Análise | Disney Speedstorm (Temporada 2)

Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo & PC

Disney Speedstorm acelera velozmente para ser um concorrente digno dentre jogos de corrida de personagens icônicos que utilizam, sem pudor, itens de trapaça para tirar oponentes do caminho e assim conquistarem a primeira posição na linha de chegada. Uma fórmula consagrada pela franquia Mario Kart, e que serve de inspiração para um novo formato de jogo, alimentado por conteúdos de temporadas, microtransações cosméticas e, acima de tudo, a promessa de se tornar gratuito (em breve) para quem quiser adentrar nas emocionantes pistas inspiradas nos universo de Walt Disney.

O título está em desenvolvimento pelo Gameloft Barcelona, que já tem experiência com jogos de corrida, sendo uma de suas últimas produções o jogo Asphalt 9: Legends (2018). Interessante também apontar que este estúdio espanhol é só um dos 17 existentes do conglomerado da Gameloft, que também atua como a distribuidora global para mais esta produção. Por fim, vale lembrar que a Gameloft, desde 2016, pertence ao grupo francês Vivendi, enorme grupo empresarial que atua em diversos setores de mídia e entretenimento (TV, jornal impresso, filmes, games, livros etc).

No momento em que esta análise está sendo publicada, Disney Speedstorm encontra-se em uma espécie de Acesso Antecipado Pago, em meio a uma segunda temporada de conteúdo de jogo, que tem como objetivo fazer ajustes de mecânicas e funcionalidades para que seu lançamento completo seja realizado em 28 de setembro de 2023. E aí, quando este momento chegar, o título passará a ser gratuito para ser jogar. Contudo, antes disso, em 1º de agosto, uma terceira temporada irá estrear dentro deste acesso antecipado, trazendo novos ajustes, novos personagens e novas pistas.

Esse período de Acesso Antecipado teve início em abril deste ano, com uma primeira temporada de conteúdo baseado no universo de Monstros SA. Devo dizer que cheguei a experimentar um pouco com o jogo nessa época, mas logo parei porque achei todo o sistema de progressão confuso, mediante trocentos sistemas de moedas diferentes, menus complexos entre outros aspectos de apresentação que passavam certa incoerência, nada intuitivo ou acessível. Foi uma experiência caótica. Parei e aguardei a segunda temporada.

A segunda temporada de Disney Speedstom teve início em junho e aí sim algumas coisas melhoraram significativamente. Ficou mais fácil entender por onde começar, como funcionava os aspectos para desbloquear os personagens (que estão todos travados inicialmente), a questão das moedas de jogo (agora são basicamente três) e como progredir pela Campanha da Temporada baseada em Toy Story, além me interessar pelos Eventos Limitados e seus prêmios.

O jogo finalmente clicou pra mim e agora estou totalmente imerso em sua experiência e mal posso esperar pela sua terceira temporada em agosto, a qual já foi revelado que será baseado em Lilo & Stitch. Por conta disso, decidi que agora sim, valeria a pena escrever seu review.

Último adendo antes de começar a destrinchar os muitos aspectos do título, acho bacana também informar que Disney Speedstorm encontra-se com seus menus e tutoriais localizado em português. Contudo, acho uma pena que o jogo não tenha localização para nosso idioma com as vozes dos personagens, sendo elas tão icônicas pela qualidade da nossa dublagem para com as obras originais a qual são baseados. Nos áudios em inglês, os desenvolvedores conseguiram que vários atores das vozes originais dublassem seus próprios personagens. Dá uma pontinha de inveja isso.

Não atropele a curva inicial

Uma das primeiras coisas que precisei entender a respeito de Disney Speedstorm é de que não adianta se afobar e queimar etapas de progressão pelo jogo. Existe um ponto de tutorial que precisa ser realizado e que essa etapa é muito mais uma mini campanha fixa que torna-se importante para desbloquear os primeiros pilotos, assim como melhorar o nível inicial deles para, só aí, buscar o conteúdo da atual temporada ou qualquer outra que vier posteriormente. Então é preciso, antes de mais nada, completar um modo chamado Circuito Inicial.

Nesse modo o jogador irá desbloquear seis personagens: Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta, Mulan, Hércules e Jack Sparrow. A respeito deste último, sim é o personagem do filme Piratas do Caribe, pois o universo do jogo não se baseia exclusivamente em personagens de animações. Personagens de filmes ganham modelagem tridimensionais, assim como os personagens das tradicionais animações 2D, o que deixa todo mundo com uma certa padronização visual. E uma bem bonita, por sinal.

