Análise DLC | Tekken 8 – Segunda Temporada
Disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S & PC

Tekken 8 já comemorou um ano de lançamento, e muita coisa rolou desde então. Uma temporada inteira de adições e ajustes dos mais diversos aconteceram, e apesar de tudo, o jogo conseguiu gerar uma comunidade de adeptos do game comandado pelo produtor Katsuhiro Harada.
O jogo foi bem recebido pela nossa equipe e você pode conferir as nossas impressões iniciais aqui nesse post. O jogo conseguiu nos agradar e o futuro parecia brilhante para esse novo capítulo da enorme saga de Tekken, mas alguns tropeços aconteceram no caminho, em especial as mudanças que a Temporada 2 trouxeram ao jogo.
Tamo competindo, tamo competindo
Lançado no começo de abril, o patch 2.0 de Tekken 8 gerou uma série de protestos e repercussões negativas para o game, o que impactou muito de maneira negativa a sua avaliação geral em lojas como o Steam. Diante da insatisfação geral de sua comunidade, o diretor Kohei Ikeda se manifestou em suas redes sociais para se desculpar publicamente sobre como estava o estado do jogo de luta naquele momento.
Em uma mensagem publicada no X, onde se identifica como @nkt_dreamer, ele afirmou que sente muito porque a Temporada 2 do game “não atendeu expectativas” e “causou inconvenientes devido a questões críticas”. O update para essa nova temporada foi então lançado como uma forma de tirar um pouco da agressividade do jogo que o sistema HEAT proporciona e que foi exacerbado na nova temporada, com o intuito de tornar suas lutas mais estratégicas e possibilitar mais variedade de modo de jogar focados na defesa.
A comunidade do jogo em sua maioria alegou então que a Namco pesou a mão um pouco errado no patch do jogo que aconteceu depois da chegada da segunda temporada, direcionando-o para um estilo menos atrativo para os jogadores mais dedicados ao game, sobretudo daqueles que gostam de competir, que não gostaram do novo foco em ataques sem defesa e com danos elevados em golpes.
E muito se tem falou do erro que esta sendo cometido pela empresa em sua obsessão com o balanceamento do game, tentando ao máximo deixar os lutadores com características muito parecidas. O primeiro ano de Tekken 8 acabou de maneira surpreendente, e apesar do HEAT, a defesa passou a ocupar um lugar central nas estratégias de luta, e entendo o motivo da segunda temporada tentar privilegiar os ataques como foco das partidas, mas a dosagem disso foi um pouco demais.
A segunda temporada chegou chegando.
Mais de um ano após seu lançamento, Tekken 8 entrou em sua segunda temporada. Com várias adições de recursos e atualizações de jogabilidade, esta segunda atualização da temporada traz consigo mudanças significativas e realmente altera a forma como o jogo é jogado.
Uma nova temporada sempre vem acompanhada de um novo conteúdo. A fórmula parece ser muito comum e aplicada em jogos de luta modernos para estender a vida útil do jogo, incluindo Tekken 8. No entanto, você ainda se lembra de como era irritante na primeira temporada porque a Bandai Namco deliberadamente manteve seus três personagens de DLC em segredo até que eles fossem finalmente revelados um por um perto do dia do lançamento?
Sim, ano passado, quando Tekken 8 foi lançado, só nos disseram que Eddy Gordo seria um personagem DLC alguns meses após o lançamento. Enquanto a presença de Lidia, Heihachi e Clive foi mantida em segredo até mais perto da data de lançamento. Então, os jogadores sentem como se estivessem “comprando gato por lebre” porque não sabem qual conteúdo irão receber com um passe de temporada que já tem por si só um preço alto.
Pior ainda, o Estágio Heihachi Mishima chamado Templo Genmaji nem está incluído no pacote de compra do Passe de Temporada 1 ou do personagem de Heihachi, então você tem que comprá-lo separadamente. Na verdade, como em outros jogos como Street Fighter 6, geralmente a nova fase já está inclusa no pacote do Passe de Temporada ou até mesmo é dada de graça. Logo após receber duras críticas da comunidade do jogo, a Bandai Namco liberou o cenário Phoenix Gate de Clive Rosfield gratuitamente.
