Análise DLC | Animal Crossing: New Horizons – Happy Home Paradise
Disponível para Nintendo Switch
O pedido de muitos foi atendido quando Animal Crossing: New Horizons recebeu sua DLC paga com o nome de Happy Home Paradise, lançado no último dia 5 de novembro. Após vários meses de conteúdos gratuitos, baseados nas estações do anos e algumas datas comemorativas, essa é a primeira expansão paga do jogo, e que entrega novos meios de gameplay, além de novas locações para visitar, entre outras coisas.
Todo mundo sabe que a base de fãs da franquia Animal Crossing é gigantesca e, apesar de ser um fã mais contido, posso dizer que acaba se passando várias horas nesse mundo sem que se perceba o tempo passar. O que pode afastar alguns jogadores é o simples fato desse conteúdo ser pago e não existir uma versão teste do mesmo nesse momento. Por isso talvez seja importante a análise, afim de elucidar um pouco a proposta deste conteúdo pago.
Happy Home Paradise pode ser adquirido individualmente na e-shop digital do Nintendo Switch por R$ 137,99 ou pode ser adquirido como um bônus para quem fizer a assinatura do novo plano do Nintendo Switch Online com o Expansion Pack, que é uma assinatura melhorada do plano básico que conta com um emulador de Mega Drive e do Nintendo 64, a qual nesse momento tem uma seleção pequena de títulos, porém novos jogos serão adicionados com o tempo – como no caso do primeiro Paper Mario do N64, liberado há alguns dias.
Deixando de lado a forma como você vai adquirir este DLC, vamos nos focar no que esta expansão traz de novo e quantas horas pode ocupar do seu tempo de jogatina.
Espera aí… é um derivado de AC: Happy Home Designer?
O jogo Animal Crossing: Happy Home Designer foi lançado para o Nintendo 3DS lá em 2015 e teve uma recepção mediana pela comunidade na época, o conceito era construir casas e decorar as mesmas de acordo com as solicitações de cada morador. Então sim, é exatamente o que vamos fazer aqui em Happy Home Paradise.
A diferença do título no 3DS foi a sua emancipação como um spin-off da série principal, o que nessa volta acabou não acontecendo, já que existe uma ligação com o jogo principal e seu progresso no mesmo. E convenhamos que é bem mais interessante o conceito como uma extensão do jogo principal, do que deixá-lo ser apenas um spin-off. Funciona melhor como um conteúdo a mais para uma obra com tantas possibilidades.
Naturalmente considerar a nova versão uma evolução da original é o mais correto. Algo que foi uma novidade na época foi a leitura dos Amiibo Cards de personagens, o que aqui pode ser feito também pelo uso de Amiibo Cards ou de Amiibos dos personagens de Animal Crossing.
O que é outra ótima forma de trazer seus personagens preferidos para o game, ou fazer projetos para personagens exclusivos e que não podem morar em sua ilha diretamente com Leif, Saharah, Kicks, Isabelle ou outros icônicos NPCs. Apesar de que trazer eles para o arquipélago, mesmo com seus amiibos, vai necessitar de um pouco mais de trabalho, mas a jornada vai lhe presentear com a oportunidade de fazer você mesmo suas casas. E cá entre nós, ninguém merece mais umas férias do que a Isabelle, que trabalha 24 horas por dia, não é mesmo?
Um arquipélago de ilhas ao seu dispor
Happy Home Paradise não é simplesmente mais uma ilha para você explorar, plantar árvores, flores e conseguir mais amigos, aqui você vai trabalhar como designer para os villagers que estão curtindo férias longe de suas ilhas originárias e querem ter um local com a sua cara para passar as férias de verão. Sabe o lado bom disso? As ilhas aqui são infinitas, aparentemente, então poderemos ter casas para quantos villagers quisermos e não estaremos limitados aos 10 moradores da nossa ilha original.
Note que você também pode ter aqui no arquipélago os villagers que estejam na sua ilha, para trazer eles para cá, basta conversar com eles e presenteá-los com um chocolate que somente é vendido no arquipélago. Ao fazer isso cria-se a oportunidade de convidá-los para ir até seu local de trabalho, de uma forma muito bolada, incluindo a ida deles correndo com você ao aeroporto da ilha e o embarque deles no avião juntamente com você. Ao chegar lá eles vão ficar na praia e se ao colocarmos o uniforme conversarmos com eles novamente poderemos finalmente fazer a casa de praia deles.
Antes que você fique com medo deles sumirem da sua ilha, fique tranquilo, quando estamos na ilha original eles estarão lá com você e quando viajar para o arquipélago eles estarão lá também. É sem sombra de dúvidas uma ótima oportunidade de fazer a casa dos seus sonhos para eles, já que na ilha original não podemos construir a casa de nossos vizinhos.
O que vamos fazer afinal?
