Análise | Tekken 8
Disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S & PC
Tekken 8 finalmente chegou! Lançado no último dia 25 de janeiro, o título marca a mais recente entrada na lendária série de jogos de luta da Bandai Namco. Desde sua estreia em 1994, Tekken percorreu um longo caminho, inovando continuamente e redefinindo o gênero de luta.
Os jogos da série costumam ser bem recebidos pela crítica e pelos fãs de jogos de luta devido à sua jogabilidade sólida, mecânicas de luta profundas, uma grande variedade de personagens e uma história envolvente. Felizmente, Tekken 8 continua bem todo esse legado, e corrige a maior parte dos erros que fizeram Tekken 7 não ser tão apreciado na geração passada.
Tekken 8 é um título exclusivo da atual geração, estando disponível apenas para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. O jogo também conta com localização em português por meio de legendas nos diálogos e menus traduzidos ao nosso idioma.
Tekken 8: A História
Tekken 8 continua a saga trágica da linhagem Mishima e seus combates de rancor entre pai e filho que abalam o mundo. Seis meses após o fim da última batalha rancorosa ocorrida no jogo anterior, chegou a vez de vermos a história de Jin Kazama e sua busca para derrotar seu querido pai, Kazuya Mishima. Controlando Jin, você terá a chance de vislumbrar a sua luta interna para lidar com seu passado e seus próprios poderes diabólicos. Além disso, você terá a chance de interpretar alguns dos outros personagens do jogo em vários capítulos.
Se você combinar os 15 capítulos da história com todos os episódios de personagens individuais, haverá um total de 32 episódios de conteúdo de história em Tekken 8. Este é, de longe, o maior investimento de tempo que a série já proporcionou ao jogador.
Obviamente toda a história é apenas uma razão para os lutadores se enfrentarem e cheia de clichês do gênero, no entanto toda a apresentação é belíssima, abusando do poder da Unreal 5. Algumas vezes até achei as cenas geradas pelo jogo melhores do que as animadas em CGI.
Como toda a boa produção de luta japonesa, somos apresentados a cenas espetaculares e exageradas, diálogos provocativos entre os personagens, com direito a muitas explosões e prédios ruindo, e muito mais daquilo que gostamos de ver na tela. É como acompanhar um agitado animê shonen em formato de jogo de luta.
Gráficos e Desempenho:
Tekken 8 é um jogo visualmente impressionante. A Unreal Engine 5 dá vida aos personagens e cenários com detalhes incríveis. As animações são fluidas e realistas, e os efeitos visuais são impressionantes. O jogo roda a 60 FPS constantes, mesmo nas configurações mais altas, o que garante uma experiência de jogo suave e responsiva.
Do lado técnico, Tekken 8 é um verdadeiro deleite. Impressionante é um eufemismo e os detalhes presentes tanto nos personagens quanto nos cenários são fantásticos. As partidas carregam super rápido graças às unidades SSD do console, então não há aquela sensação de parar/iniciar que costumava arruinar os jogos desse gênero no passado.
O som também merece menção especial, com uma mixagem 5.1 maravilhosa (se você tiver hardware para suportá-la) e efeitos sonoros satisfatórios. É justo dizer que o lado do áudio foi bem cuidado. Até a música tema é bastante cativante. Ao todo, a equipe de tecnologia fez um trabalho fantástico ao trazer a franquia Tekken para a última geração de consoles e aproveitar o poder de som que agora está disponível.
Jogabilidade:
A jogabilidade de Tekken 8 é familiar, mas com algumas adições importantes. O novo sistema Heat adiciona uma nova camada de estratégia à jogabilidade, permitindo que os jogadores realizem ataques mais poderosos e combos mais longos. O sistema Rage Drive também foi aprimorado, com novos movimentos para cada personagem.
Falando em novas mecânicas, há algumas adições interessantes às lutas que são fáceis de usar, mas requerem um uso inteligente por parte do jogador para seu uso eficaz. Há uma segunda barra de calor abaixo da barra de saúde do personagem que pode ser ativada. Isso colocará o jogador em um modo “intensificado” que permite mais danos. Pressione o comando mais uma vez e ele ativará um combo de alto dano.
Diferentemente de Tekken 7, onde a defesa era bem explorada, o negócio aqui é ser bem agressivo e não dar tempo para o adversário respirar, e o resultado são lutas menos técnicas, é verdade, mas bem mais dinâmicas e variadas, e fornece assim mais dopamina aos jogadores.
Este recurso só pode ser usado uma vez por rodada e é facilmente bloqueado e pode ser incluído em combos normais. Será emocionante ver os profissionais usarem isso em todo o seu potencial, porque posso ver algumas possibilidades incríveis em seu uso.