Estes seis personagens servirão para lhe explicar algumas regras do jogo, como as classes de piloto. Estas se dividem em quatro tipos: Apressadinho (Mickey), Agressivo (Donald e Hércules), Defensor (Pateta) e Trapaceiro (Mulan e Jack). Pode parecer besteira, mas entender um pouco como funciona cada classe ajuda a ficar esperto com certos jogadores durante as corridas. E cada classe tem suas vantagens, assim como desvantagens. Para isso também vale entender que todos os pilotos do jogo possuem status distintos, que vão desde velocidade geral, derrapada, aceleração, combate e turbo.

As classes influenciam um pouco estes status entre pilotos pertencentes a cada categoria. Assim, pilotos da classe apressadinhos tem um status melhor de velocidade geral do que trapaceiros, por exemplo. Da mesma forma como os agressivos tem status de combate elevado, entretanto a aceleração não tem a mesma eficiência. Entender isso, e saber como é a sua forma favorita de jogar influência qual o personagem terá melhor afinidade. Nesse aspecto gosto muito como o jogo permite essa camada de complexidade entre pilotos, status e classes.

Contudo as classes não influenciam apenas nos status dos pilotos. Cada classe tem certos bônus de categoria. Os apressadinhos, por exemplo, performance melhores nos boosters das pistas, assim como recebem itens de trapaça relacionados a aceleração (turbos) com maior frequência. Já os defensores estão dentro da única classe que consegue surfar no vácuo do veículo que estiver a sua frente, permitindo acelerar até colar na traseira de seus adversário e ultrapassá-lo assim que for oportuno. Essa classe recebe mais itens de proteção com frequência. Percebe como a coisa mudam significativamente entre certas classes?

Os agressivos ganham bônus de drifting (derrapadas) acima das outras classes, enquanto recebem mais itens de pancadaria, tornando-os ótimos para atacar quem ficar de muita graça por perto. Já os trapaceiros também são bons nos boosters das pistas e recebem muitos itens que atrapalham os adversários, dentre eles o odiado item que inverte a tela e controles de quem for acertado (argh!). Uma corrida com muitos personagens da classe trapaceira pode ser um verdadeiro pesadelo.

Percebe como há muito que aprender? E sabe onde o jogador passa a entender tudo isso? No Circuito Inicial, aquele modo que você não vai querer dar muita bola porque ficará doido para jogar o conteúdo da temporada.

Fichas, estrelas e subindo níveis

Tendo compreendido as classes de pilotos, vem a segunda etapa desse processo de evolução, agora individual, dos personagens disponíveis no jogo. A começar que todos estão bloqueados no início, o que faz sentido pensando que o jogo irá adotar a fórmula de ser gratuito para se jogar, diferente de um título pago que libera o elenco logo de cara. Para desbloquear qualquer personagem dentro do jogo é preciso ter 10 fichas do mesmo.

Jogando no Circuito Inicial o jogador obtém das fichas necessárias para desbloquear os seis personagens já mencionados, além de permitir que eles evoluam para um segundo nível estelar (cada personagem pode ter 5 estrelas). A segunda estrela custa mais 20 fichas do mesmo personagem. Na segunda estrela, o personagem passar a ter um especial próprio. A cada nível de estrela, o personagem passa a ter bônus nos itens de sua classe, fazendo com que durem mais tempo ou causem maior dano quando utilizados, além de potencializar seu poder especial.

Mickey deixa um rastro musical que torna todo mundo que pisar na trilha mais rápido, enquanto o Donald se enfurece e sair metendo soco e chute em qualquer um se aproximar. Jessie, de Toy Story, deixa brinquedos enormes na pista, criando obstáculos para os adversários. Cada jogador tem um estilo, que pode ser ofensivo, defensivo ou até mesmo para acelerar em alta velocidade, causando algum efeito na pista. Esse especial só é utilizado quando o mesmo sai nas caixas de itens que são coletadas ao longo da corrida. E sim, eles saem com uma boa frequência uma vez que seu piloto tenha nível de duas estrelas.