Assim que o download do DLC é finalizado, ao entrarmos na ilha principal receberemos a notícia de que Lottie está visitando a mesma, e ao falar com Tom Nook ele sugere que você trabalhe para ela no seu resort de férias, já que está faltando um trabalhador na equipe dela. Imediatamente a opção de viajar para trabalhar fica disponível no aeroporto e ficamos livres para irmos lá quando desejarmos. Chegando lá somos levados a empresa de Lottie, somos contratados, recebemos nosso uniforme e ficamos sabendo que nosso trabalho será captar clientes para o serviço de casas de férias.
Chegando na praia, agora com o uniforme, teremos vários villagers disponíveis para conversar. Ao nos aproximando com o uniforme já podemos ver os pensamentos deles sobre sua casa de férias ideal, cada um com um tema específico, como uma casa de jogos, um recanto para leitura, um local para ficar rodeado de bonecas, um escritório e por aí vai.
Ao escolhermos um e nos dispormos a ajudá-lo, iremos a uma reunião com Lottie e o villager, onde ele vai falar sobre o seu sonho e mostrar itens que precisa ter na sua casa de férias, e essa é a única exigência que deve ser cumprida para ter êxito no designer da casa: colocar os itens solicitados pelo dono. A escolha do local fica por nossa conta, assim como o clima do local.
Assim que concluirmos esta escolha, Niko, um dos outros funcionários de Lottie, vai nos levar de barco até a ilha e iniciamos nosso trabalho. A cada item que adicionamos na casa o villager pode reagir positivamente ou com surpresa, obviamente se saírem corações de sua cabeça quer dizer que acertamos em cheio. Cada designer tem sugestões de itens que combinam com a temática, mas somos livres para mudar a cor dos mesmos caso desejarmos e quanto a quantidade de coisas que podemos colocar no ambiente.
Conforme vamos projetando mais casas, mais opções vão ficando disponíveis, como aumentar o tamanho delas, podermos colocar divisórias nas casas e aprendemos também a polir itens, deixando os mesmos brilhando (ganhamos uma roupa especial para fazer essa atividade, temos inclusive densidades de polimento diferentes, caso desejarmos podemos remover o polimento facilmente também). Ainda mais para a frente poderemos decorar o exterior, o pátio das casas, incluindo flores, bancos, brinquedos e árvores na decoração.
O charme especial fica por podermos tirar fotos após desenvolvermos o projeto, para colocarmos em um catálogo de criações da empresa e termos também um catálogo de novos amigos que fizemos nessa jornada. Sempre podemos voltar a casas já projetadas anteriormente para ver como estão as coisas. Podemos inclusive receber itens dos moradores como agradecimento por nossa preocupação de voltarmos para ver as casas. Mais tarde a opção de voltarmos e redecorarmos as casas se torna disponível, assim como a opção de dividir as casas entre 2 villagers que sejam amigos ou familiares um do outro.
O céu é o limite nas suas invenções, e como as ilhas são infinitas, pode ser a sua chance de ter tantos quantos villagers a sua vontade exija de você. Cada vez que terminamos um serviço de projeto e decoração ao retornarmos, Lottie vai nos pagar em Poki, a moeda local que usaremos para comprar itens e comidas no arquipélago.
Aproveitando, me permita explicar um pouco mais sobre esse tal de Poki. Trata-se da moeda fluente aqui no arquipélago, assim como os bells são na ilha original. Eles não são levados a sua ilha assim como seus bells não chegam até aqui. A única forma de adquirir pokis é realizando os trabalhados para Lottie projetando as casas e ou alternando os projetos posteriormente.
Todo os dias Wendel disponibiliza itens para compra com seus pokis na sede da empresa de Lottie, então quando visitar para colocar seu uniforme é bom dar uma olhada nos itens disponíveis, pois eles podem ser levados no seu inventário para a sua ilha e usados a seu bel prazer em suas novas ideias de layout para sua casa ou para a ilha com um todo.
Liberando todas as novas Instalações
Uma das primeiras coisas que notamos quando chegamos no hub central do arquipélago é que a empresa chefiada por Lottie e onde vamos trabalhar não é a única instalação presente na ilha, temos mais 4 prédios.
Após trabalharmos um pouco e projetarmos 4 casas, Lottie lhe dará uma promoção para “Designer Promissor”, o que vai aumentar o seu salário por casa projetada, que inicialmente são 6000 pokis para 9000 pokis por projeto realizado e vai ser o passo inicial para projetar todas as instalações. Ao falarmos com ela novamente, em frente a uma das instalações fechadas, a própria Lottie vai comentar que é um desperdício elas estarem sem uso atualmente. Eis que ela vai pedir a ajuda do jogador para dar uma nova vida a essas instalações, transformando o arquipélago em uma cidade de férias para os veranistas.