A segunda grande adição de dano é semelhante a um movimento de raio-X em Mortal Kombat. Se um combatente estiver com pouca saúde, ele pode usar o comando certo para acionar um super movimento que causa alto dano e pode virar o jogo a seu favor.
Vai ser interessante acompanhar os torneios competitivos do jogo, em termos de espetáculo acredito que as partidas ficarão mais emocionantes e cheias de reviravoltas. Pelo menos foi essa a impressão após enfrentar oponentes online.
Tekken sempre foi a principal referência em jogos de luta em arenas 3D, e nenhum outro jogo do estilo consegue chegar perto da sensação enérgica que Tekken 8 transmite. Inclusive o jogo apresenta vários filtros de imagem e som para promover a acessibilidade, mais um ponto positivo aqui.
Modos de Jogo de Tekken 8:
Tekken 8 oferece uma grande variedade de modos de jogo para atender a todos os tipos de jogadores. Aqui está um resumo dos principais modos de jogo:
História: O Despertar das Trevas
Esta é a história principal de Tekken 8, que pode ser jogada em qualquer dificuldade. Este modo de história é dividido em vários capítulos e apresenta recompensas e conquistas desbloqueáveis .
On-line
Este modo de jogo permite que os jogadores desafiem o mundo inteiro, desde partidas classificadas até partidas rápidas mais casuais. Você também pode enfrentar seus amigos em partidas privadas online.
Batalha Super Fantasma
Permite que você pratique contra Ghosts. Esses Fantasmas usam seu próprio estilo de luta contra você, para que você possa melhorar. Pense nisso como um “drivatar” de Tekken 8.
Batalha de Arcade
Arcade Battle de Tekken 8 traz você de volta à jogabilidade de arcade de antigamente. Assim como em um jogo de luta clássico, você escolherá seu lutador e lutará contra vários oponentes até chegar ao chefe final.
VS
1×1 comigo, mano? Bem, é disso que se trata o modo de jogo VS em Tekken 8. O VS rapidamente coloca você em um 1×1 local, onde você pode atacar seus amigos ou treinar contra a CPU.
Missão de Arcade
Arcade Quest é um modo single player onde você cria seu próprio avatar (que se parece muito com os antigos personagens do perfil do Xbox 360) e luta em torneios locais. Este modo de jogo é uma ótima maneira de começar e se familiarizar com a luta em Tekken 8 caso seja um novato, embora seja meio lento e tedioso.
Prática
O modo de prática é exatamente o que parece; um lugar para praticar. Este modo é o ambiente de aprendizagem perfeito, já que você pode escolher todas as configurações, desde a dificuldade da CPU até os personagens contra os quais você está jogando.
Tekken Ball
O amado modo de jogo que surgiu no Tekken 3 está de volta, Baby! Este modo de jogo peculiar coloca você contra seu oponente, mas em vez de usar os punhos, você usa uma bola de praia. Para vencer este modo, acerte a bola na quadra do adversário ou simplesmente acerte-o com ela. Simples e divertido, sempre.
Conteúdo:
Tekken 8 tem uma grande quantidade de conteúdo. Foram pensando diversos modos de jogo offline e online. O jogo inclui mais de 20 personagens jogáveis, cada um com seu próprio estilo de luta único. Há também uma variedade de cenários para lutar, e o modo de personalização permite que os jogadores personalizem seus personagens com uma variedade de roupas e acessórios. E como ainda virão muitos DLCs, esse recheio todo ficará ainda mais suculento.
Conclusão:
Tekken 8 é um jogo de luta excelente. Ele oferece gráficos impressionantes, jogabilidade profunda e uma variedade de modos de jogo para atender a todos os tipos de jogadores. Mesmo após 30 anos, a franquia continua relevante, um grande mérito para seu mentor Harada e seu talentoso time de desenvolvimento na Bandai Namco. Talvez Tekken 7 possa ter sido um tropeço, mas críticas e o feedback da comunidade certamente foram ouvidas e agora a franquia está de volta a pista!
Se você é um fã da série Tekken ou se está apenas começando a se interessar por jogos de luta, Tekken 8 é um jogo que você definitivamente deve conferir.
Galeria:
Dando nota
Gráficos impressionantes na UE5 - 9
Jogabilidade profunda e complexa - 9.5
Grande variedade de modos de jogo - 9.5
Sistema Heat adiciona uma nova camada de estratégia à jogabilidade - 8.5
Modo história pode ser um pouco difícil para jogadores iniciantes - 7
Falta de alguns personagens clássicos da série - 7
8.4
Poderoso
Tekken 8 chega para reinvidicar a coroa de Rei dos Jogos de Luta, trazendo uma ótima apresentação, jogabilidade e conteúdo.