E como obter fichas para ganhar estrelas para os personagens subirem esse sistema? Há algumas maneiras. O Circuito Inicial dá 30 fichas para cada um dos seis personagens iniciais. Na Campanha de Temporada você consegue liberar os pilotos do universo de Toy Story (Jessie, Betty, Woody e Buzz) e também muitas fichas para garantir, no mínimo, a segunda estrela e assim liberar seus respectivos especiais. E os demais personagens?

No caso dos demais personagens não contemplados na explicação acima, o jogador consegue desbloquear lentamente por um sistema de loot box, com moedas e fichas obtidas nas missões da Campanha de Temporada e por meio do Passe de Temporada (inclusive em sua versão gratuita). No momento esse sistema não permite compra de caixinhas de itens com dinheiro real, mas imagino que isso vá acontecer quando o lançamento na versão gratuita acontecer.

Existem personagens, como os de Monstros SA, da temporada anterior, e Mogli (Jungle Book) que neste momento estão apenas nas loot boxes. Na atual Campanha de Toy Story, sua progressão pelos capítulos garante fichas de alguns personagens de outros universos como Fera (A Bela e a Fera), Meg (Hércules) e Elizabeth Swann (Piratas do Caribe). Em resumo, não vá achando que vai desbloquear facilmente todo e qualquer personagem presente dentro do atual elenco do jogo. O jogo lhe dá alguns personagens, de todas as classes, e é com eles que você vai abrindo o caminho para outras opções.

Porém não existe apenas esse sistema de nível para os personagens. Além do sistema de estrela, há o sistema numerado para cada personagem. Na evolução numérica, seu status, aqueles mencionados mais acima, como aceleração e velocidade geral, aumentam a depender do nível. Um piloto no nível 5 corre muito mais do que um no nível 10, obviamente. E sim, é preciso subir individualmente seus personagens para conseguir competir pela Campanha de Temporada, já que as corridas vão ficando mais difíceis ao exigir níveis maiores para seguir competindo. A última etapa da atual campanha exige pilotos no nível 24.

E como subir o nível dos pilotos? Aqui a coisa complica um pouquinho mais. Existem uma outra categoria de itens que os jogadores recebem além das fichas de personagens e que são chamadas “Peças de Melhoria”. Estas peças são usadas para subir o nível dos pilotos. E aqui a coisa complica um pouco porque existem dezenas de Peças de Melhorias diferentes e isso vai dá nó enorme na cabeça do jogador.

Cada universo de personagem tem suas próprias peças, então por exemplo, uma peça de melhoria que é um Cubo de Brinquedo só é utilizada para subir o nível dos pilotos do mundo de Toy Story. Um navio engarrafado só sobe o nível dos pilotos do mundo de Piratas do Caribe. Está entendendo? Há peças de melhorias exclusivas para todos os mundos, de Mickey Mouse a Hércules.

E quer saber da maior? Não há peças de melhoria o suficiente para deixar todos os pilotos que você desbloquear no maior nível possível de jogo! Isso pode soar um pouco frustrante em alguns momentos. Exemplifico. Na atual campanha desta temporada, o mapa das missões tem ramificações secundárias. Na linha principal, jogando com os personagens de Toy Story, o jogador ganha peças o suficiente para chegar ao final de todos os capítulos da campanha, mas nas ramificações opcionais, muitas corridas vão exigir que você jogue com determinada classe ou determinado mundo de personagens.

Então lá no capítulo 9 me deparei com uma ramificação que pede para jogar com Hércules ou Meg para avançar, e a corrida possui pilotos num nível 17, contudo para esse grupo de personagens, meu piloto mais evoluído está no nível 11, e não tenho mais peças de melhoria para fazê-lo chegar ao nível da corrida. E ganhar num nível de desvantagem tão grande, não é fácil e depende muito da sorte. Já brinquei em corridas em tamanha desvantagem e numa ocasião pontual foram mais duas horas tentando para conseguir ganhar, por um fio minúsculo de vantagem, e com muita, mas muita sorte. Não recomendo isso.

Mas como ganhar peças de melhorias? Então… sinto que o jogo ainda não se acertou muito bem nessa questão. Há um Evento Diário no jogo que lhe dá algumas poucas peças de melhoria. Todo dia a variedade muda, mas é sempre em quantidades insuficientes para subir o nível de qualquer personagem. Fora isso, somente em passe de temporada, ou completando missões da campanha de temporada, no circuito inicial e nos prêmios do multiplayer online.

