Análise | Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections

Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch & PC

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é a sétima sequência da série Ultimate Ninja Storm. Provavelmente a série de jogos do universo de Naruto mais aclamada de todos os tempos. E tamanha responsabilidade traz um peso muito grande ao título, principalmente porque o último jogo da série, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, foi lançado já no distante ano de 2016. É um tempo considerável esperando por uma continuidade, não acha?

Dito isso, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections vai causar sentimentos conflitantes em muitos fãs, parte porque não dá exatamente uma continuidade narrativa ao mundo da franquia, parte porque optou por uma amálgama de tudo que a franquia em si já vez no passado, com um foco muito maior em revisitar o passado de Naruto, do que a própria história com Boruto a qual uma expansão de Ultimate Ninja Storm 4 já havia começado a apresentá-la.

Esta mais recente edição foi lançada em 17 de novembro de 2023, tendo sido desenvolvido pela CyberConnect2, mesmo estúdio responsável pelos jogos da série Ultimate Ninja Storm, e distribuído globalmente pela Bandai Nanco. Saiu para todas as plataformas mesmo, do PlayStation 4 e Xbox One, ao PlayStation 5 e Xbox Series X|S, assim como Nintendo Switch e também no PC.

Um elemento muito bacana que volta a se repetir em Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é sua completa localização com direito a dublagem das vozes dos personagens em nosso português! Contudo, alguns apontamentos merecem ser feitos, pois não é exatamente uma dublagem impecável.

Houve troca de dubladores em relação ao animê, além de alguns textos diferentes com as legendas ou sincronias de cutscenes. Do lado positivo, o dublador atual do Boruto (Ma Zink) é realmente excelente, principalmente em relação ao dublador usado no DLC do jogo anterior.

Mas, em relação a dublagem do jogo como um todo, é uma dublagem que causou polêmica lá fora também, especialmente em sua versão em inglês. Houve acusações de uso de inteligência artificial, depois houve pedidos de desculpas dizendo que foi só má edição e mixagem mesmo, e nada ficou 100% esclarecido. Então o certo é dizer que não é um dos melhores trabalhos de dublagem já feitos, mas também está longe de ser dos piores.

De volta ao jogo em si, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections tem como destaque um dos maiores elencos de todos os jogos da série até então. São mais de 130 personagens jogáveis, em diversas variações. São os personagens do passado, presente e até mesmo futuro da franquia, já que os personagens envolvendo o arco com Kawaki e a organização Kara estão presentes no elenco de lutadores, ainda que não haja nenhum modo história no jogo explicando quem exatamente estes personagens são.

Dois modos história?

Talvez o fato desta sequência não levar uma numeração oficial em seu título seja porque ela não dá continuidade aos eventos encerrados no, já mencionado, jogo de 2016. A proposta de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é condensar tudo que a série Ultimate Ninja Storm fez até então, enquanto entrega um História Inédita (sem qualquer conexão com o animê ou mangá) do universo de Boruto. Há uma real sensação de que esta edição ainda não é a verdadeira sequência para o que Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 foi.

Veja bem, há dois modos histórias: um para Naruto, que reconta toda a origem e saga do personagem, desde sua infância até a batalha final contra Sasuke, após a Quarta Guerra Ninja, e um outro modo com uma história inédita com o Boruto, que se passa em algum momento após o personagem já ter adquirido o selo de Karma na palma da sua mão. Esta edição não reconta o arco inicial do Boruto, tampouco contextualiza seu universo e eventos.

Sobre o Modo História com Naruto, o que existe aqui é uma recapitulação condensadíssima das grandes batalhas do Naruto, remasterizadas dos jogos anteriores para esta versão. Não é nada essencialmente novo, inclusive o ápice final, a última das últimas batalhas de Naruto e Sasuke é exatamente a mesma experiência vivenciada no jogo anterior, momento a momento. O que se deixou mais bonito foram realmente as batalhas dos jogos mais antigos, que retratavam os anos iniciais de Naruto.

É um conteúdo que quem jogou, reconhecerá. Não agrega exatamente nada de novo, e sequer é um compilado completo de todas as grandes batalhas já feitas para a série Ultimate Ninja Storm, porque há grandes batalhas que ficaram de fora. Você não encontrará aqui, por exemplo, a primeira batalha de Rock Lee contra o Garra ou a última batalha de Jiraya contra Pain. Estes eventos apenas são mencionados pelo narrador.

História Especial com o Borutocomo assim o jogo intitula – é uma trama inventada para esta obra, apresentando dois novos personagens jamais vistos nesse universo, Nanashi e Merz, que irá envolver um conto sobre jogos virtuais que fazem as pessoas adoecerem, personagens perdidos do Clã Uchiha e reflexões sobre os antigos desejos de Pain. A trama tem momentos tocantes e até interessantes, mas infelizmente tem muitos diálogos arrastados e cenas em que os personagens ficam parados falando sem muita expressividade.

