Terminam as filmagens de ‘Overman’, longa baseado na HQ da Laerte Coutinho
Filme é protagonizado pelo ator Caco Ciocler
Após cinco semanas, as filmagens do longa-metragem “Overman” se encerram nesta semana no Rio, com a direção de Tomás Portella (“Impuros”, “Lá Situación” e “Operações Especiais”) e produção de Iafa Britz, da Migdal Filmes. O longa é uma adaptação cinematográfica da HQ homônima de sucesso da cartunista Laerte Coutinho.
O ator Caco Ciocler interpreta o super-herói brasileiro que, no filme, está desempregado, com o emocional abalado e sem perspectiva para o futuro. A realidade dele muda quando recebe um convite do Governador (Otávio Muller) para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública. Para conferir um resumo das filmagens, assista o making of logo abaixo:
O que o nosso herói não esperava é que, além de confrontar vilões, ainda teria o desafio de dividir os holofotes com Pâmela, a Mulher Cachorro (Karina Ramil), que conquista o carinho do público e da imprensa a cada vitória. Acostumado a ser o centro das atenções, ele se sente ameaçado com a colega de trabalho. Além de Caco Ciocler, Otávio Muller e Karina Ramil, Victor Lamoglia, Raphael Logam, Maria Lucas, Marina Provenzzano, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde fazem parte do elenco.
A nova produção nacional conta com a bênção da Laerte e o diretor Tomás Portella revela como é estar à frente do projeto: “Eu sou muito fã da Laerte e do nível de questionamento, de anarquia e do humor sofisticado que ela tem. Agora estamos lutando para fazer jus ao trabalho dela e tentar fazer um longa à altura dessa cartunista maravilhosa. Ela traduz o nosso país de uma forma muito irônica, ácida e inteligente”.
Não foi fácil encontrar o ator que traduzisse exatamente o que o Overman significa. Caco Ciocler explica como foi o processo: “Eu estive em uma pré-estreia de um filme que o Tomás estava lançando e, naquele momento, eu estava gravando uma série de época. Estava com um visual com costeletas grandes, bem semelhante ao do Wolverine. Quando a Iafa [produtora] me olhou, eu percebi que ela ficou meio tensa. Recentemente, eu fiquei sabendo que, naquele instante, ela ficou empolgada com a ideia de me ver na pele do personagem e disse: ‘É o Caco, é o Caco’. O Portella achou a possibilidade inusitada, mas interessante. Em seguida, ele quis ter um encontro comigo para entender se eu era over o suficiente para entrar no personagem (risos)”.
Criado pela quadrinista Laerte Coutinho em 1998, Overman ficou popularmente conhecido pelas tirinhas publicadas no jornal Folha de São Paulo. A artista paulistana considera que Overman não conhece os próprios limites, chegando até mesmo a ser “over”, por isso, o nome Overman. A construção da narrativa parte de uma sátira sobre o universo dos super-heróis e do egocentrismo e vaidade latentes nesses personagens que se escondem por trás de uma fantasia e uma máscara, itens que Overman nunca tira.
“Overman” é uma produção da Migdal Filmes em coprodução com a Star Original Productions, FSA e RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e distribuição da Star Distribution.
Sinopse – Overman, um super-herói brasileiro, busca desesperadamente encontrar um propósito em meio à realidade estressante da burocracia, dívidas e crises existenciais. Quando lhe é oferecido um emprego na Secretaria de Segurança Pública pelo Governador, ele vê uma oportunidade de reerguer-se, mas logo descobre que as coisas são mais complicadas do que parecem. Ao trabalhar ao lado de Pâmela, sua fiel parceira, que começa a ganhar reconhecimento igual ao dele, Overman confronta sua masculinidade tóxica e descobre segredos obscuros envolvendo o Governador. Agora, ele precisa confrontar seus demônios internos e um inimigo antigo para evitar que a cidade caia no caos irreversível. Seu objetivo final é conseguir farrear com tranquilidade nas noites de sexta-feira.
Elenco
Caco Ciocler (Overman)
Otávio Muller (Governador)
Karina Ramil (Pâmela, a Mulher Cachorro)
Victor Lamoglia (Ésquilo)
Raphael Logam (Dr. Lights)
Marina Provenzzano (Pane)
Maria Lucas (Poline Pilsen)
Caio Riscado (Maníaco Flatulento)
Isabele Riccart (Alexandra)
Saulo Arcoverde (Passador de Trote)
Ficha Técnica
Baseado na obra “Overman”, de Laerte Coutinho
Direção: Tomás Portella
Produção: Iafa Britz e Carolina Castro
Roteiro: Arnaldo Branco, Leandro Soares e Tomás Portella
Direção de Fotografia: André Modugno
Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto
Figurino: Reka Koves
Caracterização: Mariah de Freitas
Produção de Elenco: Ciça Castello
Produtor Executivo: Mauro Pizzo
Produtor Delegado: Marcelo Guerra
Produção: Migdal Filmes
Co-produção: Star Original Productions, FSA e RioFilme
Distribuição: Star Original Productions
Sobre a produtora Migdal Filmes – Produtora carioca que já levou aos cinemas mais de 40 milhões de pessoas, tendo produzido dezenas de filmes e séries na última década. Em seu portfólio, estão os filmes da trilogia “Minha Mãe É Uma Peça” (2013, 2016 e 2019), fenômeno de público e crítica, cuja terceira parte alcançou o posto de filme mais lucrativo da história do cinema nacional; o drama premiado “Casa Grande”; as comédias “Linda de Morrer” e “Carlinhos e Carlão”; o aclamado documentário musical “Cássia Eller”; o recorde de bilheteria “Nosso Lar”; a biografia cinematográfica “Irmã Dulce”; “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, vencedor de vários prêmios nacionais; e o recente “As Polacas”, que será lançado em 2024. Produziu para a TV as três temporadas da série “As Canalhas” (GNT); as cinco temporadas de “220 Volts” (Multishow) e a primeira temporada de “Matches” (Warner). No line up de 2023/2024, grandes projetos estão em produção, entre eles a série “Body by Beth”, os longas “7 a 1”, de Pedro Amorim, “Geni e o Zepelim”, de Anna Muylaert.
Sobre a RioFilme – Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca, levando em conta seus impactos econômicos e sociais na cidade. Entre suas atividades, além do fomento ao audiovisual carioca, estão a democratização do acesso às salas de cinema e a expansão do parque exibidor, o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de público e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.
// Comunicado enviado via assessoria de imprensa //