Na loja? Hum… até tem algumas peças por lá, sempre aleatórias diariamente, e custam muitas moedas, sempre muito mais gratificando abrir um loot box de fichas de personagens do que gastar com peças em baixa quantidade que não vão subir muito o nível do personagem desejado. Meios existem, mas é frustrante quando você quer peças específicas e não as encontra.

E nem disse ainda que depois de alguns níveis, cada personagem passa a precisar de três itens diferentes de peças de melhoria de seu universo! Então você pode ter uma grande quantidade de dois tipos de peças, mas se o terceiro tipo estiver em falta, você dançou, porque não dá para subir de nível assim. É um sistema que realmente não me agrada muito. Funciona no principal, mas tem muitos pontos furados em certos momentos. Principalmente nas missões secundárias que estão ali na Campanha de Temporada. Dá uma certa impressão de que criou se um obstáculo de progresso ali que não deveria existir. Não me surpreenderia se isso ainda fosse remodelado eventualmente.

Percebe o quanto tive que explicar até aqui, para falar sobre por onde começar, como começar e o que entender para melhor experiência com os pilotos? Mal falei sobre jogabilidade em si! Essa tonelada de informações burocratiza muito a curva inicial do jogo, o que certamente irá assustar muitos jogadores em sua primeira tentativa. Claro que quando você ultrapassa essa barreira, Disney Speedstorm torna-se uma das coisas mais viciantes dos últimos meses.

Hora da largada!

Chega de burocracia, hora de acelerar na jogabilidade e modos de corrida que Disney Speedstorm tem a oferecer! E nesse aspecto o jogo se sai muito bem, o que compensa toda a trapalhada da discussão acima. A começar pelas pistas, todas muito bem elaboradas, pensadas nos muitos universo dos personagens disponíveis dentro do atual elenco.

Há corridas em meio a batalhas navais e tentáculos enormes direto do universo de Piratas da Caribe. E como é legal o efeito de acelerar numa reta em meio a canhões atirando em navios com as balas correndo rente a cabeça dos pilotos nas pistas, enquanto ondas do mar batem na pista e de repente um tentáculo se ergue e ataca a pista. É um dos percursos mais irados do jogo.

No universo de a Bela e a Fera o jogador corre dentro de uma gigantesca mansão, com objetos enormes espalhados no entorno da pista, enquanto muitos danças e se mexem. O efeito visual é bem estiloso, com um certo glamour, o que não torna a pista menos perigosa e repleta de curvas e armadilhas.

Momentos parecidos ocorrem com os percursos de Hércules e Mulan, sendo que raios caem em numa e no outro são tiros de bolas em chamas que caem nas pistas e acertam os corredores. Na pista de Hércules há o destaque para a excelente trilha musical da animação, que dá um agito bom ao correr pela pista repleta de estátuas dos Deuses do Olimpo. É muito maneiro. Mas em termos de beleza visual, a pista de Mogli tem um momento em que o jogador salta do asfalto passando pelo carro por uma cachoeira horizontal, com respingo de água na tela e um arco-íris ao fundo que é um colírio aos olhos.

Outro percurso, e este também figura como um dos meus favoritos, é baseado no universo de Mickey Mouse, em uma pista em que os jogadores dão a largada de uma sala de cinema e correm para dentro da telona, entrando dentro de um desenho em preto e branco, tirando totalmente a paleta de cores do ambiente, mas mantendo as cores dos personagens, veículos e efeito dos itens utilizados. O efeito visual é muito bom, enquanto a pista em si é repleta de curvas, perfeita para acelerar com drifiting. Num dos segmentos dela há um emaranhado de três ou quatro caminhos paralelos, que se entrelaçam, e dão diversas alternativas aos jogadores de onde prosseguir.

Atalhos, inclusive, não faltam pelas pistas de Disney Speedstorm. E estas caminhos alternativos nem sempre são tão simples de serem identificados, podendo ser meramente uma divisão de caminhos ou trilhos escondidos na borda da pista ou até mesmo segmentos sem asfalto e repleto de entulhos, que podem desacelerar os veículos, mas que utilizando turbos e meio de se manter acelerado, pouco preciosos segundos de corrida. O layout das pistas são muito bem desenhados, quanto visualmente impressionam. Vai muito além dos jogos básicos do gênero a qual muitas vezes apenas os apelidamos os “clones de Mario Kart“. Não é o que ocorre neste título.

