Análise | Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics
Disponível para PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch, Xbox One e X|S & PC

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é uma compilação de jogos de luta lançada pela Capcom, que reúne seis títulos icônicos da série com personagens da Marvel enfrentando lutadores de jogos da Capcom. Todos vindo diretamente do passado, em uma época onde os fliperamas eram lotados de gente que vendia o lanche da escola para comprar mais fichas para usar naquelas máquinas maravilhosas!
Lançada digitalmente em setembro de 2024 para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Windows, e com versões físicas para PlayStation 4 e Switch em novembro de 2024, a coleção também teve uma versão digital para Xbox One lançada agora em fevereiro de 2025, e foi essa versão que usamos para nos divertir.
Jogos que estão incluídos na coletânea
A coleção inclui seis jogos da lendária franquia mais um bônus inusitado e interessante. Aqui vai a lista dos títulos:
- X-Men: Children of the Atom (1994)
- Marvel Super Heroes (1995)
- X-Men vs. Street Fighter (1996)
- Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997)
- Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)
- Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)
- The Punisher (1993)
Vale lembrar que o bônus é justamente esse jogo do Justiceiro, porém ele não é um jogo de luta versus como os demais, e sim um beat ‘em up que é a primeira vez que chega aos consoles.
Por isso, vale a pena experimentar, pois é um jogo muito bem produzido e que não podia ser jogado facilmente nos últimos anos, a não ser por meios não oficiais.
Claro que por ser um beat ‘em up ele parece meio deslocado da proposta da coletânea, mas é um personagem Marvel de muita popularidade e um jogo que não merecia estar no esquecimento. Ah, e um detalhe legal é que pode ser jogado em dupla, com o segundo jogador assumindo o papel de Nick Fury!
E com os recursos modernos adicionados, é possível usar continues infinitos e terminar em cerca de meia hora. Hora de vingar todas aquelas fichas que usamos no passado!
Um resgate com foco
Os jogos são as versões arcade originais, permitindo aos jogadores escolher entre as versões japonesa e norte-americana, embora sem ajustes de equilíbrio ou personagens extras das versões de console que foram lançadas no passado.
E obviamente, a coletânea preserva os gráficos originais, com a opção de ativar filtros gráficos como de costume. Em termos visuais e sonoros, tudo está devidamente convertido para o formato atual. A Capcom fez um excelente trabalho ao preservar a essência dos gráficos 2D desses jogos. Cada um foi emulado como era no arcade, garantindo que os visuais clássicos e as animações fluídas permaneçam intactos. A produtora japonesa já fez muitas coletâneas como essa e já sabe o caminho das pedras.
Se você tiver um controle tipo arcade, só vai faltar as fichas e os coleguinhas entrando no meio da sua partida para se sentir como naquela época.
Temperos extras
As principais adições dessa coletânea incluem:
Modo Online: Todos os jogos suportam multiplayer online com rollback netcode, proporcionando uma experiência de combate mais fluida.
Acessibilidade: A coleção oferece ajustes de dificuldade, botões de golpe especial e modos de treino.
Conteúdo Extra: Inclui uma galeria com mais de 500 obras de arte e uma trilha sonora com mais de 200 faixas dos jogos, contando com remixes.
Esta coleção também apresenta uma série de recursos para iniciantes, como níveis de dificuldade ajustáveis, botões de golpe especial e modos de treino. Além disso, os jogadores podem salvar e carregar seu progresso em praticamente qualquer lugar e continuar de onde pararam.
Essas características visam melhorar a experiência do jogador, mas não introduzem muito conteúdo exclusivo ou inédito em relação aos jogos originais de fliperama. Por exemplo, Modos de história que foram implementados nas versões lançadas anteriormente em consoles não estão disponíveis. O foco foi em se aproximar da experiência original dos arcades mesmo.
Mas realmente um cross-play entre plataformas seria muito bem-vindo.
Com seu enorme acervo e expertise em jogos de luta, eu gostaria de ver a Capcom criando um grande “hub” para os fãs do gênero, onde nós poderíamos escolher os jogos de luta da produtora que mais gostamos, e enfrentar desafiantes de qualquer sistema. Fica aqui minha dica para coletâneas futuras.
Vale a pena lutar de novo
Mesmo que jogos de luta não seja a sua praia, é interessante experimentar esses jogos.
Se você for jogando os títulos conforme foram lançados, vai notar a enorme evolução da Capcom ao produzir esses jogos.
O primeiro X-Men é um jogo que pode ser considerado até mesmo bem simples, poucos lutadores, cenários, golpes, e até um pouco travado e lento, mas nota-se que tudo foi feito com muito cuidado e dedicação, e podemos dizer que envelheceu bem. Construiu uma base sólida que se transformou em um legado.
Conforme os jogos foram sendo lançados, é possível perceber a grande evolução, mesmo em um espaço de tempo curto curto, com implementações de combos especiais, lutas em duos ou até mesmo trios, dezenas de personagens selecionáveis e centenas de combinações entre eles.
Todos os jogos continuam bem divertidos, claro, mesmo pensando em suas limitações e game design de época. Todos eles causaram grande impacto na comunidade gamer, em uma era onde os jogos de luta chamavam a atenção da maioria dos jogadores de videogame.
Em resumo, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é um tributo aos clássicos dos arcades dos anos 90, oferecendo uma experiência rica tanto para fãs antigos quanto para novos jogadores que desejam explorar esses títulos lendários, resgatando esse jogos lendários com fidelidade e acessibilidade. Merece estar na sua coleção de jogos, ainda que o preço não seja dos melhores.
Mas sério, não tem como ouvir I Wanna Take You for a Ride e não ficar com vontade de esmagar botões!
Galeria
Dando nota
Tem Marvel e Capcom - 10
Jogabilidade bem adaptada inclusive para novatos - 10
Gráficos convertidos do arcade com fidelidade - 10
Museu com ótimo conteúdo - 9
Netcode com rollback funcionando bem - 9.5
Resgate do jogo do Justiceiro - 10
O preço poderia ser mais convidativo - 7
Modos exclusivos de consoles estão ausentes - 7
9.1
I Wanna Take You for a Ride
Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é um tributo aos clássicos dos arcades dos anos 90, oferecendo uma experiência rica tanto para fãs antigos quanto para novos jogadores que desejam explorar esses títulos lendários.