Análise | Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs

Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo & PC

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs vem com a proposta de oferecer uma experiência online para um clássico eterno, colocando 64 jogadores em labirintos conectados, onde jogadores podem invadir os espaços de seus adversários, eliminando uns aos outros, enquanto lida com fantasmas e cumpre missões para obter melhores pontuações. Vence quem se mantiver vivo após todos os demais jogadores tenham sido eliminados.

Seu lançamento aconteceu no último dia 9 de maio, para todos plataformas da antiga e nova geração, ou seja, PlayStation 4, Xbox One, assim como, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. Contudo, vale apontar que Chomp Champs é uma nova edição de Pac-Man Mega Tunnel Battle, lançado originalmente em novembro de 2020, com exclusividade ao Google Stadia (plataforma hoje descontinuada).

Apesar do novo nome, são poucas as mudanças significativas no jogo, exceto pelo fato de que agora o título tem suporte cross-platform, ou seja, as partidas online rodam com jogadores de diferentes plataformas, o que certamente auxilia muito o encontro de jogadores para que sejam fechadas as partidas com o número máximo de competidores.

Pac-Man Mega Tunnel Battle foi originalmente desenvolvido pela Heavy Iron Studios, contudo a edição Chomp Champs foi adaptada pela Amber Studio para este relançamento. A distribuição global do título segue sob os cuidados da Bandai Namco.

Também importante mencionar que o título foi lançado com um preço reduzido em relação aos demais lançamentos da atualidade. Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs segue o preço padrão de 20 dólares lá fora, por sua versão comum, enquanto uma versão Deluxe também foi lançada custando 30 dólares, trazendo apenas como vantagem alguns itens cosméticos adicionais.

O preço nacional do jogo aqui no Brasil vai variar um pouco de plataforma a plataforma, porque aqui é tudo muito louco em relação ao dólar, fazendo que o jogo custe de R$74 até R$105, versão normal, dependente da plataforma que você escolher jogar. Enquanto que a versão deluxe pode chegar a custar quase R$160, o que me parece um pouco demais apenas por alguns itens de customização do Pac-Man e uma skin de labirinto adicional.

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs tem localização em português, em seus menus e tutoriais de explicação dos muitos comandos e regras em torno das mecânicas do título. E como trata-se de um jogo sem diálogos, então não há que se mencionar dublagem. Nesse aspecto, o jogo entrega a acessibilidade para que qualquer jogador possa jogar e entender as muitas de suas regras, independente da idade e da barreira linguística que uma falta de tradução pudesse ocasionar.

Invadindo labirintos

A proposta é até interessante: 64 jogadores online e 64 labirintos interconectados por passagens que abrem e fecham de tempos em tempos. Você pode ficar no seu labirinto, comendo as bolinhas e as pílulas do poder, ou pode invadir os labirintos dos outros jogadores, atrapalhando eles ou até mesmo comendo outros Pac-Man. Claro que há regras para tudo isso, mas no fim, vence o jogador que se mantiver vivo enquanto as vidas dos demais 63 jogadores se esgotarem, independente se ela está em seu labirinto ou no de um adversário.

Ficar no seu labirinto e comer todos as bolinhas dele, limpando-o, gera uma vantagem: seu Pac-Man fica mais veloz, mas os fantasmas também. Isso faz o labirinto reiniciar, mudando seu padrão de caminho, reiniciando as quatro pílulas do poder e as bolinhas. E cada vez que o jogador o limpa, seu nível sobe, deixando-o ainda mais rápido e os fantasmas mais velozes.

Ficar rápido gera a vantagem de conseguir correr de outros jogadores caso estes estejam energizados por uma pílula do poder, o que torna possível que ele coma fantasmas e outros Pac-Man. E deixar os fantasmas de seu labirinto mais rápidos também não é de todo mal, já que um jogador de nível inicial acaba tendo mais dificuldade de fugir deles, caso o mesmo resolva invadir seu labirinto, independente de você estar nele ou não. Lembre-se que o objetivo do jogo é fazer 63 jogadores esgotarem suas vidas, então ter mais velocidade e deixar seu labirinto mais mortal a quem não subir de nível, pode sim ser uma ótima estratégia de vitória.