Na parte da jogabilidade, o título também entrega uma digna performance ao gênero da corrida com trapaça e artimanhas. O controle dos veículos é preciso, mas são as opções de dirigibilidade que se destacam junto aos controles. Primeiro que o clássico turbo drift se faz presente aqui, e de uma forma acessível e generosa, não é nada complexado como ocorre em Crash Team Racing Nitro-Fueled, que exige habilidade com controle e constante uso pelo jogador, para conseguir ganhar corridas. Aqui o sistema é o bom e velho segurar o gatilho da esquerda e puxar o kart pela curva, para que o mesmo não saia, segurando tudo por alguns segundos. Ao soltar, o bom e velho turbo é acionado.

Só que não é só isso. As pistas do jogo possuem muitos pontos de turbo no chão, que aceleram o jogador ao passar pelo indicativo no chão. E estes pontos ficam espalhados por todo o percurso, as vezes em toda a linha do caminho, mas também apenas na faixa da direita ou apenas na esquerda, fazendo os jogadores escolher manter a velocidade em linha reta ou sair do trecho para pegar um gás pelas laterais. As vezes estes pontos de aceleração se encontrar paralelo a caixa de item de trapaça, obrigando o jogador a escolher entre pegar um item ou acelerar através do ponto.

Também é dado aos jogadores a opção de pulo, o que é estranho num jogo de corrida, mas tudo bem. Não é como aquele pulinho contido de jogos do gênero, mas um senhor pulo. O suficiente para saltar por um obstáculo inteiro da pista, a qual você ache que não dá para desviar pelos lados. Claro que saltar lhe desacelera, mas muitas vezes é essencial para entrar em atalhos, fugir de obstáculos e fazer uma curva muito apertada, tirando o atrito dos pneus do asfalto. Existe um modo de corrida inteiro em que turbos e itens de trapaça estão no ar, o que obriga os jogadores a realizarem saltos por todo o percurso, unindo pontos de turbo no ar para ir ainda mais rápido. E sempre ao saltar de uma rampa, um outro botão permite realizar um combo no ar, e que ao realizar isso, no ato em que o jogador aterrissar, um pequeno turbo é realizado.

E então há os itens de trapaça. Nesse aspecto os itens são próprios do jogo em si, sem qualquer base com objetos ou situações dos mundos Disney/Pixar que estão presentes na ambientação e personagens. O que também não acho que seja um problema, já que não satura demais os elementos misturados. Os especiais dos personagens já meio que fazer esse trabalho de misturar elementos de seus próprios mundos nas pistas, quando Hércules chama seu cavalo pégaso para puxar seu carro, o carro do Mickey vira uma versão de seu barquinho a vapor ou os pilotos de Monstros SA invocam portas para criar obstáculos nas pistas.

De volta aos itens para trapacear nas corridas, estes cobrem bem o básico do que se esperar dos mesmos. Tem item que lhe dá a defesa caso algo lhe atinja, outro que lhe deixa invisível e assim invencível, tem item para arremessar nos adversários, tem um item que explode e pegar todo mundo que estiver perto, tem o turbo para sair acelerando, tem o tenebroso item que espelha a tela e inverte os controles por alguns segundos e tem um envolvendo fogo para não deixar ninguém aproximar de você. Não são muitos é verdade, mas não é só isso a respeito destes itens.

O ponto curioso dos itens de trapaças é que todos possuem três maneiras de se usar. A primeira é sua utilização normal, e a segunda é a velha tática de colocar para trás e arremessar o item para quem estiver na sua cola. Contudo, a terceira maneira é uma das mais interessantes: segurar o botão que se usa o item e dar um efeito de carga nele. O que isso faz? Essencialmente muda o efeito por completo de certos itens. O item de barreira, por exemplo, se torna uma barreira que explode se alguém tocar em você, o item da invisibilidade também explode depois de alguns segundos de uso e pega todo mundo que estiver por perto quando isso ocorrer. Itens arremessáveis ao serem carregados se tornam tele guiados, só que mais lentos. Cada item quando carregado tem um efeito diferente.

Quer mais uma camada de complexidade? Cada piloto tem uma afinidade com certos itens, o que indica que alguns deles tem mais percentual de sair com estes pilotos do que os que não tem afinidade. Apressadinhos recebem mais itens de turbo, enquanto agressivos itens de ataque. E quando mais estrelas seu piloto possui, melhor será o poder do item. Um turbo vai durar mais, um item arremessável por ir mais longe e assim por diante. Então sim, são poucos itens, mas há uma camada estratégica para como eles são usados, a depender do piloto e nível da estrela do mesmo.

