Opinião | Forza Horizon 5

Disponível para Xbox One, Xbox Series e PC

Forza Horizon 5 chegou, e com ele o momento de desbravarmos novos horizontes! Depois de Estados Unidos, Europa, Austrália e Reino Unido, o Festival do Horizon chega em grande estilo em terras mexicanas, para finalmente começar a mostrar o que a nova geração de consoles tem a oferecer em termos de poder de processamento.

Ou quase isso, já que uma das principais atrações do título é que, além dos consoles e PC, Forza Horizon 5 também funciona na nuvem, rodando nos servidores da Microsoft – e pode ser jogado em tablets, smartphones ou qualquer computador (inclusive aquele seu velhinho ali, que está encostado em um canto da casa).

O modo de jogo em nuvem é totalmente compartilhado entre as suas plataformas, ou seja, todos os jogadores podem correr contra todos os outros – não importa onde cada um esteja usando. É possível alternar entre o Xbox e a nuvem: você pode jogar no console quando estiver em casa e no seu smartphone ou tablet durante a espera no consultório médico, por exemplo. O progresso nos jogos é salvo e sincronizado automaticamente.

Quando o jogo lançou, eu mesmo estava sem um console em casa, e comecei jogando via Nuvem no meu PC (exceto quando havia muita fila de pessoas para jogar, algo que ainda pode melhorar com mais servidores sendo disponibilizados) e depois que meu Series S chegou continuei jogando de onde parei.

Ser um simulador de corridas ou um jogo totalmente arcade sempre foi o charme da série ‘Horizon’. E na quinta instância do game isso só é ampliado. O cenário do México, com suas cores vibrantes, só deixa mais evidente o clima de festa que o game tenta passar. Jogadores veteranos se sentirão em casa, com um jogo que reúne os pontos positivos dos seus antecessores e os aprimora oferecendo muito conteúdo e coisas novas o tempo todo.

E como tem coisa para jogar! Além das centenas de carros, o cenário mexicano é gigantesco e a todo momento pipocam na tela novos desafios. Mas a boa notícia é que no novo jogo a evolução do jogador é mais lenta e melhor percebida, graças a um modo história muito interessante e a possibilidade de se focar em eventos que agradam mais ao estilo de pilotagem. inclusive o jogo permite criar seu próprio percurso, num sistema bem surpreendentemente simples, bastando você conduzir seu carrão pelo trajeto desejado e colocar livremente os checkpoints que garantirão que todos estão no caminho certo ao pilotar nele. O jogador também poderá correr nas pistas criadas pela comunidade, cada uma com seus próprios desafios. É um jogo infinito…

Claro que ainda assim o jogo incentiva a trocar constantemente de carro, e muitas recompensas só podem ser conseguidas executando um determinado evento ou uma série deles. Como nas primeiras semanas não consegui jogar muito, perdi a chance de ter um DeLorean na minha garagem…

De fato, por cima do capô do jogo uma primeira impressão que obtive foi de apenas poder correr um novo país (ainda que muitos elementos de cenários de jogos anteriores podem ser vistos) com novos carros, mas quanto mais jogava, mas me deliciava com os detalhes, em especial os elementos climáticos ficaram bem melhores, principalmente as tempestades de areia que são tensas de serem desafiadas em altas velocidades.

A variedade de carros continua incrível, desde os maiores carros esportivos da atualidade até aquele carro clássico que cada um tem no coração, existe um carro para se chamar de meu, e no meu caso é o bom e velho Pontiac Trans-Am.

Uma das maiores vantagens da série Horizon é sua acessibilidade, e nessa quinta aventura (sim, dá pra chamar Forza Horizon de uma série de aventura) não só pessoas sem costume de jogar videogame conseguem jogar, mas até mesmo aqueles que tem limitações físicas. Dá pra deixar a A.I. do jogo pilotar por você e ficar só cuidando do acelerador, por exemplo.

Jogando no Series S no modo performance e no modo desempenho, percebi que esse último modo sacrifica parte do cenário e resolução para ser possível jogar em 60fps, ainda assim é o modo que recomendo jogar, mesmo em máquinas mais poderosas. A pilotagem em 60fps está muito bem implementada no jogo.

Conversando com alguns amigos, elegemos Forza Horizon 5 como o atual Jogo do Churrasco, ideal para momentos de descontração seja de quem estiver na festa, um jogo que pode e deve ser jogado por todos, em mais um acerto da Microsoft e da PlayGround Games, que novamente sobem o nível da qualidade de jogos de corrida.

Pela quinta vez, é muito bom curtir um Festival do Horizon!

Forza Horizon 5 chegou em 9 de novembro para consoles Xbox Series X|S e Xbox One, e PC com Windows 10 e Steam. Com o Xbox Game Pass Ultimate, baixe e jogue diretamente no console Xbox ou no PC com Windows 10, ou jogue no celular ou tablet Android a partir da nuvem (Beta) com o aplicativo móvel Xbox Game Pass (nas regiões disponíveis).

1 / 6

Dando uma nota

Um deslumbre técnico para mostrar o poder da nova geração de consoles! - 9
Acão não termina nunca e fica só mais e mais divertido pilotar! - 9.5
Jogando sozinho, online ou com os amigos, sempre divertido! - 9
Com GamePass Ultimate d[a até para se jogar naquele PC mais velhinho, show de acessibilidade! - 9.7
Se você não curte cactos, passe longe dese game! - 8.8

9.2

Ótimo!

Em sua quinta edição, o Festival do Horizon chega ao México de maneira exuberante, um show verdadeiro de conteúdo e diversão para qualquer tipo de jogador!

Sair da versão mobile