Quanto a intenção de invadir labirintos de outros jogadores vem de dois fatores: o primeiro é de atrapalhar outros adversários, tentando eliminá-los pessoalmente ou simplesmente atrapalhando o sossego do mesmo, colocando pressão num ambiente onde ele além de ter que fugir de fantasmas, sabe que tem outro jogador ali esperando uma oportunidade de sacaneá-lo. Além disso, as partidas funcionam em um sistema de rodadas onde cada rodada oferece uma missão que lhe rende pontos adicionais, e todas as missões envolvem invadir labirintos de outros jogadores. Ao todo, cada partida dará três missões de invasão.

O único contra ponto sobre esse sistema de missão e da própria pontuação é que ela não serve pra tanta coisa importante assim. O final da partida é realizado pelo último sobrevivente, e não por aquele que mais pontuou. Os pontos servem para um sistema de experiência, que inicialmente serve para o jogador chegar ao nível 10 e habilitar as partidas Rankeadas, mas depois disso… subir de nível não lhe oferece nenhuma recompensa, seja cosmética ou de qualquer outro elemento.

A pontuação também parece estar relacionada com a quantidade de moedas que você também recebe ao final de cada partida. Estas moedas servem para comprar skins de labirintos, assim como itens cosméticos para personalizar seu Pac-Man, que tem algumas opções de chapéus, óculos e roupas. Não é um vasto guarda roupa, mas é uma variedade suficiente para que os jogadores não fiquem com a mesma cara durante as partidas. Tudo isso é destravado com moedas, nenhuma subindo seu nível como jogador, o que torna o sistema de experiência bem inútil, exceto talvez se você se importa com placares de jogadores.

Mas de volta a questão de invadir outros labirintos, muitas vezes a melhor estratégia pra se manter vivo é sair de seu próprio labirinto. Seja porque tem outros jogadores lá, seja porque está sem pílulas do poder e ainda há muitas bolinhas espalhadas para comer. Se refugiar em outros labirintos é uma estratégia válida. Além disso, como o jogo oferece uma quantidade satisfatória de skins para os labirintos, é sempre legal sair de um visual para outro em meio a partida.

Também é possível completar o labirinto de outro jogador, ainda que o título não deixe claro se ao fazer isso você se torna mais rápido ou se essa vantagem vai apenas ao dono do labirinto. Sinceramente fiquei com a impressão de que caso você esteja num labirinto adversário e coma a última bolinha, ambos os jogadores recebem essa vantagem de aceleração, até porque há um alerta na tela que diz que você subiu de nível. Aliás, se um jogador esgotar todas suas vidas, e outro estiver em seu labirinto, o mesmo permanece ativo até que todo os Pac-Man morram ou o labirinto seja limpo, e caso isso ocorra, todo mundo volta ao seu próprio labirinto.

Sendo assim, conforma a partida vai acontecendo, labirintos vão sendo extintos, e assim menos opções de invasões vão acontecendo. Normalmente a rodada final acontece com dois ou três jogadores, e em 90% das vezes, cada um escolhe ficar em seu próprio labirinto até ver quem esgota suas vidas primeiro. Até porque, nesse ponto, o jogo não incentiva mais as invasões por meio de novas missões de pontuação. Mas claro, as passagens ficam abrindo e fechando, casa alguém queira adotar uma estratégia mais ofensiva e assim atacar o adversário, tentando comê-lo ou atrapalhando-o.

