Chocobo GP chega ao Nintendo Switch, com versão Lite e DLC de temporada
Título deve receber novos conteúdos ao longo de novas temporadas
Chocobo GP chegou ontem, 10 de março, ao Nintendo Switch. O título é exclusivo da plataforma, sem qualquer previsão de sua chegada em outros consoles ou ao PC, ao menos por enquanto. O título foi desenvolvido e está sendo distribuído pela Square Enix. O jogo segue uma fórmula bem semelhante a jogos como Mario Kart, com personagens do universo dos jogos de Chocobo e Final Fantasy, correndo em pistas baseada nos universos destes jogos, utilizando itens de trapaça uns contra os outros, afim de obter a vitória do primeiro lugar.
Uma versão gratuita para se jogar (free to play) denominada Chocobo GP Lite também está sendo disponibilizada na loja digital do Switch. Nela os jogadores podem jogar à vontade o modo multiplayer online e o prólogo do modo Story do jogo, assim com podem utilizar alguns personagens que compõe o rooster da versão completa do jogo. Também ganham itens de login diário do jogo, mas em menor quantidade em comparação com àqueles que adquirirem o jogo completo. A versão full, por sinal, está sendo vendido na eshop brasileira por 265 reais.
E tudo indica que este será um jogo que terá novos conteúdos chegando ao longo de um sistema baseado em temporadas, e portanto, há um sistema de microtransações dentro do jogo, baseado na venda de uma moeda virtual chamada Mythril. O título não tem especificamente um Passe de Temporada pago, porém instituiu uma espécie de Prize Pass (Passe de Prêmio) a qual o jogador que o adquire pode ganhar o personagem Cloud de Final Fantasy 7, além de stickers que o permite subir mais rápido de level, em um sistema que o fará destravar mais coisas rapidamente dentro do jogo – mas são itens que se destrava jogando, não precisa comprar com dinheiro real, somente Cloud é realmente um DLC pago.
A compra do Prize Pass (800 mythril) não destrava de forma imediata Cloud, colocando uma regra de que o jogador deve chegar ao level 60 no jogo para liberar o personagem. Contudo, para quem não gostar dessa condição, há um Prize Pass Premium (2.400 mythril) para liberar imediatamente Cloud, além de oferecer moedas o suficiente para comprar Squall de Final Fantasy 8, que é liberado com as moedas normais do jogo, porém que custa 3.000 gil.
Importante também anunciar que neste período de lançamento, os jogadores receberão 800 mythril como bônus no login diário. O que lhes permitirão comprar o Prize Pass básico sem nenhum custo adicional. E não foi anunciado quando esse bônus irá encerrar, então corra e faça seu login. Quem baixar a versão Lite também receberá esse bônus, contudo só poderá usar quando adquirir a versão full do game. Fica o alerta!
No mais, passando por estas pequenas barreiras que imagino que não vá agradar todo mundo, mas entendo que são interessantes para colocar o jogo como um serviço e assim receber novos conteúdos com o tempo, Chocobo GP também oferece o básico do gênero, trazendo diversos personagens, diversas pistas, modos single player e multiplayer local e online, incluindo um modo online para 64 jogadores e que a versão Lite permite que todo mundo jogue.
Minha dúvida é saber se há um público suficiente para manter esse online funcionando pós lançamento. Especialmente com um lançamento exclusivo na plataforma do Switch. E tem outra, o online de Chocobo GP exige que o console tenha a assinatura paga do serviço Online do console, o que diminui um pouco mais o público em geral. Como o título acaba de ser lançado, ainda é difícil imaginar, mas a minha expectativa é que futuramente o jogo seja lançado em mais plataformas e com cross-play para o multiplayer online. Isso certamente seria a decisão mais inteligente a se fazer.
No mais, admito que é um título que gostaria de escrever um review aqui para site. Quem sabe mais à frente possa fazer isso. Veremos. Por fim, para conferir mais alguns detalhes do jogo, vídeos e imagens, acelere até seu site oficial.