Análise | Breakers Collection

Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch & PC

O BREAKERS COLLECTION, lançado em janeiro de 2023 para diversas plataformas, convida os jogadores a uma viagem no tempo inesquecível, revisitando dois clássicos jogos de luta da era de ouro dos jogos de luta de arcades e do console NEO GEO da SNK: Breakers (1996) e Breakers Revenge (1998).

Breakers é um jogo de luta 2D lançado pela Visco, em 17 de dezembro de 1996, para Neo Geo e Arcades no Japão. Apresenta uma lista de oito personagens jogáveis, de todo o mundo, competindo entre si em um torneio feroz. Uma sequência, Breakers Revenge, foi lançada em 3 de julho de 1998, com personagens jogáveis ​​adicionais, ajustes de equilíbrio e novos elementos de jogabilidade. Breakers ganhou seguidores cult desde seu lançamento original no Japão devido à sua jogabilidade sólida e elementos únicos.

Desenvolvido pela Visco Corporation e publicado pela desenvolvedora brasileira QUByte Interactive, essa coletânea remasterizada oferece aos fãs de longa data a oportunidade de reviver suas memórias com gráficos aprimorados, novos recursos empolgantes e a jogabilidade clássica intacta.

Ao mesmo tempo, Breakers Collection também apresenta aos jogadores mais novos a emoção eletrizante dos combates arcade clássicos, convidando-os a desfrutar de uma experiência de luta autêntica e desafiadora que marcou gerações de jogadores.

Mergulhando na Ação Frenética dos Combates 2D

A essência do Breakers Collection reside na jogabilidade de luta 2D tradicional, onde a adrenalina toma conta. Ao escolher entre um elenco de personagens distintos e memoráveis, cada um com seus próprios estilos de luta e golpes especiais únicos, os jogadores se envolvem em batalhas um-a-um frenéticas. Dado o sucesso de Street Fighter em sua época, os jogos Breakers tentam seguir um estilo bem parecido.

Domine a arte do combate

Como havia dito, Street Fighter II ditou toda uma tendência para jogos de luta, e Breakers bebe obviamente dessa fonte. Claro que não podiam faltar os golpes e técnicas especiais, que também são semelhantes a outros jogos de luta da mesma época, embora as técnicas de corrida e recuo tendam a diferir entre os personagens (alguns deles rolarão no chão, por exemplo). Além disso, o jogador pode se mover em pé após uma queda.

O sistema de jogo enfatiza o equilíbrio entre os personagens, apresentando um elaborado recurso de ajuste de danos, e é claro que essa característica é legal para alguns jogadores, enquanto outros simplesmente a odeiam.

O jogador também pode realizar super movimentos acumulando energia suficiente em seu medidor de energia e executando o comando (o medidor de energia pode ser preenchido em até três níveis). Para acumular energia para o Power Gauge, o jogador deve realizar ações especiais, como provocar, correr, recuar, rolar, etc.

Como a maioria dos jogos de luta, o jogador pode cancelar um movimento normal para um movimento especial ou um movimento especial para um super movimento, mas o jogador também pode conectar um super movimento a outro até que seu Power Gauge acabe, permitindo ao jogador realizar combos acrobáticos.

Devido à sua ênfase no ajuste de danos, é difícil fazer uma repetição para que os mesmos ataques causem grandes danos, o que é bom no final das contas.

Para se dar bem nas lutas, vou citar três pontos muito importantes:

A maestria e os reflexos rápidos serão seus aliados na árdua batalha pela vitória. Domine as mecânicas de combate, adapte-se às estratégias dos seus oponentes e utilize as habilidades únicas do seu personagem para alcançar a glória suprema.

Novos Combatentes Entram na Arena

Para além da nostalgia, o Breakers Collection expande os horizontes da jogabilidade original com a introdução de quatro novos personagens:

Novos Cenários para Batalhas Épicas

Três novos estágios vibrantes e detalhados são introduzidos no Breakers Collection, proporcionando novos cenários para combates épicos e batalhas memoráveis:

Modo Online para Combates Globais

Breakers Collection transcende as barreiras físicas que os jogos da época tinham com o modo online, permitindo que jogadores de todo o mundo se conectem e testem suas habilidades contra outros competidores em combates eletrizantes e sem cotoveladas (in)voluntárias entre os jogadores.

Refinamentos na Jogabilidade para uma Experiência Aprimorada

Ajustes precisos na jogabilidade garantem uma experiência de luta mais fluida, responsiva e gratificante:

E tem um bônus interessante: a QUByte Interactive realizou uma boa entrevista com os desenvolvedores da Visco Corporation, sobre a criação de Breakers e Breakers Revenge. O texto está disponível em inglês e em português.

Infelizmente, toda a proposta e escopo do jogo original torna o game pouco atraente para quem não é entusiasta de jogos de luta. Claramente o jogo foi pensando para pegar carona no fenômeno Street Fighter, assim como tantos outros em sua época. Mas quem tem interesse em jogos antigos e gosta do gênero vai gostar da experiência, simples mas bem feita.

Análise de #BreakersCollection feita com cópia digital cedida pela QUByte Interactive via #keymailer.

1 / 6

Dando nota

Comandos do arcade bem adaptados e responsivos. - 9.5
Extras como entrevistas, artes, música sempre é legal. - 9
Adição de modo online simples mas que funciona. - 9
Dificuldade old-school pode afastar novos jogadores. - 8
A simplicidade do jogo e seu jeitão de clone de SF2 - 7

8.5

Boa luta em dupla!

Breakers Collection apresenta ambos os jogos originais (Breakers e Breakers Revenge) e um novo conteúdo para o clássico cult entre os fãs de Fighting Games, que foi lançado pela primeira vez em 1996 para o Neogeo e Arcades e depois lançado com uma sequência em 1998 com personagens jogáveis adicionais, ajustes de equilíbrio e novos elementos de jogabilidade.

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