O interessante é que todo jogador consegue ver no cantinho da tela o labirinto que está ao lado do seu, vendo se tem pílulas do poder no canto, fantasmas ou jogadores passando ali. Observar isso acaba sendo uma estratégia interessante, especialmente na reta final. Você pode sair do seu labirinto ao ver que o adversário reiniciou seu labirinto, oferecendo assim mais bolinhas e pílulas do poder, só ficando esperto que o labirinto estará mais ágil e você não tem como saber exatamente se é acima do seu, caso já tenha subido de nível ao longo da partida.

Acabei não mencionando, mas ao longo das partidas, além das tradicionais pílulas do poder, há outros power-ups que vão surgindo pelos labirintos, que particularmente podem ser mais úteis contra os fantasmas do que as próprias pílulas do poder. Habilidades azuis oferecem uma camada adicional contra os fantasmas, como um escudo caso eles lhe alcancem ou um poder que lhe deixa fedido, emitindo uma áurea verde que faz os fantasmas fugirem de você quando se está próximo a eles. Há também uma habilidade que pode lhe deixar temporariamente mais rápido e uma outra que fará os fantasmas ficarem paralisados por um tempo, e essa habilidade também afetam outros jogadores que estiverem no labirinto.

Contudo, também há poderes que tem o efeito oposto de ajudar, e acabam servindo para atrapalhar os jogadores. Habilidades vermelhas garantem vantagem aos fantasmas (!!) deixando-os mais rápidos ou então apaixonados por Pac-Man, fazendo-os que passem a perseguir qualquer Pac-Man com ainda mais intensidade, cercando-os até quando muito próximos. O ideal é evitar pegar estes power-ups que ficam passeando pelo labirinto, entretanto, claro que um jogador adversário passando pelo seu labirinto pode resolver lhe sacanear, pegando o item e saindo logo em seguida do labirinto, deixando o problema destes fantasmas para quem resolver ficar no labirinto.

No geral, essa é toda a proposta de Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs. O título não oferece nenhum modo single player, já que o modo Challenge que existia na versão para Stadia não se faz mais presente nesta edição, pois era um modo que não acrescentava muito ao jogo, oferecendo apenas uma experiência offline do que as modalidades (Eliminação e Rankeada) online já oferecem.

Já as modalidades online, Eliminação e Rankeada são exatamente a mesma coisa, reunindo 64 jogadores com a vitória sendo dada ao último que sobreviver ao tempo. A única diferença é que as partidas de ranking tem o placar de líderes, e estatísticas de jogo mais parrudas, enquanto que o modo eliminação é um modo casual. Mas na prática, a experiência de jogo é exatamente a mesma.

Pontos sensíveis

Feito a apresentação de Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs, de sua proposta assim como das mecânicas gerais, sinto que agora preciso tratar de alguns pontos que não funcionam muito bem dentro do pacote. A começar pelo sentimento de que faltam mais elementos para tornar o título mais agradável a longo prazo, o que acaba tornando-o sem novidades após algumas horas iniciais.

Sento um jogo com experiência exclusivamente online, pensando no gênero Battle Royale, faltam lhe elementos para torná-lo interessante uma jogatina diária e habitual. É até irônico dizer isso, mas a ausência de microtransações aqui, o que lhe permitiria uma experiência baseada em Passe de Temporada com dezenas de recompensas, certamente fariam os jogadores mais engajados na experiência de voltar todo dia para tentar alguma coisinha a mais, pensando que são itens que são disponibilizados apenas enquanto a temporada perdurar.

Ambos os modos apresentados nesse lançamento são deveras repetitivos. O conceito de missões dentro das partidas é genial, que incentiva os jogadores a invadirem o espaço de outros, contudo, depois de algumas horas você meio que já sabe de cor e salteado as cinco ou seis missões que existem no jogo. Comer 2 Pac-Man, usar uma pílula de poder ou uma habilidade num labirinto que não seja o seu, comer 3 fantasmas ou 10 bolinhas de outro labirinto… são missões super limitantes, cujo o tempo de execução é super curtinho.