Essa modo com o Boruto apresenta um gameplay muito mal estruturado, a qual o jogador mais passa tempo assistindo a história que demora a levar a algum lugar do que lhe deixar batalhar em si. Lembrando que tanto o modo história de Naruto, quanto este de Boruto, não existe gameplay de exploração ou mundo aberto. Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é um jogo que só tem batalhas e nada mais. Não existe andar pelo universo da série ou interagir com NPCs, bem diferente do que ocorre em jogos anteriores.

E tem mais. Enquanto as edições anteriores da série mesclavam batalhas tridimensionais com momentos em que a ação se tornava uma cutscene de luxo, sendo necessário o apertar de botões na hora exata (os quick time events), as batalhas inéditas criadas para esta edição, e que estão na história inédita com Boruto, não entregam esse modelo de interação.

Aqui o jogador apenas luta os confrontos padrões, na arena tridimensional habitual, e quando surgem as cutscenes, elas são apenas isso, sem qualquer interação com botões ou o jogador. Não que Quick Time Event seja o que faça a diferença na jogabilidade, mas é estranho quando se tem um modo revivendo grandes batalhas que usa e abusa muito desse recurso, e depois vem no modo inédito e o formato é deixado de lado.

Em resumo, ambos os modos histórias são um tanto incoerentes com a qualidade a qual a série Ultimate Ninja Storm habitualmente entrega a cada edição. Um modo reutiliza o material dos jogos anteriores, enquanto o outro entre uma história inédita com uma jogabilidade comprometida por uma trama arrastada, onde o jogador passa tempo demais esperando algo acontecer para assumir o controle, e as grandes batalhas que existem nesse modo não chegam aos pés do que a série normalmente entrega.

Pacotão de tudo

Indo para além dos modos com história, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections também apresenta outras modalidades e recursos de jogo, incluindo opções single e multiplayer. E são modos de jogos importantes, já que com um elenco de mais de 130 personagens para se jogar, torna-se importante modos onde estes possam ser usados nas mais diversas combinações.

E sendo um jogo do gênero luta, talvez a mais importante opção seja o suporte para multiplayer local e online. Certamente a maior diversão vem de poder jogar com amigos no mesmo espaço físico, compartilhando um sofá, e criando times e combinações das muitos possibilidades que o jogo permite. Para isso existem modos versus, um contra o outro, assim como um modo torneio, a qual times de jogadores podem ser criados e uma chave de torneio é montada afim de somente haver um vencedor no topo de várias rodadas.

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections trabalha com uma jogabilidade de luta numa arena tridimensional. Ou seja, o jogador pode andar livremente por uma grande área, seja indo para o fundo, ou frente do cenário. E dá para tomar muita distância de seu oponente, realmente. Para isso o jogo conta com um recurso a qual com um botão o jogador avança numa corrida muito rápida diretamente para seu adversário, conectando logo em seguido um primeiro golpe, que pode virar um combo. Claro que se o seu adversário também ativar essa corrida para cima de seu oponente, ambos se jogam, e nenhum golpe ou combo é iniciado.

O jogo também conta com um esquema de controle automatizado, onde apenas um botão é utilizado para bater e criar os combos. Não de chute alto, médio ou baixo, popular ao gênero. Aqui é um botão, e o seu personagem faz a “dança da luta ninja“. Colocando o analógico para cima ou para baixo, faz a variação do combo automatizado mudar um pouco, lançando o personagem pra cima ou dando lhe uma rasteira em certo momento dos golpes.

Mas não é chato uma luta de um botão apenas? Pode ser, mas cabe a cada jogador entender as funções dos demais botões. Você pode pular e acionar combos aéreos, outro botão ativa os golpes especiais e ninjutsus, que aciona um golpe que precisa acertar o oponentes para criar uma cena cinemática no meio da luta. Há também as assistências, já que o jogador sempre irá escolher um lutador e mais dois personagens para compor o time. Assim você pode chamar estes personagens (bumpers do controle) para darem um golpe em meio da luta, ou entrar trocar seu lutador por um deles (usando o analógico direito).

Há mais opções nesse controle. O gatilho da direito lhe permite bloquear ataques, mas existe uma resistência e a quebra do bloqueio por ocorrer se o seu oponente atacar sucessivamente. Outro ponto importante desse modelo de lutas da série são as evasões (gatilho esquerdo), quando seu personagem some e reaparece atrás do adversário, um verdadeiro movimento ninja do mundo de Naruto (o jutsu de substituição).