A respeito da quantidade de itens espalhados pelos percursos, posso dizer que são bem generosos. Basicamente eles aparecem a cada curva da corrida, independente do caminho que decidir escolher, sempre fazendo aquele balanço entre pegar um atalho ou a caixa de item ou o indicador de turbo na pista. Você é daquele jogador que não fica preocupado em atrapalhar os demais e se concentra apenas na aceleração contínua e na alta velocidade? As pistas permitem isso. Contudo, se você é daqueles que corre atrás de uma trapaça e enche a pistas de armadilhas? Bem, as caixas aparecem em boa quantidade para esse propósito mesmo. É ótimo que o jogador possa escolher seu estilo.

Corridas diversificadas

Outro destaque muito positivo encontrado em Disney Speedstorm diz respeito a variedade de tipos de disputas que o título oferece aos seus jogadores. Claro que você tem a tradicional corrida de trapaças com a regra de chegar ao top 3 após algumas voltas, porém conforme o jogador progride pelo modos solos, seja no Circuito Inicial, seja na Campanha da Temporada, logo outras modalidades de corrida se apresentam.

Uma delas acabei mencionando alguns parágrafos acima, em quê as caixas de itens e pontos de aceleração ficam no ar e o jogador precisa correr pulando para alcançá-los. Essa por si só já é sensacional. Em outra modalidade, os adversários são divididos em dois times de cores distintas, roxo e verde, e assim é a distribuição das caixas de itens. Ao passar por uma caixa de sua cor, ganha um booster e um item, se passar na cor contrário, seu carro roda na pista. E detalhe: os jogadores ficam trocando de cores em frações de 15/20 segundos, o que exige muita atenção para não se confundir e pegar a caixa da cor errada.

Outra modalidade de corrida, e essa passo raiva e não curto muito, mas respeito sua existência, é uma corrida com drones ao redor de cada um dos jogadores, normalmente três. A corrida começa e vence aquele que sobreviver depois que todos forem eliminados. Funciona assim, de tantos e tantos segundos, o último colocado toma dano e perde um drone, só que quando isso acontece, o jogo leva-o para a primeira posição da corrida. E a contagem para o dano recomeça. Ou seja, a sua vez de ficar ao final da fila vai chegar, e você tem poucos segundos para evitar que isso ocorra. É um modo agressivo e bem difícil de domar.

Há corridas baseadas em classes, que você precisa jogar com uma das quatro classes de pilotos, obrigado o jogador a variar um pouco do tipo a qual se sente mais confortável. O mesmo vale para corridas em que só tem um único tipo de item na caixa de trapaça. Uma das mais animadas dessa versão é a corrida com as granadas, já que todo mundo fica se explodindo na pista a todo momento, tornando a reta final bem imprevisível se o jogador não tomar uma boa dianteira e estiver preparado revidar se for acertado.

Outra bem divertida é a corrida sob neblina. Nessa modalidade o jogador não enxerga muito bem o cenário a sua frente e não apenas isso, mas até mesmo o mini mapa do circuito que fica no canto da tela desaparece. Como as pistas possuem muitos atalhos e rotas alternativas, esse modo casa perfeitamente com o estilo do jogo, causando ainda mais caos, especialmente se o jogador não estiver em primeiro lugar. Afinal, você não consegue enxergar o quão distante está de quem estiver a sua frente e nem se será possível alcança-lo.

Estas modalidades que mudam as regras da corrida não são única atração para tornarem as disputas diferentes e diversificadas. As pistas de Disney Speedstorm, baseada nos mundos de seus pilotos, são enormes no geral e isso abre algumas alternativas bem interessante em termos de como torná-las experiências diferentes, ainda que o jogador as repita exaustivamente.

Pensando nesse fator de reutilização das pistas, o que acontece é que elas são divididas em certos segmentos, e o jogo parece conseguir mudar a ordem destes seguimentos em várias situações, além disso o ponto de partida das corridas podem mudar, assim como as corridas acontecerem em ordem de pistas espelhadas, também nessa ideia de segmentos mudam e pontos começam e terminam em momentos diferentes. O que é bom, porque dá um nó na cabeça do jogador e nem sempre dá para memorizar milimetricamente todo o segmento da corrida. É uma sacada bem inteligente da equipe de desenvolvimento.