A própria missão de comer 2 Pac-man é desanimadora, porque até você entrar num labirinto pra comer alguém, depois ir para outro, para fazer o mesmo, o tempo já acabou. Acaba sendo muito mais uma questão de sorte, de já estar num labirinto adversário, perto de uma pílula de poder, e ter mais dois jogadores próximos. Caso contrário, nem vale a pena sair, do que quer que você esteja fazendo, para cumprir essa missão.

E a baixíssima variedade de missões é um fator de muito demérito. Não gera surpresa, não tem qualquer elemento inesperado. Era de se esperar que houvesse, no mínimo, umas 15 missões assim. Fora isso, não entendo porque apenas 3 missões por partidas. Sinceramente, enquanto a partida estivesse rolando, deveria continuar ocorrendo missões de forma ininterrupta. Não faz sentido o limite.

Não só isso, mas a minha experiência com Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs no PlayStation 5 me deixou curioso com a performance do jogo em outras plataformas. Não presenciei nenhum tipo de desconexão ou lentidão, mas notei que nessa plataforma o jogo sofre de alguns problemas de detectar que cumpri certas missões em algumas partidas, como uma dificuldade enorme do jogo apresentar mais pontos de experiência e moedas após a conclusão de algumas partidas.

Essa falta de demonstrar a pontuação chegou ao ponto de que tive que desligar o jogo várias vezes, para saber em que nível de jogador realmente estava, porque queria habilitar o nível 10, mas isso não era demonstrado no menu das estatísticas, como se estivesse ganhando XP e moedas, mas não eram demonstradas em seus indicadores. Algo que me deixou bem desanimado. Não poder acompanhar o progresso em tempo real, sendo necessário desligar o jogo, não é nada legal. Já tendo se passado um pouco mais de uma mês de seu lançamento, não havia que isso ainda continuaria acontecendo, mas nenhum patch parece ter vindo para corrigir isso.

Na parte de controle, a jogabilidade também não me impressionou muito. Nenhuma função especial foi adicionado ao DualSense do PS5, o que me parece uma experiência desperdiçada. Porém olhando para além disso, digo que outros jogos de Pac-Man já entregaram no passado, uma experiência mais refinada e acelerada. Continuo dizendo que Pac-Man Championship Edition DX+ (2010) é o melhor jogo de Pac-Man já criado, especialmente quando penso nos consoles, incrivelmente ágeis e precisos. Chomp Champs não chega aos pés desse clássico, em tantos sentidos, mas especialmente na jogabilidade.

O ponto é que faltam elementos para Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs. As partidas online são muito iguais umas as outras. Não existe nenhum elemento de imprevisibilidade, pois as missões são repetidas, só há um modo de jogo com um único objetivo (sobreviver) e os labirintos, todos diferentes e misturados, você os encontram em todas as partidas, então não são exatamente um frescor a cada partida. Não tem poderes malucos como Pac-Man já teve no passado, comendo filas imensas de fantasmas, pulando dentro do labirinto, ou até mesmo ficando gigante. O escopo aqui é muito sóbrio, o que não combina com o Pac-Man moderno.

Faltam itens de customização, não há nada, por exemplo, relacionado ao Sonic, fosse um chapéu de ouriço, fosse uma skin de labirinto baseada nos jogos de poucos bits do ouriço. E não há nenhum indício de novos conteúdos que podem vir a ser lançados no futuro ou eventos sazonais que mexem na dinâmica do jogo. Não é um título que irá fluir com o tempo, não tem dinamismo, é estático. O que para uma proposta Online é muito limitante. Se fosse algo lançado nos vindouros tempos de locadora, qualquer um o alugaria num final de semana e nunca mais repetiria a dose. E isso diz muito sobre o título.