Cada jogador pode realizar 4 desaparecimentos em sequência, visualizado em 4 pontos numa barra apresentado perto da sua barra de especial e saúde. Ao esvaziar estes pontos, leva-se um bom tempo para eles voltar a encher, então não dá para sumir sem pensar, pois isso lhe deixará severamente vulnerável aos combos e especiais de seu oponente. A grande vantagem dessa técnica de esquiva é que ela é impossível de ser interrompida e funciona a qualquer momento da batalha, seja para se evadir de um especial ou interromper um combo adversário. Por isso é tão importante não usá-la em vão.

Tudo isso é só uma parte do que o jogador pode planejar nas batalhas de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections ao invés de apenas ficar esmagando o único botão de ataque. Você ainda pode atirar shurikens a longa distancia para confundir o adversário com o que fará em seguida, assim como também interromper certos movimentos, além de poder usar um agarrão para criar uma folga em contra ataques. Há opções e possibilidade. E claro que jogando com um amigo localmente, tudo isso se evidência ainda mais.

Quanto a experiência Online, admito que não consegui jogar muitas partidas online. Há opções para partidas casuais e ranqueadas, porém o matchmaking aqui na região da América do Sul anda levando severos minutos para encontrar partidas no Xbox Series, plataforma que utilizei para trabalhar nesta análise, e considerando que o título é um jogo pago, recém-lançado, num mercado em que a comunidade tem preferido jogos Free To Play ou serviços como Game Pass, é compreensível que a base de jogadores seja pequena, o que dificulta a realização de partidas online. A sensação é que um matchmaking mais ágil na busca global deveria ser uma solução mais viável aqui.

Indo adiante, nos modos Single Player, o jogador também pode criar torneios com chaves montadas pela CPU, assim como jogar um modo sobrevivência, a qual você mandar a mesma barra de saúde, em batalhas em sequência, até que a máquina lhe derrote.

De volta aos modos histórias, também é possível rejogar as batalhas em ambas as histórias, pulando todos os diálogos e cutscenes. Indo direto ao ponto. O que permite que o jogador melhore seu ranking das batalhas e adquira recompensas como novas cores de roupas e itens personalizados para seus personagens. Não há desbloqueio de personagens jogáveis, já que todos se encontram disponíveis desde o primeiro minuto em que o jogo se inicia. Contudo há uma tonelada de itens cosméticos que podem ser desbloqueados.

Estes itens vão desde frases em que o jogador pode usar em seu cartão de personagem (usado no Online), como fundos e imagens de finalização. Seu personagem também pode ser customizado com diferentes acessórios, como chapéus, mochilas, máscaras e afins. Não causa nenhum impacto na hitbox das lutas, sendo meramente um aspecto visual. Mesmo assim é bacana que exista estas opções para tornar o personagem mais diferente do habitual. Além disso, diferentes opções de cores é uma tradição em jogos de luta.

No modo história com o Boruto, existe também um sub menu com batalhas inéditas que não são obrigatórias para a conclusão da trama. Como a história tem um ponto em que Boruto viaja para um espaço virtual, lá ele pode realizar várias batalhas extras, com a dificuldade aumentando a cada nível. Então é uma opção a mais de atividades extras.

Então existe conteúdo para se entreter. Há muitos personagens, muitas combinações, especiais para se ver a rodo. Os modos histórias são sim enfadonhos, mas as batalhas em si são divertidas. Quando você se desprende um pouco da “obrigação” de ver a história, o resto do conteúdo começa a se apresentar e você se lembra os motivos da série Ultimate Ninja Storm ter tamanho prestígio.

Considerações finais

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections soa muito como uma edição cuja a proposta é reapresentar a série a uma nova geração de jogadores, levando em conta o grande hiato desde seu último jogo, revisitando assim parte de seu material. Contudo o título não parece pensar muito nos jogadores veteranos, que já conhecem boa parte das batalhas inseridas aqui, além da trama inédita faltar consistência do mesmo capricho do que até então havia sido criado nos jogos anteriores.

A sensação é que a série Ultimate Ninja Storm ainda não se decidiu exatamente como evoluir após já ter concluído toda a história dos eventos de Naruto Shippuden. Ainda é preciso levar o nome de Naruto em seu título? Não dá ainda para ser somente Boruto: Ultimate Ninja Storm e finalmente começar a traçar essa cronologia de eventos e batalhas, na mesma qualidade feita com Naruto? Enquanto isso não for decidido, me parece que a série está encalhada nesse vácuo entre o que foi (muito bem) feito e o que pode vir a fazer futuramente.