Segunda temporada, segundas chances
Então, o que dizer dessa segunda temporada? Embora tenha sido duramente criticada pela comunidade de jogos de luta ao redor do mundo, o fato é que a Bandai Namco ainda está repetindo o mesmo erro da primeira temporada.
O que sabemos são apenas informações vagas relacionadas ao conteúdo do Passe de Temporada 2, como “Personagem que retorna” ou “Novo desafiante”, sem saber quem é o personagem. Existem apenas códigos de cores de fundo, como azul-jaque, roxo e verde-toska, que fazem você ter que adivinhar quem será o personagem no próximo DLC.
De fato, em outros jogos de luta modernos, como Street Fighter 6, Mortal Kombat 1 ou Fatal Fury: City of the Wolves , eles informam diretamente todo o conteúdo DLC que serão vendidos muito antes de serem lançados no mercado. Para piorar a situação, a Bandai Namco mais uma vez dividiu o Passe de Temporada em dois pacotes com/sem dois novos Estágios que estavam planejados para serem lançados no verão e no inverno.
Em sua primeira temporada, TEKKEN 8 introduziu uma nova mecânica chamada Sistema HEAT, que permitia que você jogasse de forma mais agressiva do que em TEKKEN 7 antes. Esta mecânica só pode ser usada uma vez por rodada e, se o medidor de calor estiver esgotado, ele só será recarregado na próxima rodada.
Embora pareça atraente por fora, essa mecânica é amplamente criticada por jogadores profissionais porque não é equilibrada por opções defensivas suficientes, de modo que jogadores acostumados a jogar defensivamente acham muito difícil equilibrar jogadores agressivos.
Harada, produtor e diretor de TEKKEN 8, inicialmente prometeu fornecer melhores opções defensivas na segunda temporada. Infelizmente, o discurso parece ser apenas uma mensagem vazia, porque nesta segunda temporada, a Bandai Namco realmente adicionou muitos movimentos novos para todos os personagens, com danos insanos e difíceis de conter. Como resultado, muitos personagens agora parecem poderosos demais e tendem a ser quebrados , o que deixa o equilíbrio da jogabilidade instável. Se na temporada anterior, os personagens existentes tinham suas próprias vantagens e desvantagens, nesta segunda temporada, todos os personagens se parecem iguais, igualmente poderosos .
Vale a pena lutar de novo?
O equilíbrio de jogabilidade bagunçado, o conteúdo de DLC que ainda é segredo e o preço extremamente caro, fazem com que você pense seriamente se vale a pena comprar o DLC Temporada 2 para TEKKEN 8.
Espero que a Bandai Namco não demore a consertar todas as deficiências, porque se ela demorar muito, não é impossível que este jogo perca seus jogadores leais e tenha vida curta, como aconteceu com Dead or Alive 6 ou Mortal Kombat 1 , que duraram apenas cerca de um ano após seu lançamento.
O alívio vem do fato do próprio Harada já ter dito que consegue monitorar o que funciona ou não no jogo, e claro que devem sair outros patchs que vão minimizar as críticas da comunidade. A equipe de Harada não está parada, de brações cruzados, então podemos apostar que vem por aí muita mudança. Se assim como eu você acha que isso vale um voto de fé, faça como eu e continue erguendo os punhos de ferro!
Galeria
Dando nota
O retorno da tia sexy Anna Williams - 10
Bastante conteúdo novo - 9
O equilíbrio da jogabilidade está bagunçado - 6
O conteúdo do DLC ainda é secreto - 7
O preço do Passe de Temporada 2 é caro - 7
7.8
Uma luta vendada
O preço elevado e a falta de equilíbrio entre defesa e ataque no gameplay ainda é um problema, e não saber como será o roadmap pode afastar alguns jogadores.