Nintendo Direct 8.Fev.23 | Reorganizando o calendário da transmissão

Muitos jogos e datas para os principais lançamentos da plataforma

Conforme muitos aguardavam, ontem rolou uma novíssima transmissão do Nintendo Direct, edição totalmente dedicada aos lançamentos do Nintendo Switch para os próximos meses, assim como pontuais coisas que devem chegar ao segundo semestre, a qual certamente ainda deverá haver outras surpresas oriundas da Nintendo e que não foram apresentadas aqui.

Se você quiser assistir aos 40 minutos de Nintendo Direct, o vídeo está logo abaixo. Agora se quiser um listão com tudo que foi apresentado, além de pontuais comentários sobre alguns títulos, basta seguir rolando a postagem.

A Nintendo não apresentou os títulos e jogos em ordem cronológica de lançamento no Direct, então resolvi pegar a lista de tudo que foi apresentando e reorganizar de acordo com as datas cronológica afim de conseguir uma melhor visão de tudo que está saindo na plataforma nos próximos meses, assim como a janela de intervalo então os principais destaques.

E de acordo com meu gosto pessoal, também separei os jogos da seguinte maneira:
Vermelho – Grandes produções exclusivas da Nintendo;
Negrito – Grandes Destaques do Direct;
Itálico – Expansões e DLCs apresentadas;
Verde – Jogos Independentes que soam imperdíveis;
Normal – Títulos que menos chamam minha atenção.

Calendário Nintendo Switch (Direct 8.Fev.23)

Acho que inegavelmente a grande surpresa da noite foi o lançamento imediato de Metroid Prime Remastered. A Nintendo não quis nem por um segundo segurar o lançamento da versão digital deste clássico do Nintendo GameCube, ainda que uma versão física esteja a caminho do Switch para 22 de fevereiro.

Prova de que a série Prime ainda está nos planos da empresa, que segue com o desenvolvimento de Metroid Prime 4. Resta agora torcer para que Prime 2 e Prime 3 também possam chegar ao Nintendo Switch, e se possível antes do quarto título. Quanto a Remastered, pelo vídeo parece realmente muito bonita, com novos controles que se adequam muito mais os jogos de FPS atuais.

Ainda pensando nos clássicos do Nintendo GameCube, admito que fiquei maluco ao saber que a Bandai Namco finalmente resolveu resgatar os inesquecíveis jogos da franquia Baten Kaitos, também remasterizados (o que está ótimo). Vai ser uma adição bacana pensando que Tales of Symphonia é outro clássico dessa época e que já está para chegar ao console em alguns dias.

Quanto aos demais títulos exclusivos da própria Nintendo, tudo está fantástico. Mal posso esperar pelo próximo Kirby de plataforma, assim como Bayonetta Origins, que está incrível em uma nova proposta spin-off para a franquia. Excelente também que Advance Wars 1+2 tenha finalmente retornado aos planos de lançamento, já que fora adiado ano passado em consideração a guerra da Rússia contra a Ucrânia, pois é outro título que aguardava com bastante ansiedade pela nova data de lançamento, agora revelada.

Percebe que os três títulos acima fecham o ciclo fevereiro, março e abril no console, certo? Isso porque maio tem o novo The Legend of Zelda e com ele não tem concorrência. Vai todo mundo fugir dessa janela de lançamento, e quem não fugir, vai dançar. Essa é a verdade. O barulho é tão grande com o título, que a Nintendo não apresentou nada exclusivo para junho. E aí só em julho, 2 meses depois, temos Pikmin 4 para retomar a rotina de um grande lançamento mensal! Justo!

E não posso deixar de mencionar algumas coisas do trailer de Pikmin 4, que faz um esforço muito grande para mostrar que a franquia ainda pode (e deve) apresentar novas ideias. Adorei o conceito de um Pikmin de Gelo, e é até curioso que algo assim ainda não existisse nos jogos anteriores. Mas talvez o maior destaque seja realmente a criatura cachorro (like-dog) que se mostra ter muitas habilidades úteis no trailer. Se ela puder colocar todo mundo nas costas e sair correndo, digo que seria um grande avanço no ritmo do jogo, a qual sempre achei muito lento em momentos em que você explora grandes distâncias da base e precisa fazer um esforço para voltar mais rapidamente. O cachorro poderia refinar esse conceito da distância percorrida dentro ambiente. De toda forma, já o adorei.

O que mais? Oh, fiquei bem intrigado com o trailer de DECAPOLICE, eita trailer bonito! Do mesmo estúdio de Professor Layton, a Level-5, que alias também mostrou que um novo título está em desenvolvimento, contudo foi o único jogo da Direct que não menciona data de lançamento, no nível de sequer dizer que sai em 2023 (o que explica as interrogações no calendário).

Jogos independentes também é sempre uma excelente opção para quem procura algo mais baratinho do que os lançamentos principais, e Blanc e Have a Nice Death estão logo ali, virando a esquina de algumas semanas. O primeiro tem uma direção de arte muito interessante, quanto o segundo é tudo, de belos gráficos animados a uma jogabilidade que promete agilidade e desafio para quem curte o estilo.

Não vou me alongar mais, ainda que tenha curtido muitos outros títulos, como a próxima coletânea de jogos de Mega Man, da série Battle Network, a Sega me surpreendeu trazendo Samba de Amigo de volta ao mundo, DLCs aos montes, mas os mais legais certamente foram os de Mario Kart 8 e o tema de Castlevania no genial Dead Cells. Enfim, tem de tudo para todo mundo e para todos os gostos!

E está cada vez mais interessante assinar no Nintendo Online no Expansion Pack, agora com títulos de Game Boy e Game Boy Advanced na linda tela do Switch? Não tem como não ficar tentando em começar a pagar o plano mais caro. Afinal… Mario & Luigi Superstars Saga!

Sair da versão mobile