Essas instalações nos darão uma chance de planejarmos uma infraestrutura em torno de um determinado tema, tendo é claro alguns requisitos básicos como disponibilizar “tantas mesas” ou outros itens relacionados a cada upgrade da instalação que vai crescendo conforme o número de casas no arquipélago vai aumentando também e, consequentemente, o número de veranistas presentes no arquipélago.
Nessas novas instalações o jogador obviamente vai conseguir a oportunidade para obter novas habilidades de design, receitas de DIY e itens raros. O melhor disso tudo é que os veranistas do arquipélago se reuniram nesses ambientes e vão interagir entre si dentro das instalações. O charme disso é que finalmente poderemos ter uma ilha com um número maior de moradores do que os que contamos na ilha original.
Para conseguirmos o direito de projetar nossa primeira instalação vamos ter que projetar 6 casas, o que abrirá o projeto da escola. Ao realizarmos o mesmo, teremos que designar um dos moradores do arquipélago para ser o professor(a) da escola, este portanto ficará no cargo até que remanejamos a escola e trocamos o mesmo, enquanto estiver com o cargo, ele terá uma roupa especial, assim como os estudantes que também vão ganhar um uniforme de acordo. Lembrando que mais para frente outros empresários como o florista Leif podem vir até a escola para lecionar uma aula especial, como no caso dele que dá uma aula sobre as flores híbridas.
As próximas instalações são gastronômicas, ao completarmos 12 projetos de casas, Lottie ficará indecisa sobre qual projeto realizar primeiro, o restaurante ou a cafeteria. Fica a cargo do jogador tomar essa decisão, projetar os ambientes, escolher os trabalhadores e obviamente receber muitos pokis por isso. Após realizar o primeiro projeto e outro fica disponível logo em seguida. Uma dica, ao se falar com o cozinheiro uma vez por dia podemos adquirir novas receitas para serem preparadas na nossa ilha.
Ao projetar exatamente 25 casas de férias, Lottie vai lhe chamar e lhe encarregar de projetar um hospital para o arquipélago, onde também precisaremos escolher villagers para trabalharem aqui. Uma particularidade do hospital é que ele é a única instalação que pode receber uma atualização, ao investirmos exatamente 120 mil pokis poderemos abrir uma enfermaria no mesmo.
A última estação a ficar disponível é a loja de roupas, ao ultrapassar as 30 casas de férias poderemos adquirir roupas raras e exóticas nesse estabelecimento dentre as suas opções disponíveis diariamente, visitar a loja a cada dia vai disponibilizar novas roupas para serem adquiridas, tudo por pokis como o de costume no arquipélago.
Considerações finais
Happy Home Paradise definitivamente dá um novo sopro de vida a Animal Crossing: New Horizons. As novidades vindas na atualização 2.0, como a oportunidade de preparar comidas através de receitas e de plantar hortaliças se unem perfeitamente com as novas oportunidades que surgem com a chegada desse conteúdo pago. Poder projetar as casas de seus villagers preferidos da forma que sempre sonhamos definitivamente é algo a se comemorar e que vai elevar a vida útil do jogo por um longo período.
É muito fácil investir várias horas por dia realizando os projetos das casas e todos os dias vamos achar na praia, ou nos estabelecimentos, novos villagers interessantes ou até mesmo esquisitos para conhecermos suas ideias e pensar como colocá-las em prática. Conforme vamos projetando novos ambientes, naturalmente novas ideias vão surgindo para projetos já finalizados e a vontade de voltar e mudar alguma coisa vai ficar martelando em nossa cabeça.
Definitivamente, não é um conteúdo para ser consumido rapidamente, é algo que deve ser aproveitado aos poucos, uma pitada por dia. Happy Home Paradisem, assim como o jogo base, é uma ótima válvula de escape para os problemas diários que cada um de nós enfrenta no mundo real. Tire você também uma férias de seus problemas, sente e aproveite um arquipélago inteiro para decorar e reformar.
Galeria
Dando uma nota
Conteúdo que pode facilmente ser considerado um jogo por si só - 9
Adiciona novas opções e mecânicas para o jogo principal - 9
Quem não gosta dessa mecânica de decorar casas, pode não ficar tão engajado pela experiência - 7.5
Preço (R$138/U$25) pode assustar um pouco, ainda que compatível com seu conteúdo - 7.5
Possibilidade de ter quantos villagers você desejar - 9
Fornece itens novos e exclusivos que podem ser levadas a ilha original - 8.5
Gameplay com profundidade, sendo apresentado com muita calma ao jogador, sem assustá-lo - 9
8.5
Ótimo
Para quem gosta de projetar casas e interiores e para quem gosta do mundo de Animal Crossing, Happy Home Paradise é um prato cheio que vai elevar ainda mais as suas horas passadas nesse mundo fantástico e infinito de Animal Crossing. Uma expansão que vai além do jogo original, adicionando novas formas de vivenciar esse relaxante e envolvente universo.