Jogos online que estimulam o cérebro

Apesar de não ser um músculo, o cérebro é um órgão que necessita de exercício. Nada de supinos ou legpress, porém. Para se manter forte e saudável, a massa cinzenta precisa de estímulos. É fácil intuir que a leitura é uma opção, mas diversos estudos também colocam os jogos como uma excelente ginástica mental.

Muitos sabem disso e mantêm sua sagrada noite de carteado com os amigos. Nas grandes cidades, multiplicaram-se as chamadas luderias, bares que disponibilizam games de tabuleiro para os clientes se divertirem entre um chopp e outro. Mas os tempos recentes forçaram uma distância muitas vezes indesejada. Como, então, manter o cérebro ativo, mesmo sem ter alguém para compartilhar uma partida?

A resposta se encontra onde tudo se encontra – na web.

Os jogos online são uma opção acessível para exercitar a cabeça mesmo sem sair de casa – ou sem receber visitas. Pensando nisso, separamos algumas opções que podem ajudar a bombar seu cérebro.

Xadrez

A opção mais óbvia em termos de jogo de raciocínio tem que ser o xadrez. Ele obriga a projetar as jogadas futuras, em progressão geométrica, o que faz os neurônios encontrarem novas sinapses.  Existem inúmeras comunidades de xadrez online, a grande maioria gratuita, aberta a quem queira jogar uma partida contra desconhecidos de todo o mundo. Para os fãs do jogo em movimento, também existem muitas aplicações para jogar xadrez no seu smartphone. E não se acanhe se você não é um Kasparov. Os melhores sites classificam os jogadores e emparelham adversários de nível equivalente. Um xeque-mate nas desculpas para não praticar.

Blackjack

Se você gosta do estilo “um contra um”, onde a sorte é um fator, mas não decisivo, tente o blackjack. O jogo é uma mistura de estratégia e raciocínio na dose certa, fácil de entender. E, o mais importante, é emocionante. O objetivo é conseguir uma mão melhor que a do dealer na soma das cartas, que não pode ultrapassar 21. A melhor jogada possível é um ás, que vale onze, com um dez ou uma figura, que valem dez. Esse é o blackjack, a combinação que não pode ser vencida.

Palavras cruzadas

Sim, palavras cruzadas são, tecnicamente, um jogo. Exigem conhecimento de vocabulário e raciocínio para conseguir pistas dos termos que não se conhece. E embora se possa comprar uma revista destes adoráveis passatempos em qualquer banca, há também versões online, com mais ou menos assistência.

Tetris

Há muitos jogos disponíveis para computadores e celulares, com todos os tipos de propostas, e certamente não seria possível falar de todos eles. Para representar a categoria dos games amigos do cérebro, podemos invocar o Tetris. Tradicional título onde você deve encaixar as formas geométricas cadentes, é um grande estímulo à capacidade de percepção espacial e resolução de problemas. E, além disso, é deliciosamente divertido, como só os jogos simples, mas desafiadores, conseguem ser.

Akinator

Se você é do tipo que gosta de celebridades (ou quase), tente desafiar o Akinator, um jogo online que já está há algum tempo nas telas. Basicamente você deve escolher uma personalidade e o gênio Akinator tem vinte perguntas para descobrir quem é. Surpreendentemente ele costuma acertar, desde que você seja sincero nas respostas. Ainda que você tenha escolhido sua sogra. O exercício aqui é tentar encontrar um caminho para vencer a inteligência artificial através de sua inteligência natural. Não é tão fácil como parece.

Até o… WhatsApp?

Quando tudo falhar, sempre teremos o WhatsApp. O aplicativo de conversas pode se transformar em um jogo online – ainda que involuntariamente. O WhatsApp permite mandar fotos com prazo de validade. Tire uma fotografia inusitada de algum lugar e envie para um grupo de amigos. Eles terão o tempo de vida da foto para descobrir o que é e onde está.  Nada mais estimulante para a cachola do que a curiosidade. Ainda mais quando o desafio vem de um amigo.

Não importa se você é do estilo competitivo, curioso ou apenas entusiasta de boa diversão. As opções de jogos estimulantes online estão disponíveis para uso 24 horas por dia. Seu cérebro agradece.

Sair da versão mobile