Considerações finais

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs é uma boa ideia, a qual se faltou ambição de seus desenvolvedores para entregar todo o potencial que poderia haver com o título. Quando se colocado lado a lado de Pac-Man 99, lançado no Nintendo Switch lá em 2021, e que foi descontinuado ano passado, poderia se pensar que o título viria a ser seu sucessor espiritual, porque ambos tem essa pegada do battle royale online e de jogadores se enfrentando em tempo real em labirintos. Mas faltou um olhar para unir o melhor de ambos os conceitos.

Chom Champs inclusive não permite que você jogue Pac-Man de maneira tradicional, apenas em um único labirinto, tentando pontuar até não poder mais. É de se pensar que uma modalidade single player assim deveria ser permitido, não? Não dá para dizer que o jogo está sem polimento, quando na verdade o que falta nele são estruturas fundamentais para engrandecer a sua proposta, porque a ideia é, SIM, excelente.

Acho ótimo que o jogo ofereça partidas cross-platform, e que tenha sido lançado para tantas e tantas plataformas, porém penso se esse não seria um jogo que se sairia muito melhor numa esfera mobile, em smartphones e tablets. Porque apesar de não me ver sentado no sofá jogando-o por horas a fio, certamente me veria jogando na fila de um supermercado, esperando uma consulta médica ou até mesmo sentado no trono sanitário enquanto me alivio. É um jogo perfeito para momentos curtinhos do dia, que você só quer dar uma relaxadinha jogando algo leve e simples. Consigo me ver jogando nos consoles no final de um dia de trabalho, descansando a cabeça, ou entre jogos mais complexos, para dar aquela limpada no paladar. É um jogo que funciona muito bem nesse sentido.

A ausência de eventos online, novos conteúdos e até mesmo novas modalidades de jogo é o que fará Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs não sobreviver por muitos anos. E é uma pena, porque a proposta não é de todo mal, mas faltou realmente um olhar mais moderno, ou então mais investimento por parte da detentora da franquia, para acreditar que Pac-Man pode ser monetizado e encher uma comunidade de jogadores interessados em skins, cosméticos e placar de liderança. Isso funciona, mas não da forma estática criada aqui.

Para finalizar, digo que Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs não é de todo mal. Tem um valor interessante, sendo um jogo com um preço reduzido, ainda que na conversão da nossa moeda, tenha ficado injustamente caro em algumas plataformas. Mas para quem é fã de Pac-Man, gosta destes jogos mais simples, vejo valor em sua aquisição, porém alerto que vá ciente das limitações e de quanto o título ficou raso neste lançamento. Merecia mais conteúdo, mais diversidade, mas ainda é aquele Pac-Man de todo o sempre, e se é isso que você busca, tudo bem então.

Galeria

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Dando nota

Existe uma ideia interessante aqui, contudo falta conteúdo para engrossar a proposta - 6.5
Resposta da jogabilidade com Pac-man já foi melhor, mas não chega exatamente a ser ruim - 7
Invadir labirintos de outros jogadores é bem divertido, e coloca pressão na competição - 8
Power-ups são uma novidade interessante num contraste com as pílulas do poder - 7.5
Há algum bug bem chato que impede as vezes de demonstrar estatísticas e ganhos da partida - 5
Customização do Pac-Man e skins dos labirintos são divertidos, mas são opções limitadas - 7
Torna-se repetitivo muito rapidamente, dando a impressão de que falta conteúdo - 5

6.6

Hum...

Pac-Man Mega Tunnel Battle: Chomp Champs é uma boa ideia a qual faltou ambição por parte dos idealizadores para alcançar um enorme potencial existente. O conceito de 64 jogadores online, numa disputa tipo battle royale é interessante, mas a falta de conteúdo após algumas horas torna a experiência previsível e limitada. Faltou polimento, mais conteúdo, mais opções para que o conceito tenha longevidade. Aos fãs, certamente ainda há algum valor, mas não é todo mundo que vai se dar por satisfeito com as poucas opções de jogo e sua jogabilidade repetitiva.

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