogos da franquia Pokémon, contudo a arte visual, toda desenhada a mão, dá um destaque realmente peculiar ao jogo. Vale a pena conferir. Essa primeira aventura conta com certa de 300 criaturas, além de um mundo com 10 áreas para se explorar. Soa interessante. E é melhor começar por aqui, antes de partir depois para sua sequência. Site oficial. Desenvolvedor: Vewo Interactive. Publisher: PQube.

Knights & Guns é um dos potenciais indies que podem ter passado desapercebidos ao longo desse mês, seu lançamento ocorreu no último dia 10 de setembro, e exclusivamente no Nintendo Switch. Nem mesmo o PC recebeu o título, ao menos por enquanto. O jogo é um run & gun no melhor estilo Metal Slug, com gráficos todo desenhado à mão, o que lhe conferir um visual bem singular. O jogo tem progressão não linear (o que é curioso), são mais de 150 levels de variados tamanhos, mais de 30 tipos de armas e também de armaduras, cerca de 25 tipos de inimigos e tem suporte a coop para dois jogadores. Parece o pacote completo de um bom run & gun, não? Site oficial. Desenvolvedor e Publisher: Baltoro Games.

Razion EX deveria ter sido lançado no Nintendo Switch alguns meses atrás (como indica o trailer abaixo), contudo o jogo só chegou ao console agora no último dia 16 de setembro. O jogo é um port aprimorado de Razion, lançado para Neo Geo (!) em 2014 (!!), a qual dentre as novidades estão uma dificuldade mais balanceada, suporte widescreen, pequenas mudanças em alguns estágios, um pequeno final foi adicionado, assim como um modo de treinamento, entre outros detalhes. O título é um shump side-scroller horizontal, no melhor estilo dos clássicos jogos de navinha, como R-Type. Site oficial. Desenvolvedor e Publisher: NGDEV Team.

SkateBIRD é um indie game mais leve, com uma bem humorada proposta: pequenos passarinhos andando em mini skates. Precisa mais? O título foi lançado em 16 de setembro, para PC, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X|S, com o adendo de também ter sido disponibilizado no serviço Xbox Game Pass. E o jogo é isso, um mini Tony Hawk, com diversas arenas, várias customizações nos passarinhos e manobras radicais com um skate em miniatura. Um título para descontrair e relaxar, sem dúvida. Site oficial. Desenvolvedor e Publisher: Glass Bottom Games.

Metallic Child foi lançado no dia 15 de setembro, para PC e Nintendo Switch. O título também está confirmado para PlayStation 4, mas ainda não há uma data certa de quando deve chegar. Trata-se de um action rogue like top-down com um visual animê muito charmosinho. Sei que o mercado atual está um pouco saturado com o gênero, mas esteticamente chama a atenção. Um Mega Man nessa vibe faria sucesso. Adoraria testá-lo. Site oficial. Desenvolvedor: STUDIO HG. Publisher: CREST.

The Plane Effect é um lançamento fresquinho, saiu ontem, dia 23 de setembro, no Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC. O indie game é sobre um cara em seu último dia de trabalho a qual um estranho fenômeno o impede de ir para cara. Um jogo de narrativa surreal e distópica. Explore e resolva puzzles para progredir. Visualmente é bem interessante. Site oficial. Desenvolvedores: Studio Kiku e Innovina Interactive. Publisher: PQube.

10º

Golf Peaks é mais um destes títulos que não são necessariamente novos, contudo ganharam uma nova sobrevida ao chegar recentemente em uma nova plataforma. O título foi lançado originalmente em 2018, e já está disponível para PC, dispositivos móveis e Nintendo Switch, e agora, no dia 21 de setembro, foi lançado para o Xbox One e Xbox Series X|S. Simpático, com gráficos desenhados à mão, trata-se de um jogo puzzle que brinca com golf, por meio de movimentos planejados em meio a um sistema de cartas de movimento. Diferente e curioso. Vale o interesse. Site oficial. Desenvolvedor: Afterburn. Publisher: 7Levels.

11º

Unsighted é o segundo jogo desta lista que ainda não foi lançado. O jogo de aventura chegará ao Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC na próxima semana, em 30 de setembro. Aqui acompanhamos uma protagonista que acorda em um mundo estranho, destruído por uma guerra. O jogador deve atravessar o mundo afim de se salvar e salvar seus amigos, para isso o título oferece desafios em plataformas, diversas habilidades, combate em tempo real com diversas armas equipáveis, puzzles e um incrível visual pixel art. Um bom combo de elementos para uma boa aventura. Site oficial. Desenvolvedor: Studio Pixel Punk. Publisher: Humble Games.

12º

Inked: A Tale of Love é outro indie game que foi lançado em 2018, então já disponível no PC, e que está novamente no escopo de lançamento de novas plataformas. Chegou em 10 de setembro no PlayStation 4 e Xbox One, contudo no Nintendo Switch veio um pouco antes, saiu no último dia 26 de agosto. Inked é um jogo com um estilo incomum, com um visual que simula desenhos feitos com uma caneta, sendo um puzzle game em que o jogador deve descobrir como sair de um ponto a outro do cenário. Não é nada inovador, mas esteticamente é muito atraente. Vale a chance agora que está em novas plataformas. Site oficial. Desenvolvedor: Somnium Games. Publisher: Pixmain.

13º

Ultra Age encerra a lista dessa rodada com muito ação, seu lançamento aconteceu no dia 9 de setembro, para PlayStation 4 e Nintendo Switch. Está confirmado que sairá no PC, mas ainda sem uma data exata. O título é um jogo de ação em terceira pessoa, com uma pegada bem hack & slash. Combate frenético de espada contra diversas criaturas, bom desafio e uma ambientação futurista, o jogo se passa em 3174. Não é todo dia que encontra-se um indie game com uma vibe tão boa de jogo AAA. Espero jogar em breve para conferir se é isso tudo mesmo. Site oficial. Desenvolvedor: Next Stage. Publisher: Dangen Entertainment.

Ufa, é bem mais fácil fazer essa lista quando são poucos games (como aqui e aqui), entretanto o volume de lançamentos esse mês está realmente de assustar. O ideal seria ter feito uma lista dessa semana passada e um nesta, mas outras atribuições me impediram. Restou acumular. E ainda nem começamos a falar dos indies de outubro… listinha que já está aqui, crescendo no meu bloquinho de anotações. Ai ai.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.