Em termos técnicos, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections tem boa qualidade, mas ainda não soa um jogo que represente a atual geração de jogos que estão se destacando no PlayStation 5 e Xbox Series. Os gráficos no visual animê cumprem bem sua função e entregam expressividade, mas é tudo o que até então os jogos anteriores já realizavam, e quando se observa o material inédito da trama de Boruto criada para a edição, pode claramente se dizer que não estão na mesma qualidade de Direção de Arte do jogo anterior. Não é um visual que se destaca.

Nos aspectos sonoros, quando o jogo precisa usar a trilha clássica do universo de Naruto e Boruto é só acerto. Nada incomoda ou parece fora do lugar. O mesmo vale para os efeitos de som, seja do jutsu de substituição ou o choque entre shurikens. Mas isso é muito um legado que parece vir dos jogos anteriores. Se bem que notei um destaque maior nos personagens da sua equipe mais tagarela dizendo que estão prontos para prestar suporte nas batalhas, o que me ajuda muito a não ficar olhando para a recarga de seus ícones. Pode incomodar um pouco as vezes, mas tem uma função auxiliar bacana.

Sobre a dublagem, é o que disse lá no começo, sou da opinião que é importante existir e dá muita acessibilidade ao título em nosso mercado, porém pontuo que está longe da qualidade que normalmente se espera de um produto da Bandai Namco. Troca de vozes originais, falas diferentes da legenda, polêmica a respeito do uso de inteligência artificial, mal encaixe na edição, certos errinhos bobos aqui e ali, atrapalham um pouco essa experiência auditiva. Não é o cuidado esperado desse tipo de produto.

No mais, o conteúdo do jogo é competente para matar a saudade de quem estava da série. Pare os fãs das batalhas contra os amigos, que procura a jogabilidade pura e simples, o elenco completo de personagens de todos os jogos até então, cai como uma luva nesta edição. É personagem demais, ainda que sinto que existe um certo exagero nas tantas versões de personagens, como próprio Boruto já ter tantas versões assim. Sinto que está chegando a hora de condensar um pouco as muitas vezes, cuja as variações as vezes é irrisória.

Pecado também haver batalhas contra Nanashi e Merz no modo história do Boruto e estes personagens não serem jogáveis em qualquer modo do jogo. Se já possuem moveset com golpes próprios, especiais únicos e já está tudo animado, por que não desbloqueá-los depois de concluído a história? Deveria permitir o uso de ambos. Fico chateado com isso, e mais ainda se, eventualmente, foram vendidos como DLC. Tomara que não cometam essa gafe.

Por fim, concluo que Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections não é a legítima sequência que os fãs da série Ultimate Ninja Storm tanto aguardaram nestes últimos anos. Está mais para uma edição de recordação, para relembrar esse universo e parte de suas conquistas. Está mais para preencher um vácuo deixado, ser inserido em uma nova geração de plataformas, enquanto o próprio estúdio responsável pela série pode pensar como fazer com essa universo agora que tem muito material para trabalhar no universo de Boruto.

Não é o encerramento desta série de jogos, mas é palpável que estamos num momento em que ela passa por uma transição. Vale por seu enorme elenco, talvez a última vez em que veremos tantos personagens num só jogo, porém ficam todas as ressalvas pela qualidade apresentado em ambos os modos de histórias. É preciso entender qual o peso destes dois aspectos antes de decidir por sua aquisição. Todos os personagens reunidos é maior do que os outros poréns? Então é o suficiente. Ao menos desta vez.

Galeria

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Dando nota

Dois modos com história que não empolgam na forma como apresentam suas narrativas - 5.5
Edição entrega um elenco absurdo de personagens jogáveis - 9
Graficamente não se sobressai nos consoles modernos, e o conteúdo novo não tem o primor daquilo que foi reutilizado - 7.5
Fenomenal que haja dublagem em português, mas está longe da qualidade habitual - 7.5
Jogabilidade tradicional da série, sem reinvenções, porém bem acessível a qualquer nível de jogador - 8.5
Há bons modos single e multiplayer para simplesmente sair combinando personagens e lutar - 7.5
Uma edição que parece não saber como evoluir e ir adiante depois do legado deixado pelo último jogo de 2016 - 5

7.2

OK

Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é uma edição que não age como uma verdadeira sequência desta série de jogos, pois opta por olhar ao passado e resgatar batalhas para recontar a vida de Naruto, enquanto não coloca os pés nos eventos oficiais de Boruto, escolhendo neste caso em contar uma história inédita. Não é uma boa decisão. Por outro lado, é uma edição que entrega mais de 130 personagens jogáveis, das inúmeras eras da franquia, em modos de jogo que vão divertir nos aspectos single e multiplayer. Chega dublado em português em nosso território, mas nem isso escapou de certas polêmicas. Aos fãs, é uma sequência que não se destaca, mas parece divertir quem esteja chegando agora por aqui e precisar ser apresentado ao universo de Naruto e Boruto.

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