Outro aspecto que me agradou bastante é que grande parte das corridas são realizadas com disputas de 2 voltas apenas. O que as tornam práticas e pouco enjoativas. O jogador tem a volta inicial para aprender o percurso, olhas os atalhos e aí então colocar em prática o que observou na segunda volta, e assim conquistar a primeira posição. Raríssimas foram as corridas que exigiram 3 voltas ou no caso de uma certa pista, que é muito pequena, e portanto, tem disputas de 4 voltas. Duas voltas é o padrão do jogo. Corridas tendem a demorar de 2 a 3 minutos, o que acredito ser uma boa média.

E estas são as modalidades que o jogador pode experimentar na modalidade single player. Contudo, Disney Speedstorm também dá suporte ao multiplayer local e online. E é no modo online que figuram alguns aspectos interessantes no que diz respeito a algumas recompensas de itens de jogo, como fichas de personagens e peças de melhoria. Existem duas modalidades de multiplayer, Regular e Liga. Independente do modo, seu nível de personagem na experiência solo não tem relevância aqui, então todo mundo disputa num nível igual, lá na média do nível 30. Ou seja, você não tem desvantagem alguma caso resolve testar um piloto de nível 1 dentro dos modos de multiplayer.

No modo online da Liga, as coisas funcionam meio parecido com a progressão do Circuito Inicial. O jogador escolhe um piloto e ao disputar partidas vai ganhando pontos que o fazem subir de nível na liga e a cada etapa ganha algumas recompensas. Claro que cada nível exige mais pontos e subir leva tempo e esforço, além de diversas partidas online. Felizmente os pontos são obtidos de acordo com sua posição ao final da corrida, então mesmo que não seja uma boa posição, você ainda assim recebe alguns pontos para ir progredindo com o personagem selecionado.

A outra modalidade, Regulada (é esse mesmo o nome), os prêmios são mais generosos e interessantes, mas funciona como eventos por tempo limitado, uma semana para ser mais preciso. Então toda semana vira um prêmio novo e o jogador disputas corridas aqui para recebê-los. Não importa a posição, você ganha alguns pontos sempre que concluir uma disputa online. Essa modalidade é perfeita para liberar personagens ainda bloqueados. Fica a recomendação de ver qual o personagem em destaque toda semana.

E quanto a qualidade das partidas online? Sinceramente, são mais mais estáveis do que achei que seriam. O matchmaking funciona num tempo razoável para achar jogadores, e as partidas começam ainda que faltem um ou dois jogadores para uma corrida completa de 8 jogadores. A espera maior é quando o jogo entra pra começar uma corrida e demora um pouco para o sinal de partida, coisa de segundos mais do que o esperado, mas nunca chega a ser minutos inteiros.

As corridas online decorrem de forma tranquila. Notei um lag aqui ou ali, do tipo de um jogador a minha frente se acertado do nada, talvez de algo que não tenha tido tempo de carregar na minha tela. Mas não é tão frequente assim. Lentidão, queda na taxa de quadros ou desconexões nunca ocorreram, o que pra mim já é excelente. Consegui ganhar algumas, perdi outras, fiquei bem colocado na maioria delas. Os jogadores, pelo menos nesse momento, não são tão absurdos como certa tudo que joga online em títulos como o Crash Team Racing, a qual achei deveras frustrante o online apelativo. Aqui achei super acessível e divertido para todos.

Considerações Finais

Disney Speedstorm, em sua Segunda Temporada (Toy Story), consegue entregar uma boa dose de diversão, tanto baseado em bom gameplay, com conteúdo de modos de jogo e progressão consistente, quanto no modelo de recompensas cosméticas e também progressivas, sejam pilotos ou meios de tornar os já destravados ainda mais fortes. Mesmo que o formato gratuito para se jogar ainda não tenha sido inaugurado, os jogadores que optaram pelo pagamento ao Acesso Antecipado estão saindo na frente em questão de evoluir seus pilotos.

Nesse sentido, acho que se aquele interessado no título pode pagar para entrar de imediato na comunidade, e tem a pretensão de se manter jogando por meses, sempre indo atrás de novos itens, personagens e acompanhar a progressão do jogo, deve fazê-lo sem qualquer arrependimento. Irá valer a pena. Entretanto, se a grana está curta, acompanhe nos canais oficiais e fique de olho quando o título estiver liberado a todos gratuitamente, o que deve ocorrer no próximo mês de setembro.

No mais, acredito que tenha abordado os principais pontos da obra ao longo da análise. Atente-se a curva inicial, faça o modo Circuito Inicial até o fim, aprenda as regras básicas para ganhar pilotos, desbloquear estrelas, peças de melhoria, entenda a questão dos níveis e afins. Tudo isso é muito importante, ainda que seja chato de aprender logo de cara. Uma vez entendido, o jogo se torna mais acessível e agradável, porque o jogador passa a entender melhor como progredir através do conteúdo disponível.

E olha que sequer comentei todos os aspectos e opções que o jogo disponibiliza. Por exemplo, tem um sistema de companheiro de equipe, que visualmente na jogabilidade não acrescenta a nada, mas ao desbloquear estes companheiros, o status dos pilotos a qual são equipados, ganham bônus de atributos interessantes, podendo até mesmo inicia a corrida já com algum item. Não mencionei também que os veículos e pilotos possuem skins e cores alternativas que são conquistas com moedas da lojinha e obtidas na Campanha da Temporada. Ainda que isso não reflita diretamente na jogabilidade, e seja bem difícil de se observar na hora da ação das corridas.

Em termos técnicos, reforço novamente minha tristeza pela vozes dos personagens estarem em inglês, desejando que uma dublagem possa vir a ser adicionado em um futuro próximo. Visualmente só temo elogios, porque achei tudo muito bonito. Cenários são belíssimos e impressionantemente bem detalhados, a modelagem 3D de todos os personagens é super charmosa e adorável, conseguindo unir o mundo de personagens 2D, 3D e pessoas reais. A trilha sonora também encanta, afinal é baseada nos clássicos aqui utilizados.

Ao fim, Disney Speedstorm tem potencial para agradar muita gente ao longo dos próximos meses. Ainda é alvo de crítica quanto a sua burocracia em diversos aspectos para evolução do jogador, mas também é um elemento que pode ser simplificado no futuro, ou não, porém o bom é que não ofusca a boa jogabilidade, a simpatia do mundo e o quão chamativo é para os fãs o potencial de conteúdo de personagens que ainda poderão vir a aparecer no jogo. Lilo & Stitch, juntamente com Minnie e Margarida serão as próximas. E as novidades certamente não irão parar por aí. O entusiasmo em torno da obra parece estar só começando, e vai se potencializar muito quando a experiência free-to-play tiver início. Apostaria algumas fichas nisso.

Galeria

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Dando nota

É preciso respeitar a curva inicial, que é longa e complexa no que diz respeito a progressão do jogador - 6.5
Pistas são maravilhosas, repleta de diferentes caminhos, atalhos, turbos e caixas de itens, longas e reajustáveis para não soarem repetitivas - 9
Elenco de personagens se dividem em quatro classes que dão tons distintos para diferentes estilos de jogadores, dos acelerados aos brigões - 8.5
Conteúdo de Temporada, agora na segunda edição, oferece boas recompensas, mesmo no passe gratuito - 8.5
Progressão pela campanha de temporada tem seus tropeços a exigir pilotos exclusivos em altos níveis, enquanto falta peças para aprimorá-los - 7
Multiplayer Online é robusto e funcional, sabendo oferecer boas recompensas aos jogadores, incentivando-os a investir tempo na modalidade - 8
Já está localizado em textos e menus em português, porém faz muita falta vozes dubladas destes personagens que amamos em nossa versão - 7

7.8

Divertido

Disney Speedstorm em Temporada 2 consegue a aprimorar a experiência de um título que ainda segue em desenvolvimento e aprimoramento, com o objetivo de se tornar Free to Play até o final de setembro. Ainda é bastante burocrático quanto suas regras, fichas, peças, desbloqueios e progressão, e exige um pouco de paciência do jogador, mas ultrapassado essa barreira, o jogador encontra um título que entrega ótima jogabilidade e está corrida a corrida tentando recompensá-lo por estar jogando. É viciante, e divertido. Excelentes pistas, personagens carismáticos, itens de trapaça que funciona e controles acessíveis e que funcionam a qualquer tipo de jogador. Tem bons méritos nesse momento de acesso antecipado pago e só tende a melhorar pelos próximos meses e novas temporadas.

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